Manitou Swinger 4 way

Trealairborne

New Member
Ola malta

Sou o feliz dono de um novo quadro, após 1 ano em cima de uma vertex pro 3 de 19", chegou a hora e comprei um quadro Fireeye griffin de 17" o ideial para min já que tenho 1.83m e quero um quadro para usufruir da montanha com um Swinger 4 Way 7".

Adorei a simplicidade e funcionalidade deste quadro, apesar de pesar 5,4 kg... mas é devido ao material usado no quadro, o triângulo da frente é feito em cromolio e o de trás em alumínio, por isso o nome de Griffin.

Bem a questao é que eu nao percebo nada de amortecedores, muito menos do swinger 4 way, e o manual não é muito educativo, adorava se alguém por ai me pudesse dizer como configurar o amortecedor, ou até mesmo me podessem indicar alguns sites que o fizessem

Obrigado!


 

tkul

Utilizador Banido
Pensava que os únicos a fazer monstros de Cromo. era a Canfield :lol:

Bem o Swinger 4 Way é muito fácil de regular!

1- tens de colocar a pressão no SPV (experimenta colocar 110 psi)
2 - regulas a mola de modo a ter 30% (poderás ir até aos 40% mas vai primeiro para 30 e passa por um intermédio) do curso quando estás sentado com capacete e equipamento! Usa estes valores se não houver valores de referência do quadro relativamente ao SAG!
3 - Regulas a extensão em 5 clicks a partir do mínimo

Agora experimentas e as pitadas de sal e pimenta a colocar são as seguintes:

Se sentes a bike a bombar, metes um pouco mais de pressão no SPV --> CUiDADO COM A PRESSÂO MÁXIMA QUE PODES COLOCAR! Ve o manual do amortecedor mas se não estou em erro são 150 psi!. Eu mudava de 10 em 10 psi...
Se sentes a bike firme a pedalar e pouco sensível em impactos pequenos, retira pressão ao SPV

Se a bike esgota muito facilmente o curso, terás de reduzir a dimensão da câmara! Reduz primeiro a pressão!!!!!!!

O objectivo é teres um equilíbrio entre a frente e a traseira! No entanto se sentires a traseira muito seca ---> reduz um pouco a extensão.
Se sentires a traseira como se salta-se como uma pulga mete mais extensão


- Para medir o sag, medes a dimensão ou curso do amortecedor e metes um zip-tye no veio. Ao sentar terás de ter 30%.



PS - Se a mola não for indicada para o teu peso (não conseguires o SAG mesmo usando a rosca - usa apenas 90%!!!!) então terás de mudar a mola!

boa sorte... e aponta e experimenta. Os Swingers bem afinados são uma BOMBA!
 

Trealairborne

New Member
Obrigadão! ajudaste muito!


Explica-me melhor só a parte da dimensão da câmara


"Se a bike esgota muito facilmente o curso, terás de reduzir a dimensão da câmara! Reduz primeiro a pressão!!!!!!!"
 

tkul

Utilizador Banido
na zona do SPV, tens um botão rotativo vermelho.
É com esse botão que vais regular o fim de curso do amortecedor.
Quanto mais pequena for a câmara mais dificil de atingir o fim do curso... e vice versa.

Não te esqueças é de uma coisa --> assenta num papel antes de começar a mexer nas suspensões para voltares quando quiseres ao "original".

Isto de afinar suspensões é só com prova/erro, não existindo propriamente um "manual". Existem linhas "mestres" e adaptas ao teu gosto e pista.
 
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