Mais uma Tuga a sucumbir. " SIRLA "

Antonio Faisca

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oliana said:
Muitos falam no marketing...marketing ...marketing. Este serve para vender qualidade ou falta dela. Existem muitas marcas que nunca o fizeram. Basta o boca a boca. Essa questãp do marketing é treta. Isto é só uma questão de mentalidade.

...não devias confundir as coisas!!

...o marketing não serve para vender de uma forma directa, isso era a mentalidade no tempo da avozinha. O Marketing vêm desde o momento em que se pensa o produto até à fase em que tu e eu usamos o produto, passando por uma serie de particularidades que um bom profissional têm (ou devia) de ter em conta...

Também sou honesto, não compreendo a forma de estar de certas marcas Portuguesas que simplesmente deixam-se andar e não lutam contra as desvalorizações que sofrem no mercado...não investem nem em investigação nem na imagem corporativa e do produto. Assim é muito complicado manter-se no mercado, mas são as mentalidades empresariais que temos...
 

ggx2

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Precisamente.

O Marketing inicia o seu trabalho muito antes de os produtos verem a luz do dia (muitas vezes a anos de distância o que envolve investimentos avultados sem garantias de retorno) .
O que é que o mercado precisa/procura?
Podemos produzir?
Quanto custa?
Qual o valor que o consumidor está disposto a pagar?
Temos um produto diferente mas será que o mercado valoriza ?
Temos um produto igual mas conseguimos vender ao preço da uva mijona?
etc. etc.etc. etc.
 

Doutorphil

New Member
outros excelentes exemplos de produto nacional com óptima valorização nacional e acima de tudo internacional...os sabonetes ach brito e Claus Porto....ate a rainha da inglaterra se esfrega neles, mantêm uma imagem dos anos 30, excelente qualidade de produto numa embalagem espectacular...e pronto, vendem como se n houvesse amanha....ah, e existem desde sempre...
http://www.clausporto.com/index.php
http://www.achbrito.com/
january25%20075.JPG

Fantasia-Copper5-500.jpg



ps..kreyts....lol.....que $%&$#&$ de nome....
 

oliana

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E eu a pensar que a rainha só se esfregava em sabonetes ingleses das melhores casas de medicina natural de Inglaterra. Já fui enganado. :mrgreen: :mrgreen:
Acho engraçado a nossa mentalidade.
Então pela opinião de grande parte dos intervenientes, só de vemos comprar pela boa imagem da publicidade do produto. Devemos ainda evitar os baixos preços dos supermercados, porque a qualidade só se vende nas lojas da especialidade. Qualquer marca que se preze não pode ser vendida num supermercado, perdeu aí toda a sua qualidade! ???
Esta é a opinião com mais piada: O marketing só vende qualidade. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se não aparece nas revistas da especialidade não vale a pena comprar.
Só são excelentes bikes, as marcas que andam em competição. Boa :mrgreen:. Quando comprei a minha, não sabia sequer que esta marca andava em competição e era campeã femenina. :mrgreen:

Então possivelmente aquilo que se fala noutro tópico é verdade (como se eu não soubesse). A malta das topo de gama olha para o lado e avalia o biker pela marca.

Somos ainda por cima um povo hipócrita. DEsculpem o desabafo.
 

Doutorphil

New Member
oliana said:
E eu a pensar que a rainha só se esfregava em sabonetes ingleses das melhores casas de medicina natural de Inglaterra. Já fui enganado. :mrgreen: :mrgreen:
Acho engraçado a nossa mentalidade.
Então pela opinião de grande parte dos intervenientes, só de vemos comprar pela boa imagem da publicidade do produto. Devemos ainda evitar os baixos preços dos supermercados, porque a qualidade só se vende nas lojas da especialidade. Qualquer marca que se preze não pode ser vendida num supermercado, perdeu aí toda a sua qualidade! ???
Esta é a opinião com mais piada: O marketing só vende qualidade. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se não aparece nas revistas da especialidade não vale a pena comprar.
Só são excelentes bikes, as marcas que andam em competição. Boa :mrgreen:. Quando comprei a minha, não sabia sequer que esta marca andava em competição e era campeã femenina. :mrgreen:

Então possivelmente aquilo que se fala noutro tópico é verdade (como se eu não soubesse). A malta das topo de gama olha para o lado e avalia o biker pela marca.

Somos ainda por cima um povo hipócrita. DEsculpem o desabafo.

...em resposta a tua afirmação...sim, as coisas são avaliadas pela marca, so what? toda a gente o faz....e n é ser hipocrita é ser realista...pq a marca representa status, qualidade etc...mesmo q x produto dessa marca n seja o melhor...

...é o mundo em que vivemos, ou se adaptam, ou desaparecem do mercado, é simples...

eu inicialmente respondi ao post pela seguinte razão:

se estas marcas tipo sirla, têm como target inicial os supermercados, então têm como concorrencia directa...os chineses....

se apostarem em nichos de mercado, daí eu ter referido a Boca do lobo e a Charge Bikes em Uk...

é que, se não vencemos pelos numeros..como os chineses...então vencemos pela qualidade...e a qualidade está nos nichos...

...mas é bom ver que os empresarios portugueses como o sr da Orbita que deve ter 89anos, têm visão para o mercado actual...pois vai criar uma marca com um nome sonante e espetacular....Kreyts... :D $&$&%$! lolol.....salta da cadeira e reforma te pá!

e ainda me lembrei de outra...a falta de coerencia de algumas marcas na imagem que têm....a Berg por ex....é a berg outdoor, é a berg cycles....decidam se!....e mais....cada semana mudam o tipo de letra da marca...assim n criam uma imagem de marca...a Scott mudou as letras? e a Kona....e a cannondale...?a trek?? não me parece....isto chama se branding....coisa que os senhores da Sonae com os seus bolsos tão fundos...aparentam não conhecer....voces qdo vêm a estrela de 3 pontas num circulo n sabem logo q é mercedes?...isto é branding...

parecem putos inexperientes...espera esta letra é gira, passados uns meses ja gostam mais de outra e mudam....e se chamassemos as nossas bikes torah´s e stukas e balas e bolinhos...mas afinal quem é esta gente? quem é que está por detras disto?....

...epá outra, esta n resisto...a Phónix... :lol: mas quem é, que no seu perfeito juizo, iria pensar que isto ia vingar....phonix-->fonix-->fdx.....
(40 velhos na mesa de reuniões: -vamos criar uma rede movel nova, mas tem de ser jovem e fresca, que fique no ouvido...já sei, usamos termos que a malta jovem usa....tipo BUÉ e Fónix...criam a marca, iludidos que têm uma bomba nas mãos, mas de facto o q têm é uma ideia idiota, que n vende...Phonix? vá lá....andamos a brincar?...qtos numeros 92 voces ja viram??? Phonix! que ideia genial.... :lol:


....epa...ficou me na cabeça.....kreyts....parece um nick qq tipico de forums....kreyts... :lol:
 

Cleptomanicx

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Já quase tudo foi dito aqui mas há pessoal a confundir as coisas :roll:. A Sirla está em vias de fechar... - PORQUÊ???
Se nos concentrar-mos nas hipotéticas razões que poderão levar ao fecho da dita fábrica torna-se claro que uma delas será inevitavelmente a falta de visão dos gestores/directores. Aparentemente nenhum destes"doutores" conseguiu antecipar e avaliar o futuro do mercado das bicicletas :(.
Como ex. de qualidade tb temos o do nosso vinho e azeite, consumidos em todo o mundo.
Mas não é disso de que trata o tópico. Vejamos:
- Nesta "guerra" de mercados globais, onde a concorrência é cada vez mais "feroz" :twisted:, vencem aqueles que apostam na renovação do artigo, na pesquisa, na promoção da marca e no tratamento pós-venda. Mas será sempre na maior parte dos casos a relação qualidade-preço que dita a compra de uma bike A, B ou C. Hoje em dia quase todas as bicicletas de grandes marcas são feitas no oriente (Taiwan, China, etc) assim como grande parte dos componentes (Shimano, Sram) unicamente pela mão de obra ser muito mais barata. Então se os quadros são feitos no mesmo sitio, com os mesmos componentes, lógicamente que começa a surgir uma oferta de artigos por vezes muito "semelhante". A indústria automóvel retrata muito bem este fenómeno - quem não conhece aí umas 4 marcas com x modelos de carros super parecidos?? - Assim as marcas para conseguirem vender o seu produto terão de recorrer a várias estratégias de mercado. Penso que foi isso que faltou á Sirla, mas por outro lado Portugal continua a ser um país ainda muito pequeno para criar marcas de projecção mundial. Primeiro temos de criar uma sólida cultura de BTT e depois descobrir os promissores talentos que andam por aí para apoiá-los fortemente com patriocínios e contratos, pois serão eles que irão contribuir para o profissionalismo desta modalidade - e andam aí muitos com muita vontade para tal :D :D.
 

MRocha

New Member
Cleptomanicx said:
...Hoje em dia quase todas as bicicletas de grandes marcas são feitas no oriente (Taiwan, China, etc) assim como grande parte dos componentes (Shimano, Sram) unicamente pela mão de obra ser muito mais barata.

Em relação à China tens razão, mas em relação a Taiwan estás enganado.
Taiwan tem alta tecnologia, do mais avançado que há! E isso é que permite que se façam lá quadros de alta qualidade aos milhões a preços acessíveis(alguns, também se lá fazem Intenses e outras marcas do mais xpto e caro que existe). A mão-de obra é relativamente barata, mas não tanto como na China, onde, regra geral, a tecnologia é bem menos avançada.
Não é invulgar a mesma empresa ter fábricas em Taiwan, normalmente para produzir material de gama média-alta, e na China e outros países para produzir a gama baixa. Isto acontece com a Suntour, que produz as Epicon, Axon, Duro e Durolux(e as Marzocchi tambem) em Taiwan e deixa para a fábrica na China as XCM, XCR, XCT, etc. Um pouco como a Shimano produz parte da gama no Japão e as peças menos high-tech, alivio e inferiores, na Malásia.

Fim do :eek:fftopic:

Com o mercado como está, há certos nichos de mercado que vale a pena explorar. A Mutant( que até é portuguesa), por exemplo, apostou em quadros de Cr-Mo para street e park, e não tem dificuldades em escoá-los. Porquê? :arrow: Têm quadros espectacularmente bem feitos(em Taiwan, se não me engano :mrgreen:), com uma geometria adequada ao tipo de uso que se lhes vai dar, projectada por quem sabe fazer um backflip ou um flair e já usou dezenas de bicicletas de outras tantas marcas. Há pouca oferta nesta nicho de mercado e a que existe, não tem a mesma qualidade, nem preços tão contidos. Mas para projectar um produto assim é preciso saber o que se quer e para vender é preciso promovê-lo, mostrá-lo. Para isso a Mutant arranjou um distribuidor na Alemanha e forneceu quadros a vários atletas(estrangeiros tambem). A marca esteve, tambem, no EuroBike Show ‘09.
E, é claro, têm um site decente(é dos melhores que já vi): http://mutantbikes.mfobmx.com/

Portanto, para quem tem ideias e know-how, as coisas resultam, para quem quer apenas ser igual aos outros...

E o problema não é Taiwan nem a China, esses só ajudam a pôr a fasquia mais alta(se bem que já era tempo da UE, de alguma forma, forçar esses países com um código laboral menos digno a o mudarem :ideia:)
 

Xinabike

New Member
Sinceramente, desculpem mas não percebo as participações neste tópico.

Tudo o que disseram está correcto, no mínimo teoricamente.
O que não compreendo é a indignação e conselhos paternalistas que vêm aqui dar...
Era muito mais giro se todos os que deram opiniões sobre marketing vs qualidade (ou aliado) dissessem no início de cada post que bike tem!
É que a meu ver, cada pessoa que aqui escreve a dizer que o que é nacional é bom e que apenas não tem marketing, pelos vistos conhece a marca e a sua qualidade...portanto há aqui qquer coisa que não bate certo.

Já algum de vocês aconselhou vivamente um amigo em fase de decisão a escolher nacional porque é bom e mais barato ?
A única coisa que posso deduzir é que quem critica os nomes, só comprou as outras pelo nome.
Afinal o que interessa é andar de bike ou estar a exibir uma marca pró vizinho do lado ver?
 

oliana

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MutantBikes. Desconhecia que era portuguesa. :sorry: Até parece que é um site camuflado para não sabermos que é português. Perfeitamente identificado como português, mas em inglês. Porque assim é mais bonito e atraente.

Possivelmente esse é o segredo. Esperemos que o facto de se saber que é portuguesa, não esteja a contribuir para um futuro negro.

Este tópico acabou por ser uma cópia de outro. Enfim...

Em resposta a uma pergunta aqui exposta: Não sou defensor da estratégia das marcas portuguesas nem da fraca imagem que algumas apresentam. Sou contra a hipócrisia e fraca mentalidade portuguesa que independentemente se tem qualidade ou não, português não presta. Se for americano é tudo bom. Mesmo que seja uma merd...comprovada.É isso o que eu sou contra. Se não comprei português foi porque com o meu orçamento, (1200 EU) não tinha nas marcas portuguesas concorrência no comparativo preço/equipamento. Esse foi o motivo.
Outros guiam-se pela nacionalidade. Ou seja: português nem ver.
 

jplacebo

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O problema só tem a ver com o nome. Não adianta, nós portugueses somos assim e eu próprio admito-o. Eu nunca compraria uma bicicleta com o nome "Gigante", "Montanha Rochosa", "Órbita", "Sirla", "Mérida" ou "Especializada" :D ... são nomes estranhos, não são cool... Mas isso tem a ver com a nossa mentalidade apenas. Um inglês não acha nomes como "Rocky Mountain" esquisitos porque o mundo à volta dele está cheio de marcas com nome inglês desde que é nascido, imaginem: Apple, Windows, Rocky Mountain, Specialized, Giant, Scott, Rockrider, Focus. Tudo isto soaria parvo a um inglês se ele tivesse a mentalidade de um português, não acham? :)
A solução para uma marca portuguesa de sucesso seria usar um nome inglês, criar um logotipo marcante, investir forte no marketing e criar uma imagem de marca em termos gráficos. Marcas portuguesas como a Berg só vendem porque se chamam "Berg" e não "Braga" ou coisa do género! É certo que qualidade não falta em Portugal, mas por favor usem nomes mais agressivos. Nomes como "Vilar" se calhar até venderiam bem fora de Portugal, mas para mim que sou português acho um nome muito fraco, pouco agressivo, e nada que me deixaria orgulhoso ao exibir nem que fosse uma bicicleta de topo toda equipada de 5000€.
 

Miguel.RS

Member
Boas.

Vou começar por ilustrar o meu caso:

Em julho após participar no porto bike tour fiquei com o bichinho do btt e decidi regressar. Aos poucos fui pesquisando na internet e vendo modelos nas lojas à disposição. E que lojas estão mais disponiveis (pelo menos aqui no Porto): Sportzone, Bike Team, Bike Zone, PAtocycles, e mais umas poucas... de todas as que visitei as lojas que mais me agradaram foram as lojas da spec e a do el corte. Tinham tudo no mesmo sitio e de material variado - entenda-se vestuario, componentes, acessórios, bikes etc - tive um atendimento porreiro e não como em alguns sititos em que me tentavam empurrar para o modelo x ou y porque mais tarde ia gastar mais dinheiro. Vi vários modelos e escolhi aquele cuja geometria e estética do quadro me interessou. Não teve nada a haver com marcas...álias apesar de ter gostado de duas lojas comprei numa SPTZ, no entanto, posso garantir-vos que pouco contactei com marcas portugueses. Estas apenas vi em hipermercado, e neles só compro comida.

Não encontrei nas sportzones, nem no el corte, nem em nenhuma outra, um modelo de marca portuguesa. Como foi possivel num mês de pesquisa pelas lojas mais conhecidas de uma grande cidade não haver um agente oficial de uma marca tuga?!

Agora que vou conhecendo um pouco mais este mundo e conhecço as bikes portuguesas, admito: não encontro nenhuma que me encha as medidas. Nem o nome ou o logo da marca são marcantes nem eu algum dia pedalei numa bike tuga.

Cumps
 

pratoni

Active Member
Miguel.RS said:
Não encontrei nas sportzones, nem no el corte, nem em nenhuma outra, um modelo de marca portuguesa. Como foi possivel num mês de pesquisa pelas lojas mais conhecidas de uma grande cidade não haver um agente oficial de uma marca tuga?!

Não viste bicicletas da Berg na sportzone? É uma marca portuguesam aliás é uma marca da sportzone/sonae e são das mais visiveis dentro destas lojas...
 

Miguel.RS

Member
pratoni said:
Não viste bicicletas da Berg na sportzone? É uma marca portuguesam aliás é uma marca da sportzone/sonae e são das mais visiveis dentro destas lojas...

Sim, claro que vi berg, mas estava-me a referir às marcas que aqui mais são citadas: sirla, vilar, orbita, entre outras...e de mais a mais....a berg é uma marca generalista e não uma marca que produz exclusivamente bikes e/ou componentes. Álias, gosto muito dos produtos berg de campismo e outdoor mas as bikes não me seduzem nada...

Completando o meu raciocinio de à pouco (escrevi à pressa e se calhar não transmiti tudo como desejava):

Na procura pela bike que me agradasse vi: trek, scott, cannondale, bh, gt e muitas outras...e pelo preço que paguei pela minha comprava um chouriço melhor equipado, mas como para mim é o quadro que faz a bike optei pelo quadro que mais me seduziu (dentro do que queria pagar) independentemente da marca.

É provavel que as bikes tugas tenham maior aceitação se não surgirem apenas em hipermercados.

Acreditem, que se entrasse numa loja oficial da Sirla (cujo nome nem desgosto :D) e tivesse toda uma série de bikes expostas, com quadros interessantes e com pinturas atractivas, com componentes de várias gamas, vestuario da marca e assistência especializada, possivelmente teria uma bike tuga. No entanto, e volto a frisar o que já referi numa mensagem anterior, falta publicidade, falta a divulgação, falta a presença em eventos de renome, falta uma cultura de mercado agressiva e que busque os pequenos nichos para se expandir.

Enfim...

Cumps

PS: Recordei-me agora que de facto cruzei-me com uma marca de bikes tuga. A VAG, mas aquelas letras enormérrimas em itálico e alguns quadros que, sem querer ofender ninguém, :greg:
 

cosamala

New Member
jplacebo said:
O problema só tem a ver com o nome. Não adianta, nós portugueses somos assim e eu próprio admito-o. Eu nunca compraria uma bicicleta com o nome "Gigante", "Montanha Rochosa", "Órbita", "Sirla", "Mérida" ou "Especializada" :D ... são nomes estranhos, não são cool... Mas isso tem a ver com a nossa mentalidade apenas. Um inglês não acha nomes como "Rocky Mountain" esquisitos porque o mundo à volta dele está cheio de marcas com nome inglês desde que é nascido, imaginem: Apple, Windows, Rocky Mountain, Specialized, Giant, Scott, Rockrider, Focus. Tudo isto soaria parvo a um inglês se ele tivesse a mentalidade de um português, não acham? :)
Hum... se calhar estão aqui umas generalizações arriscadas. Eu não sou assim pelo menos. Já disse anteriormente que até acho um nome estrangeiro bem parvo... Para mim o nome não conta assim tanto, mas sim o que a marca em si tem para oferecer. Depois acho que virtualmente quase qualquer nome pode vencer, desde que bem publicitado...
O que é cool é andar de bike, seja ela qual for, desde que sirva os nossos propósitos(é o que penso)!


jplacebo said:
A solução para uma marca portuguesa de sucesso seria usar um nome inglês, criar um logotipo marcante, investir forte no marketing e criar uma imagem de marca em termos gráficos. Marcas portuguesas como a Berg só vendem porque se chamam "Berg" e não "Braga" ou coisa do género! É certo que qualidade não falta em Portugal, mas por favor usem nomes mais agressivos. Nomes como "Vilar" se calhar até venderiam bem fora de Portugal, mas para mim que sou português acho um nome muito fraco, pouco agressivo, e nada que me deixaria orgulhoso ao exibir nem que fosse uma bicicleta de topo toda equipada de 5000€.
Não acho que o nome tenha que ser obrigatoriamente inglês, de resto concordo.
E acho que a Berg vende por causa da relação qualidade/preço e não pelo nome em si...
Por fim, as bicicletas são para exibir ou andar?...
Eu era bem capaz de andar com um quadro marca branca e os componentes a perfazer os tais 5000 euros, e até podiam vir sem os autocolantes das marcas, que eu andava com ela todo feliz e contente... como era capaz de o fazer com um quadro de marca sirla ou órbita ou qualquer outro...
Mas também acho que se tivesse capacidades financeiras, provavelmente não reflectia muito nisto, e comprava o que me apetecesse, e muito provavelmente iria para marcas com mais nome e provas dadas de qualidade no mercado.
 

pratoni

Active Member
vejam o exemplo das RCZ (fizzbikes) aqui no fórum.

Será difícil uma marca portuguesa fazer algo do género? OU só resulta porque foi uma empresa/loja estrangeira?
 

A.M.F

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As marcas portuguesas vendem, mal equipadas e a um preço bem caro para o tipo de equipamento.Há pouco comprei para treino um Mondraker de 790 euros para treinar,vem com slx,deore e tora e pedais de encaixe.Pesava 13 kg,com umas belas modificações poderá pesar dentro dos 11kg.o quadro é extremamente leve,tem que se investir,nas nacionais o quadro é pesado e não podemos ir muito longe.Tirando as das decatlon,pelo preço das bikes de média gama escapa.A Orbita está um pouco cara,para o material que tem,é feita em Portugal,onde o peço da mão de obra não é cara,mas ela é bem cara.
Por mim andava com uma bike portuguesa de qualquer nome,só que devia estar equipada como as de marca estrangeira.
 

Pescador

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Boas,

Temos um bom exemplo de tudo o que foi dito, a Black Jack, uma marca portuguesa que faz lava-louças (Rodi) e que faz também rodas.

Tem um nome inglês, aplelativo, tem markting, uma equipa a correr, um site apelativo, são rodas bonitas, imagino que devem ser boas, o preço é competitivo em comparação a outras marcas na mesma gama, etc...

Ou ando distraido ou acho que ainda não vi ninguem com umas Black Jack montadas... O que falta fazer para venderem mais? :roll: :roll: :roll:
 

oliana

Active Member
Mudarem o nome para Quim Preto. :mrgreen:

Já repararam que algumas marcas que começam a ter clientela muito fiel, começam a ter montagens cada vez mais "self made". É a pensar na qualidade ou será na fidelidade obrigatória. Fazem muito bem... 8)

Escolheste, não escolheste?... Agora continua com a gente, quer queiras, quer não queiras! :roll:

É isto que chamam variedade de escolha? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
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