Luz cree aquece imenso

Jocas22

Active Member
Já tenho esta luz á mais de um ano, e nunca tive este problema. È igualzinha á da foto abaixo e a zona metalica a preto aquece enormidades (ao ponto de nem se poder tocar nela) mesmo com apenas uns 5, 10 minutos acesa. Alguma ideia?

 

zadkziel

New Member
Também tenho 2 crees, uma de 3 LEDs e outra de 1 led, e as duas aquecem muito. São LEDs de alta potência têm mesmo de aquecer.
Já têm 2 anos e tirando problemas de bateria e más soldaduras de fábrica estão a funcionar.
 

Baba

Member
Tenho a minha à relativamente pouco tempo, mas a ideia que eu tenho é que se não se estiver a andar de forma a o ar servir para arrefecer a luz, aquilo aquece enormidades.
 

Jocas22

Active Member
pois a minha nao aquecia nada por ai alem, mesmo no maximo, mas agora deu-lhe pra isto. Acho que está na altura de umas solastorm 7000 lumen :cool:
 

SeteGu

Active Member
Atenção que esses lumens, em alguns casos, não correspondem à realidade.

O facto de ser verão também pode levar a um maior aquecimento.

Eu tenho umas SOLARSTORM X2 5000 Lumens (que segundo li na prática têm menos) e não aquecem nem iluminam nada mal. Porém também ainda não as usei com algum calor...
Não as usando sempre no máximo (muitas vezes não é preciso), no inverno, já consegui pedalar 4:15 com elas acesas.

 

Pedro Barradas

Super Moderador
Essas solarstorm X2, segundo as minhas medições não chegam a 1000lm, mas são suficientes. Realmente na potência intermédia chega e sobeja.. Autonomia até 3:30h.
como tudo, a fiabilidade de contrução e a sorte com o pack de acumuladores, ditarão a experiência que o utilizador tiver. Mas para o preço, são belisimas.
 

SeteGu

Active Member
Eu a descer uso no máximo em plano ou a subir nas calmas uso muitas vezes no mínimo... então se for estradão chega e sobra. A intensidade da luz, a meu ver, depende muito da velocidade a que se vai.

Se bem me lembro do que vi na altura acho que tinham à volta de 2.000 lm segundo uns testes quaisquer. Acho que 1.500lm é mais ou menos o que tem um farol (médio) de um carro. 5000 ou 7000lm era um abuso!
 

Jocas22

Active Member
bom eu nao percebo nada disso, sei que existem iguais ás da foto que o setegu meteu mas tambem ja existem outras com 3 "leds" por assim dizer
acredito que nao seja apenas estetico e 3 deem mais luz que 2. Se dá mesmo os 7000 que anunciam ou nao, epa é daquelas coisas ao preço que vendem aquilo nao se pode exactamente aplicar esse tipo de exigencia. Eu obviamente vou comprar no chines que anunciar mais lumens ao mais baixo preço LOL agora a serio no fundo o que me interessa é o feedback no ebay o resto epá....
 

SeteGu

Active Member
Jocas o que te posso dizer é que tenho amigos com umas iguais ou parecidas às que meteste no primeiro post e eu tenho a de 2 LED´s. A diferença não está tanto na intensidade da luz (apesar dos lumens anunciados pela minha serem muitos mais) mas sim no "ângulo de visão", ou seja, a deles apontam só para a frente e a minha aponta muito mais para os lados.

Eu num estradão largo consigo ver as bermas da estrada (dos 2 lados) enquanto que eles não. Mas no que toca a distância de visão ou intensidade de luz propriamente dita acho que não são muito diferentes.

Essa de 3 não faço ideia... mas supostamente também quanto mais LED´s tiver, mais energia gasta e menor é a autonomia...
Eu estou satisfeito com a autonomia das minhas mas eles têm 3 baterias iguais e não duram todas o mesmo e a diferença acho que ainda é grande. :mrgreen:
 

coolmike

New Member
eu tenho uma SOLARSTORM X2 e também aquece, especialmente em médios ou máximos, mas sinceramente nunca foi um problema e, mesmo depois de vários minutos em máximo é completamente suportável agarrar o corpo do projector com as mãos
 

Jocas22

Active Member
setegu existe/existia uma cena pra espalhar a luz da lanterna da foto que coloquei, também creio eu é um modelo mais antigo. A minha afinal ja tem 2 anos ;)
 

SeteGu

Active Member
Isso não sabia... mas aí ao "espalhar" a luz provavelmente perderá intensidade/alcance porque não há milagres... o ideal será conciliar intensidade/ângulo de visão e autonomia.
 

zadkziel

New Member
Penso que ainda existam essas lentes para a luz. Eu tenho uma lente para espalhara luz montada numa luz de 3Leds e é do melhor que há para descer. Em contrapartida pedi algum alcance, que vou buscar à segunda luz que tenho só de 1LED.
Em termos de mancha de iluminação esta é a melhor solução, mas existem no mercado luzes que têm mais potência do que as minhas duas combinadas. Mas eu já acho que isso é uma exagero de luz.

Quanto a autonomia a melhor (ainda que cara) solução é mesmo fazer uma bateria comprando boas células individuais. Um amigo fez-me uma bateria de 4 células (Panasonic acho eu) e agora tenho autonomia para dar e vender e ainda poupei muito peso.
 

Jocas22

Active Member
baterias de quê? portateis? telemoveis? bela ideia, mas tambem deve sair bem mais caro que o tradicional, mete 4 pilhas recarregaveis e está a andar. Mas com o que pagamos aos chineses epá dificilmente se podia pedir mais.

setegu, tiras e poes conforme a situação, como dizes milagres so em Fatima (e mesmo isso!)
 

zadkziel

New Member
Eu não comprei baterias, comprei células de bateria. São células que são usadas para fazer muitos tipos de bateria, sendo um desses tipos as de portáteis. Depois o que foi feito foi soldar um circuito de protecção às células (para não carregarem ou descarregarem de mais) e as celulas foram equilibradas, estando ligadas em serie as células com tensões mais próximas e depois em paralelo entre cada par. E dada a capacidade da bateria acabou por se soldar duas "saídas" para ligar as duas luzes.

Quando a pilhas recarregáveis duvido que consigas fazer um pack com a tensão e carga que estas luzes precisam para funcionarem. Eu optei por fazer uma bateria porque fiquei com uma bateria mais pequena, leve e com maior autonomia. E também assim sei que com um mínimo de cuidado terei bateria para vários anos ao contrario do que costuma acontecer com as baterias do chinês (que já tive duas que morreram em menos de 1 ano).
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

caro camarada zadkziel , essa ideia parece-me muito boa. Onde se arranjam essas referidas "células"?! Estou muito interessado em fazer (mandar fazer, pois não percebo NADA de eletronica) algo do género. :)
 

zadkziel

New Member
Boas Medroso,

Pelo o que escrevi aqui parece um processo fácil e que não requer muitas coisas. Mas não referi ainda aqui que é preciso um carregador de baterias dos que são normalmente usados para modelismo. Estes carregadores são necessários para se poder avaliar o estado das células e também as equilibrar devidamente para que não se corra o risco de uma das celulas descarregar ou carregar mais que as outras.

As células acho que comprei pelo OLX (penso que pesquisei pela referência do tipo de células), eram novas, mas mesmo assim medimos para termos a certeza das tensões e capacidade de cada célula.

Ainda assim se conheceres alguém que saiba o que está a fazer ou posso aprender com relativa facilidade é algo que vale muito a pena.

Desculpa não estar a dar muita informação precisa, mas é que já passou algum tempo e entretanto já me esqueci de tudo.

No fim de semana pode ser que consiga compilar mais alguma informação. Mas olha que vais ter de estragar uma bateria que já tenhas em casa para lhe tirar o circuito de protecção.
 

Calvin

Member
Não sei se lhes acontece: quando ligo a luz, o Conta quilómetros wireless deixa de funcionar.
Se sim, têm alguma solução?
 

Hardskin

Well-Known Member
De facto essa é uma situação que acontece com algumas luzes e conta klms.
Tal deve-se ao mau isolamento das luzes e/ou às soluções técnicas utilizadas pelos marcas de conta-klms, para evitar qualquer tipo de interferências no sistema wireless.
Há casos em que o simples conectar entre os cabos da bateria e do foco, seja o suficiente para tal acontecer.
A solução pode passar por um simples afastar de luz/bateria, do conta-klms, no guiador/espigão.
 
Top