Lubrificação depois das voltas

patakito

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Thanks, se alguém souber onde exista mais perto do Cartaxo/Santarém que avise, senão, vou ter que ir ao Montijo no fim-de-semana.
 

José Fragoso

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Então, pode-se misturar desingurdurante de cozinha, diluido em agua na corrente e pratos, depois uma mangueirada, deichar secar e depois lubrificar? Aconselham isso? :confused:
 

Moreno88

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Ups... parece que vim tarde a este tópico :|
Hoje, como tinha a bike muito suja, resultado de 2 idas à Serra do Louro entre outros passeios, decidi lavar a bike. Utilizei água morna num balde com Shampô Sonax (shampô usado por alguns detalhistas de automóveis) ;)
No fim... lubrifiquei corrente, cassete, desviadores, pedais e pedaleira com WD-40 :s

Ao que parece, fiz porcaria, não!?

Numa leitura assim na diagonal desta thread, escolhi estes 3 produtos para usar numa próxima lavagem...

- Desengordurar com Finish Line Multi Degreaser
- Lubrificar com Finish Line Chain Cleaner & Lubrificant
- Lubrificar suspensões com BRUNOX Deo Lubrificant

Com tudo isto... acham que conseguirei manter a bike limpa e lubrificada? Ou necessitarei de mais alguma coisa?
Agradeço o vosso feedback.

Obrigado desde já ;)
[h=1][/h]
 

narsyl

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O problema pode ser na maneira como usas o wd40, lubrifica, mas depois agarra muita porcaria.... convem passar um trapo para tirar o excesso de lubrificante que fica nos componentes.
 

nirvugo

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O ideal é aplicar nos próprios cabos com um pano e dentro das bichas. O melhor para cabos é um bom lubrificante com base de teflon, normalmente são perto de 50% mais baratos em marcas não associadas ao ciclismo/btt. Os lubrificantes de teflon também podem ser usados nas suspensões e amortecedores pois o teflon lubrifica plásticos e borrachas sem os danificar.
No meu caso faço o seguinte:
- lavo a corrente (desmontada) com petróleo branco e um pincel;
- passo por água à pressão pra retirar todo o lixo;
- seco-a bem com um pano;
- aplico WD40 num pano e passo em toda a corrente várias vezes;
- volto a montar e aplico um spray lubrificante marca "continente" que se entranha na corrente e depois de secar deixa uma goma igual à que a corrente tráz em nova.

O restante material lavo com shampoo de carro. Depois de secar aplico lubrificante com base de teflon nas molas (esticador, desviador), roldanas, pedais, vedantes da suspensão e por fim aplico um spray de silicone (dos tabliers dos carros) por toda a bike (excepto discos, claro) e fica a brilhar como nova. Além disso o silicone protege da humidade (suor, chuva) e não estraga a pintura.

Escusado será dizer que perco mais de uma hora de volta da bike de cada vez que a lavo mas em contrapartida a transmissão dura à volta de 5000km e a corrente parece sempre nova ;)
 

Vitok

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eu na minha é uma lavadela de vez enquando e deitar um pouco de oleo das maquinas de costura na transmissao
 

Klab

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A minha leva uma mangueirada na bomba de gasolina aqui ao pé de casa, tira o maior(lama, pó, etc) no percurso até casa escorre e seca, depois lubrifico a corrente com SquirtLube e lubrifico os desviadores com spray com teflon, limpo/lubrifico as pernas da suspensão(cockpit spray) e está feito.

Lavagens mais elaboradas só quando o rei faz anos :)
 

Headless

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Estou agora a iniciar-me nestas andanças e depois de ter lido este tópico, após cada volta com a bike, iria então fazer o seguinte:

- para retirar a sujidade, pó, lama : utilizando um balde com água e desengordurante lavar a bike com um pano ( recomendam algum desengordurante de "supermercado" ?);
- com um pincel com petróleo limpar pedaleiro,esticador, desviador, carretos e corrente ( petróleo "normal" que se compra em supermercados?);
- lubrificar pedaleiro,esticador, desviador, carretos e corrente com http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=03047881&oid=5|19601|19640|&c=9654 ou http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=03047817&oid=5|19601&c=9650 ( qual o mais indicado ?)
- limpar/lubrificar as pernas da suspensão com cockpit spray.

Inicialmente iria lubrificar usando WD40, pois consigo arranjar no trabalho, mas pelo que li apesar de puder fazer o serviço agarra e acumula sujidade.
Estarei a agir correctamente ou devo alterar/adicionar algo?
 

kuhn

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Eu pego na bike meto em cima do carro e vou ao elefante azul, mas antes dou com o WD40 na corrente transmissão e desviadores quando esta leva com aguá a alta pressão a porcaria sai literalmente toda e a bike fica a brilhar :D no fim seco com um pano macio, lubrifico a transmissão com o óleo indicado, nos desviadores dou com o WD40, nas bainhas da suspensão limpo com um bocado de óleo da transmissão.

Só aconselho esta técnica para que faz uma lubrificação regular a todos os componentes da Bike (cubos da roda pedaleira etc) caso contrario o melhor é usarem um balde de água com uma esponja :p
 

jamb

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Boa noite, para tua informação o WD40 é um oleo que pode corroer algumas ligas de aço, por isso não te aconselho a uso-lo como lubrificante comum.
 

dgzbj40

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O jamb tem razão. WD40 utilizado como desengordurante/lubrificante em desviadores não é nada boa ideia. Na corrente menos mal ainda que seja preferível utilizar produtos específicos para o efeito.
 

kuhn

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Então o que usam nos desviadores? o óleo da transmissão não dá porque é muito grosso...

Aqui fala que o WD40 tem varias finalidades e não ataca nenhum material

DICAS – PARA QUE SERVE O WD-40

CARROS, MOTOS E AVIÕES
Feito para conservar carros, motos e aviões, WD-40 protege desde as dobradiças até o motor, também facilitar a retirada de parafusos, revigora plásticos e as áreas cromadas. Pode ser usado em todo tipo de veículo sem agredir borrachas e a pintura. Após a lavagem, aplique WD-40 no motor e nas partes móveis, ele mantém o seu veículo longe da ferrugem.

USO EM AVIÕES
• Para pulverizar magnetos em aviões com motores a pistão
• Para eliminar umidade e depósitos de sal em trens de pouso
• Para garantir o bom funcionamento dos geradores de emergência
• Para neutralizar a corrosão em ambientes ácidos, como cozinha, toaletes e compartimentos de baterias
• Para proteger cabos de controle, tampas de inspeção, roldanas e terminais com aplicações periódicas
• Para garantir a remoção de água em locais rebitados
• Para proteger a parte interna dos painéis, onde a corrosão normalmente se propaga sem ser descoberta
• Para proteger equipamentos de radar e lâmpadas de sinalização
• Auxilía na desmontagem e montagem de equipamentos

USO EM CARROS E MOTOS
• Para eliminar a umidade e a corrosão em circuitos de ignição, distribuidores, platinados, bobinas, cabos de vela, motores de partida, interruptores de iluminação, reguladores de voltagem, conexões, partes cromadas, guias das janelas, antenas de rádio e suportes de faróis
• Para lubrificar aletas, estatores e válvulas de turbinas
• Para liberar e lubrificar componentes emperrados pela ferrugem
• Para retirar e evitar formação de azinabre em bornes de baterias
• Para tratar fechaduras, trincos, dobradiças e limpadores de pára-brisas
• Para evitar a aderência do gelo no metal em regiões muito frias
• Para soltar porcas, parafusos e escapes enferrujados
• Para não deixar que insetos grudem na grade do carro
• Para proteger a placa da ferrugem
• Para remover velas presas
• Para renovar os pára-choques
• Para dar brilho nas partes cromadas
• Para hidratar e limpar bancos de couro
• Para limpar bicos injetores
• Lubrifica macaco hidráulico usado para troca de pneus
• Lubrifica caixa de câmbio
• Solta velas e cabo de velas
• Lubrifica engrenagens de bombas d´água

CAÇA, PESCA E NAÚTICA
Ótimo para manter os equipamentos de caça, pesca e náutica prontos para a ação, WD-40 protege os equipamentos de caça desde o esmalte até a munição, também descarboniza e lubrifica a arma. Na pesca e náutica, mantém o equipamento sempre em perfeito estado de conservação, desde anzóis e carretilhas até o motor do barco. O Hobby do WD-40 é o seu lazer.

USO EM PESCA E NÁUTICA
• Para manter sempre imunes dos efeitos da maresia: molinetes, carretilhas, anzóis, alicates, iscas artificiais e arpões, depois de lavados com água limpa;
• Para desembaraçar linhas de nylon;
• Para proteger da umidade e corrosão: dobradiças, cabos, fechaduras, cadeados, zíperes e demais peças metálicas em equipamentos náuticos.

USO EM BARCOS E MOTORES
• Para eliminar a umidade em antenas, âncoras, guarda-mancebos, painéis, caixas de fusíveis, peças de inox, pólos de baterias e roldanas;
• Para assegurar a boa conservação de guinchos, macacos e motores náuticos com uma rápida aplicação;
• Para fazer “pegar” imediatamente motores de popa molhados devido ao alto poder de penetração de WD-40.

USO EM ARMAS DE FOGO
• Para proteger sua arma da umidade e da ferrugem, antes de guardá-la;
• Para lubrificar as partes móveis e eliminar os vapores da queima do cartucho;
• Não há necessidade de remover WD-40 quando precisar usar a arma novamente

CASA E ESCRITÓRIO
Perfeito para diversas atividades dentro de casa e escritório, WD-40 protege desde o circuito do portão até as dobradiças e portas de correr. Também destrava cadeados e fechaduras, remove lâmpadas enferrujadas, elimina umidade de aparelhos elétricos e eletrônicos, além de remover adesivos. Tenha sempre uma lata de WD-40 na garagem, cozinha e área de serviço. Afinal, você sempre tem onde usar.

USO EM ELETROELETRÔNICOS
• Melhora a condutividade em contatos de chaves elétricas;
• Cessa barulhos em resistências e potenciômetros;
• Protege conectores da oxidação e mantém bom contato entre pinos e soquetes de válvulas;
• Combate o efeito corona em altas tensões;
• Remove lâmpadas com soquete enferrujado;
• Evita que plugs, tomadas e interruptores enferrugem.

USO EM EMERGÊNCIAS
• Evita curto-circuito em aparelhos de cozinha e tomadas de panelas elétricas molhadas;
• Remove água de equipamentos elétricos atingidos por enchentes;
• Mantém quadros de luz livres da umidade.

USO GERAL
• Elimina umidade em celulares;
• Lubrifica cadeados, fechaduras, dobradiças e roldanas de portas de correr;
Lubrifica e protege partes metálicas de bicicletas;
• Protege esquadrias metálicas;
• Protege e conserva couro e solta zíperes emperrados;
• Evita que cabos de ferramentas soltem farpas;
• Separa copos grudados (lave os copos antes de usar);
• Solta anéis presos no dedo.

USO EM LIMPEZA
• Remove parafina de pranchas de surf;
• Limpa grelha de churrasco e remove graxa das mãos;
• Limpa e lubrifica cordas de instrumentos musicais;
• Remove manchas de sangue, óleo, chiclete e cola de adesivos;
• Revigora móveis de plástico;
• Mata-barata, mata-carrapatos e mata-cupins e evita ninhos de vespas;
• Remove riscos de caneta, canetinha e giz de cera da parede;
• Limpa e dá brilho em estofados, sapatos e jaquetas de couro.

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Excelente para soltar parafusos e destravar mecanismos, WD-40 protege desde painéis até as engrenagens, não ataca nenhum tipo de material e é indicado para ser usado em qualquer superfície. Não conduz eletricidade até 12.000 Volts e pode ser aplicado em equipamentos elétricos e eletrônicos. Sempre que trabalhar com máquinas e equipamentos, use WD-40.

USO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
• Para evitar a corrosão em equipamentos metálicos guardados por longo período;
• Para evitar ferrugem, corrosão e lubrificar máquinas que permanecem ao ar livre;
• Para conservar equipamentos sensíveis e conjuntos complexos com uma aplicação regular;
• Para melhor conservação de gabaritos, ferramentas, suportes, instrumentos de medição e calibração;
• Para imunizar máquinas de injeção e moldes plásticos dos vapores corrosivos. Também desprende plástico moldado;
• Uma aplicação de WD-40 sob alta pressão dispensa o uso do VPI na embalagem de máquinas. Não há necessidade de removê-lo;
• Para proteger da umidade chaves elétricas e rotativas, unidades de memória e circuitos, dispensando uso de sílica;
• Para conservar peças em processo de fabricação;
• Para apagar marcas provenientes dos ácidos das mãos;
• Para eliminar o trabalho de cobrir superfícies usinadas com graxa pesada ou composto anti-corrosivo;
• Para proteger mecanismos contra o derramamento de soluções açucaradas em máquinas de refrigerantes;
• Para conservar máquinas operadas com moedas, toca-discos, fechaduras, secadores de ar, balanças, solenóides e acionadores;
• Não é tóxico após a evaporação e pode ser utilizado em máquinas de alimentos, porém não deve entrar em contato direto com os alimentos.
 
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kuhn

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A verdade é que sempre usei o WD40 nos desviadores a nunca tive nada nos meus sram X9 em 5 anos de utilização antes pelo contrario parecem um relógio a trabalhar...
 
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jamb

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Sim é verdade que diz isso tudo, mas acredita que não é assim tão bom como parece ser.
O uso desse Oleo não deve de ser usado como proteção permanente.
Utiliza um oleo adequado ao orgão que queres proteger, podes comprar em qualquer loja de bicicletas, existem varios tipos de oleos para os mais diversos fins.
Eu trabalho com peças de motores de aviões e esse oleo é usado para preservar algumas peças menos criticas mas por pouco tempo sendo depois removido e aplicado um oleo adequado e não esse que ataca certas ligas de aços.
 

kuhn

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vamos ver se nos entendemos, eu não uso o WD40 para lubrificação permanente só meto em algumas zonas do desviador para limpar e "libertar" o desviador sem ser necessário aplicar outro tipo de produto

meto nestes pontos onde aponta as setas e de certeza que mal não faz...pelo contrario até parece outro depois de limpo com o WD40.

 

commendatore

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Esses pontos que apontas e bem nessa imagem são os chamados elementos pivot ou interfaces, ou seja, pontos através dos quais é feita a rotação ou a separacação entre componentes móveis.
Nesses pontos geralmente até meto um pingo de óleo de corrente porque não quero que fique lá nada que "atraia" areias, que ajudam ao rápido desgate desses componentes. Daí achares e bem que ficam impecáveis depois do WD40.
Claro que ficam, ficam "secos", limpos e a "escorregar". No entanto é muito efémero esse efeito.

Eu não uso wd40 em nada a não ser para descalcinar, ajudar a retirar ferrugem ou proteger circuitos eléctricos.
O problema já foi mais que debatido e é um excelente produto faz tudo, mas tal como os produtos da TVSHOP não substitui "todos os outros produtos que tem em casa", neste caso lubrificantes específicos.

O wd40 é um excelente lubrificante mas como já deves ter reparado lubrifica temporariamente... ou seja, embora seja repelente de água, evapora e desaparece facilmente.
Os contras do uso numa bicicleta (na corrente julgo não fazer grande mal, embora não o faça a não ser para ajudar a limpar antes de proceder a nova lubrificação) são vários.... Como qualquer óleo tem uma viscosidade e a viscosidade do WD40 é tão pouca que parece água, ou seja, para componentes onde seja preciso que a lubrificação "perdure", ele simplesmente desaparece num ápice.

E tem o inconveniente de onde houver lubrificantes, massas, etc antigos, o wd40 vai destrui-los completamente, ficando o respectivo componente a trabalhar a "seco".

É preferível usar outro tipo de lubrificante geralmente baseado em PFTE com lítio porque é mais durável, mais viscoso e não ataca nem plásticos, nem orings, nem outros materiais. Nâo tem de ser da marca XPTO de corrida, geralmente caros, mas bons, mas um bom lubrificante enconsta o WD40 a um canto no que toca a este fim que é o de lubrificar os componentes mecânicos da bicicleta.
 
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jamb

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Ok peço-te desculpa por isso entendi mal, se usas para limpar e se depois retiras acho que não tem problema.
O problema maior é quando o wd40 é usado como lubrificação permanente, aí sim com o tempo, o contacto do metal com metal vai sofrendo desgaste apesar de este por sua vez não ser muito visivel e acredita que isto acontece.
Agora da maneira como tu fazes não tem problema.
Eu limpo a minha menina com Kerosenoil não é mais nem menos que petroleo e depois utilizo um oleo sintetico que faz com que o metal fique protegido e faz com que a sujidade não se agarre aos orgãos.
 

kuhn

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Se metes óleo de corrente nesses pontos do desviador fazes mal porque este fica com uma resposta lenta mais vale limpares bem com o WD40.

O desviador não carece de lubrificação mas sim de limpeza, quando compras um novo não vez nenhum vestígio de lubrificação excepto nas roldanas.

Já apanhei pessoal com os desviadores presos devido ao óleo da corrente, depois diziam que o desviador já não tinha força na mola, eu punha WD40 e fez-se magia :cool:

Conclusão o WD40 para limpar é do best :)
 
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