Manutenção Rock Shox J1

Abrantes

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Boas.

Eu tenho uma suspensão Rock Shox J1, está montada numa Trek comprada em 2006 e nunca fez revisão/manutenção. Agora está mesmo a precisar de uma revisão geral pois já não aparece oleo nas "bainhas" desde á muito e o seu movimento está sem sensibilidade e muito preso, tenho posto oleo de silicone ou spray de teflon nas bainhas para "remediar" a manutenção.

O que eu queria saber é se posso ser eu a desmontar esta suspensão visto ser um modelo básico (digo eu...). Se for possivel ser eu a fazer o serviço pedia o favor a alguém me explicar como fazê-lo, ferramentas acho que tenho (se não tiver arranjo...), a parte da limpeza é facil, o que eu não sei é a parte da lubrificação das molas, que massa lubrificante devo usar e que tipo de oleo e quantidade devo meter nesta suspensão hidráulica. também precisam de ser substituidos os retentores, teria de os encomendar.

No caso de optar por levar a suspensão a uma oficina, alguém que tenha tido esta suspensão sabe-me dizer quanto já pagou por uma revisão geral???

Muito obrigado desde já pela vossa sempre prestável ajuda!
 

pirilampo

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Boas.
É muito fácil fazer a manutenção dessa suspensão....
Aqui ficam os manuais de como o fazer...eu segui estes manuais quando tive a minha e ficou sempre impecável.
http://www.sram.com/_media/techdocs/95-4012-950-000%20A%2006%20Bushing%20Service%20Guide.pdf
http://www.sram.com/_media/techdocs/95.4310.955.000%2006%20Judy%20Service%20Guide%20Rev_A.pdf(este é mais importante)
http://www.sram.com/_media/techdocs/06JudyManual_Portugues.pdf

As ferramentas...um martelo de borracha, um saca freios, chaves de caixa..sextavadas interiores..nada de mais...lê bem tudo como o fazer...
Cumps
 

Abrantes

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Obrigados,
Pirilampo iluminaste!...

Tenho uma dúvida: Qual é o tipo de massa que devo comprar para lubrificar a mola?, no manual de manutenção não especifica. Por exemplo, a massa SKF que se usa nos rolamentos serve?
 

Abrantes

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Boas.

Hoje que tive tempo, procedi finalmente á manutenção da Rock Shox J1.

Após ter lido atentamente o manual de manutenção do fabricante fiz o serviço sem dificuldade alguma, foi muito fácil desmontar o amortecedor. Tenho pena de não ter feito esta manutencão mais vezes (algumas peças do amortcedor estariam em melhor estado...) mas nunca o fiz pois sempre me disseram que era complicado e que eu talvez não teria hipotese de montar novamente as peças... pelo menos neste modelo é realmente fácil !, devia ter feito esta revisão pelo menos uma vez por ano.

Ao desmontar o amortecedor vi que na "perna" esquerda (quem vê por cima, (perna que tem a "mola")) tinha uma peça muito suja conforme podem ver na seguinte foto:
DSC_0203.JPG


(No lado direito a mesma peça está impecável, deve ser por ser na "perna" que leva o oleo e por isso está mais lubrificada.)

nesta foto podem ver como está a peça com ferrugem depois de limpa:
DSC_0215.JPG


coloquei mais algumas fotos aqui: http://picasaweb.google.pt/abrantes111/20090831ManutencaoRockShoxJ1?authkey=Gv1sRgCOXg1Zqx4eCXdQ#


o que eu queria saber é se posso comprar apenas essa peça que se encontra ferrugenta para ser devidamente substituida e o trabalho ficar bem feito... , nem que tenha de compar numa "sucata"...

Quanto aos lubrificantes, sim, eu irei mesmo comprar óleo e massa devidamente indicada para o efeito, se for de mais, já fica para a próxima revisão que certamente não será daqui a 3 anos... :lol:

Abraço
 
Olá,

Parabéns pela revisão! :)

Essa peça é um: "negative spring shaft"

Temos para lá caixas disso, é só dizeres qual o comprimento total, pois há vários tamanhos.

Podes pedir isso em qualquer loja.

VT
 

Abrantes

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Boas!,

Perdoem a minha ignorância, eu também sei que a Judy 1 é uma suspensão hidráulica básica(mas muito boa!!) mas aqui vão mais duas questões...

Um amigo tem uma oficina e tem um bidon gigante (tipo aqueles barris de petróleo) com óleo que é usado apenas para abastecer o depósito de óleo de compressores de ár. A referencia desse óleo é 15w40 . Não lembro a marca e acho que é um óleo sintético, bastante amarelado. Que tipo de óleo é o 5,10 ou 15wt usado nas suspensões de bikes e motas?, mineral?

Agora tenho uma dúvida na colocação do óleo na RockShox J1. Acho que li de mais o manual e acabei por ficar confuso :S lol.
No manual de manutenção http://www.sram.com/_media/techdocs/95.4310.955.000%2006%20Judy%20Service%20Guide%20Rev_A.pdf na página 7 diz (ver tabela - valor para a J1) que devo colocar 20cc/ml de óleo 15wt no REBOUND DAMPER, portanto para quem está sentado no selim o óleo é colocado no topo da perna direita, a seguir coloco a "tampa" (eu digo "tampa" pois a J1 não tem regulação de rebound, apenas pré-carga na perna esquerda...) e dou o aperto de 60in-lb com a chave de caixa de 24mm.

acho que até aqui está bem. Mas e então a a perna da esquerda não leva óleo? fica apenas lubrificada com a massa consistente que foi aplicada na mola?

Gostava ficar esclarecido, acho um pouco estranho as bainhas funcionarem cada uma com um lubrificante diferente, do lado direito óleo e do lado esquerdo apenas a massa consistente na mola, acho que li bem o manual e não queria fazer asneirada na questão da lubrificação... doh

Obrigado!
 

MRocha

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O óleo que metes no lado direito tem que ser óleo de suspensões. Esse 15w40 não serve, é bastante mais espesso e vai fazer com que a suspensão fique "perra", por não fluir com a rapidez necessária.

Como do outro lado não tem parte hidráulica não precisa deste óleo.
Há, no entanto quem ponha uns 5ml, só para molhar a suspensão por dentro, ajudando à lubrificação. Não sei se será adequado nesse modelo... o Rock Shox Portugal talvez possa ajudar nesta parte.
 

Lunatic_Lover

New Member
Esse óleo que se mete na perna direita serve para o rebound (que não é ajustável neste modelo) se colocares um óleo que não é adequado, mais espesso que o original, vai fazer com que o rebound da suspensão seja mais lento.
 

Abrantes

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Ok, muito obrigado!, vcs são impecáveis e a vossa ajuda é preciosa! :D
Para que o trabalho fique bem feito vou comprar o óleo adequado e substituir todas as peças de desgaste - retentores e o-rings, vou substituir também o negative spring shaft que está ferrugento, o mestre "Rock Shox Portugal" já me reservou essa peça! ;)
Entretanto se eu não tiver mais nenhuma dúvida (na montagem) venho cá no final e depois de dar uma volta com a bike para dizer como ficou.

Abraços!
 

Abrantes

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Boas. Hoje fui testar a revisão que fiz á RockShox J1. Andei 30.2km pela Serra de Valongo. A suspensão já é o que era! está a funcionar muito bem, está sensível e as bainhas já aparecem lubrificadas "de dentro". A Revisão ficou-me por 17€ pois tive de substituir o "negative spring shaft" que estava ferrugento. Tudo o que precisei encontrei na CicloCoimbrões, foram muito prestáveis!
Agradeço a vossa ajuda e agradeco especialmente ao "Rock Shox Portugal"... ;)
 

APFMesquita

New Member
Boa Noite
Estou também a fazer a manutenção da minha J1.
No entanto, como o meu Inglês não está famoso estou com alguma dificuldade em identificar qual o produto de limpeza, qual o oleo e qual a massa, que se deve utilizar.
Será que alguém poderia postar os nomes desses produros em Português?

Já agora outra questão: A minha J1 é já bem velhinha e estava sem trabalhar à mais de 1 ano, tendo ficado completamente bloqueada. Depois de a desmontar, com muita dificuldade, verifico que no interior das pernas, está como se fosse calcário. Tentei lavar com petróleo mas não sai. Será que sai com o isopropyl alcohol?

Obrigado pela ajuda.
 

APFMesquita

New Member
A suspensão tem um lado de fora, que no caso é preto. Na parte de dentro, é onde está a tal substancia que parece calcário. A própria parte cromada tem também manchas dessa substancia que é muito dificil saír.


Cumprimentos
 
Bem, se não me engano tens aí uma suspensão "morta", pois isso são as baínhas riscadas/corroídas e não tem cura que justifique o preço.

Ou seja... fecha, limpa, vende a um tipo de Kasaquistão que é para não te vir chatear.

VT
 

Abrantes

Member
A melhor configuração para esta suspensão é usar 10wt, quantidades: 20mml á direita e 5mml á esquerda. É assim que tenho feito.
Cumprimentos,
Ricardo A.
 
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