Maratona Festival Bike 2013 - Santarém

Esta foi a minha 1ª e última participação em Santarém!

No inicio da maratona cheguei a pensar que estava numa prova de estrada, mas, após alguns kms, deu para perceber que os "trilos" iriam ser um sério teste ao material e à minha paciência. A organização não controla o tempo, no entanto, deveria ter sido capaz de concluir que, em caso de chuva, o percurso definido iria ficar rapidamente impraticável após a passagem dos primeiros atletas. Deveria ter alterado a localização da ZA1 alguns metros. Desta forma não obrigava os participantes a percorrer o batatal à procura de água (que deixou de existir) e limas/laranjas. Os trilhos escolhidos, mesmo em condições normais, não oferecem nada que faça com que alguém os queira revisitar.
O local de banhos merecia um pouco mais de dignidade. Os participantes eram obrigados a colocar os sacos e roupas num tapete enlameado.
No final ainda tentei usufruir do almoço, mas os 12,50€ pedidos pela organização rapidamente me levaram para outras paragens.

Santarém nunca mais!
 

commendatore

New Member
Não fui, mas tenho lido os vossos registos... tenho amigos que foram e estive MESMO para ir.

Ainda bem que não fui. Concordo com o que se passa hoje em dia... btt em estradão não é BTT. E se na parte técnica somos forçados a desmontar é porque claramente é gente a mais ou então é tão técnico que poucos são os que conseguem fazer ( aposto na primeira).

Infelizmente, desde as lojas, a organizadores de passeios e provas... a partir do momento em que o único interesse na dita " promoção" da modalidade é o dinheiro... muitos fazem como eu e preferem curtir com os amigos.
Só acho triste o que se está a tornar o BTT.

Pelo que me contaram, até com uma ciclocross se fazia o percurso se não tivesse tão enlameado e barrento. Logo... de BTT não deve ter tido muito.
 

Jorge Gomes

New Member
commendatore:
O BTT não está a ficar pior, está aliás cada vez melhor.
É preciso é procurar no sitio certo. Os trilhos são cada vez mais e melhores, e os passeios/provas... é só saber escolher. Obviamente que não é numa prova com 2000 participantes, nem 1000, ou até mesmo 500, que vão encontrar um percurso recheado em trilhos técnicos.

Só não percebo é porque é que ainda há tanto pessoal a ficar surpreendido...
 
Last edited:

zd

New Member
Boas.
A cerca de 12 anos, participei pela 1ª vez num passeio Btt organizado. Curiosamente, foi em Santarém. Óbvio que há época, longe estava quem imaginasse, que os €, também nesta vertente haveriam de ditar "regras". Não me irei alongar muito mais em comentários, porque o que prezo na vida, entre outras coisas são o desporto e a camaradagem, e essas tudo farei para as manter. Contudo sou forçado a concluir que quando os comentários "chovem" como aqui choveram, muita coisa vai mal. Caros. Não tentem caçar moscas com vinagre.
 

Will_da_Bike

New Member
Devido a lesão não pude ir...
Parece-me que foi mau, conheço pessoal que foi, e foi: Ridiculo, Péssimo, Roubalheira... (dito por pessoal que falou comigo)
Não me posso manifestar, mas percebi que muitas coisas antes da prova já estavam más...
Concordo com o Jorge Gomes, temos que saber escolher, na minha zona realizaram-se este ano GRANDES passeios/provas/desafios... Temos uns trilhos lindos... Zona do Oeste espera-vos ;)

Boas Pedaladas para todos...
 

symbolic

New Member
Bem, é a segunda vez que participo nesta prova. Participei o ano passado e este ano, e a qualidade da organização do evento mudou do dia para a noite.

Pontos negativos da organização:
1º - Se nos cartazes da prova diz 80 / 40, façam provas de 80 / 40. Se for de 53km e 80km, ponham 53/80. Muitas pessoas que participaram na "40" não teriam participado se a distância fosse 25% superior ao anunciado.
2º - Na ZA1, não havia água quando lá passei. As laranjas pareciam limas e só se aproveitaram as meias bananas cheias de moscas. Eu tinha vergonha de apresentar aquilo como abastecimento sólido numa prova com este preço de inscrição.
3º - A qualidade do percurso com aquela lama toda era intragável ... Não se pode impedir a chuva, mas pode-se adaptar o percurso por zonas com menos lama.
4º - Na zona de banhos dos homens havia uns 4 bancos ... Tinha que se por tudo no chão ... Lá está ... pelo preço ...
5º - Na zona de banhos feminina não havia água quente.

Depois é verdade que havia pessoal que desmontava em tudo o que é lado, mas isso não posso criticar, o que posso criticar é não serem capazes de se encostar a um dos lados do caminho para deixar os restantes passar, não consigo compreender este tipo de atitudes, enfim ... a falta de civismo dos participantes não é culpa de ninguém ... só dos pais deles.

Dificilmente voltarei a participar nesta prova.
 

xtrek5

New Member
boas pessoal. Depois ter participado mais uma vez na meia maratona de depois de tudo aquilo que já foi dito sobre a organização e o percurso à duas coisas que são imperdoáveis .
1º deixar acabar a agua no abastecimento (já não é a 1ª vez ) e
2º as classificações finais da meia maratona não corresponderem á realidade do que se passou no terreno , Pois eu arrastei-me pelo percurso que estava definido e poderia ter atalhado ,pois podia mas não o fiz e segui sempre o percurso marcado pela organização . Era no mínimo de esperar que o pessoal que desistiu pelas mais variadas razões e veio por alcatrão (com direito a lavagem de bikes antes de cortar a meta )não ficarem classificados á minha frente , não é que isso me faça muita diferença mas tenho de admitir que é um pouco frustrante .Mas enfim desta organização pode-se esperar tudo .

Só mais umas palavrinhas em relação os pseudo-prós ou mais bem preparados ! que tanto se queixam de os mais lentos não os deixarem passar , se estão tão bem preparados o que é que estão a fazer ao pé dos mais lentos ? a prova começava logo com uma subida dura ai se fazia logo a diferença e depois eram mais 8 km de alcatrão para também se destacarem dos mais lentos , quando chega a terra não esperem que eu me vou mandar para as silvas para os + rápidos passarem façam como eu passem quando poderem e não chateio ninguém.

festivalBike só daqui por uns anos .
 

2stupid

Member
Viva!

Fui na SS: 42x19, forqueta rígida e v-brake.

Objetivo = empeno
Rescaldo = real empeno

A organização podia ter feito muitas coisas diferentes, mas se não tem chovido como choveu... as mangueiras não seriam tão necessárias, o duche não estaria tão sujo, a malta não chegava "faminta" aos reforços.
Referem que havia malta a "atrapalhar", também apanhei malta mais lenta á minha frente, mas também fui um dos que ia a pé a atrapalhar outros, tu não?
Ainda assim apanhei uns bons momentos de companheirismo e desportivismo, "porreiro pá".

Como um colega já referiu, espanta-me a surpresa.
Não se querem desiludir? Não se iludam.

Peace
2stupid
 

markituh

Active Member
Desculpem a forma como posso estar a exprimir, se ofender alguém a minha intenção não é essa...

Mas porque é que a malta que vai a pé tem que "obrigar" os restantes a irem a pé também??

A dificuldade é igual para todos, sejam prós, pseudo-pros, bem preparados etc etc e acham que existe a necessidade de parar os participantes que estão a ultrapassar a dificuldade em cima da bike? que eu me tenha apercebido isso não é necessário. O bom senso e o respeito tem que prevalecer nestas situações.
 
M

MauT

Guest
FestivalBike 2013
Meia Maratona 42 kms aprox 800 mts acumulado (site maratonafestivalbike.com)

Sobre a prova não vou dizer nada porque acho que já disse muita coisa.

Mas sobre o abastecimento, quando lá cheguei, e acho que tenho tanto direito como o primeiro ou outro concorrente qualquer, gostaria de deixar aqui a minha indignação:

1º A localização foi péssima, inadequada, e muitos adjectivos mais.

2º O abastecimento. Só havia bananas (excelentes) e limas azedas (penso eu) e já nem todas as bancas tinham... fraco fraco fraco.
A água já só havia na ultima e mais um pouco acabava.
Não havia bebida isotonia e com sorte consegui um gel. ***** mas não se arranjava um patrocínio ali na feira mesmo ao lado???

3º HAaaaa e já não havia oleo para a corrente... ??? Na feira... Patrocínio... Não se consegue nada..???

Para uma prova de 55kms, peço desculpa, 42klms (todas as setinhas diziam 40klm) um abastecimento de água e outro de sólidos... foi muito fraquinho.
Fiquei com a impressão que corri por dois bilhetes para a feira, e eu queira mesmo era correr para me divertir.

Acho que valia a pena os organizadores aprenderem alguma coisa indo ver como fazem na prova ALVALADE-PORTO COVO-ALVALADE.

Desculpem mas para o ano quero muito melhor.

https://www.facebook.com/photo.php?v=671979626159174
 

pquintas

New Member
Boa noite a todos,

Eu por norma não comento estas coisas, no entanto deixo o que penso sobre este último tema levantado, visto o tema principal já foi muito debatido e eu concordo em muito do que foi dito, apesar de não ter passado pelo que alguns relatam.

Quanto ao que me levou a escrever... O facto de quem vai a pé atrapalhar e não permitir que os que querem possam subir sem problemas...

Bem a minha visão sobre isto é muito crua... Quem vai a pé não consegue sequer respirar quanto mais pensar que vem alguém a trás...

Quem já não consegue subir montado, também provavelmente já nem com a bike aguenta, quanto mais sair do espaço onde ainda se aguentam em pé...

Por vezes também me custa ter que parar, mas se quem está parado não consegue sair da frente, quem tem que ter respeito sou eu. Provavelmente essa pessoa é mais herói do que eu, pois está com uma pulsação que faria rebentar o aparelho da tensão :) e certamente está sem discernimento sequer para pensar nela própria, quanto mais em mim.

Vamos todos ter calma e perceber que se um pro quiser passar por nós num sigle track e nós formos à sua frente mesmo que a 30 Kms/h ele pensará o mesmo de nós que nós dos que param nas subidas. (isto aconteceu comigo no Monsanto "Vodafone"... ia a descer a 30 e passaram 2 a voar por mim... se eu não tivesse alguma prática, provavelmente haveria acidente...)

Acho que este assunto nunca terá unanimidade, no entanto deixo a minha visão do mesmo.

Importante mesmo é todos fazerem o que gostam...
 

BikeTrepaTudo

New Member
Acerca do assunto dos "pros" que se sentiram lesados por não puderem passar os mais lentos tenho que deixar esta consideração:
A prova começou com uma subida dura (11% de inclinação) em alcatrão e estrada bem larga. Seguiram-se mais 8 ou 9 km de alcatrão e estrada larga.
Então, a pergunta é inevitável: que "pros" são estes que, ao fim do trajecto que enunciei, ainda estavam atrás dos empecilhos? O que estavam lá a fazer? Só encontro explicação a seu favor se sofreram queda ou avaria.
Mas quero realçar que eu sempre sou dos que deixam passar quem quer andar mais. Até já aconteceu ir a pedalar e parar para dar espaço suficiente a quem queria passar.
 

BikeTrepaTudo

New Member
Li aqui muitas críticas negativas à organização.
Não me posso pronunciar acerca dos banhos e do almoço, porque sou aqui de perto e vim tomar banho e lanchar :fpalm:a casa.
Quanto ao resto estou de acordo, à excepção de existir um plano B para o percurso. Não havia hipótese de um plano B porque começou a chover na sexta-feira à tarde e choveu na noite de sexta para sábado. Já todas as marcações estavam no terreno e não havia tempo para alterar. Mesmo que quisessem alterar alguma coisa, não tinham como. Aquela zona é só barro. Era de prever que dava isto se chovesse. Choveu, tivemos azar. Tivemos o castigo de andar a amassar barro.

Pelo que aqui li e pelo que presenciei, sou de opinião de que a edição deste ano foi uma "GANDAMERDA".

Pelo que me toca, só valeu por ter conseguido chegar ao fim (sem batotas) e pelo direito de ingresso na feira.

Vejo muita malta a dizer que nunca mais vem a Santarém. NÃO MISTUREM ALHOS COM BUGALHOS. Na zona de Santarém, apenas esta prova é organizada por esta empresa. Ao longo do ano há cá muitas mais provas/passeios organizadas por amadores que se esmeram na organização e no saber receber as pessoas e se têm mostrado muito melhores que estes "profissionais".
Não deixem de vir fazer passeios/provas de BTT nesta zona só porque "no rebanho há uma ovelha ronhosa".
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Olá MGanhão,

Achas que a prova até tinha técnica ou estás a ser irónico? É que a pouca técnica que tinha, só se foi por falta de aderência, porque se estivesse seco a técnica de 0 a 10 seria um 2...

Se o pessoal desmonta é porque é malta sem técnica praticamente nenhuma, essa é que é a realidade. Não passou de estradões entupidos com malta e só isso...Tenho 2 ou 3 colegas meus, que técnica não lhes falta que foram para os 80km e desistiram ao km 30. Porque? Prova sem qualquer interesse e completamente cheia de lama...mesmo assim, ainda disseram que a lama é que tornou a prova mais interessante, lol...

Um gajo meter-se pelo lavrado abaixo como tu disseste, isso sim, é técnica, lol...

Jorge Gomes, não podia estar mais de acordo contigo. A malta que ir às provas das "massas" e depois espera o quê? Singles longos e com qualidade? Só se demorassem várias horas a escoar o pessoal pelo single fora, lol...

Biketrepatudo,

Também sou da zona e já sabia desde de quinta que iria chover, basta ver a meteorologia. Pelos estradões por onde passaram, exeto o alcatrão e em 2 ou 3 sítios, era certo e sabido que iria haver porcaria. Fiz o reconhecimento da volta no domingo anterior e na terra lavrada por exemplo, que era um dos poucos sítios porreiros da volta (lol) pensei " se chover vai ficar jeitoso, mas tem a opção de seguirem em frente". Tão fácil....Mas não, o que fizeram? Nada. É muito mais fácil não fazer nada e sentarem-se à sombra do castanheiro. A fama da prova fala por si.

Isto não é prova para quem gosta de BTT, é prova para a malta que anda ao domingo e mal vir fazer. Para irem a falar com os amigos, etc...

E como diz o Biketrepatudo e muito bem, há provas feitas por amadores muito melhores. Lembro-me do passeio do Vale de Santarém, da terra do Bike, feito pela 1ª vez este ano que é muito melhor que esta anedota...
 

Ismas

Member
No sábado fiz a meia maratona e consegui chegar à meta assim sem grandes problemas.

Como foi dito, houve pouca organização na saida das boxes, pouco controlo para "atalhistas", percursos apertados e muita lama.

A lama foi o resultado do diluvio de sexta-feira, mas o TT é mesmo assim, um bttista não pode ter medo de molhar os pés, de sujar a bike ou de partir um esticador.

A prova teve trajectos menos felizes e a lama dificultou tudo, houve partes que até tive de levar a bike á mão com tanta lama a dificultar o caminho. Não parei para a lavar a meio pois nas descidas a lama saltava toda.

No inicio, com a subida de 11% de inclinação em estrada bem larga, dava para a malta passar os mais calmos, e assim ganhar logo algum avanço.

Visto tudo isto acho que a organização tem de corrigir certos pontos, mas a malta tambem tem de perceber melhor o conceito de "todo o terreno"
 

MGanhao

New Member
O pessoal que fala dos "pseudo-prós" ou dos mais bem preparados após 10kms ainda estarem atrás dos mais lentos pode ter uma explicação ou não?

Houve pessoal como é o meu caso que, partimos com 900 atletas à nossa frente, ou seja da box 9, na primeira subida não dava para ultrapassar ninguém devido a ir tudo ao monte, as tentativas de ultrapassagem que vi resultaram em quedas, depois em estrada é que deu para ir ultrapassando, mas também é claro que já não conseguia chegar à frente da prova com tanta gente que tinha pela frente ainda, e atenção que costumo treinar regularmente, agora é claro que se me deixassem partir da primeira box tinha acompanhado o pessoal!

Acho apenas que é uma falta de respeito e bom senso.


Rui, estava ser irónico claro! O que acrescentou alguma técnica a esta prova foi apenas a lama que fazia escorregar mais nada. Agora técnica, há por aqui muita gente que nem sabe o que é isso.
 

Ismas

Member
Tambem senti um pouco isso visto a minha box ser a 13, e quando chegavamos aos abastecimentos muita malta tinha passado por lá.

No meu caso ainda apanheiu umas barras algum gel, mas tive malta conhecida que se atrasou e já não apanhou gel ninhum nem barras
 

noody_here

New Member
Em relação á questão dos "lentos" que atrapalham quem quer fazer melhor, ou os PRÒS ou os PSEUDO-PRÒS, só vi aqui alguém a dizer aquilo que se passa realmente, que foi o user Pquintas e passo a citar:

"Bem a minha visão sobre isto é muito crua... Quem vai a pé não consegue sequer respirar quanto mais pensar que vem alguém a trás...

Quem já não consegue subir montado, também provavelmente já nem com a bike aguenta, quanto mais sair do espaço onde ainda se aguentam em pé...

Por vezes também me custa ter que parar, mas se quem está parado não consegue sair da frente, quem tem que ter respeito sou eu. Provavelmente essa pessoa é mais herói do que eu, pois está com uma pulsação que faria rebentar o aparelho da tensão :) e certamente está sem discernimento sequer para pensar nela própria, quanto mais em mim."

Agora no caso dos users Rui Marçal e Mganhao, os Vossos comentários é que me parecem um bocadinho exagerados em relação a estes praticantes, todos pagam, é uma prova de massas, está lá todo o tipo de gente, tentem respeitar para serem respeitados, os comentários que tecem aqui ( estão no Vosso pleno direito ) acerca dos menos preparados ou dos mais fracos, tentem lembrar-se da altura em que começaram a praticar a modalidade, ou por acaso já começaram a saber tudo e com uma preparação e técnica profisional???????

Convém lembrar que tb há pessoal com alguma preparação mas que pode não estar habituado a andar em provas desta dimensão, logo tb pode existir alguma atrapalhação.

Eu já aqui disse e volto a repetir, não sou profissional, ando regularmente, não me considero fraco, tenho alguma preparação, já participei em vários eventos e mesmo assim, houve alturas em que tive de desmontar porque não conseguia andar com o pessoal á frente, outras vezes porque já estava cansado de empurrar a bike, outras porque a bike não andava com a lama, enfim, umas vezes tive capacidade para me desviar e deixar passar quem vinha a tentar passar, outras vezes provávelmente nem dei por nada, tal era a confusão.

No meu caso, duas participações dá para dizer não volto mais!!! não vou mais ao engano, mas e perdoem-me mais uma vez, mas é a minha opinião, não sejam tão duros para com quem não está tão bem preparado ou não faz da bike um desporto regular, todos pagaram, todos quiseram participar e no final devem ter sentido que foi tempo e dinheiro perdido......
 
Top