maratona 100km

Medroso#78

Active Member
Do meu grupo éramos 6. Pernoitamos nas penhas da saude . dormi umas 3/4 horas (zona lol). Tive uma fase lenta, a tentar que ninguém desistisse. Quando decidiram seguir pelo trilho mais curto já não era cedo... Nessa altura comecei novamente a rolar mais certinho (tenho ritmo lento mas constante). Demorei cerda de 12h (media de 8kmh). Não sou nenhum "pró". Não tenho nenhum plano de treinos (tenho muito tempo disponível para tal), mas não tenho paciência para isso. Gosto de ser livre... Pedalar quando me apetece e não à hora e dias que me foram impostos... comer e beber quando e o que me apetece (por natureza não sou de cometer exageros).. alimento-me bem no dia a dia e nas minhas pedaladas, sei gerir muito bem a minha parte física, e psicológica também. Por isso lá vou pedalando sem stress. Mas que foi um evento duro foi. Estas etapas de que nos fala o autor deste tópico cuidado...... Essa altimetria é para "matar". ;)
 

Jocas22

Active Member
grande aventura Medroso, muita altimetria e muito calor. A média não parece nada mal nem as 12h pelo menos para mim mas também não sou pro, sou um entusiasta. Nunca fiz altimetrias semelhantes mas a dureza tambem dependerá das pendentes, se apanhar muitas paredes então com muito calor será sempre pior que pendentes mais estáveis e uma brisa (desde que não seja daquelas estilo guincho :) )

Mas o rapaz da duvida após tanta ajuda não diz mais nada, agora estava curioso de saber o que ele pensa
 

Pmiguel

New Member
Rui que loucura, mas 3000 de acumulado em 60km é coisa pra dar um empeno :) repara fiz o algarve bike challange 2 dias seguidos
um com 90km e 2500mt outro com 80km e 2300mt depois o serpa 160km com 2500mt, e se me inscrevesse nesse evento ia tentar a de 60km
é que isso é mesmo muito bruto e nao me refiro só ás subidas
 

viriatodasilva

New Member
Amigo Medroso#78, eu também fui um dos "herois" do MEX 2013 e cheguei com 8 horas de rabo dorido, cãibras, desidratação, enfim... Aquela última subida, a seguir ao reforço, p..ta que a pariu... cheguei a um ponto que tive de parar pois perdi a noção do espaço/tempo (o gps indicou 48 graus nessa altura). Fiz a prova sempre com um colega, o que nos ajudou imenso a ultrapassar s parte psicológia. Foi um verdadeiro teste aos limites fisicos e psicológicos, uma aprendizagem a todos os niveis, gestão de esforço, alimentação, descanso, motivação.... E este ano, se Deus quiser, estarei lá outra vez.

isto tudo, para dizer que tenham bem atenção ao que vão. Eu tinha, pensava eu, uma boa preparação fisica, mas falhei na parte da alimentação e não "respeitei" a altitude nem a distância, arrancando forte, o que me levou a fazer os últimos 18kms a penar, com cãibras. Isto, no papel, é muito bonito, fazer uma prova mitica e tal... Mas, depois lá, quando as pernas falham, só nos apetece telefonar à mulher para nos vir buscar. Por vergonha, ou por superação pessoal, não o fazemos, cerramos os dentes, aguentamos como Homens e, à chegada, todos malucos do esforço e do calor, caímos no chão, encostados a um amigo e dizemos: já está, consegui!

cumps,

Ricardo Silva
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Caro camarada e amigo viriatodasilva , aquela ultima subida, com 18km, desde Cortes do meio até à meta Penhas da Saúde, páh, não quero parecer exagerado na descrição da mesma mas, não tem descrição. Só quem lá esteve é que sabe. Fi-la sozinho, o mais rápido possível (tinha a malta à minha espera). Tive zonas que mais parecia não sair do sítio...... creio que demorei cerca de 3h para fazer esses 18km. Não tive cãibras, mas era impossível ser mais rápido... depois de chegar à estrada ainda custou MUITO. Estava de 29er FS, mesmo assim não me livrei de um ematona na nádega (fiquei com uma bola extra LOL), que me obrigou a parara uns dias, e a fazer antibiótico. Enquanto isso, estava a minha malta a curtir umas bejecas no "Bar do Clube". Tive como recompensa, uma caixa de cerejas do Fundão, e uma bola de queijo Serra da Estrela, tudo isto gentilmente cedido por um sr (já não me recordo do seu nome), que tem lá um comercio próximo. Os meus camaradas como estiveram imenso tempo à minha espera, ganharam confiança com a malta, por brincadeira o homem quis agradar o ultimo desgraçado a terminar. :D

Este ano se Deus quiser lá estamos novamente. Atualmente estou em melhor forma. Já pedalo desde 2007, mais "a sério" à cerca de 1 ano e picos. Até essa altura as minhas voltas eram sempre nos 50, 60km. Atualmente só BIG voltas, algumas de 2, 3 dias me satisfazem.. :)
 

EXAUSTO

New Member
Quando dizem que essas provas ,com essas distancias e altímetrias, não são para todos , eu contraponho que são apenas para alguns, porque 3000 e tal metros de acumulado em 60 km.....vai lá vai.
Se não se estiver muito , mas mesmo muito bem preparado, entra-se com facilidade na " dead zone ", cuidado.
 

DJTDias

New Member
Eu acho que isto só pode ser gozo. Sinceramente, eu fiz os 5 cumes o ano passado, e não é metade da dureza do que qualquer dessas etapas e já levei um rolo, que cheguei a casa e só queria dormir. Sejam modestos e honestos com o vosso corpo pelo amor de Deus.

Alguma vez fizeste uma maratona de btt ?
 

city_hunter

New Member
Contas redondas, 100km com 5000m D+ é uma média de subida 5%. é como se todo o percurso fosse todo a subir, com essa inclinação. Ora, como suponho que haja umas belas descidas pelo meio e considerando que começa e acaba no mesmo local, apontaria para que as subidas tenha uma pendente média de 10%.
Para já, para te lançares numa coisa destas, passeios/treinos/provas de 100km devias "papá-las" ao pequeno-almoço! Treinar 3 x 30km não te dá preparação para fazer 90km, pelo menos ao mesmo ritmo.

Se viveres perto de alguma serr, facilmente arranjas uma subida de 10% ou mais. arranja uma com 5km (talvez até consigas alguma mais longa!). Sobe-a 10x e poderás ter uma pequena ideia do que será. Digo pequena, porque não deverás fazer subidas de 5km, mas se calhar algumas de 20km ou até mais. Mas numa primeira fase experimenta esta simulação!
 
Top