Manitou R Seven

Boas,

OEM significa Original Equipment Mounted, ou seja, são versões preparadas para serem montadas de fábrica para modelos de bikes especificos ou com regulações especificas. Em principio nao deveriam vir para o mercado...mas as vezes as lojas de bikes desmontam-nas e depois vendem-nas as peças.
Atenção que os importadores cá em PT ainda nao acordaram para a globalização e preferem manter tudo em segredo enquanto olham para o umbigo.
Eu comprei uma reba sl no barracuda.be e quando lhe quiz fazer uma revisão o importador (Ciclocoimbrões) quase que be batia de danado que estava, na feira de Santarem. Pensava que o que eu queria era um serviço na garantia e desculpava-se dizendo que as reba sl nunca tinham sido importadas para Portugal, que eu por ter comprado na net não tinha direito a qualquer apoio cá, etc, etc enquanto me virava as costas. Quando eu lhe disse que o que eu queria era uma revisão, disparou-me o valor de 70 eur.
Como eu ando cá já há alguns anitos, fui à loja que representa a minha bike (também comprada na net), onde sou sempre em vindo e pedi-lhes para enviarem a suspensão para revisão. Passada semana e meia recebi a suspensão com a revisão feita, paguei 58 eur (concerteza que a loja ganhou comissão, é normal) e toda a gente ficou contente, especialmente os obtusos da Ciclocoimbrões que ainda não se aperceberam 21 anos depois que estamos num espaço comum e são OBRIGADOS a darem assistência ou garantia a qualquer produto comprado no espaço europeu, seja de que modo for em que condições for, simplesmente por representarem a marca. Concerteza que quando viajam de carro gostam de ser bem tratados num concessionario estrangeiro se tiverem um problema com o carro e não que lhes virem as costas por o carro ser estrangeiro. Enfim, fica aqui o desabafo...
Joao
 

golias

Member
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estou à espera da minha!! :mrgreen: :mrgreen:

o gajo da Chronopost nunca mais bate aqui à porta!! :evil: :evil:

vem do Fizzbikes (Manitou r7 super tcp lockout 80mm) e espero que funcione tudo bem!! de qq maneira em Portugal não compro nada de valor, é incomparávelmente mais caro!!
os tugas abrem uma loja de manhã e à tarde já querem estar ricos!!! :shock: :shock:

...
 

sergai

New Member
Problema de fuga de ar resolvido, afinal era tão simples que até tenho vergonha de dizer. Falta de Oleo de lubrificação talvez derivado a eu utilizar um lubrificante nas bainhas WD 40 que segundo consta seca, e ao entrar no reservatório atravéz dos vedantes acaba por evaporar o óleo.
Utilizem só e apenas óleo de lubrificação normal do motor de preferência 5 ou 10 W.
De resto estou satisfeito com a suspenção, aproveitei que a desmontei para a envernizar, uma vez que os autocolantes estavam a começar a descolar. Utilizei um verniz da spies Hecker Diamante porque aguenta melhor os riscos e as picadelas.
Está para durar

Boas pedaladas a todos
 

edias

New Member
Quando dizes oléo de lubrificação é o óleo das bainhas? o que serve para lubrificar as pernas e os casquilhos é isso? (o chamado semi-bath ou banho aberto)
Se vires o manual da manitou percebes que esse óleo deve ser substituido a cada 6 meses no máximo. podendo ir aos 2 meses dependendo do andamento.
é uma manutenção simples que leva 20 minutos se tanto. Na minha black faço-o de 4 em 4 meses mais ou menos e uma das pernas fica quase sempre sem óleo. Para onde vai esse óleo? Simples: é absorvido pela massa que se encontra na mola do lado esquerdo (apesar de ser a ar tem sempre uma mola). Elas vÊm com excesso de massa nessa mola, e como não é estanque entre a perna e as bainhas o óleo mistura-se com a massa e 'desaparece'.

Na próxima revisão (completa com mudança de óleo hidraulico e de banho aberto) vou tirar a mola, limpá-la e lubrificá-la mas sem o exagero de fábrica.

Tenham também atenção ao óleo por cima do pistão de ar que deve ser verificado a cada 6 semanas (são só 3ml+-). esse óleo é óleo normal de motor e apenas serve para lubrificar o pistão para que ele se movimente sem muito atrito. Acredita que esse óleo pode fazer muita diferença no funcionamento da suspensão. A minha depois de uma revisão esqueci-me de lhe meter o suficiente aí e como o pistão não se movimentava livremente a suspensão ao estender fazia barulho porque o pistão não encostava ao veio que vem desde o inferior e esse veio estando livre 'chocalhava'.

As manitou são bastante simples de fazer manutenção. Saquem os manuais na net e se tiverem algum jeito para bricolage sujem um pouco as mãos e mantenham a suspensão bem lubrificada. Fica como nova e evitam surpresas futuras.

De qualquer forma o problema que relatas nunca poderia originar uma fuga de ar!!! o Ar fica sempre dentro das pernas e nunca nas baínhas. A haver fuga de ar seria SEMPRE pela válvula, vedantes da válvula ou pelo pistão, mas neste caso o ar sairia para as bainhas e o facto de ter óleo ou não não iria influenciar na fuga!
 
Tenho uma Manitou R7 elite 2006 com SPV (modelo OEM). Funcionou sempre sinco estrelas, sem nunca ter feito qualquer revisão. Não tem qualquer fuga de ar mas no entanto o SPV deixou de funcionar.
O modelo em causa tem duas valvulas para afinação a ar, uma no topo de cada perna, sendo a do lado direito a que controla o SPV.
Retirei as duas tampas das pernas esquerda e direita:
- a perna esquerda estava seca pelo que acrescentei os tais 3ml com oleo de suspensão;
- Na perna direita existia uma quantidade consideravel de oleo pelo que fiz a sua substiuição.

O SPV continua sem funcionar. Why :?: :?: :?:
 

sergai

New Member
A minha tem 1480 gr, além disso pesa mais umas gramas porque a mandei envernizar com duas camadas de verniz.
Já a tenho à 3 anos e ainda só precisou de ir à manutenção 1 vez, levou óleo mais nada.

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Para quem não conhece as fotos foram tiradas na Serra Nossa Srª do Monte em Leiria.

Boas Pedaladas
 
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