Maratona do Centro - Batalha

Hmbrites

New Member
Boa noite pessoal, queria aqui deixar a minha opinião de quem já fez esta Maratona algumas vezes e no que diz respeito à organização, marcação nada a apontar!
O percurso (meia-maratona) para mim foi bastante divertido, algo pesado ok mas com a chuva dos ultimos meses o fazer? Os singles track foram bons com algumas pedras mas tambem nada demais , afinal de contas estavamos na Serra de Aire!
O ponto menos bom , negativo mesmo, foi continuar a ver a falta de civismo dos "craques" do pedal que vão carregados de barras/gel e depois não capazes de guardar as embalagem vazias até chegar à assistencia ou até ao final!
Estava eu precisamente a comentar:barafustar: para mim isso mesmo em voz alta durante o percurso quando um "atleta" deita uma embalagem no chão eu chamei-o a atenção e a resposta do animal foi: " à é bio-degradavel !!! ":cadeirada:
É por esse tipo de comportamentos que um dia queremos andar nos Parques Nacionais e nos seja negada essa possibilidade!
Felicitações à Airbike,à Vila da Batalha e aos vencedores !:podio:
 
Last edited:

bttfozcoa

Member
Primeira vez na Maratona da Batalha e parabéns a organização. Fizemos a Meia-Maratona pena o tempo não estar melhor mas paciencia mesmo assim compensou os kms que fizemos.

Aqui fica o video da nossa passagem e parabéns aos Vencedores.
[video=youtube_share;5MGfuO0UNAo]http://youtu.be/5MGfuO0UNAo[/video]
 

D.Frazão

New Member
Boas. Este ano foi a segunda vez que participei na prova e mais uma vez a Airbike brindou-nos com uma boa prova. Desde um percurso bom, mas com as condições climatéricas que se faziam sentir no momento tornaram o percurso muito técnico...singletrakes excelentes e as zonas de assistência bem posicionadas. A toda a organização muitos parabéns!!! :)

Boas pedaladas...
 

RTC

Super Moderador
o campeão XCM 2011 masters A Carlos Gomes ficou em que lugar?

LOL...
Não participou!

Em relação ao meu pedido, não há nenhuma informação sobre o meu capacete e luvas? Pelo menos o capacete... :(
 

luis.andrade

New Member
Boa tarde a todos.

Lamento RTC, mas não achei nenhum capacete. E o pessoal do FÁTIMA BTT CLUB estávamos mesmo aí nesse estacionamento ao pé das casas-de-banho em frente ao bar. Mas não, não vi lá nada.

Abraço.
 

diogobike

Member
RTC, tenta saber perante a organizaçao se nao encontraram o teu capacete e as tuas luvas, pode ser que tenham encontrado e guardado.
Boa sorte na procura.
 

Jorge Dias

New Member
Viva,

Como já foi referido anteriormente, o percurso estava impecavelmente marcado, e no que dependeu directamente da Organização, no dia da prova, pelo que me apercebi, nada terá falhado: não vi engarrafamentos nos primeiros kms, como é usual quando participam tantos atletas, em todos os cruzamentos havia sempre controle da organização, para além de outros mimos que são habituais nas organizações da AIRBIKE.

O novo sistema de cronometragem foi uma preciosidade:venia::venia::venia:, que, com a publicitação dos tempos parciais, que já estão on-line, me faz quase esquecer o resto, mas...

O percurso, que no fundo é o que mais importante, deixou muito a desejar. A partir do 3º abastecimento desliguei o "motor". Aquela lama/barro já enjoava. O perigo, para quem ousava teimar em cima da bike, era constante, e mesmo os que iam desmontados davam alguns tombos pois o piso era muito escorregadio.

E que dizer daquela vegetação que parecia querer castigar quem dela se aproximava? Eu tenho a perna direita com vários arranhões, e juro que não caí.

Já é a 3 ª participação na Maratona do Centro, adorei as anteriores, e posso dizer que foi a ver o vídeo da Maratona do Centro de 2010, que decidi que era este desporto que iria abraçar, depois de andar cerca de 30 anos no atletismo e na orientação e que tive que abandonar por lesão do tendão de aquiles.

Mas se a opção futura continuar na mesma linha, privilegiar os dotados tecnicamente, em detrimento das "massas", terei que respeitar essa opção, obviamente, e ficar de fora a ver os campeões, e com toda a certeza que a ver e a fotografar tirarei mais prazer, que foi aquilo que me levou para o BTT e que não obtive nesta edição.

Sinto algum constrangimento ao publicitar este comentário, pois sei o quanto é necessário trabalhar para montar um evento deste gabarito, mas do mesmo modo que nas edições anteriores teci rasgados elogios, não ficaria de bem se não escrevesse o que de genuíno me vai no pensamento.

Estarei atento à publicitação da próxima edição, e procurarei junto da organização entender/decifrar melhor o texto que divulgarem, pois a interpretação da promoção desta edição não correspondeu às minhas expectativas: "Classificamos o percurso de 2013 como o mais divertido, com encadeamentos de single tracks em quantidade anormal, onde os dotes técnicos talvez sejam mais importantes do que a potência atlética". A lama não explica tudo...

Desculpem o "relatório" mas o respeito que me merece quem tanto trabalha não me permite escrever ao correr da pena.

Bom trabalho e boas opções para o fututro;).

Melhores cumprimentos,
Jorge Dias
 

jmenau

Member
Desporto 2 (RTP2).
Previsão para domingo, 24 de Março de 2013:

15:15 15:25 Notícias
15:25 15:40 Magazine Surftotal
15:42 16:10 Ginástica Mag. Taça Mundo Acrobática (Maia)
16:10 16:18 Notícias
16:20 16:35 BTT DHI#1 Pampilhosa da Serra
16:35 16:55 BTT XCM#1 Batalha

16:57 17:27 Motociclismo Motomagazine 1
17:27 17:57 Automobilismo Automagazine
18:00 18:15 Orientação Portugal Meeting Orientação Centro
18:15 18:45 Judo Taça Europa Juniores
18:45 19:00 Notícias


Como habitual o resumo focará a vertente competitiva desta maratona (protocolo com a UVP-FPC).
 

A.M.C.

New Member
Boa noite,
Em resposta à questão das fotos, tive o prazer de ser um dos "fotografos" amador (tanto numa descida de pedras, como noutros locais).
Todas essas fotos já foram entregues aos responsáveis da Airbike para as disponibilizarem no site e aí todos terão acesso a título gratuito.
Sei que não é de um dia para o outro, mas vão ficar disponiveis ;)
Abraço
 

ALC

New Member
correções

Viva

Foi a minha primeira participação, fiz a meia maratona e gostei bastante.

O local escolhido para a logística desta maratona é um espaço monumental que reune todas as condições necessárias, desde o estacionamento, o secretariado, o local da partida/chegada, a lavagem das bicicletas e os balneários.

O estacionamento estava junto à partida, no meu caso a menos de 10 metros do local ddo controle e entrada. O secretariado foi rápido e eficiente.

A partida foi à hora marcada, tendo sido escolhido um percurso que considero adequado para a quantiade de atletas envolvidos. Uma primeira parte dura, mas os estradões a apresentarem largura suficiente para não provocar congestionamentos. A segunda parte era mais técnica, mas a dispersão feita inicialmente permitia a fluidez necessária. As marcações estavam impecáveis e o pessoal nos cruzamentos permitia que a sua transposição fosse feita na perfeição.

O percurso, até praticamente ao abastecimento, foi feito quase sempre em subida. O piso nesta parte encontrava-se em bom estado, sendo na sua totalidade ciclável muitas vezes com o recurso à "avozinha". Antes do abastecimento surgiram dois single tracks a exemplificar o que iria-mos apanhar a partir daquele ponto. A seguir ao abastecimento fomos brindados com uma descida interminável cheia de pedra e a partir dai comecarm os single tracks que se encontravam repletos de lama. A progressão era difícil, não só em termos físicos como em termos de estabilidade, pois as rodas fugiam por todo o lado. Mas mesmo nesta parte surgiam algumas subidas que obrigavam a recorrer às forças ainda disponíveis.

A espera para a lavagem das bikes era aceitável, no entanto após o esforço realizado fomos brindados com um banho de água quase fria. Na minha opinião o único ponto negativo desta organização, no entanto espero voltar para o próximo ano e que os trilhos não estejam tão enlameados para poder disfrutar melhor.

Abraço
 
Last edited:

mpc

New Member
Mas se a opção futura continuar na mesma linha, privilegiar os dotados tecnicamente, em detrimento das "massas", terei que respeitar essa opção, obviamente, e ficar de fora a ver os campeões, e com toda a certeza que a ver e a fotografar tirarei mais prazer, que foi aquilo que me levou para o BTT e que não obtive nesta edição.

Jorge Dias,

Pois o único "problema" deste tipo de provas, Maratonas, é esse mesmo privilegiar os dotados tecnicamente! Por isso é que eu não participei! :p
 
Top