MARATONA EXTREME SERRA DA ESTRELA - 06 julho 2013

Bom dia a todos.

cabe-nos a nós a honra de iniciar o tópico de rescaldo desta prova. E que prova
:cl: Desde cedo, sabíamos que não íamos lá para apreciar a paisagem, muito embora ela fosse de cortar a respiração. Realmente, a Serra no verão pode ser tão arrebatadora como no inverno.

Levantámos os dorsais no dia anterior e, como pernoitámos na Pousada de Juventude das Penhas da Saúde, ficámos mesmo ao pé do inicio da prova.

No dia 06, após os avisos da praxe e o anunciar que iriamos ter mais um ponto de água na última súbida, e que subida (16 km com 400d+), lá partiram os bravos. Sim, porque só o acabar esta prova foi uma verdadeira vitória.

Terreno caracterizado por descidas longas, algumas zonas técnicas e divertidas, as subidas eram o maior obstáculo a transpor, pois o calor era imenso. Felizmente, a organização teve sempre bastante água (e fresquinha) à disposição, aliado ao fato de existirem inúmeras fontes de água fresca e límpida.

Os reforços estavam bem compostos, sempre com pessoal a perguntar se estava tudo bem e a ajudar no que fosse preciso.

à chegada à meta, foram muito atenciosos, oferecendo logo assistência a um dos nossos elementos que tinha umas escoriações num braço e perna, prontamente assisitdo pelo pessoal da Cruz Vermelha da Covilhã.

o jantar, porco no espeto com arroz de feijão, estava excelente e aliado à simpatia e paisagens arrebatadoras que fomos fotografando pelo caminho, levam-nos a dizer,

ATÉ PARA O ANO, E MUITO OBRIGADO.

deixamos aqui algumas fotos que fomos tirando. A todos obrigago
 
Queríamos ainda deixar o Nosso Muito Obrigado a todos os colegas do pedal que fomos conhecendo ao longo do dia de ontem, especialmente o Luís Silva de Lisboa e os 2 irmãos de Vila do Conde (penso que se chamam José e Paulo, mas não tenho a certeza - peço desculpa) com equipamento 4480, bem como ao pessoal do BTT Gardunha, pelo salutar convívio antes, durante e após a prova, que com a boa disposição constante foram uma grande ajuda para ultrapassar os momentos mais difíceis onde o calor ameaçava fazer mossa.

Agora venham as fotografias da Organização e classificações finais.
 

brunio

Member
Boas

pois para mim foi uma "prova" atipica, parti para o Extreme com alguma(muita) apreensão e logo na primeira descida quase no final cortei o pneu, posta câmara de ar, decidi que não justificava o risco de ir sem camara de ar suplente e com aquela um pouco de fora, e decidi fazer um "percurso" alternativo o mais rápido possível até à chegada. Nessa altura, apos ter a roda em condições, vem um colega a subir para procurar os bidons, dei-lhe os meus.
Mais à frente estava o Marco? da organização que me disse para seguir até ao ponto de agua/abastecimento e depois decidir, aí segui pelo percurso Race, ao chegar ao ponto de água, vem mais um colega(Carlos ) com corrente partida, nao tinha chave nem elo rápido, como estava numa de passeata arranjei-lhe a corrente, após o primeiro abastecimento vem mais um colega à mao a perguntar se tinha camara de ar a mais, pelas razoes descritas nao tinha, mas dei-lhe uma caixa de remendos(espero tenham ajudado)
a partir daí fui a "rolar" com algum sufrimento na subida para o 2º abastecimento, a qual felizmente tinha um riacho onde enchi o camelback, e depois foi ir rolando até ao final,
no final ainda passei por primeiro no extreme, mas logo desapontei os fãns com a reposição da história,

foi uma volta gira, o calor realmente poderia ter vindo um dia ou dois mais tarde, e quem sabe se para o ano há mais, Organização a bom nível a fechar o percurso e sempre com água nos abastecimentos mais os pontos de água suplementares,
 

Duke86

Member
Foi a minha primeira participação nesta maratona, no meu caso na RACE e penso que o balanço foi muito positivo o percurso era de cortar a respiração, tanto pelas paisagens como pela dureza.
As marcações estavam perfeitas e a água das fontes bem fresquinha que ia alimentando a cede que se fazia sentir pelo elevado calor.
O porco no espeto no almoço estava impecável também!

Para o ano a União Lousense lá estará presente mais uma vez se possível para o Extreme!

Boas pedaladas!
 
FÁTIMA BTT CLUB said:
colegas do pedal que fomos conhecendo ao longo do dia de ontem, especialmente o Luís Silva de Lisboa

Luís Arcanjo e não Luís Silva conforme referi anteriormente.
Pedimos desculpa pelo lapso.
 

patrickj600

New Member
Aqui fica o meu pequeno rescaldo sobre a minha participação no Mex Tour .... A nível do percursos estava muito fixe pelas belas paisagem que a serra da estrela pode nos proporcionar...o almoço estava muito bom ...porco no espeto com arroz e feijão.....ate deu para repetir...o única ponto negro que tenho de apontar foi na ZA ...passei por ela e ninguém estava a minha espera nem mesa nem pessoal... tive de fazer cerca de 20km sempre a subir quase sem agua com este calor foi muito difícil mas la consegui acabar ....mas do resto 5 estrelas ....ate para o ano...mas com menos calor..lol...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Eu também sou um dos que por lá andou, fui o último do EXTREME. :D

Gostei de tudo, viagem de ida e volta (bem acompanhado por 4 amigos do pedal), acolhimento, estadia (ficamos num chalé, mesmo ao lado do ponto de partida/chegada) traçado, organização, tudo impecável. Fiz bons amigos por lá (Sr Luís da casa/bar do Parque, e sr João responsável pelo almoço). A todos muito obrigado, e até para o ano. ;)

ps: os últimos 15km do EXTREME eram qualquer coisa!!!!!!!!!!!!!!! :D
 
Boa tarde a todos!

Além da reportagem fotográfica, ainda tivémos tempo para filmar algumas partes do percurso e por isso deixamos-vos aqui o 1º vídeo do MEX 2013 realizado pelo FÁTIMA BTT CLUB.
Pena a 1ª bateria da câmara ter falhado e não conseguimos recolher imagens da parte inicial e daquelas fabulosas descidas, mas para complementar, adicionei algumas fotografias que recolhemos nessa zona.



[video=youtube;FffBneBas4M]http://www.youtube.com/watch?v=FffBneBas4M&feature=em-upload_owner[/video]

Assim que estiverem prontos os vídeos com a 2ª e 3ª parte, deixaremos aqui também.

Espero que gostem!
 

marco@btt

New Member
Viva!

Recompostos???
Houve uns grandes empenos mas todos chegaram com um sentimento...SUPERAÇÃO!
Agradeço a todos a vossa presença com o sentimento de que para o ano podemos contar convosco para mais um Extreme.

Agora venham de lá essas fotos, vídeos, relatos e sugestões.

Podem ver algumas fotos e relatos partilhados na pagina do Facebook em https://www.facebook.com/MEXSerradaEstrela

Boas pedaladas
Marco Macedo
 

biketuga

New Member
hello!!!

Inscrevi-me e participei na Extreme. E se foi isso que procurava foi isso que tive. Percurso brutal em termos de exigências físicas e técnicas. E se as subidas eram duras, não se podia dizer menos das descidas (nunca tinha tido caimbras nos braços e dores nos mesmos nos dias seguintes).

Em termos de organização esteve tudo excepcional, embora deva referir alguns pontos menos positivos: falta de postos de controlo, incluindo Posto 0; local de banhos muito mau e águas geladas; falta de sinalização dos pontos de água; zona de chegada muito fria, sem calor humano e sem alegria (depois de uns últimos km muito duros a recepção deveria ser outra).

Mas mais uma vez, excepcional estava o precurso, o porco no espeto e a simpatia e a disponibilidade para ajudar e dar todo o tipo de apoio nas zonas de abastecimento do Pedro Corvo e do Sr António Salvado.

Que para o ano continue EXTREME.
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

Maratona Extreme - Penhas da Saúde - Serra da Estrela:

"Na Aldeia do Carvalho parei em nova fonte, medi o açúcar ao mesmo tempo que enchia depósitos e refrescava o corpo. 474mg/dL de glicémia (12:00h - 36km), o valor era elevado, demais até, não compreendi porque, até então não tinha tido cãibras - causa-efeito em mim - muito menos pelo que tinha comido e o esforço, até então, deveria ter consumido tudo. Não entendi muito bem, bebi água e segui só a água e ELECTROLYTE já diluído"...

blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.vitargo.com - www.garmin.pt - www.agmotosport.com - www.polisport.pt - www.snvlight.com - PRO-TEC www.rutilva.pt - www.4and2impact.com - www.cofides.com
 
Aqui fica o segundo vídeo realizado pelo FÁTIMA BTT CLUB na MEX2013.

Esperamos que gostem.

[video=youtube;daHLvZwXIwU]http://www.youtube.com/watch?v=daHLvZwXIwU[/video]
 
Top