Manutenção Rockrider 5.3

RicardoPedro

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Boa noite,

Hoje fui dar uma volta com a minha recentemente comprada RR 5.3 . Veio cheia de lama para casa, passeia por água, e dei-lhe com o WD40 nas correntes e em todas as junções que rolam, das rodas, etc.

Agora deixo uma questão, o que eu preciso de saber sobre cuidados a ter?

Que produtos devo ter para depois de cada volta que der?

Qual a vossa rotina quando chegam a casa?

Obrigado

PS: A minha suspensão é a óleo, é a de origem da RR 5.3.
 

demorider

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Boas,

WD40 em zonas que deveriam andar lubrificadas não é boa ideia, o wd40 não é um lubrificante.. É bom para limpar as correntes porque desengordura mas de resto não se deve usar wd40..

O meu procedimento quando chego a casa é lavar a bike com uma mangueirada (sem pressão) e depois passo com uma escova macia e detergente (uso o dos carros) depois volto a passar por agua e lubrifico a corrente.. Na suspensão costumo ter muita atenção aos retentores que costumam ficar cheios de lixo, limpo o melhor possível com uma pano e depois deito um bocado de óleo de suspensões nas baínhas e comprimo-a algumas vezes para o lixo que tiver ficado nos retentores sair e limpo com um pano..
 

RicardoPedro

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Tenho de ir ao Dechatlon para procurar os oleos para a corrente e para a suspensão.


Eu não tenho nenhum oleo para alem do wd 40.

Então o WD40 é só para tirar a porcaria dos carretos e da corrente é isso?

O resto tenho de usar um oleo especifico
 
Nem para isso. Se o wd entrar para uma zona selada (cubo ou rolamentos por exemplo) vai estragar a massa que lá está. É preferível usar detergente próprio, ou o da loiça diluído, e no final secar e aplicar um lubrificante da Pedro's ou Muc-Off, para enumerar estes dois apenas como exemplo.
 

Cascai

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Eu também tenho uma RR 5.3 há 1 ano e lavo com água e detergente dos carros ou da loiça, um pouco de óleo da corrente e está a andar e a andar 5 *, isto agora, porque de início toda vaidosa com a minha nova princesa vai de lavar e pôr óleo em todo o lado que eu achava que era necessário , inclusive nos discos dos travões, resultado fiquei com os travões tipo vidrados, não gozem, são coisas de gaja...aprendi a lição, boas voltas
 

Cascai

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Já agora alguém que me diga ,a semana passado no LIDL era a semana dos artigos de ciclismo, entre os vários produtos tinha um óleo para corrente que eu comprei , sabem me dizer se é bom ou nem por isso ? Obrigada
 

RicardoPedro

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Ola,


Epah comprei um oleo de 3 euros no decatlhon de bisnaguinha pequena com bico.

Meti na bainha da suspensao e na corrente e desviadores. Tenho tambem um spray pra correntes cá em casa, levou tambem uma sprayzada dada pelo meu pai com o tal spray de correntes, mas aquilo vai para os discos do travão e depois fica a travar mal . Proxima vez ver se faço eu com mais cuidado.

Entretanto tive a montar o conta kilometros. Eu nao me ajeito nada bem com aquilo, diz que tem de tar a 0,5 cms a peça que fica na roda com o sensor, mas nao tenho nenhuma zona da roda que fique a essa distancia.

E como é que aquilo sabe o tamanho da minha roda??

Alguém da Zona de Torres Vedras para me ensinar a montar o Conta KMs? Agora até já tá a dar velocidades, mas nao deve estar bem configurado.

Epah pago uma cerveja :)
 
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Cascai

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Pois é , RicardoPedro ou não leste o meu post ou já não fui a tempo, essa coisa da sprayzada é mesmo coisa de principiante, toca a pôr óleo quanto mais oleada melhor, e afinal não é nada disso, também já fiz o mesmo e na volta seguinte , nada de travar , fui com a bike à Decathlon e tiveram de me substituir acho que é o género de umas pastilhas que estão nos discos dos travões pois estavam com excesso de óleo e vidraram,( ainda brincaram comigo isto é uma bicicleta não é uma fritadeira )agora é só como me ensinaram água e detergente dos carros ou da loiça, umas gotas desse óleo da corrente da bisnaguinha com bico e está a andar e a andar 5 *. Boas voltas companheiro...

 

RicardoPedro

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Exactamente, ela agora já só vai mesmo levar desse óleo , Obrigado pela ajuda.

O spray pareceu ser boa ideia.

Entretanto já dei uns esticões no travão para limpar a gordura.

No fim de semana leva uma lavagem a fundo e depois óleo na corrente e aí vai ela .
 
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