Em relação a frase:
"Só mais uma achega: experimentem Stan´s NOTUBES, nunca mais vão olhar para Magic Seal, Slimes e afins. é só o 1º nos EUA.
O pior é que não se vende em portugal, so na net",
Já esta a venda em Portugal há varios anos, mas achei graça se dizer que é o Nº 1
nos EUA por dois motivos. Primeiro porque quase todos os sites Americanos de diferentes
marcas de autovedantes dizem que o produto deles é o "Number One ! " ;-) Mas Number One
todos eles ? Number one em vendas ? Number one em qualidade ? Number One em marketing ?
heheheh ;-) Não há de facto nenhuma estatistica nesse campo mas regra geral cada
produto tem a sua cota de mercado e especialidade. Julgo que o Stan's NoTubes é dos
kits de conversão roda normal para Tubeless mais vendidos nos EUA. Julgo que dentro da categoria das câmaras de ar com liquido autovedante já pre-instalado que a Slime é das mais vendidas.
E aqui em Portugal o MagikSeal tem sido uma combinação perfeita para tubeless
ou para instalação em câmaras (não se vende pre-instalado em câmaras) se bem que
curiosamente os fabricantes do MagikSeal nos EUA estão muito mais interessados nos
lucros provenientes da instalação de MagikSeal em camiões "18 Wheelers" e militares
(especialmente com as várias intervenções Americanas no médio oriente ultimamente)
do que a instalação em bicicletas ;-) Imaginem quantos litros de MagikSeal não são
necessários num camião militar ? ;-)
Agora há no entanto diferenças bastante grandes entre produtos a base de latex
que normalmente são preferiveis na transformação roda normal em tubeless (já vou
explicar porque) e produtos a base de etileno glicol ou propileno glicol (cujo propósito
primordial é o de serem autovedantes de longa duração).
Os produtos a base de latex utilizam uma filosofia bastante parecida com
os sprays a venda desde dos anos 70 e que "colam" no sitio dum furo. Neste
aspecto são bons para converter conjuntos normais em tubeless porque
ajudam a "colar" o pneu ao aro mais depressa secando mais depressa e evitando
assim tanta perca de ar ou liquido pelo aro no processo. Se utilizados como
autovedante tem tendencia para secar muito mais depressa do que os produtos
a base de glicois.
Os produtos a base de Etileno Glicol ou Propileno Glicol tem como obrigação
não secar tão depressa no interior do pneu. O Etileno Glicol é tóxico por isso
algumas marcas utilizam o Propileno Glicol em vez (MagikSeal e nos ultimos anos
o Slime tambem ..e mais algumas marcas), mas nenhuma delas deve se beber
é obvio ;-) Não haveria figado que aguentasse ;-) Vejam o comentário da
relação entre autovedantes a base de latex comparados com os a base de
glicois por Keith Bontrager de quando fez a Super Travessia organizado pela
CicloNatur em:
http://www.cyclingnews.com/riders/2006/diaries/keith/?id=keith0604
Os autovedantes a base de Glicois não tem como função "colar" evitando
assim risco de reacções químicas com a borracha. Tem como função primordial
servir de meio de transporte para fibras que vão entalar no lugar do furo
devido a força centrifuga e pressão. O que muda muito entre várias marcas
de produtos a base de glicois é a escolha das fibras em sí (flexibilidade,
tamanho, densidade, etc).
Há tambem uma marca que é vendido como se fosse um autovedante em
Portugal mas cujo fabricante deixa bem claro que a função primordial é o
de reduzir a porosidade lateral de pneus mais finos de modo que possam
ser utilizados como tubeless sem tanta perca de ar pelos flancos e depois
só como efeito secundário é que é autovedante.
Moral: Há agora muita variedade de escolha consoante se deseja tranformar
um pneu/aro normal em tubeless, se quer reduzir a porosidade lateral dum
pneu, se quer um produto barato mas mais pesado ou outro leve mas
mais caro, etc
Jinhos e abraços,
Navid "Fura-KungFu"