Mais uma Tuga a sucumbir. " SIRLA "

jlc

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VAG - Vitor, Arlindo e Gomes, o problema desta empresa PT foi a falta de estrategia no mercado, pois o produto não era mau, mas a falta de "look" por assim dizer ou o não encher as vistas fez com q a mesma chegasse a extinçao.
A vag representava uma marca italiana a Vector, pesquisem na net a Vector e dêem uma vista de olhos.
Tinham um quadro para Downhiil muito apelativo mas pura e simplesmente optaram pelo modelo mais horroroso, talvez vende-se mais no continente.

Muitas horas perdidas na net á procura de fabricantes em Taiwan, ficariam espantados com o q por lá é feito e ao virar de cada esquina, suspensao total em carbono é ao pontapé, "parecidos" á Giant, specialized, etc, até podes enviar o teu logo para eles colocarem, é um negócio e tanto, tendo o contacto certo em Taiwan basta criar a marca que o resto vem de lá, com a cor o logotipo a forma, enfim o q imaginem.

http://www.mosso-bike.net/english/product.asp

http://www.agogobike.com/en/products/?method=listing&sid=10&word=&page=1

http://www.karbona.com/pro-b-2-7.htm

E isto são só alguns exemplos, pois com as horas perdidas muita coisa foi vista.

1 abraço
 

jlc

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A axman não é carros? o q acham desta?

s1b1.th.jpg
 

Tombas

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Boas,

Em Fevereiro deste ano quis adquirir uma bicicleta de estrada, pesquisei na Internet e entre outras opções, havia de uma marca portuguesa, a SIRLA...... neste caso a Fuga

Até era engraçada, com componentes que julguei razoáveis dentro do preço, enviei um mail a pedir informações..... e.... nada,

....esperei uma semana, enviei um 2º mail,

..... e então é que recebi a resposta. Simples e directa: não havia o meu numero, o peso é (era?) de 9,8 kg, e o valor dos portes é de 20 €. E mais não me disseram...

Recebem um contacto por parte de um cliente e em vez de partirem para a venda, apresentarem-me alternativas, estabelecerem uma ligação de um potencial cliente à marca, deixaram-me partir ficando com a impressão de que me consideravam apenas um aborrecimento por os obrigar a responder pelo que me respondiam apenas porque eram pessoas bem educados.....


Por boa capacidade técnica que possam ter o que faltou foi capacidade comercial.
Assim só conseguem produzir bom material, mas não conseguem fazer vendas...

Ou mudavam ou o que tinha de acontecer aconteceu....

Cumps.
 
Quando tinha 5 anos o meu pai ofereceu-me uma bicicleta que travava com os pedais.
Aos 8 anos, esta primeira bicicleta começou a tornar-se pequena e foi substituída por uma Sirla com v-brakes à frente e atrás.
Tenho pena que esta marca deixe de existir, mas num mercado cada vez mais concorrencial em que vão surgindo cada vez mais empresas a produzir bicicletas de qualidade, torna-se difícil a sobrevivência de todas.

Um abraço a todos e em especial aos moderadores deste espaço de debate e convívio que, sacrificando muitas horas da sua vida pessoal, permitem que o Fórum BTT exista.

Bem hajam.
 

A.M.F

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Nós pensamos que o que é estrangeiro é que é bom,muita das vezes estamos enganados.Eles também podiam fazer os quadros um pouco mais leves.Há tempos era para comprar um quadro da Vag,era muito pesado em relação à minha.Era para montar uma para treino.Eles se quiserem fazer pela vida,que façam o material como os de marcas estrangeiras,não pesem que estamos atrasados 30 anos,as bikes agora é para laser e competição e não é para ir para o trabalho,como eles construíram há anos atrás
 

Cleptomanicx

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Já algum de vocês aconselhou vivamente um amigo em fase de decisão a escolher nacional porque é bom e mais barato ?
A única coisa que posso deduzir é que quem critica os nomes, só comprou as outras pelo nome.
Afinal o que interessa é andar de bike ou estar a exibir uma marca pró vizinho do lado ver?
[/quote]

Deixo aqui um exemplo concreto do que este nosso amigo se está a referir. Eu comprei uma "Berg X-Pro 2" e meti o "bichinho" a um amigo meu. Tentei convencê-lo a adquirir uma "Berg Sierra 30" mas ele prontamente recusou acabando por comprar uma "Mondraker Specialist" de 2008. Entretanto já trocou por uma "Mondraker Factor" tb de 2008 e está muito satisfeito com esta nova aquisição. Já o acompanhei no monte com a minha Berg e a minha bicicleta portou-se lindamente ao lado da dele, o que me faz pensar... será que a diferença de preço compensa o investimento? - Se calhar a nivel de performance e de conforto....No entanto eu com uma bike de 300,00 eur. fiz figura ao lado de uma bike de 1.250,00 eur. Dá que pensar não acham :roll:?
 

Al-Rider

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uma coisa é certa: se uma empresa vai à falencia porque não consegue colocar os seus produtos no mercado, a culpa seguramente que não é dos clientes. A culpa é da própria empresa que não soube/não quis adaptar-se às necessidades do mercado.

Se os consumidores Portugueses querem um produto com uma marca "bonita" e com pinta estrangeira (e nesse aspecto não são os únicos - Mondraker não é seguramente uma palavra Espanhola, nem Canyon é uma palavra Alemã, só para dar 2 exemplos) a única estratégia a seguir por um fabricante de bicicletas Português é fazer a vontade aos consumidores e lançar uma marca dentro desse estilo.

O caso da Rodi é emblemático: quando quiseram entrar a sério no mercado de aros para estrada criaram a marca Vuelta com excelentes campanhas de marketing e rapidamente se posicionaram como uma marca de referência a nível internacional e quando quiseram entrar no mercado do BTT optaram (e bem) por lançar outra marca - a Blackjack. Isto é tudo o que empresas como a Sirla, a VAG ou outras não sabem ou não querem fazer.

O mal dessas empresas é que são empresas muitas vezes familiares e com uma gestão muito pouco profissional e essas empresas hoje em dia estão condenadas ao fracasso.
 

oliana

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Estou abismado com o que a malta sabe da vida interna destas empresas. :mrgreen:
Realmente, estes tipos da Sirla devem ser uns "cepos" que só viram uma bicicleta na tv, e as unicas com que se identificam ainda são aquelas pasteleiras pretas com travões de alavanca com um selim que parece um banco de jardim. Se tivessem dedicado ao fabrico de carrinhos de mão com travões de disco hidraulicos de certeza que ainda vendiam qualquer coisa.

Pelo menos as bikes que sobraram ainda podem ser compradas pelos pigmeus treinarem downhill. É que... devido á baixa estatura não necessitam de muito mais curso nas suspensões. E as bicicletas são tão ultrapassadas que nem se notam na paisagem florestal. :mrgreen:
 

P.M.

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Completamente errado, como aliás já estiveste nos comentários anteriores...
Os comentários aqui expostos são de potenciais clientes. Se são estes a expor a falta de ligação/desconhecimento/descontentamento de um produto, então a empresa já falhou no básico. O cliente é que define o mercado, não a empresa.

"O marketing autêntico não é a arte de vender o que você faz mas saber o que fazer. É a arte de identificar e compreender as necessidades dos consumidores e criar soluções que tragam satisfação aos consumidores, lucros aos produtores e benefícios aos acionistas." (Philip Kotler)

P.M.

PS: No outro dia, parei ao lado de um Ferrari num semáforo. Mal ficou verde, rranquei antes que o gajo... Logo o meu Clio é melhor que um Ferrari, right???
 

oliana

Active Member
Claro que não estou errado. Pelo menos na estatura dos pigmeus. :mrgreen:
Estamos a falar de quê? De publicidade? Já não tenho idade para me venderem com tanga...
Têm de ter qualidade.

Acontece que o marketing atinge e influencia mais, as mentes potencialmente mais fracas.

É por isso que algumas marcas desconhecidas em geral ou com fraca publicidade, continuam a vender. Marcas mais caras, ás vezes.

Se o teu Clio bateu o Ferrari no arranque pode haver muitas conclusões. Por exemplo: o tipo parou, deu uma rapidinha com a namorada, e ainda te foi apanhar no semáforo seguinte, 50 metros á frente. Só não reparaste, porque passaste os 45 segundos entretido a olhar para o cavalo no guarda-lamas.

Lá está...o marketing cegou-te.

A marca acabou (ou não) porque "nós" achamos que o que é estrangeiro é que é bom. Esse é o motivo. Se for americano, então ainda é melhor. De certeza absoluta. Sem duvidas.
Já agora, devia acabar essa coisa chamada Órbita. Que tal "Shwein". Não soa bem. :mrgreen:
 

P.M.

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Continuas a não perceber ou a não querer perceber do que se tem falado... e se não queres perceber, contra isso nada a fazer

P.M.
 

bikelab

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A analise do que corre mal com uma marca / empresa nacinal montadora /fabricante de bicicletas não se consegue apontar cirurgicamente.
Não conheço particularmente o caso da sirla, conheço mais ou menos a forma de trabalhar de empresas similares no mercado o que me permite ter uma ideia. questionável, do que se passa a nivel de conjuntura.

O nome das marcas não conseguiu ao longo dos anos conquistar uma posição de destaque a nivel nacional. Isto não quer dizer que as marcas em sim não tenha feito o melhor trabalho possivel a nivel nacional e internacional. Prova disso será o exemplo de todos os motadores ou fabricantes de bicicletas que sucumbuiram nos ultimos anos ( Castros e Moura, Vag e aparentemente Sirla) serem exportadores e venderam para fora mais do que cá dentro.
Contudo não conseguiram resistir.
Os nomes usados não são infelizes na sua maioria, infelizmente não os conseguiram plantar nas nossas mentes com sucesso.
Á muitas marcas que conhecemos e em que acreditamos que nasceram dos nomes dos seus fabricantes ( adidas, ford, VAG, Gary fisher, etc)
A specialized nos EUA faz tanto sentido para os americanos como especializada(o) faz para os portugueses contudo quando se faz da palavra uma marca nós entendemo-la de forma diferente.
As dificuldades que as empresas nacionais enfrentam tambem se devem, a meu ver com falta de alguma visão a médio longo prazo do mercado e um certo alheamento das têndências de mercado... mas isto é apenas a minha opinião.
A orbea era uma fabrica de armamento que por falta de trabalho se converteu.


Foi uma falha não apostarem em conceitos inovadores e procurarem soluções mais baratas de quadros generalistas montados nas grandes fabricas taillandesas sem qualquer argumento de exclusividade seja de marca, de geometria, de processo de fabrico usando apenas o chapéu de serem iguais ás outras ( com outras quer se dizer as ''melhores'')
Claro que esta opção é a curto prazo a mais barata mas isso é outra conversa ( penso eu)

Podemos argumentar que seat e audi são a mesma coisa mas experimentem e depois digam-me qq coisa.
As grandes marcas de bicicletas não tem só um nome ''sonante'' tem tambem o trabalho de grandes equipas de engenheiros, tecnicos, profissionais das mais variadas areas para conseguirem um produto cada vez melhor que os distinga, tem a rsponsabilidade de manter a imagem de marca atravez dos produtos que oferecem, das garantias das soluções, da variedade enfim...... há uma marca portuguesa que se identifique com esta situação.. atenção refiro-me a marcas portuguesas e não produção portuguesa para empresas estrangeiras.

Para acabar no capitulo da diferenciação alguem me sabe dizer o quadro de carbono 12 k apregoado em mais que uma marca é especificamente o quê ? Pelo que eu percebo os quadros de carbono podem ser uma grande variedade de carbonosn processos de fabrico, uniões e etc...
 

marquee

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bikelab said:
A specialized nos EUA faz tanto sentido para os americanos como especializada(o) faz para os portugueses.

Para acabar no capitulo da diferenciação alguem me sabe dizer o quadro de carbono 12 k apregoado em mais que uma marca é especificamente o quê ? Pelo que eu percebo os quadros de carbono podem ser uma grande variedade de carbonosn processos de fabrico, uniões e etc...
...??? atao???
ninguem responde???
bòceses pecebem mazé de nomes de marcas!
..chapeus ha muitos...
 

oliana

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Ó P.M !

Claro que não entendo. :s

Sou burro por natureza. :(

Por essas e por outras, fui comprar uma bike em Espanha por menos 800 euros que em Portugal. Igualzinha.
Mas olho para todos os lados ao contrário dos "meus irmãos".
Sem ofensa para os "meus irmãos."
E o que defendes tu, afinal, P.M ?

Conheço tão bem a SPEC como a SIRLA. O básico. Como são montadas e que equipamento levam. Onde são montadas. A forma de venda de uma e de outra. A publicidade. A imagem de marca tão falada e importante.
Comparar uma com outra, é comparar o rico e o pobre. Há um que tem poder de compra e venda. :roll: Há diferenças abismais. E daí?
Não devemos comprar, porque se vende no Jumbo ? Para mim esta discussão começa a virar anedota. Se a SIRLA deveria abrir uma distribuição própria com marketing/publicidade em revistas conhecidas?. Entrar em competição?. Quadros e montagens topo de gama?. :?: :?: E assim já vendiam as bicicletas de 200 Euros,...né? :mrgreen:

Cantava o Jorge: Deixa-me rir...

Cada macaco no seu galho. E o burro sou eu (Scollari)

Se a discussão for por aqui.....já não haverá mais discussão. Assunto encerrado.
Boas pedaladas.
 

P.M.

Member
Não, não te considero burro. Apenas ignorante, o que de certa forma é pior. O lado positivo é que é tratável, mas apenas com a tua vontade...
Já aqui passaram diversas opiniões e várias possíveis razões, e simplesmente contestaste todas apenas com o "a culpa é vossa por que acham que o que é português é mau". Mais curioso, gozaste com boas análises de mercado, algo essencial para quem tem uma empresa. Apontaram-se causas e consequências. Nem tudo estava correcto, mas não se esperaria outra coisa. Aqui estavam os comentários dos clientes! Que melhor feedback e orientações se pode ter? Que mais queres tu para usar o cérebro?

Curiosamente, tiveste um momento de lucidez. Não existem muitas opções no mercado médio (quanto muito alto) feitas em Portugal e as poucas que se criam falham em coisas básicas (design, distribuição, contacto cliente). Essa é a realidade. Qual a estranheza de se comprar algo estrangeiro? É o que existe! Vais a uma loja e o que vês?
Parece que o mercado alvo da Sirla seria o mercado baixo (os tais 200€). Foi boa opção? O futuro sempre o confirma, e a ser verdade, não foi boa opção. A asia tem inundado o mercado nesse campo. E vai explicar ao Jerónimo Martins que deve pagar mais a bem da nação...
O que se fala é de um aumento de qualidade! Apostar no valor e qualidade de um produto. Torná-lo apetecível, interessante!
E este é um fórum onde a maior parte do pessoal está nesse nível. Se fosse um fórum para comprar bicicletas de iniciação ou para crianças, talvez tivesses algumas reacções que pretendias...

Publicidade e Marketing... Duas palavras. Porventura são duas palavras porque são coisas diferentes! Não é a minha área, de modo que não te posso dar lições de nada. Decerto que umas pesquisas e aprendes algo. Mas proponho-te para caso de estudo: a única pessoa à face da terra imune a qualquer tipo de publicidade...
Ora conta lá, o que te levou a comprar a bicicleta que tens? Para começar, se não existisse algum tipo de informação sobre ela, não a tinhas comprado! E obviamente, também a escolheste com base no material que tem. Adivinhaste o que era melhor ou tiveste alguma informação?
Specialized... Olha, mais um caso de estudo. Ora pensa lá porque vendem eles tanto no nosso mercado. E depois pensa também porque a Sportzone tem tido sucesso com a Berg. E não, não vás pelo nome... É redutor e nunca é o maior factor (a Kona sempre vendeu bem em pt). Pensa também na Dechatlon. E por curiosidade, muitos dos quadros são feitos em Portugal!

Ok, compraste a bicla em espanha? Qual a relevância para este assunto? Algo de novo entre nós? Era um modelo feito em PT? Quantos não o fizeram antes? Mas isso é outra história...
E tu, porque não compraste uma marca Portuguesa? Os outros são traidores à pátria por não o fazer, mas tu és inteligente por teres comprado uma marca (provavelmente feita em Taiwan) em Espanha?

O que eu defendo? Alguns sabem isso. Eu defendo mais. É possível fazer boas coisas em Portugal. Existe capacidade de desenvolvimento, de produção, de clientes. Existe potencial... E quem sabe um dia...

Portanto, afinal, que defendes tu? A dúvida é mesmo, além de atirar postas de pescada, tens de facto algo a dizer? Surpreende-nos...

P.M.

PS: Bikelab, existe um post sobre os tipos de carbono e algumas luzes sobre isso. Aos outros as minhas desculpas pelo alongar do post....
 

oliana

Active Member
:nana: :nana:

Eu não sou igual a ti e tu não és igual a mim. Até no respeito mutuo somos muito diferentes. Reflecte tu nas tuas palavras e como o porquê desse nervosismo. Faria bom parar um pouco e pensar que podemos discutir opiniões muito contrárias ás nossas sem partir para o insulto. Tens uma opinião contrária á minha. E daí?
Ao contrário das tuas palavras, existem aqui mais pessoas com o mesmo pensamento que eu.

Alem disso colocas palavras na minha boca não ditas por mim. Mostra que não sabes respeitar os outros nem as suas ideias.

PENSA BEM, QUEM É O DOENTE AQUI AFINAL.

Respeita os outros intervenientes e serás respeitado.
 

P.M.

Member
Santa paciência...

Até podia contestar algo, mas na verdade nem tenho vontade. Já o tinhas dito 3 posts antes e eu parvo, acreditei que não. Talvez o sejas mesmo...

Sem mais,
P.M.

EDIT: Desta vez menti a mim próprio... Havia qualquer coisa na memória que me fez voltar atrás. Fui fazer uma pesquisa e encontrei o post sobre bicicletas portuguesas http://www.forumbtt.net/index.php/topic,6704.0.html.
Curiosamente algumas das questões aqui faladas foram as mesmas que referiste anteriormente (e defendias). E agora é só desconversar...
 

jomi13

New Member
Acabando com os :eek:fftopic:, e relacionado com a sirla....

Eu tenho uma sirla goodstar rígida antiga e precisava de saber quais são as rodas que ela tem.

Alguém me pode ajudar?
 
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