Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

cax

New Member
Quando soube que a Câmara Municipal de Caminha tinha gasto 241.803,18€ a construir uma ciclovia entre V. P. Âncora e Moledo, numa estrada que é habitualmente usada por ciclistas como alternativa à EN13, por ser mais plana, ter menos trânsito e ser à beira-mar, estranhei porque, conhecendo bem a referida estrada sempre achei que, havendo lá espaço suficiente para alargá-la, bastaria para facilitar a vida aos ciclistas, quando muito, criar ciclofaixas para haver espaço de segurança entre os automóveis e as bicicletas. Seja como fôr, nessa estrada havia uma tal massa crítica de ciclistas que os automóveis já se tinham habituado, aí, a respeitá-los e considerá-los parte do tráfego "normal".

No entanto, com este investimento, imaginei-me logo a pedalar numa ciclovia bem sinalizada, com boas ligações a outras vias, cruzamentos, etc. Foi isto que encontrei:

25997442.jpg


À entrada a gincana habitual entre peões e bicicletas. Neste sítio fiquei na dúvida se se tratava de uma ciclovia ou de um passeio vermelho.

25997553.jpg


Logo adiante percebi que não era nem uma coisa nem outra, era uma faixa vermelha para colocar sinalização e ...

25997684.jpg

25997676.jpg


... painéis informativo-publicitários e caixotes de lixo. Continuei à beira mar em direcção a Moledo, algo aliviado por ter acabado a ciclovia e poder ir normalmente na estrada. Mas tinha de haver mais, afinal gastaram quase 250.000€.

25997817.jpg


200 metros adiante uma ciclofaixa, de sentido único é certo, mas pelo menos é normal e não custou muito dinheiro,

25997973.jpg


só não serve é para nada porque com carros estacionados do outro lado, ao cruzarem-se, os automóveis têm de ir por cima da ciclofaixa.

25998091.jpg


Aqui começam a justificar os gastos. Mas, e agora? Eu venho do outro lado da estrada, aquele sinal obriga-me a ir por ali, a manobra é um pouco perigosa mas como o traço contínuo está apagado, sinalizei com o braço e virei á esquerda. Pior seria se viesse um ciclista em sentido contrário, ou vinha para cima de mim ou se não tivesse uma BTT com uma boa suspensão arriscava-se a empenar uma roda ou até uma queda quando tivesse de passar sobre o lancil do passeio e aterrasse naquela grelha que, muito embora não seja muito visível na foto é bem funda e está bem escondida.

25998292.jpg


Claro que os peões como ficaram de repente sem passeio não têm outro remédio a não ser arriscar uma colisão com um ciclista.

25998364.jpg


E esta passadeira (uma de várias iguais) incentiva-os a esse desporto da finta à bicicleta, porque, na ciclovia não há passadeira, mas também não ha passeio, apesar de várias escadas de acesso à praia.

25998447.jpg


Epá, a estrada para Moledo é para a direita por cima da linha do comboio e a ciclovia segue para a esquerda?!? De certeza que deve ter uma travessia da linha e continuação até Moledo mais adiante, é melhor continuar na ciclovia. Até porque aqui tem traço contínuo, fico fora de mão, posso empenar a roda e nunca se sabe onde poderá estar uma sarjeta assassina.

25998564.jpg


Logo após a curva, lixei-me!!! E esta estrada não vai dar a lado nenhum. tenho de dar 1/2 volta.

25998638.jpg


???, obrigatório por onde???, vou mas é seguir à esquerda e continuar pela estrada que já chega de ciclovia. Mas não era até Moledo?

25998727.jpg


Mais, 500 metros depois!!! Lá venho eu outra vez do outro lado, e agora, tenho de desmontar e ir pela passadeira? Não há outra entrada e o sinal está voltado para cá, portanto, não é de sentido único. É melhor ir bem atento e ter cuidado com os cruzamentos com outros ciclistas que isto de ir de frente para os carros com um lancil destes à beira, capaz de resvalar uma roda para a estrada numa recta destas, é bem capaz de provocar uma colisão a 120 Km/h, 100 do carro e 20 meus, de frente.

25999163.jpg


Enfim o fim. Ainda por cima estava vento que me empurrava para o lancil, o que valeu foi o vento dos carros a cento e tal a razar para equilibrar, agora estão libertos das bicicletas e se alguma vier para a estrada, mata que é coelho. Mas, estou outra vez do outro lado da estrada, começo a pensar que a culpa é minha, que não tinha nada de ir de Sul para Norte, aqui também tem traço contínuo e logo na berma. Vou parar um pouco.

25999387.jpg


Olha, que bonito, afinal não é uma ciclovia, é uma Ecovia, deve ser por isso esta confusão toda, para obrigar a parar e apreciar a estrada ecológica ao lado com carros agora bem mais velozes desdes que se libertaram das bicicletas.

Para terminar, devo dizer aqueles que acham que isto é melhor que nada, estão enganados, tenho saudades de pedalar aqui pela estrada e era bem menos perigoso. Não tenho nada contra ciclovias ou ciclo faixas e até acho que nesta estrada era possível fazê-las, como deve ser.

Agora isto é deitar dinheiro fora e pôr a nossa segurança em causa. Uma via para bicicletas não é um parque de diversões, é uma VIA, com as mesmas necessidades de sinalização, cruzamentos, segurança, etc., de qualquer outra via.

A cereja em cima do bolo, é o video de promoção da Câmara de Caminha com o discurso ignorante da Sr.ª Presidente:

http://www.youtube.com/watch?v=6sXh1iRb5e0
 

Jazz

Member
cax, muito bem visto, concordo plenamente contigo. Em todos os aspectos.

Também já faço essa estrada de bicicleta à muitos anos e tinham feito melhor se estivessem quietinhos em vez de fazer essa anormalidade.
 

HL||ARQ

New Member
A verdadeira anedota!

Só confirma o meu pensamento! As ciclovias estão na moda.

Antes da construção, é necessário reflectir, ver bons exemplos, e saber projectar.
E para quem não sabe, por favor, tirem os sinais de obrigatoriedade. Prefiro pedalar na estrada.
 

Olibrito

New Member
Bela reportagem só é pena ser pelo motivo que é...

A teoria é a mesma de quem faz estradas, primeiro faziam-nas mal, deixavam buracos, postes a meio, e má sinalização, aliás de sinalização só mesmo a de obras que mesmo 2 anos após terem terminado as obras ainda por lá andam :twisted:

A história das ciclovias é exactamente a mesma coisa, é uma coisa "nova" e como tal ainda têm de errar muito até aprender. E pelos visto é o caso dessa ciclovia!

Este ano passei alguns dias em Moledo e também me apercebi dessa construção bárbara a que chamaram ecovia/ciclovia. É como dizes era preferivel não ter nada, pelo menos não induzia em erro. E sempre podiamos continuar a circular pela estrada, agora não podemos por supostamente temos uma facha só para nós...

Sugiro-te que envies um e-mail ao Pelouro do Desporto da tua zona com a tua bela reportagem, podem ser que eles vejam o problema com olhos de quem sabe da coisa!
 

proque

Member
Bem esgalhada esta foto-reportagem.

Infelizmente poderia repetir-se por muitos pontos do rectângulo.

No domingo passado percorri a "ciclovia do Barro" em Torres Vedras e o panorama é semelhante.

Embora percorrendo alguns pontos interessantes do parque da cidade (Várzea) por vezes somos empurrados para passeios, atravessamentos de estradas movimentadas e quase que entramos na esquadra da PSP e no mercado (!).

Só visto. É um hino à inutilidade...
 

HL||ARQ

New Member
A ideia de Ecovia, além de mais interessante, está sujeita a menos erros!

A utilização de caminhos rurais, vias devolutas de comboios e afins, para a pratica de ciclismo e caminhadas, faz com quem as idealize e projecte se baseia nas praticas pedestres. Assim, estas mais enraizadas e mais comuns, leva a melhores estruturais de circulação.

Julgo que umas das razões que leva às más ciclovias urbanas é a ideia que a bicicleta pode circular "legalmente" em passeios. É por esta razão que as ciclovias estão sempre elevadas em relação à cota da rua (estrada). Logo, também é ocupada pelo peão.

Por outro lado, não se pode culpar um peão de circular na ciclovia, i.e., o peão conhecedor, ou não, da lei só a cumpre se visualizar o sinal de ciclovia. Se este começar a caminhar a meio de um "passeio com cor diferente" (extensão aos nossos estreitos passeios), onde nada o informa/impõe a não circulação, como pode ele ser responsbilizado.

Na minha opinião, as ciclovias deviam ser executadas ao mesmo nível da rua, com a devida guia/lancil de separação (transponível em caso de ultrapassagem). Desta forma a largura pode ser mais estreita e a colocação de faixa em ambos os sentidos.

É comum as faixas de rodagem estarem sobre-dimensionadas. O exemplo está nas vias que na mesma faixa conseguem ter a "faixa de circulação", o estacionamento e espaço para a m***a das "2ª filas".

As cidades europeias, com know-how, desenham as ciclovias junto ao transito automóvel. E não gastando fortunas podem expandir a ciclovias por muitas ruas da cidade.
 
Palavras para quê,

As imagens dizem tudo.

Portugal no seu melhor.

ATENÇÃO: Nem tudo são espinhos. Dou como exemplos positivos de excelentes ciclovias os traçados que ligam a Marinha Grande a S. Pedro de Moel e esta localidade à Praia de Vieira de Leiria (sentido Norte) e à EN em direcção à Nazaré (sentido Sul).
Além de terem sido construídas em pleno coração do Pinhal de Leiria, são dotadas de condições magníficas em termos de piso e sinalização.

Boas pedaladas. :yeah: :yeah: :yeah:
 

madnez

New Member
Isto é só rir , só comprendo isto como forma de receber um qualquer subsidio por parte da CEE ou do governo central , é inadmissivel este tipo de obra e pode vir o melhor politico tentar explicar esta obra que a mim não me convence, como é que é possivel que um individuo formado como engenheiro projecte este traçado com estas falhas? será que alguma vez teve o cuidado de se eslocar ao local para ver ou para acompanhar as obras??, deve existir concerteza mais que um responsavel por este tipo de obras?, para este tipo de obras quantos milhares de euros se gastou no projecto e no estudo de impacto ambiental?? eu no meu trabalho se cometesse um erro deste tamanho era mais que suficiente para ser despedido, mas como estes lugares na maioria das vezes são politicos e não profissionais assiste-se constantemente a isto.
Em todo o mundo existem "Aberraçoes" como estas e piores mas "Nós" temos que defender o que é nosso e tentar melhorar aquilo que está mal , se bem que todos nós temos direito a ter uma opinião diferente há coisas como esta que nem oferecem dois pontos de vista de tão "Aberrante" que está .
Um Abraço
 
Top