maratona 100km

ruissilva

New Member
Boas ppl,

estou a pensar entrar numa prova de btt de 100km, dentro de 2 meses e meio... tenho andado de bike regularmente (30 km).


alguém com experiencia nestas andancas me pode ajudar com ideias para os treinos? a prova será nos alpes em julho... se alguém estiver interessado ou por estes lados que avise...


boas pedaladas,
 

Pmiguel

New Member
ola rui, o teu topico é engraçado, se te inscreveste para uma prova de 100km nos alpes deves de ter alguma preparaçao e conhecer o teu limite,
ninguem se inscreve numa prova de 100km em montanha sem preparação :) , espero que tenhas-te esquecido de mencionar que fazes regularmente
uma ou duas maratonas de 100km por ano :)
quanto ao treino eu sou um super amador mas faço as minhas maratonas este ano preparei-me para estas (algarve bike challange, serpa160)
fiz varias maratonas antes destas apenas para ganhar ritmo, os meus treinos são longos e com muita altimetria a rondar as 5h-6h com 2500mt
porque se treinares 30km tas pronto para uma maratona de 30km e não uma de 100km, 2meses é muito em cima porque tem de haver descanso e nã so treino
mas bem pensado ainda consegues tar em forma.

ja agora qual a altimetria dessa prova??
 

jopedru

New Member
Olá Rui, não sei de facto qual o teu nivel fisico, mas o minimo que costumo pedir para preparar um atleta para uma razoavel prestaçao numa prova do genero sao 12 semanas.

Como não tens sequer esse tempo, vais ter apenas que te concentrar em gerir esforço para não morreres (empenares) a meio da prova.
 
Como já foi dito, tens que ter em conta qual o teu nível físico actual...
Depois há 100km's e 1 0 0 km's!!! Aqui a altimetria é preponderante, e sendo nos alpes suponho que seja bem durinha!!

Tenho experiência de maratonas de 100km's custarem muito mais que uma travessia de 175km que já fiz, a altimetria bem como as condições climatéricas fazem toda a diferença!
 

ruissilva

New Member
sei que existem muitos fatores que condicionam a distancia pretendida, a prova é constituida por 3 etapas 70/100/140 km.

140km acho que consigo, se for dormir pa cama e sonhar com isso :) mas a de 100 km com bastante esforço e força de vontade acho que é possível.


deixo-vos o link para verem mais pormenores http://mb-race.com/parcours-2014/
 
66,5 Km – 3 434 m D+
102 Km – 5 221 m D+
139 Km – 7 053 m D+


Não quero desanimar-te, mas eu pensaria mais na mais curta de todas! O acumulado da de 1 0 0 km não é nada, mas mesmo nada meigo!
 

Jocas22

Active Member
mesmo a de 66.5kms não é para domingueiros. Atenção se existe tempo limite, podes acabar a fazer a prova no carro vassoura. Convinha fazer algo semelhante em termos de kms e altimetria antes para ver como te sais.

Se fores depois conta ao pessoal como correu, deve ser algo extraordinário.

PS: o pormenor de pedirem atestados médicos diz qualquer coisa da dureza, digo eu. A não ser que seja habitual por aqueles lados.
 
Este é daqueles tópicos que fico na dúvida se estão a falar a sério…
Mas vou responder.

Eu já estive nos Alpes em passeio e fiz algumas etapas do transalp e só posso dizer que não é nada fácil mesmo para quem faz distâncias bem maiores.

O que eu acho : com o que andas, para o percurso de 100 Km, não vais conseguir fazer em menos de 12 horas e vais estar em cima da bicicleta mais de 10 horas.
E podes apanhar um calorão cá em baixo e um frio de rachar lá em cima, além de vento.

O meu conselho : Desiste.

Para teres uma ideia fazer os 200 Km do Tróia sagres é bem mais fácil do que ires para os 66 Km.
Tenta primeiro passar 10 horas em cima da bicicleta e depois pensa num acumulado desses.

E tens de estar preparado para estares 3 horas a subir e depois seres tecnicamente bom para descer em cima da bicicleta ou vais demorar 1 ou mais horas a fazer certas descidas.
 
Quando me referia à mais curta de todas não me estava a referir aos 70km's. Pelo que percebi têm dois escalões com duas e três distâncias respectivamente:
No MB Classic até poderás pensar nos 50km's, agora a MB Ultra é preciso estar em mesmo muito boa forma física. Não basta força de vontade, tens que ter noção dos teus limites físicos.

MB Classic:
29 Km – 1387 m D+
50,5 Km – 2374 m D+

MB Ultra
66,5 Km – 3 434 m D+
102 Km – 5 221 m D+
139 Km – 7 053 m D+
 

Nelito122

Member
Não é para desanimar, mas para relevar: O SRP160 é capaz de ser mais fácil que a prova dos 66,5 nos Alpes. 3500 metros de desnível em 66kms!?!?? O SRP tem 2500 em 160 e custa a fazer.
Espero que os teus treinos de 30 kms sejam sempre a subir e a descer serra caso contrário isso vai ser um pesadelo. E mesmo assim...
 

Nelito122

Member
Adenda: A própria organização define no seu site que é o percurso de BTT mais difícil do Mundo. Eu não conheço o mundo todo, mas pelo que estou a ver sou tentado a dar-lhes o benefício da dúvida.
 

Pedrorof

Member
lolol... Pois, oh Nelito tentar não custa e a desistência é sempre certa... :)

Mas pensava duas vezes... É que fiz uma este Fim de Semana com 123 Km e acumulado de 2717m e já cheguei nas últimas... :D
 

Jokofar

Member
Participar numa prova destas deve ser qualquer coisa...

Para fazer isto há que estar (muito) bem preparado e pensar com (muito) tempo de antecedência.
O bichinho tá presente e o desafio é tentador, treina a sério e pensa em adiar a participação para o próximo ano.

Se a participação neste ano for mesmo a única oportunidade pensa em ir pela vertente mais fa... menos difícil.
 

RTC

Super Moderador
...e depois há outra questão que penso que ainda não foi falada: a altitude!
Acredita, pode não parecer mas a altitude "mata" um gajo. Para quem vive e anda/treina a baixa altitude como muitos de nós, faz muita diferença.

Em Agosto 2012 participei numa maratona na Suiça (muito idêntica a essa) e apesar de me considerar experiente em provas duras e com grandes distâncias, notei bem o esforço adicional a que estamos sujeitos quando se pedala a grandes altitudes.
 

davidream

Active Member
bOAS!
Penso que os colegas já referiram os pontos principais.
O Acumulado é fundamental,e obviamente os valores lá referidos são para atletas,já com bastante calo!!!!
Qq pessoa sem preparação põe inclusive a sua saúde em risco.
Este tipo de distancias que implicam muitas horas em cima da bike,pressupõe um rider já habituado a esse esforço(costas/braços/nádegas :) mentalmente),uma bike com alguma qualidade para teres um mínimo de segurança/fiabilidade.Tenta antes fazer alguns passeios/maratonas (35/40/60 Km's)para atestares a tua resiliência,depois algo dentro dos 100Km's mas mais rolantes,depois poderás ver qual será o custo de uma prova dessas que referiste.
De qq das formas acho que devemos ás vezes tentar o que nos parece impossivel!!!pois só assim nos superamos e atingimos niveis que á partida não achavamos possivel,mas obviamente não podemos passar dos 8 aos 80!!!!:D
Cumps
 

fox77

New Member
cá em portugal podes ir fazer o moutainquest e logo ves como te safas!!! mas olha que 5000 de acumulado aquela altitude!!! não é para todos mas se queres vai e boa sorte
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Antes dessa aventura, convido-o a particiupar nesta: http://the-edge-sports.pt/index.php/maratona-extreme-serra-estrela se a terminar, poderá alinhar nesta.

Ano passado estive presente... fui o ultimo do EXTREME (Fernando Sampaio http://the-edge-sports.pt/index.php/maratona-extreme-serra-estrela/item/45-classificacoes-mex-2013). Não, não eramos 600. Mas desistiram mais de metade. 90km com cerca de 4000D+. Isto com 40 e tais graus de temperatura...... bebi cerca de 20L de líquidos...... os últimos 18km, bem............. só de pensar ainda dói. :D

http://the-edge-sports.pt/index.php/maratona-extreme-serra-estrela
https://www.facebook.com/MEXSerradaEstrela?fref=ts

Este ano irá doer ainda mais.... vêmo-nos por lá?! :)
 
Last edited:
Top