Maratona Extreme Serra da Estrela - Cortes do Meio - 28 Outubro

marco@btt

New Member
Viva

A Maratona Extreme Serra da Estrela – Cortes do Meio é um evento que pretende ser referência nas provas de longa distância na Serra da Estrela. Trata-se de uma maratona, organizada pela The Edge Sports com a colaboração da Freguesia de Cortes do Meio e do Bike Park Alto da Cerca.

Este evento, tem como lema o Desafio e a Superação e está aberto a todos os tipos de participantes, que poderão ter acesso aos melhores trilhos que a Serra da Estrela tem para oferecer.

Nesta 1ª edição vamos percorrer alguns dos melhores trilhos existentes na vertente sul da Serra da Estrela, com passagem pelas Penhas da Saude, Covilhã, Tortosendo, Unhais da Serra, Erada, Paul e como centro nevrálgico as Cortes do Meio. Para que todos possam participar vão existir 3 níveis de dificuldade:
Extreme - 80/90km com >2500 D+
Race - 40/50 Km com 1600 D+
Tour - 20/30 Km com 800D+
Dados aproximados.

INSCRIÇÕES:
As inscrições podem ser realizadas no Blog do evento em www.maratonaserradaestrela.blogspot.com
Limitado a 200 participantes.
Data limite de inscrição: 24 de Outubro.
15€ Atletas
7,5€ Acompanhantes

CONTACTOS:
Mail: maratonaserradaestrela@gmail.com
Marco Macedo - 962617468
 

marco@btt

New Member
Reconhecimento - parte 1

Viva!

Com o percurso já praticamente 90% definido, hoje foi dia de reconhecimentos para averiguar o estado de alguns trilhos por onde já não passava a algum tempo.
Então por volta das 10 horas lá fui na companhia do Sérgio em direcção ao "mato", começamos nas Cortes de Baixo e seguimos o estradão que nos levou até à Bouça Velha uma subida em bom piso com uma rampa ou outra mais inclinada mas com patamares para descanso. Conforme íamos subindo começamos a ver o vale e a ribeira que corre no fundo e as Cortes a ficar para trás.

dsc00496zsm.jpg

Já na Bouça fizemos um "Pit Stop" junto a ponte sobre a ribeira para uns flash's e apreciar a ribeira de aguas cristalinas e assim ganhar coragem para mais uns Km's a subir.

dsc00497zt.jpg

Depois da Bouça a subida empina um pouco mais e o piso muda totalmente, aqui pedalamos sobre um piso xistoso e muito solto onde em partes tivemos que nos aplicar para não pôr o pé no chão na transposição dos obstáculos.

dsc00499n.jpg

Em seguida encontramos um estradão que seguimos por 2 Km e que nos levou até a cota 1400 (ponto mais alto da Maratona). Aqui temos uma excelente perspectiva sobre a cidade da Covilhã e toda a Cova da Beira.

dsc00505bv.jpg

dsc00502uj.jpg

Em seguida esperava-nos uma descida alucinante com alguns singles e muito flow que levaram os travões aos limites, e onde o kit de unhas entrou em acção, pura curtição!

dsc00508an.jpg

Com isto chegamos rapidamente a Covilhã e seguimos para o Casal da Serra, com passagem por uns singles muito curtidos e de seguida um estradão a 1/2 encosta com umas vistas sobre a Cova da Beira dignas de uns postais.

dsc00511yh.jpg

Mais uma descida e chegamos ao Tortosendo onde demos por terminado este 1º reconhecimento, pois eram horas de pegar no batente ;)
 

cagaréu

New Member
Esta promete, pena ter sido anunciada um pouco em cima da data, gostaria muito de voltar a esses trilhos, talvez no proximo ano.
 

marco@btt

New Member
Viva Cagareu!

Tens que arranjar ai um tempinho para cá vires com a tua "trope" matar saudades, sabes que aqui és sempre bem recebido por mim e pela minha equipa.
Espero ver-te cá no dia 28.

Abraço e boas pedaladas
Marco Macedo
 

marco@btt

New Member
Viva jose_m

A 1/2 maratona vai passar também em grande parte destes trilhos, só não vai ao ponto mais alto, está previsto fazer um desvio mais a baixo ;)

Boas pedaladas
 

cagaréu

New Member
Olá Marco!

desta vez é mesmo impossível a deslocação até às Cortes do Meio, no dia 28 temos um passeio convívio aqui na zona com todos os Cagaréus, muitas minis e bifanas a acompanhar :)

Mas que saudades dos vossos trilhos e do abastecimento das Cortes do Meio :)

 

jose_m

New Member
ola outra vez :)

não seria mais interessante para o publico a partida e a chegada no centro das cortes do meio do que no alto da cerca?

abraço e continuação de bom trabalho.
 

marco@btt

New Member
Viva!

Essa hipótese foi ponderada mas no centro das Cortes não existe condições de segurança e acessibilidades para acolher o evento.
Mas a prova quer no inicio quer na chegada vai percorrer as principais artérias das Cortes, proporcionando aos moradores e atletas um contacto muito próximo.

Boas pedaladas
Marco Macedo
 

Anshelm

New Member
Viva, Marco!

Já estamos pertinho do evento e nada melhor que concluir 2012 com um empeno na Serra da Estrela ;)
Se já tiverem definido, gostaria de saber o seguinte:
-Km´s dos abastecimentos;
- track do percurso (80km);
-local e horas da partida, secretariado, banhos e almoço.
ah por falar em almoço ;) vamos ser brindados com que iguarias?

cumprimentos,

Bruno Anselmo
 

marco@btt

New Member
Viva!

O pessoal que está inscrito e confirmado vão receber hoje um e-mail com um dossier contendo todas as informações sobre a Maratona e os tracks GPS.
Também no blog podem ver quase toda a informação, menos os tracks...
As T-shirt's de FINISHER estão "brutais" existem 80 por isso agarra a tua o quanto antes!

Boas pedaladas
Marco Macedo
 

marco@btt

New Member
Viva!

Quanto à divulgação do evento, foi feita um pouco em cima e com pouco tempo para o pôr de pé (cerca de 1 mês) mesmo assim estamos a dar o melhor para o tempo disponível.
Mas a ideia de avançar com este evento num tão curto espaço de tempo, foi essencialmente, de dar a conhecer e lançar a Maratona Extreme Serra da Estrela evento esse que se realizará anualmente, e cujo objectivo será cativar atletas não apenas nacionais como internacionais (situação já verificada nesta edição), divulgando a região e em especial a Serra da Estrela.
Já posso adiantar que no próximo ano vai-se realizar no mês de Abril.

Boa pedaladas
Marco Macedo
 
Top