Manutenção do movimento pelaleiro (bottom bracket)

brn85

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Viva,
Depois de cerca de 5000 Km o bottom bracket que vinha de origem (Shimano SM-BB51) ficou com folga e a pedaleira ficou a abanar e a fazer barulho. Pouco tempo depois tive de o trocar e coloquei o Shimano XTR SM-BB90 Bottom Bracket.



Gostava agora de saber que tipo de manutenção deve ser feita a esta peça de forma a prolongar o seu tempo de vida (foi coisa que não fiz em outras e depois arrependi-me).
Isto supostamente tem os rolamentos selados. Isso significa que não é possível fazer manutenção nenhuma (colocar massa, etc) ou não é bem assim?
 

Jorge Gomes

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Não há manutenção possivel nisso. Quando começa a ganhar folga, mete-se um novo.
Mas é assim tão problemático largar 15€ de 5000 em 5000km? Era bom que fossem todas as outras coisas assim também :p
 

brn85

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O que durou 5000 KM custa cerca de 10 a 15€, mas este XTR já custou 40€. Eu vejo tanta coisa a desgastar-se que é preciso pensar dez vezes em poupar o material com a devida manutenção. Mas se não há nada a fazer aqui, tudo bem.
 

Jorge Gomes

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O XTR muito provavelmente vai-te durar o mesmo que o que tinhas.
Eles metem-lhes nomes e preços diferentes mas desconfio que aquilo seja tudo igual. Basta olhar para o peso por exemplo e é tudo igual à grama.
 
A manutenção é possível, depois de retirares a peça, com um X-acto retiras as protecções aos rolamentos, lavas muito bem (costumo usar petróleo) depois de bem limpo adicionas massa voltas a colocar a protecção e tá a manutenção feita…

se esta manutenção for feita antes da massa secar ou o rolamento apanhar picos de ferrugem, a peça vai durar km´s e mais km´s
 

Baba

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A nível de manutenção a única coisa a fazer é tirar a tampa e lubrificar, mas a meu ver só vale a pena se começares a sentir o movimento preso ou em caso de banho de água ou lama, caso contrário não vale a pena porque eles vêm bem lubrificados de origem.
Abraço
 

TLouro

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Boas Brn85,

Tiveste mais sorte do que eu: o meu Shimano SM-BB51 só durou 2000km...

Dá para tirares os retentores dos rolamentos, que curiosamente têm uma inscrição "Do not remove", limpar e meter massa, mas não sei se se justifica.

O que convém verificar periodicamente é se o crank está devidamente apertado. Caso contrário, o pedaleiro começa a trabalhar folgado e pode danificar o BB. Desconfio que foi o que me aconteceu.

Ainda pensei em por um BB um pouco melhor, mas começou-me a parecer que os BB's eram todos iguais e mandei vir um BB51 que não chegou a 10€.

Cumps

 

brn85

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Essa mensagem "do not remove" está visível no exterior, sem desmontar nada. É isso o retentor?
Não percebi como é que posso desmontar a coisa para meter massa. Conseguem explicar?
Quando a pedaleira fica um pouco mais presa, devido à sujidade que se acumula entre o BB e a pedaleira, aplico um pouco de óleo tal como faço na transmissão. Isto é correcto? Ou posso estar a estragar tudo?
 

TLouro

Member
Brn85, pôr óleo nos rolamentos não é grande ideia porque promove a limpeza das massas lubrificantes, sobretudo se forem óleos do género do WD40.

Onde aparece a mensagem "do not remove" é uma peça de plástico que protege o interior do rolamento, julgo que é o que se costuma chamar de retentor. Já não me lembro bem como saquei isso, mas deve ter sido com uma chave de fendas e alguma paciência.

Dado tratar-se de um rolamento selado, não é suposto ser aberto para lubrificar, mas quando o fiz ficou muito melhor, embora não tenha resolvido o problema de base que tinha na altura: a folga. Não sei é se essa operação num rolamento em bom estado pode danificar ou provocar alguma folga. No meu caso o rolamento já tinha ido à vida, portanto não me preocupei muito com isso.

Cumps
 
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