Manual de descidas

Jorge Gomes

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Eu tenho exactamente o problema oposto eheh. A descer ultrapasso uns poucos, depois chega a subida e ultrapassam-me todos :D

Travões é sempre os dois ao mesmo tempo! E é importante usar o travão de trás de modo a que a roda não derrape. Às vezes vê-se pessoal a fazer as descidas sempre com a roda de trás a arrastar...
Mas o mais importante de tudo a descer, na minha opinião, é a confiança, isto é, ter tomates!
Por vezes com medo a pessoa tende a abrandar demasiado e isto só complica a descida. Quanto maior a velocidade, maior o momento linear, e portanto é mais dificil cair e mais fácil ultrapassar os obstaculos. Isto claro dentro dos limites de segurança. E depois é ter a coragem para deixar a bike seguir o seu caminho, não se pode tentar controlar tudo e corrigir tudo. Tem que se deixar fluir.

Isto são tudo coisas que não há teoria que valha, tem que ser mesmo prática.
 

Pmiguel

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isso das descidas tem muito que se lhe diga e cada descida requer uma abordagem, penso que a melhor dica será não ter medo de cair nem pensar nisso porque se pensas que vais cair entao cais mesmo e pensamento muito muito rapido para o que te aparece á frente, em descidas complicadas olhar rapidamente pra avaliar a descida, se tiveres duvidas desce a pé e tenta noutro dia e claro muitas horas em cima da burra
 
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Jorge Gomes isso não é inteiramente verdade. Os dois travoes ao mesmo tempo são usados apenas para reduzir/controlar a velocidade da bicicleta. Por exemplo se entras numa curva num angulo não tão apertado como o do apoio, tens que travar um bocado com o de trás, para a roda deslizar e encaixar, se travares com os dois vais perder tração nas duas rodas e pode dar tombo.

O controlo da bike vem da experiência, auto confiança e um pouco dos conhecimentos. Tal como diz o Jorge Gomes, os tomates, hehehe, contam muito, mas vêm com as experiências, por exemplo, como se veem muitos: Ah e tal até curtia saber descer como eles mas não tenho tomates e pegam e vão com a bike a mão. LOOOL Se desistirmos logo mal vimos os obstaculos e 100% garantido que nunca os vá passar. Temos que tentar, sempre com um palmo de testa e não nos aventuramos no que sabemos que dá tombo certo e que não temos capacidades para tal, mas ir puxando cada vez mais os limites do que consigamos fazer.

A posição na bicicleta conta muito. A posição ideal é situar o tronco a meio na bicicleta, para ter o centro de gravidade no meio, com o tronco não muito alto, para baixar o centro de gravidade e dar mais establidade, braços abertos para os lados (visto do nosso lado, rider), portanto a fazer uma linha recta se virmos o rider de lado e pernas ligeiramente flectidas para absorvermos os impactos mais facilmente. Depois consoante os obstaculos, com o tempo iras aprender a compensar o movimento da bicicleta com o teu corpo.
Por exemplo numa descida inclinada puxares o corpo para tras e baixares o tronco, para recuares o centro de gravidade para a roda de trás para ela não levantar.
Por incrivel que pareca isto com a experiencia vai se tornar uma coisa natural, e portanto o essencial é sempre tentar.

Depois também vai variar muito do tipo de terreno em que andas, por exemplo, terra solta e "mole" puxares um bocado o peso para trás para não pores muito peso sobre a frente da bike e assim descontrolares-te; pedras soltas ir mais rápido um bocado pois se fores devagar tens muito amis probabilidade de te descontrolares visto que as pedras não estão dispostas uniformemente e portanto a bicicleta vai andar de um aldo apra o outro a contar todas as pedras e a deslizar de um lado para o outro, etc.

O problema das descidas a fundo sem conhecer o caminho advem tambem da confiança nas nossas capacidades que vem com a experiencia e que por último vai nos dar cada vez mais rapidez a analisar os caminhos e escolher as melhores trajectórias no caminho e, consequentemente, podemos ir cada vez mais rápido sem arriscarmos ir ao chão.

PS: Pode ir tentando aprender a fazer bunny hup's, manuais, etc, pois são manobras que o vão realmente ajudar e em algumas situações evitar tombos. Quantas vezes não aparecem buracos ou regos ou até paus atravessados sem nós contarmos.
[video=youtube;QiIunH47qew]http://www.youtube.com/watch?v=QiIunH47qew[/video]

De qualquer forma aconselho-te a veres este video tutorial do actual campeao do mundo de downhill, greg minaar, para teres uma noção mais prática disto:
[video]http://www.videojug.com/film/how-to-descend-on-a-mountain-bike[/video]

Espero ter ajudado,
Cumps,
jOrGe.mRNh

EDIT: danielsilva, os tombos é sinal que estamos a atravessar os limites do que temos capacidade para fazer. Há quem ande sempre de rastos e talvez evolua mais rápido, mas o tombo não é um bem necessário à evolução de um rider na minha opinião. Eu não sou grande rider, mas também não ando amarrado aos travões, e não sou gajo de cair muitas vezes. Talvez porque sou uma pessoa cuidadosa e gosto de calcular os riscos. Talvez por isso ao contrário de muitos colegas nunca andei de braços ao peito, ou de moletas, ou etc.
 
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ueta

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Bem vou deixar a minha humilde opinião de quem adora descer, e ás vezes até chega ao fim com aquele sentimento de "andas a abusar, qualquer dia f****-te", ehehheheh.

Vou apenas falar de algumas coisas que penso que ainda não foram aqui faladas.

1º - A maneira como vamos encarar a descida depende tambem da bike que temos, eu gosto de descer comprei uma FS, quem tem uma HT penso que terá que ter algum cuidado redobrado pois esta vai saltar mais e ser mais nervosa, contudo as pernas ao longo do tempo irão fazer o trabalho que o anortecedor traseiro faz numa FS.

2º - Um ponto fundamental a meu ver para fazer boas descidas e minimizar o risco de queda é a velocidade do pensamento e o não exitar, ou seja definir um trajecto para o que se nos apresenta a frente e ir com ele até ao fim, mesmo que durante este chegemos à comclusão que não foi o melhor, mas acho mais perigoso tentar parar bruscamente ou mudar de trajectoria do que seguir. Para a próxima já sabemos por onde não ir.

3º - Outra coisa que ajuda muito nas descidas são os pedais de encaixe, e a meu ver sempre com os dois pes encaixados, estes permitem-nos com o corpo ter um controlo muito maior na bike, e pela minha experiencia as quase quedas que tive, foram precisamente por os pedais se desencaixarem e o pé escorregar, e aí não há muito que se possa fazer.

Para quem anda com pessoal que desce melhor, uma ajuda pode ser para treinarem pedir para estes descerem a vossa frente a uma velocidade que consigam acompanhar e assim podem tambem começar tambem a ter mais a noção das melhore trajectórias para descer.
 

Jocas22

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excelentes dicas pessoal, acho que não só eu como muita gente pode tirar daqui uma aprendizagem :D

@ueta falaste ai de uma coisa interessante, os pedais de encaixe, após 6 meses já não me fazem confusão, adoro e não voltava ás plataformas, mas ainda desencaixo um pedal quando vou descer trilhos mais tecnicos, asneira já percebi :fpalm:
 

Jorge Gomes

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Desencaixares um pedal é estares a dizer a ti próprio que provavelmente não vais conseguir. É o primeiro passo para não conseguires mesmo!
Além disso o controlo que se tem com o pé encaixado é importante.
É a tal coisa, é tudo uma questão de coragem e confiança.
 

miguelcarromeu

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Além disso, o pé que se desencaixa pode até ser o pé exactamente contrário ao lado para que (eventualmente) nos desequilibramos; ou seja, pior a emenda que o soneto.
 
Depende. Se for uma curva de terra batida apertada que tenhas que fazer a velocidade em excesso, porque nãoe stava a contar por exemplo, tirar o pé do lado de dentro e incliná-lo para a frente não é dizer que não vamos conseguir, mas sim ter cuidado redobrado não vão os pneus escorrer e assim seguras a bike com a perna. A outra alternativa é ires com confiança e se correr mal ires de rastos LOL

Jocas22, sem dúvida, os pedais de encaixe desempenham um papel fundamental, principalmente porque os pedais de plataforma que se usa em xc ao contrário dos de dh, são normalmente muito pouco desenvolvidos. Primeiro porque não temos o risco de nos saltar um pé, depois por causa da eficácia do pedalar e por fim porque estamos colados bicicleta, portanto o comportamento da bicicleta vai ser "muito mais controlável".

EDIT: Quando ao exitar tudo depende da gravidade do que estamos prestes a fazer. Se o exitar implicar deitarmo-nos ao chão para não droparmos 1 ou 2 metros a seco, acho que compensa LOL, pelo menos numa rigida.
 
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Jocas22

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@JorgeMRNH outro excelente ponto, saber cair, dava quase pra abrir outro topico, oiço muitas vezes falar nisso, "é preciso saber cair".
Faz todo o sentido e percebo perfeitamente a logica e a explicação, mas ainda me custa ter o sangue frio pra antecipar algo naquele momento, pra mim uma queda é improviso puro.
 

Mach 4

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Jocas22,

Penso que o pessoal já falou nos factores mais importantes - tipo de bike, tipos de terreno, como travar, como analisar a descida, pedais de encaixe, etc.
Realmente o factor humano, a prática de btt e a experiência a descer são para mim 3 factores fundamentais que podem determinar o sucesso nas descidas. A tua confiança pode não ser igual á do teu amigo do lado, por isso nunca tentem fazer por fazer, ou seja, evitem "copiar" os outros, nem que vos "piquem" para isso. Aquele barulhinho do ar a passar nos nossos ouvidos pode assustar...principalmente quando já nos estamos a imaginar no chão. O meu conselho para ti é simples - treina mais as descidas, arranja uma que não seja muito ingreme e pôe-te a descer. Repete as vezes que for necessário, mas não necessariamente no mesmo dia.

Uma dica muito importante - ao desceres abre sempre os joelhos um pouco para fora, ligeiramente, só mesmo para ajudar a manter o equilibrio em cima da btt. Outra dica é a de ires sempre encaixado, ambos os pés, e sempre que puderes "cria atalhos", ou seja, puxas com as mãos e os pés a bike para cima sempre que vejas fendas, troncos, raízes ou pedras maiores...tenta "voar" por cima delas. Tenta também aproveitar o impulso da tua suspenção (e amortecedor se for o caso). A mim tem me ajudado bastante a descer.
 

oliana

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Penso que o jOrGe.mRNh deu praticamente as dicas todas. Apesar de tudo, descer com confiança e perfeição não se baseia em ciências exactas. Cada biker tem o seu peso e bike diferente. Até os trilhos podem ter diferentes formas de abordagem nas várias vezes de passagem. São técnicas que aperfeiçoamos ao longo de anos. Os travões são muito importantes e não têm formas iguais de abordar todas as descidas, por mais semelhantes que sejam. A regra dos dois em simultâneo pode não se aplicar sempre e muito menos a dosagem equilibrada emtre ambos. Descer com uma HT e com uma ST é definitivamente diferente. Uma é melhor numas situações que a outra e vice-versa.
Nada como ir aprendendo aos poucos para ganhar confiança. E adaptarmo-nos a cada bike que tivermos.
Tambem eu passei por essa fase. Nas primeiras maratonas e raids era um pouco receoso e acabava por ser uma das minhas fraquesas. Hoje já não é assim e reparo que os anos e a experiência fazem muito. No entanto as quedas fazem parte do nosso desporto e não há volta a dar. Com já foi dito, há que saber tambem cair.

Boas pedaladas.
 
Sim saber cair conta muito, não é o meu caso. Se falarmos em desportos como dirt jumping/BMX, eles naqueles duplos de 10 metros às vezes caem fora da bike e andam de rastos e saem sem um arranhão, mas lá está, têm tempo para reagir. No XC, admitindo o bom ritmo de descida, se correr mal é tudo muito intuitivo porque normalmente acontece tudo tão rápido que nem temos tempo de reagir.
Acho que ai conta muito o factor sorte. Já vi colegas meus a contar pedras com as costas e sairem de lá ilesos e eu uma vez numa trialeira a saltar um de um lado para o outro cai com a roda de trás em cima duma pedra solta e simplesmente cai para o lado, resultado = 23 pontos na coxa direita LOOOOOOOOL. O Manipulo partiu e ficou em forma de garra, rasgou-me a coxa.

Outra coisa que me esqueci de falar é depois aprenderes a ler o terreno, não pela sua constituição mas pela forma, e por exemplo numa curva saberes onde te podes apoiar, aproveitar lombas para ganhar velocidade, fazer encaixes, etc, mas isso vem com as boas e más experiência do btt hehe.
Um conselho, tenta ver alguns filmes de DH (podes ver videos no Pinkbike) e tenta ver como o pessoal analisa o terreno e depois lá passa. Também ajuda de facto. E depois é ires tentando em cima da bike.

Cumps,
jOrGe.mRNh
 

korreya

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Ando á pouco no BTT mas também utilizo mais o travão traseiro do que o dianteiro em descidas...mas o dianteiro revela-se muito mais eficaz...mas só o utilizo em alturas precisas...olhando o estado/tipo e inclinação do terreno e á posição em que se encontra a bike assim o vou utilizando...utilizá-lo em excesso em condições desfavoráveis pode trazer uns sabores a terra à boca.
 

prcunha

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Esta será a parte que tenho vindo a evoluir mais desde que recomecei nisto, quer pela falta de técnica e de treino no (re)inicio, quer por também ter imposto a restrição a mim próprio de que a última coisa a arriscar é uma queda mais chata (de consequências a deixar-me durante algum tempo sem poder andar de bike, correr, treinar em geral, que isto a vida não é só btt).

Eu, quanto aos travões uso da seguinte forma: o travão da frente é muito mais eficaz para reduzir a velocidade rapidamente quando necessário mas é preciso ter cuidado redobrado na escolha do terreno onde aplicar, porque senão é a morte do artista. O de trás deve ser o que uso mais (em quantidade de tempo, com o dedo lá a fazer alguma coisa, por suave que seja), mas funciona um bocado como leme num barco (não sei se alguém tem essa experiência, que veja se faz sentido como para mim), ajudando a não tornar a velocidade incontrolável para o que me sinto capaz, e ajudando a colocar a bike onde quero/na direcção que quero.
Para ambos, saber dosear penso que se torna mais ou menos óbvio com a prática (pelo menos depois de se ganhar consciência que aquilo não são alavancas de 2 posições, 0 ou 100, como parece que para alguns será um problema a julgar por alguns tópicos por aí).

A posição e equilibrio será como dito acima já por alguns mais experientes, e é, penso, onde conseguiremos uma evolução mais sólida. Penso que é mais dificil e longa esta aprendizagem, e serão essenciais muitos mais km nas pernas, não há volta a dar, mas saber os principios "teóricos" como foi perguntado é bom, porque devemos mentalizar-nos do que deveremos fazer correctamente, e conseguir identificar o que fazemos mal, seja por hábitos errados, excessivo cagaço, ou o que for, para corrigir.
 

Jocas22

Active Member
@prcunha, quando falas de usar o de tras como leme, sei bem do que referes, é algo que já fazia razoavelmente bem com os travões antigos, mas agora com estes e com feeling diferente ainda ando a arranhar.
O meu problema é que o consigo fazer quando estou á vontade, em caso de necessidade mesmo, e com a adrenalina, torna-se mais dificil saber até onde travar, com que intensidade, e quando largar.:(

Nos casos mais bicudos saber aplicar os travões na dose certa em vez de os "espremer" até sair a ultima gota de sumo estilo limão, não é fácil.:cool:
 

prcunha

Member
Claro que tudo tem um timing certo, é preciso antecipar qb, e quanto mais "à frente" se conseguir ver melhor, mais margem de manobra se tem! O que parecia rápido há uns tempos tb já não parece tanto.

Se se passar para "lá de bagdade", ou se um gajo borrar-se depois de se comprometer, é o que Deus quiser, ou gritar por aí abaixo como alguém diria no início desta discussão! :D Também quanto mais se andar perto dos limites, mais esses se vão esticando. Não se pode é querer resolver todas as limitações numa só saída! Demora tempo.
Se os nossos companheiros têm de esperar no fim das descidas que esperem... No meu caso os meus habituais esperavam um bom bocado, passados estes meses todos já esperam menos... pode até ser até que daqui a uns tempos (3 meses, um ano, 6 meses, sei lá, e depende de quais deles) não tenham que parar.

Se a malta enfiar os prinicipios certos na cabeça e tiver preocupação de fazer melhor, vai lá. Isto não é é de um dia para o outro, né?!! É preciso andar com regularidade, e com bons hábitos.

Penso eu de que, como diria o outro... nisto e em quase tudo
 

ueta

New Member
Depende. Se for uma curva de terra batida apertada que tenhas que fazer a velocidade em excesso, porque nãoe stava a contar por exemplo, tirar o pé do lado de dentro e incliná-lo para a frente não é dizer que não vamos conseguir, mas sim ter cuidado redobrado não vão os pneus escorrer e assim seguras a bike com a perna. A outra alternativa é ires com confiança e se correr mal ires de rastos LOL

Atenção que são situações diferentes, no caso que apresentas o tirar o pé advem de uma análise que fazes na hora e é uma tecnica para fazer melhor a curva, e o que se estava a falar de descer com os pés presos é relativamente ao pessoal que chega ao começo de uma descida e tá de tirar logo um (ou os dois as vezes) pés para precaver o que possa acontecer.
 

dahon

Member
Concordo com o que o prcunha disse em relação á travagem e é assim que eu faço, eu diria que 80% da minha travagem em descida é com o travão da frente e os restantes 20% do travão traseiro são para corrigir a trajectória. E para mim faz todo sentido, eu que até gosto de física sei que uma travagem eficaz depende da inercia e se pensarmos bem quando travamos a descer parece que somos empurrados para a frente, ou seja o nosso peso vai-se concentrar maioritariamente na roda da frente, logo existe muito mais tracção na roda da frente do que na roda de trás. Agora como é óbvio não se deve apertar o travão da frente a fundo, isso é tralho certo, mas há que saber e isso vem com a experiência como dosear o travão da frente.
E está é a minha humilde opinião.

Cumps.
 

TLouro

Member
Boas,

Julgo que já foi quase tudo dito e eu estou longe de ser um pró a descer, mas queria apenas deixar algumas notas:

1- Na minha opinião, a questão entre o travão da frente e o de trás é a seguinte: o da frente permite uma desaceleração muito mais forte mas exceder os seus limites é quase sempre fatal (ou se é cuspido, ou a roda da frente resvala e chão!). O de trás consegue menos desaceleração, mas é muito mais fácil de controlar quando se excede a sua capacidade e roda derrapa (isto até é usado para manobrar a bike). Conclusão: o travão da frente é imprescindível, mas tem que ser usado com discernimento, sobretudo em curva ou em terreno escorregadio.

2- À medida que se vai travando, a desaceleração vai aumentando, até ao ponto em que a roda entra em derrapagem, altura em que a desaceleração diminui. Conclusão: a maior eficácia dos travões é conseguida não deixando bloquear a roda (é nisto que se baseia o ABS)

3- Nas curvas, como princípio deve-se levar o pedal do lado de dentro perto do ponto superior e, consequentemente, o do lado exterior perto do ponto inferior, sendo que o rider deve apoiar o seu peso no pedal exterior. Isto permite um maior controlo da bike e evita que o pedal do lado de dentro bata no chão quando nos inclinamos para o interior da curva.

4- Como disse, não sou um cromo das descidas, mas procuro ir superando desafios a pouco e pouco. E sublinho, a pouco e pouco. É claro que é preciso ter alguma coragem para as descidas, mas não menos importante, é preciso ser consciencioso! É preferível um passo de cada vez do que enfrentar temerariamente um barranco e despedaçarmo-nos todos!

5- É natural que, se a tua vocação não são as descidas, dificilmente te tornarás um downhiller. Mas tendo algumas noções das técnicas básicas e praticando, certamente conseguirás descer, pelo menos, dentro da média.

Cumps
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Jocas22

Acho que o essencial já foi descrito, mas posso dar-te uma ideia.

Uma forma relativamente fácil de treinares as descidas passa por descer escadarias.

Desta forma, consegues ter a noção da postura correcta a utilizar e tens um piso constante (não sujeito a diferentes superfícies e diferentes aderências).

Não te metas agora a fazer o DownTown à maluca, mas podes sempre libertar mais os neurónios que te obrigam a agarrar o guiador com unhas e dentes.

Reparei que já fizeste algumas alterações ao guiador (rise 660mm »» flat 600mm »» rise ???mm). Notaste alguma diferença na tua confiança a descer com estas alterações?

Um abraço e boas descidas

ny12xx
 
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