Manutenção das 25h nas Lefty de 2012.

Rui Marçal

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Dentro dos lubrificantes que se podem utilizar temos o Lubriplate GR-132 recomendando pela marca;
Há lojas a utilizar o Weldtite TF2 com lítio e até a BikeZone utiliza o Motorex Manitou Grease 101.


Não consegui no imediato encontrar qualquer um deles e então através das características deles optei por comprar o WD-40 Grasa de Lítio por ter todas as características de todos os outros.


Comprei em massa por um preço de 4,95€ e comprei também em spray por 7,75€.


Este é o material usado para a revisão das 25h.

http://desmond.imageshack.us/Himg819/scaled.php?server=819&filename=img7407ib.jpg&res=medium

Estas são as características do WD-40 Grasa de Lítio:

http://desmond.imageshack.us/Himg864/scaled.php?server=864&filename=img7401d.jpg&res=medium

Depois de retirar a roda, agora está mais simplificado pois não tem de se cortar as abraçadeiras. A Scalpel tem a segurar o foles que protege a suspensão 3 abraçadeiras com parafuso. A suspensão apesar de ter cerca de 50h de uso e ter andado à chuva e lama por diversas vezes ainda estava muito bem conservada, felizmente.

http://desmond.imageshack.us/Himg833/scaled.php?server=833&filename=img7404f.jpg&res=medium

Depois de limpa com papel de cozinha ou um pano que não deixe resíduos, apliquei o WD-40 em spray, para dentro da bainha à qual não temos acesso. Utilizei muito pouco para o efeito. Uma das características deste spray é que sai sobre pressão líquido e instantes depois fica solidificado como a massa.


http://desmond.imageshack.us/Himg716/scaled.php?server=716&filename=img7405q.jpg&res=medium

De seguida, calcei a luva para espalhar a massa nas guias onde correm as fitas de rolamentos. A massa não deve ser espalhada com os dedos.

http://desmond.imageshack.us/Himg402/scaled.php?server=402&filename=img7406q.jpg&res=medium

Não convém por muita massa. O aspeto final é este.

Finalmente puxei o fole para o sítio e antes de o apertar ainda pus mais um pouco de spray entre o fole e a bainha da suspensão só para reforçar mais uma fronteira contra a água e o pó.
E voilá, suspensão para mais 25h em 5 minutos.

Nota: o martelo não foi necessário desta vez e não se estragou qualquer componente da bike.
 
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Medroso#78

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Por aqui tudo se fáz, tudo se aprende. :)

Muito obrigado pela partilha destes "trabalhinhos mad€ in houm€" :D

1 @br@ço, cumpts BTTistas ;)
 

biciamante

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A manutenção Básica da Lefty é ao contrário do que muita gente pensa muito mais fácil e barata de fazer do que muita gente pensa, este tópico demonstra isso muito bem. neste caso eu só acrescentaria um passo que não me pareceu ter sido realizado: Para retirar toda a massa velha e fazer chegar a massa nova a cada ponto onde ela deve ir é conveniente descarregar por completo o ar da cartidge, assim é possivel fazer todo o curso da suspensão algumas vezes limpando a massa velha entre cada "viagem" da parte inferior da suspensão, como li "A suspensão apesar de ter cerca de 50h de uso e ter andado à chuva e lama por diversas vezes ainda estava muito bem conservada, felizmente." o procedimento descrito por mim não é de extrema importância, quando existem sinais de água ou de massa muito envelhecida o trabalho extra é recompensado com a longevidade extra das pistas e com um funcionamento mais suave daquela que é uma das (se não a) suspensões mais eficazes e leves do mercado.
 

Rui Marçal

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Olá Biciamente,

Realmente não pus que despejei o ar todo porque quando vi que tinha omitido isso já não fui a tempo de corrigir. Agora tento editar o post e não sei porque não me aparece a opção, talvez mais logo e depois corrijo.
 

Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)

Amigo Rui, certamente já fez mais uns bons km com a sua "princesa" (scalpel) e que tal, continua a rolar bem? E em termos de manutenção, o processo é sempre o mesmo?! Ou com o passar do tempo tem que se lhe fazer algo mais aprofundado?!?! :s

obs: Eu ainda não tenho uma "canhota" em casa, (já faltou mais), como tal tudo que seja relativo a estas "preciosidades" começam desde já a fazer sentido para mim. Muito obrigado pela partilha!!!!! ;)
 

Rui Marçal

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Olá Medroso#78,

A Lefty já aguentou comigo 1800km e continua a rolar muito bem e sem qualquer chatice. Em termos de manutenção só lhe fiz a que está aqui descrita. Agora é que está a fazer a maior onde vai ser toda desmontada, lubrificada, e substituir alguns 20 o-rings!.

Depois, para a semana, quando vier a fatura eu ponho aqui o valor dela.
 
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