Mais um problema com travões Avid Elixir 3

nsousa83

New Member
Olá amigos,

A minha bicla está equipada com travões Avid Elixir 3 com um ano que nunca me deram qualquer problema.

Ora, acontece que após ter a menina parada durante estes dois últimos meses, ao pegar nela ambos os travões estão a apresentar problemas.
Uma nota, bicicleta está na garagem, que tem estado fria e húmida.

O de trás está totalmente bloqueado, a roda só mexe exercendo bastante força.
O da frente não está bloqueado mas apresenta também bastante fricção.

Depois de procurar na internet possíveis soluções, fiz o seguinte:
- retirei o travão de trás do sitio;
- removi as pastilhas;
- com a ajuda de uma chave plástica verifiquei que os dois pistões mexem-se de igual forma.

Tendo verificado isto tentei empurra-los ao máximo para a posição de máxima abertura, sem sucesso.
No limite consigo recolher totalmente um deles, o que empurra o oposto uns 2 mm para fora.

Colocando as pastilhas de novo, o disco nem sequer entra.

Uma outra solução além da que eu tentei passa por retirar algum do óleo, DOT5.1.
Mas isso seria assumir que o óleo teria expandido dentro do tubo. É possível?

Têm mais alguma sugestão?

Bem haja!
 

Alcatraz

Member
Bom dia,

Isso é um defeito dos elixir 3, praticamente todos acabam por fazer isso.
O que já me disseram, de quem os abriu, é que uma das peças acaba por dilatar, danificar-se e bloquear o travão na totalidade.
Depois de sangrados ficam bons.
Isto, eu a dizer o que me disseram...

Cumps.
 

nsousa83

New Member
Viva, desde já bem haja pela resposta! :)

O travão não está bloqueado, ao pressionar a manete os dois pistões movem-se.
Aplicando força directamente também recuam na totalidade, mas apenas à vez, já que ao inserir um, o outro sai.

Aparentemente perderam sim a capacidade de recolher os dois em simultâneo.
Tal qual como se houvesse óleo a mais no sistema.

Um abraço
 

Alcatraz

Member
O problema é dessa tal peça que não deixa o recuo do óleo no sistema, ficando como se fosse bloqueado.
Não há óleo a mais só que essa peça expandiu e ocupa o respectivo espaço não deixando recuar de forma normal também.
Foi o que me foi explicado.
 

Peixinhus

Active Member
O oleo dot não é mt amigo dos vedantes devido á suas caracteristicas, o sistema de pistões e o'rings está preparado para isso mas...Esses elixir 3 não tem regulação na manete? Tentar dar-lhe umas bombadas com a devida precaução e tendo o disco entre as pastilhas, para ver se eles abrem e perdem algo da pressão na tubagem.

Abraços
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Alcatraz

Será possível a origem do problema estar na manete e não na bomba?

Com base nestes diagramas, qual a peça que "dá problemas"?

avid-lever-internals-service-kit-elixir-3-[2]-2253-p.jpg


avid-elixir-pad-pin-kit-3-5-cr-xx-[2]-2369-p.jpg


Um abraço

ny12xx
 

nsousa83

New Member
Tenho ideia pelo que vi no manual, que as peças ou são metálicas, ou então são isolantes.
Eu não estou a ver o metal a dilatar.

Peixinhus : Se eu bem entendo o manual, estes travões apenas possuem um ajuste da distância da maneta ao punho. Que no meu caso penso que está regulado para a máxima distância.
 
Bem..... tanta confusão que vai por aqui....

nsousa83: Os teus travões têm óleo DOT que é um liquido Hidrofilico, como tal atrai e absorve humidade (água), essa água que não pertence ao sistema é que faz parecer com que tenha óleo a mais.

Alcatraz: nenhuma peça ou componente dilata dentro de um travão a óleo DOT a não ser na presença de óleo Mineral... quem te disse isso disse mal.

Peixinhus: o DOT não é amigo dos vedantes? lol então e todos os travões dos carros, motas e bicicletas que à dezenas e dezenas de anos utilizam sistemas DOT e... obviamente, vedantes para óleo DOT? (borracha especifica)


Nsousa, a primeira coisa a fazer é sangrar com óleo DOT novo, retirando todo o óleo velho. Mantém os pistons bem abertos e sangra com tempo e método, se não resultar, posta aqui de novo para avançarmos para outra solução.

VT
 

nsousa83

New Member
Rock Shox Portugal: Bem haja pela resposta completa. Só tenho uma questão acerca da resposta. Por onde está a entrar a humidade? O sistema deveria ser completamente estanque, não? Estará algum dos vedantes com problemas?

Outra coisa, acerca de sangrar o sistema. Estive a ver alguns vídeos. Um até no próprio site da SRAM. Parece-me um processo que necessita de ser efectuado com cuidado mas nada de muito complexo. Então, o que será melhor? Comprar um kit e fazer isto em casa ou enviar à oficina?

Um abraço,
 
Boa pergunta.... deve haver uma pequena fuga junto ao freio do piston, se olhares bem deves ver lá alguma "gordura".
Resolve-se com um piston novo e sangramento.

Teres seringas em casa é sempre uma mais-valia! ;)

VT
 

nsousa83

New Member
Rock Shox Portugal: Quando retirei os calços do travão verifiquei que os pistões estavam secos. Após alguns movimentos de abrir e fechar ficaram um pouco lubrificados. Todavia considerei isto normal, já que de acordo com algumas que li será mesmo assim. Ambos os pistões apresentam o mesmo aspecto, logo a haver uma fuga será uniforme nos dois lados...

Alguma recomendação acerca do kit a comprar? O mais barato ou um melhor?
Algumas pessoas queixam-se que as seringas não duram muito tempo. Ainda que bem limpas depois do uso.

Link 1
 
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nsousa83

New Member
Os links noutro formato.
www chainreactioncycles com/pt/pt/avid-disc-brake-bleed-kit/rp-prod30137
www chainreactioncycles com/pt/pt/avid-professional-disc-brake-bleed-kit/rp-prod75475
 
Bom dia.
Aproveito o tópico para obter também ajuda, já que se trata do mesmo assunto.

A minha situação é a seguinte:
Desde Agosto que tenho os Elixir 3. O de traz, 5 estrelas, o da frente, têm constantemente problemas.
Todos ou quase todos os meses o travão da frente têm de ser sangrado, porque o óleo "aumenta de volume" misteriosamente(humidade), de um dia para o outro, que me impede de por vezes, colocar disco/recolher bombitos.
À 2 meses atrás, o da frente foi trocado em garantia, porque a manete, depois de premida, deixava o óleo voltar para traz, ou seja, algum o-ring ou alguma coisa não estava a vedar bem.
Depois da troca, o problema da humidade continua, têm de ser sangrado constantemente.
Esta coincidência é bastante estranha, dois travões, os dois com o mesmo problema? No primeiro, antes de ser trocado pensei que fosse normal, mas agora, depois de falar com mais pessoal, não acho nada normal.

Em relação a fuga, aparentemente não vejo nada.
Será que o problema é devido por o travão da frente estar sujeito a mais força? Mais aquecimento? Será que este também têm problema e terá de ir para garantia?
 
nsousa83 e Ricardo_martins na volta fui pouco claro na minha explicação, eu disse "piston" e não "pistons" quando deveria ter acrescentado: piston da manete.

A fuga deverá estar no piston da manete.
Quanto ao travão novo com o mesmo problema... que grande azar... não é suposto, mas pode acontecer. Quando puderes envia esse travão novo acompanhado da ficha de obra.

VT
 

nsousa83

New Member
Viva,

Já verifiquei. Não há qualquer fuga em todo o sistema dos travões.
A humidade até pode estar a entrar, mar o óleo não está a sair.

Alguma sugestão sobre o kit a comprar para fazer uma purga do óleo antigo?

Um abraço
 
- Abrir ambos os parafusos de sangramento
- Injectar ar na manete e retirar o máximo possível, bombeando ao mesmo tempo
- Introduzir óleo novo, da manete para o caliper
- Sangrar
- Andar
- Duche
- Jantar
- Acordar, etc...

VT
 
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