Maratona BTT 5 Cumes - Barcelos - 02 e 03 Outubro

Miras604

New Member
Boas, Betetistas, este ano falhei o "Trilho dos Moinhos" e "5 Cumes", pelo mau tempo que estava.......
Não posso opinar sobre a organização mas mesmo assim, é sempre bom dar um muito OBRIGADO pelo esforço a todos os que fizeram parte desta grande prova e que a tornam possivel todos os anos, prova esta que já faz parte do calendário nacional.
PARABENS e que venha o bom tempo.
Cumps.
Joaquim Miranda
 

cagaréu

New Member
( ... continuação do post anterior)


Chegou o momento de decidir o que fazer:

  • ficar pelos 3 Cumes e dar-me grato pela experiência, conseguir chegar inteiro ao fim, e a tempo de ainda ter almoço, ou
  • optar pelo mais difícil, pelo desconhecido, pelo que ainda falta fazer, pela aventura, por descobrir quais os meus limites, por um almoço(lanche??) frio... enfim por um pouco mais de lama e chuva (mais molhado não podia ficar)?

Devo ter demorado uns 5 segundos a decidir... vamos tornar isto um pouco mais hardcore:
SIGA PARA OS 5 CUMES :) (que inconsciente...)

(continua)

inconsciente ? nada disso, estou a gostar do rescaldo, é assim mesmo :)

Caro Hernani, Tudo tem a ver com o espirito que damos às coisas. Com o tempo aprendemos a saparar o essencial do que não tem importancia. Quando é que nos voltamos a encontrar? Antes do assalto ao Caramulo só se fôr em Beselga. Um abraço

se não for antes será em Beselga onde vai estar um "batalhão" de Cagaréus :)
 
B

BLUE1973

Guest
Estou expectante quanto ao termino desta autentica odisseia. É necessário ter muita coragem..."á balente" calv1n.

Também eu estive, em conjunto com o grupo dos que comigo tiveram a coragem de se deslocar de Chaves até Barcelos, para desistir, depois de verificarmos as condições climatéricas adversas. Não fora um grito corajoso de algum dos elementos a incitar, "da-s não me levantei às 5 da matina para chegar aqui e nada...".

Nenhum de nós se arrependeu, tendo sido, para mim uma das experiências mais intensas desde que pratico este fenomenal desporto aventura chamado BTT, pois o limite das minhas forças foi atingido e, depois de 4 quedas, lá consegui morder a língua e arranjar forças para terminar a 1/2 maratona.

Parabéns à organização que só pecou na distribuição de última dos dorsais do pessoal que vem de longe...

Abraço e até para o ano...
 

calv1n

New Member
A minha estreia 4

( ... continuação do post anterior)


Nem tinha pedalado 5km após a separação quando o desacelerador de trás deixou de funcionar por completo, o da frente ainda dava qq coisa (ia no ferro mas dava) mas tinha de apertar o manípulo a fundo... sem travões isto torna-se perigoso... mas metade dos 75km já estavam feitos, não ia voltar para trás, sempre para a frente!
Cuidados redobrados principalmente antes das descidas para não embalar por ali abaixo, se a coisa se complicasse muito podia desistir no abastecimento seguinte.

Mas... foi bom enquanto durou, mas depressa acabou: agora não tinha nada, nem desacelerador atrás nem à frente, zero, nicles, rien... Podia apertar os manípulos até ao fim que mesmo assim ganhava velocidade nas descidas mais suaves... "Bonito serviço, agora é que me vou fod*r todo, sem dó nem piedade... Mas porque é que não virei para os 3 Cumes? Não era vergonha nenhuma, pelo contrário! Agora aqui sem travões e ainda com 30km pela frente vai ser o cara**o para terminar."

Minha nossa que banhada! Sem nada de travões a brincadeira podia ter saído cara e virar um caso sério...
Mas face à adversidade nada de baixar os braços e neste caso se havia algo para baixar eram... os pés! :) De repente lembrei-me de quando tinha uns 5 anos e aprendi a andar de bicicleta... os primeiros travões que usei foram as solas dos sapatos! Se nessa altura funcionava também havia de funcionar agora! :) Assim quando queria reduzir toca a meter os pés no chão e rezar para que funcionasse! Ainda deixei uns regos novos naqueles trilhos, eh eh!

Mas quando apanhava descidas mais pronunciadas não tinha outra solução senão desmontar e descer com a bike pela mão (uma grande seca, com descidas tão boas...). Isto quando conseguia aperceber-me da descida a tempo porque por vezes ela aparecia de repente e aí era uma autêntica descida kamikaze, ui!! Por 3 ou 4 vezes tive de me chegar perto da berma do caminho para roçar no mato e aproveitar o atrito, que cena marada! :)


Altura para fazer uma breve avaliação do estado do material:

  • travões kaput, deram tudo o que tinham, agora só estavam ali a fazer peso
  • mudanças continuavam a funcionar, um pouco mais a custo por causa da lama mas funcionavam
  • os pneus/jantes não tinham dado problemas, talvez por ter cuidado onde passava com as rodas mas também por alguma sorte tenho a certeza
  • os amortecedores deviam estar bem, pelo menos não notei nada de especial

Vistas bem as coisas até nem estava nada mal para uma bike que me custou menos de 100€. Só precisava de uns travões e uns punhos que não descolassem do guiador.

Quanto ao estado anímico não podia ser melhor, estava a curtir à brava!


(continua no post seguinte)
 
Last edited:

VÍRUS

New Member
Amigos, será que me podem dizer quantos kms tinham, exactamente, cada um dos percursos?
Participei e terminei os «3 cumes», mas o meu conta kms «morreu muito cedo» e não pude contabilizar, inclusive fiquei sem saber quanto tempo fiz pois tive de parar várias vezes: para constatar que tinha partido a cassete, mais tarde a corrente, depois o pneu a perder ar (últimos 15km apenas com cerca de 15 psi de pressão) e finalmente as pastilhas de travão a agarrar de tal forma que parecia que carregava outro. Tudo normal para quem pedala (com gosto) nas condições já mais que retratadas.
Voltando ao princípio, uns falavam em 50 e tal kms, para os 3 cumes, enquanto outros falavam em 80 kms para os 5 cumes. Não é por nada, mas gostaria que alguém me pudesse facultar os dados reais.
Desde já agradeço a vossa colaboração.
Pedalem com alegria e até sábado, na Póvoa....
Paulo Sampaio, LousadaBtt/Hippos/Bike4you
 

calv1n

New Member
A minha estreia 5

( ... continuação do post anterior)


Neste andamento mais comedido (segurança acima de tudo, dentro do possível claro), quiçá um pouco ridículo de "susto-sim susto-não" e várias ameaças do clássico "já foste!", fui sendo ultrapassado por vários bttistas que, se nas subidas mostravam que estavam ali para dar ao pedal, nas descidas então parecia que iam atrasados para algum almoço num qq estádio! Cheguei a parar e encostar para não atrapalhar, até dava gosto vê-los passar, cum carago!
Um pequeno aparte sobre isto das ultrapassagens, tive algumas situações ao longo da prova que me suscitam dúvidas, explicando-me melhor:

  • nas subidas fiquei a saber que quem desmonta segue pelas laterais deixando o meio para os ainda pedalantes. E se quem segue desmontado estiver a progredir mais rápido do que os que pedalam? A prioridade nas subidas é para quem vai montado ou quem vai mais rápido?
  • quem vem de trás para ultrapassar por vezes avisa o lado pelo qual vai passar mas alguns passam a chispar sem dar cavaco. E se o piso me obrigar a desviar a trajectória e levar com desses silenciosos em cima?
Existem regras definidas para isto?
Continuando...
Se antes achava que a coisa ia ficar mais hardcore agora tinha a certeza que isto ia ser memorável: a bike fod*da e eu a ter um prazer brutal, eh eh :)

As técnicas do sola-brake e mato-roço serviam na maior parte das situações mas por vezes não eram suficientes, eu tinha de tomar medidas drásticas, e rápido! Tinha de haver outra solução de recurso...
Pois não é que o pinheiro é um excelente recurso para travar? Basta apontar direito a ele e no último instante desviar o suficiente para não lhe acertar com a roda mas ainda assim conseguir abraçá-lo com o braço! Tive de aplicar esta técnica 3 vezes, tendo funcionado em 2 o que dá uma eficácia de 66,7%. Quando funcionava era um alívio e a bike parava apenas uns metros mais à frente, mas quando não funcionava táva tudo fod**o porque o que vinha a seguir não era bonito não senhor (é nesses momentos que aproveito para recitar rapidamente alguns palavrões do meu dicionário antes do impacto final)...

Apesar de estar a gostar, já estava a achar pouca piada a esta modalidade do "sem-travões" e de alguns encontros imediatos com pinheiros e outras espécies arbóreas... A continuar assim já era abusar muito da sorte e eu tive muita no meio disto tudo, mas ela podia esgotar-se a qq momento.

Resolvi fazer uma vistoria aos travões a ver o que se podia fazer. O de trás além de estar gasto, ainda tinha o cabo estragado fruto de uma "festa" feita a um pinheiro. O da frente estava tão gasto que já não tocava no aro da jante, se conseguisse ajustar os calços mais junto do aro já teria algum travão. Mas não tinha a chave apropriada por isso nada feito.

De repente reparo em algo que até me gelou os tomates... a roda da frente está completamente desapertada, o pequeno manípulo de aperto rápido até baloiçava para trás e para a frente com a folga que tinha! Cum filh* da pu*a!! Como é que é possível? Isto explica o barulho de algo a roçar que me acompanhou desde antes dos 20km e que eu ainda não tinha descoberto a origem... Andei estes kms todos apenas com a forqueta pousada em cima do eixo da roda, só a ideia do que poderia ter acontecido deixa-me gelado! Que grande nabo! Aperto a roda com força e confirmo que está firme.

Está decidido, no próximo abastecimento dos 51km vou desistir... caso não arranje uma chave para ajustar os calços da frente.


(continua no post seguinte)
 
Last edited:

Edyseven

New Member
Isso é impossível, há muita gente que dependendo de vários factores só no ponto de divisão é que decide se faz 3 ou 5 cumes

Olá, está tudo bem contigo?

Tens toda a razão e tambem acredito que muitos se inscreveriam nos 80 km apenas com o intuito de partir na frente. Mas é como tudo na vida, temos que tentar acreditar nas pessoas e no fair play senão não saímos de casa.

Em todas as Maratonas que participei consegui ganhar um Prémio de Satisfação que apenas aqueles que correm para não caír e para chegar ao fim conseguem saborear.

Fica bem, um abraço.
 

tofarma

New Member
calv1n a Presidente!!!!

Eheehheheehheheh

Adoraria ver essa bike que custou menos de 100 euros e que ao que parece resistiu aos 5 cumes.....
Amigo calv1n coloca aí uma foto dessa machine......

Ah......e se faz favor continua com a saga!!!!!
 

PLima

New Member
Ah valente calv1n!!

Eu também participei na saga, foi o meu baptismo (e que baptismo!), uma vez que ando nestas "andanças" há pouco mais de 1 mês.
Foi espectacular, apesar de demorar mais de 6 horas a fazer os três cumes!!! Felizmente a máquina portou-se sempre à altura, travões 5* e transmissão sempre a colaborar, assim as pernas aguentassem!!! :) :)

O grupo esteve para não participar, o tempo não estava para brincadeiras, ainda mais para um rookie como eu, mas ainda bem que não desistimos; hoje estaria aqui cheio de arrependimento.

Já anseio pelo próximo passeio, quase tanto como pela continuação da saga do calv1n !:) :)
 

depinho

New Member
calv1n a Presidente!!!!

Eheehheheehheheh

Adoraria ver essa bike que custou menos de 100 euros e que ao que parece resistiu aos 5 cumes.....
Amigo calv1n coloca aí uma foto dessa machine......

Ah......e se faz favor continua com a saga!!!!!

Não tenho a certeza..... mas vê a 3 pagina - 1ª ou 17ª foto no site do Paulo Ministro:confused:
 
Last edited:

Peixinhus

Active Member
Os amigos da montanha podiam ser também amigos dos humanos, não vou falar dos 45m de espera angustiosa para entrega de dorsal, mas sim de colocarem o pessoal á chuva e ao vento depois de terem ali ao lado um amplo espaço coberto. Resumindo uma prestação péssima neste aspecto, não se faz nem aos animais. Igualmente á situação do pais resolveram apertar o cinto ( o cinto, as mangas a gola e tudo o resto) aos jerseys, o modelo da ondabike do ano passado tamanho L é enorme comparando com o deste ano, qual a razão. Gostava de ter iniciado o percursso juntamente com o pelotão mas pelo sucedido não deu. Desmoralizado lá arranquei por volta das 10.20hr para a etapa que apesar das condições nunca me arrependi. Tudo o resto esteve bom com sempre nos habituou este evento.
A saga de Barcelos acabou para mim futuramente.

Abraços
 

mamphias

New Member
Boas,

sou de vila do conde pertissimo de Barcelos já tinha levantado o kit durante a semana e no dia da prova cheguei a Barcelos eram 7:45 para ter tempo para tudo o secretariado abria ás 7:00 até ás 8 foram poucos os que lá apareceram e depois com aquelas condições climatéricas queriam o quê?
Quanto ao não saber que a partida não era no estádio não percebo no site está lá tudo explicado onde levantar os kits durante a semana onde levantar no dia da prova onde são os banhos onde é o almoço tá lá tudo eu quando vou a uma prova procura saber toda a informação sobre ela para não ter problemas no dia,ainda á pouco tempo houve uma prova em vila Seca(Barcelos) e houve um BTTista que foi para Vila Seca(Guimarães) como é possivel á que dar mais atenção a todas as informações que nos são passadas.

Viva companheiro. Percebo o que me quer dizer. acordei e Saí de casa bem cedo.
A estrada estava perigosa para grandes aceleranços.Cheguei bem cedo para uma prova que só começaria a 1h!!
Oram bem, eu já fui a dezenas de maratonas e nunca a esta.
Em todas posso levantar o Dorsal pelo menos até meia-hora deste começar...
1h antes da partida eu estava na longa fila à chuva para levantar o meu dorsal.
Estive mais de 1h para levantar o dorsal. Á chuva!
Mais! Vila do Conde é muito perto de Barcelos, mas há quem não seja assim de tão perto e que não tenha disponibilidade de no dia anterior levantar os mesmo.
Dada a fama do evento, A burocracia na inscrição, no minimo, era exigivel que entrega dos dorsais fosse rápida.4 filas não chegam? Coloquem 10!! Isso é organização.
Com 2mil inscritos 4 filas?? é que se a entrega fosse rápida, vá lá!!
Já fui a maratonas "amadoras" que até se pode pagar a inscrição na hora e é mais rapido. Já fui à de Esposende que é mesmo ao lado e estava abrigado para receber os dorsais e foi super rápido. De mencionar que essa mesma maratona em termos de participantes(sem contar com os inscritos) era maior.

Quanto à partida ser num local diferente do levantamento de dorsais, até concordo.
Não concordo é com não haver sinalização do local de levantamento dos dorsais até à partida.

Se ler com atenção, a organização teve os seus pontos positivos.
As criticas quando são compreendidas são sempre positivas.
Os criticados ficam a saber onde erraram. Tenho a certeza que para o ano não vão arriscar neste sistema de entrega de dorsais.
 

mamphias

New Member
calv1n a Presidente!!!!

Eheehheheehheheh

Adoraria ver essa bike que custou menos de 100 euros e que ao que parece resistiu aos 5 cumes.....
Amigo calv1n coloca aí uma foto dessa machine......

Ah......e se faz favor continua com a saga!!!!!

subscrevo no peditório pela foto!!!

A tua crónica está qq coisa!!

Meritória de um artigo numa "bike magazine".
 
olá a todos.
depois de um dia do evento dou por mim a pensar como foi possível,as coisas terem corrido desta maneira.
depois de tantos meses a trabalhar para termos um dos momentos altos da nossa associação,como foi possivel a nossa festa ser estragada por uma situação que nós não controlamos,e este ano tivemos essa sina nos dois eventos-TRILHO DOS MOINHOS e 5 CUMES
TALVEZ SEJA MELHOR COMEÇAR POR UM PONTO QUE CORREU TÃO MAL e costomava ser um dos nossos pontos fortes ,a entrega dos dorsais,talvez ouve-se algum excesso de confiança,pois faltavam menos de 400 dorsais,e a entrega dos dorsais estava a correr muinto bem,a impossivilidade de ter montado um sistema imformático,as pessoas virem todas praticamente depois das 9 h levantar os dorsais deu no que deu,resta-nos apenas fazer uma coisa que nós também sabemos fazer muinto bem,que é pegar nos aspectos negativos e trabalhar para trasforma-los em positivos.
cont...
 

mamphias

New Member
olá a todos.
depois de um dia do evento dou por mim a pensar como foi possível,as coisas terem corrido desta maneira.
depois de tantos meses a trabalhar para termos um dos momentos altos da nossa associação,como foi possivel a nossa festa ser estragada por uma situação que nós não controlamos,e este ano tivemos essa sina nos dois eventos-TRILHO DOS MOINHOS e 5 CUMES
TALVEZ SEJA MELHOR COMEÇAR POR UM PONTO QUE CORREU TÃO MAL e costomava ser um dos nossos pontos fortes ,a entrega dos dorsais,talvez ouve-se algum excesso de confiança,pois faltavam menos de 400 dorsais,e a entrega dos dorsais estava a correr muinto bem,a impossivilidade de ter montado um sistema imformático,as pessoas virem todas praticamente depois das 9 h levantar os dorsais deu no que deu,resta-nos apenas fazer uma coisa que nós também sabemos fazer muinto bem,que é pegar nos aspectos negativos e trabalhar para trasforma-los em positivos.
cont...

concordo a100%!

Cumprimentos
 
Top