Manutenção e revisão - MANITOU

Rodrini

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Entre 20 a 25€, se apenas for mudado o óleo, caso sejam necessários casquilhos, deve encarecer um pouco, não sei o quanto, e aumentar significativamente o tempo da revisão, pois apenas existe representante da Manitou em espanha.

Também tenho uma Manitou Black Elite 90-120mm de 2004 e estou contente com ela, só é pena não ter bloqueio.

Nota: é aconselhavel fazer uma revisão anual como podes verificar em:

http://www.manitoumtb.com/index.php?page=support&c=product-manuals

http://spoke-n-word-cycles.com/Tech...tou 2004/Answer 2004 Black Service Manual.pdf
 

kaikedas

Member
ola tambem tenho uma, e ate agora nada a apontar..
eu optei por fazer a revisao a minha, o que deu buraco.. parti-lhe a peça do rebound... entretanto ja estou a espera dela, pedi pela loja to bikes em coruche.. se entrares em contacto com ele ele manda-a ao macario que é o representante espanhol, se nao tens ca em portugal um bom mecanico de suspensoes, que é o nuno duarte "moca".. é uma questao de ligares para od dois e perguntares... podes tambem perguntar na loja mais perto se trabalham com o macario, nao sao muitas mas ha algumas lojas ca a trabalhar com eles...

espero ter ajudado.

abraço
 

Prunus_persica

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Já alguem experimentou adicionar o oleo do semi-banho em "casa"? No manual diz que é fácil, mas tenho as minhas dúvidas.

Eu tenho uma skareb e sinceramente chateia-me ter que enviar a suspensão para a oficina todos os 6 meses, porque o óleo de lubricação acabou.

Já agora, que tipo de óleo utilizam?
 

sergai

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Eu tenho uma Manitou Rseven Elite, e fiz a revisão a cerca de 2 meses. Leva 3 tipos de óleo diferente. Motorex 5-W para a perna direita (SPV), óleo de motores 5-W30 sintético para a lubrificação da perna esq. e dir. parte de baixo (Semi-banho), e valvulina 80W90 para a perna esq. parte de cima do pistão da pré carga cerca de 2 cm acima do pistão.
Aplicar uma boa massa consitente na mola e nos retentores.
A principal razão de fazer a manutenção foi de que perdia pressão de ar. Aproveitei e substituí as válvulas de ar em ambas as pernas.

Junto anexei um link que me ajudou a fazer a manutenção da suspenção. Não é necessário ferramentas especiais.

Manual Rseven http://www.enduroforkseals.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/r7_platinum1c.pdf

Sergai
 

marcomira

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Iloper said:
tens o Moca na Figueira da Foz que é o tipo que percebe mais de Manitou. não é é barato, mas dá garantia

Boas,

Ei tenho uma R7 elite, e fiz a revisão no Moca....paguei 55 euros já com vedantes novos....inicialmente até achava caro, pois pensava que aquilo era 5 minutos e já estava, no entanto a suspenção foi toda desmontada, todas as peças foram lavadas uma por uma, seguindo-se de uma lubrificação com uma carrada de lubrificantes diferentes....
Posso-vos dizer que a suspenção ficou um brinco.

Para alguem com conhecimentos de mecanica, aquilo nem deve ser muito dificil....mas para mim que não sou muito habilidoso, o melhor é mesmo entrega-la a alguem que percebe do assunto.

Segundo o Moca, o melhor pra lubrificar as bainhas externamente é o produto do tablier dos carros....e se o moca o diz é porque deve ser mesmo.....

Iloper said:
pois. eu sei que uma revisão completa cá com tudo arranjadinho( deve incluir substituição de peças fica nos 60E)

o problema é que eu tenho duas pra fazer. Uma Black e uma Axel Elite. daí querer encontrar mais barato. a Black so precisa do oleo do semi-banho...

Se não estou enganado o moca leva 40€/horas, mas se levares a tua suspenção à manutenção regularmente ele faz um desconto. Como tens duas para fazer revisão talvez ele te faça um desconto....é uma questão de mandares um email ou falares pessoalmente com ele....
 

sergai

New Member
Prunus_persica said:
Já alguem experimentou adicionar o oleo do semi-banho em "casa"? No manual diz que é fácil, mas tenho as minhas dúvidas.

Eu tenho uma skareb e sinceramente chateia-me ter que enviar a suspensão para a oficina todos os 6 meses, porque o óleo de lubricação acabou.

Já agora, que tipo de óleo utilizam?

Óleo de motores 5W30, ou 5W40, com uma seringa injectas no fundo de cada perna 30 cl.

Sergai
 

MXracer

New Member
Boas

se alguem tivesse o contacto da oficina ou senhor MOCA da F. FOZ agradecia...uma vez que sou fã das MANITOU e tenho neste momento duas.

Recentemente a minha R7 MRD ABSOLUTE foi para Espanha fazer a revisão, enviada pela BIKELAB e ficou em 99€...acho um exagero...eu enviei emails para a Mavario e nem sequer se dignaram em responder...portanto se há alguém em portugal a fazer as manutenções, consegue arranjar o material e anda dá garantia....QUERO O CONTACTO!!!!!!!

Obrigado e bons trilhos
 

Prunus_persica

New Member
Há relativamente pouco tempo enviei um email à binaclinica a questionar se realizavam manutenção em suspensões Manitou e a resposta foi positiva. Neste momento ainda não vou enviar a suspensão para manutenção, mas daqui a 2 ou 3 meses irei faze-lo e será nesta loja.
 

RTC

Super Moderador
MXracer said:
Boas

se alguem tivesse o contacto da oficina ou senhor MOCA da F. FOZ agradecia...uma vez que sou fã das MANITOU e tenho neste momento duas.

Recentemente a minha R7 MRD ABSOLUTE foi para Espanha fazer a revisão, enviada pela BIKELAB e ficou em 99€...acho um exagero...eu enviei emails para a Mavario e nem sequer se dignaram em responder...portanto se há alguém em portugal a fazer as manutenções, consegue arranjar o material e anda dá garantia....QUERO O CONTACTO!!!!!!!

Obrigado e bons trilhos
:shock:
FDX!!!

É como os automóveis. Eles não ganham dinheiro na venda (descontos, promoções e tal...!) Eles querem é ganhá-lo na manutenção com revisões a preços absurdos!
Onde já se viu uma 1ª revisão custar 1/4 do preço da suspensão???? :mrsock:
 
Na minha antiga Skareb fiz a revisão este ano em casa. É fácil de se fazer mas exige algum cuidado. Numa hora se faz bem a operação.
Assim por alto, óleo do semi-banho da Motorex-8 euros, óleo para a parte hidráulica 5w40-7 euros, retentores-23 euros, total 38 euros.
Neste momento tenho uma R7 Super e quando precisar de revisão já não vai para Espanha. Uma vez que tenho o oleo e todo o material faço em casa que é bem simples e muito mais rápido.

Prunus_persica said:
Já alguem experimentou adicionar o oleo do semi-banho em "casa"? No manual diz que é fácil, mas tenho as minhas dúvidas.

Eu tenho uma skareb e sinceramente chateia-me ter que enviar a suspensão para a oficina todos os 6 meses, porque o óleo de lubricação acabou.

Para mudar o óleo do semi-banho podes ver como é no manual da enduroseals que colocaram por aí. Seguindo esse manual os passos são os das paginas 4, 5, 6, 24 (ponto 48), 25 (pontos 50 e 51) e página 26. Se seguires estes passos vais ver que é bastante simples.

O óleo da tua skareb desaparece em 6 meses??? O da minha durava muito mais, tanto que já havia ano e meio que não fazia a revisão quando a desmontei em Julho passado e ainda tinha óleo que se fartava. Caso a desmontes verifica bem se os o-rings da parte inferior das bainhas não estão danificados, pois podem perder algum óleo por aí!
 

MXracer

New Member
SHADOWLORD onde é que podemos comprar o kit de retentores?

Segundo me foi dito na loja eles de Espanha não enviam para Portugal...também tenho uma Skareb...grandes máquinas...para pessoal leve!!!
 
Para variar as grandes assistências da península ibérica são assim :mrgreen:

Procura pela net, há lojas online que vendem esse tipo de material na Alemanha ou Reino Unido
 

proque

Member
Este tópico parece-me bem oportuno.

Também tenho uma Skareb (excelente funcionamento) mas ando a adiar a revisão por ter receio de regressar pior que ingressou (you know what I mean)...

Como não me apetece meter as "mãos na massa" já fiquei aqui com umas sugestões de locais para a sua revisão.



MXracer said:
SHADOWLORD onde é que podemos comprar o kit de retentores?

Segundo me foi dito na loja eles de Espanha não enviam para Portugal...também tenho uma Skareb...grandes máquinas...para pessoal leve!!!
 

LGMOTA

New Member
Boas, agradecia que alguém me pude-se ajudar... tenho uma Skareb SPV Elit 100 e gostava de lubrificar a mesma, gostava de saber como desmontar a suspensão (passo por passo). Já procurei instruções e não consigo encontrar. será que há alguém com essas instruções??? Já vi instruções da Skareb "normal", mas com o sistema SPV ainda não. Será que é igual???
 
Este manual tem as instruções para as Skarebs com spv. Foi com base neste que desmontei a minha.
O spv é uma válvula simples e fácil de desmontar. À partida os passos devem ser semelhantes ao de outra Manitou sem spv, o que vai mudar é mesmo a válvula em si.

Alguma duvida comunica.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Boas

A minha R7 MRD Absolute está muito rija, e cá para mim com uma revisão e feita por mim é que isto vai ou sítio.
Não vou gastar um dinheirão para uma revisão que só usa massa e dois tipos de óleo e que tenho acesso a um manual para fazer a revisão.

De acordo com o "2009 fork service manual" da Manitou só necessito do óleo sintético semi bath, um 5/40wt (será 5w40?), e do óleo 40wt (40w?). Arranjo isto onde, no intermarchê? Numa oficina de motas?
Quanto à massa eles indicam o Prep M da Motorex/Manitou. Esta massa é facil de arranjar? Existe alguma equivalente, com igual desempenho ou superior?

Por outro lado quando quizer apenas substituir os óleos nem preciso de abrir a suspensão, é só tirar parafusos trocar na parte de baixo da suspensão e voltar a pertar tá feito :roll:
Se isto for tão fácil como parece não deve haver grandes problemas, e em termos de simplicidade não é muito diferente da minha antiga Axel.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Boas, tenho aqui duas dúvidas

Hoje fui ao intermarchê e já tenho 1l de oleo semi banho 5w40. No entanto o oleo para o piston da compressão a ar o manual fala de um tal de 40wt ou superior. Isto do 40wt quer dizer exactamente o quê? Que oleo é que eu deva utilizar.

De qualquer maneira para já estou a pensar em mudar simplesmente o oleo semi banho, e aqui tenho outra dúvida. Na perna direita, do Absolute, tudo bem, tiro o controlo do reebound, solto o interior da perna e troco o oleo. No entanto na perna esquerda, ao contrário do que se vê em instruções para a revisão, a R7 MRD Absolute tem a válvula do ar em baixo. Assim sendo na perna esquerda onde é que eu desaperto para por o oleo semi banho, em baixo ou em cima?

Se alguem souber ajudar agradeço.
 

MRocha

New Member
Esse óleo 40w é óleo relativamente grosso que assegura a vedação do piston de ar. Como dizem no manual que tem de ser no mínimo 40w o melhor será misturares massa consistente no óleo que vais usar para o semi banho. O que interessa é que seja um óleo grosso, tipo valvulina. Aliás, valvulina deve servir, tem mais que 40w :ideia:
 
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