Caros,
Eu também achei que lubrificar a parte articulada dos desviadores tanto dianteiros como traseiros podia ser menos correcto ou benéfico. Consequentemente fui às instruções do desviador XT RD-M780 e encontrei o seguinte (Instruções Shimano escritas em brasileiro e cada vez que se lê cambio, deve-se pensar em desviador, assim como cada vez que se lê conduite se deve pensar em cabo):
Nota:
• Se as operações de mudança de marcha não estiverem suaves, lave o câmbio e lubrifique todas
as partes móveis.
• Se a folga dos elos for tanta que não é possível realizar um ajuste, o câmbio deve ser
substituído.
• Você deve limpar o câmbio periodicamente e lubrificar todas as partes móveis (mecanismo e
polias).
• Se não puderem ser feitos ajustes na mudança de marchas, verifique o grau de paralelismo na
extremidade traseira da bicicleta. Também verifique se o cabo está lubrificado e se a conduíte
está muito comprida ou muito curta.
• Se você ouvir ruído anormal resultante de uma polia frouxa, a polia deve ser substituída.
• As coroas devem ser lavadas periodicamente com detergente neutro e lubrificadas novamente.
Além do mais, a limpeza da corrente com um detergente neutro e a sua lubrificação pode ser
uma maneira efetiva de aumentar a vida útil da coroa e da corrente.
• Se a corrente ficar se soltando da coroa durante o uso, substitua a coroa e a corrente.
• O uso de um quadro com percurso interno para o cabo é extremamente desencorajado, pois ele
tende a comprometer a função de mudança de marcha SIS devido à alta resistência do cabo.
• Certifique-se sempre de utilizar o conjunto de rolamentos para pinhões que
tenha as mesmas marcas de grupo. Nunca utilize em combinação com um
conjunto de rolamentos para pinhões que tenha uma marca de grupo
diferente.
• Utilize um conduite com comprimento suficiente, a fim de compensar o
movimento quando os punhos do guidão são virados completamente para
ambos os lados. Além disso, verifique se a alavanca de mudança não
esbarra no quadro da bicicleta quando os punhos do guidão são virados
completamente.
• Uma graxa especial deve ser utilizada para o cabo de mudança de
marchas. Não utilize graxa DURA-ACE ou outros tipos de graxa, do contrário, poderá provocar
uma deterioração no desempenho de mudança de marchas.
• Antes do uso lubrifique o cabo interno, bem como o interior do alojamento externo, a fim de
assegurar que eles deslizem corretamente.
• A fim de assegurar um funcionamento correto, utilize o conduite e o movimento central
especificados.
• A operação das alavancas relacionadas com a troca de marchas só deve ser feita quando a
coroa do pedivela estiver em movímento.
• A polia da guia possui uma seta para indicar a direção da rotação. Instale a polia da guia de
forma que a seta esteja apontando no sentido anti-horário quando visto do lado externo do
câmbio.
• A polia de tensionamento possui uma seta para indicar a direção da rotação. Instale a polia de
tensionamento de forma que a seta esteja apontando n o sentido horário quando visto do lado
externo do câmbio.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou deterioração resultante de uso
normal.
• Se tiver questães a respeito dos métodos de instalação, ajuste, manutenção ou operação, por
favor consulte uma loja profissional de bicicletas.
Abraços e entretenham-se