Lubrificação de transmissão em andamento

A.Moura

Member
Boas não sei se será o local para a questão tenho visto várias bikes com serigas etc que lubrificao a transmissão em andamento a minha questão e se já há algum kit a venda
 

NunoMCCII

New Member
Essa é boa! Nunca vi tal engenho mas não é difícil de construir, uma seringa compras em qualquer farmácia e um bocado de tubo em qualquer aki e é só montar.

Agora quem é que precisa mesmo de um sistema desses é que não sei! LOL
 

commendatore

New Member
seringa + ziptie+ um pouco de tubo de silicone e ta feita a festa.

Não vejo bem a utilidade ou em que tipo de situações adversas é que será necessário ter um sistema destes. Talvez numa estirada tipo santiago de compostela, mas nessas um tipo pára para reabastecer, dormir, lubrificar.
Já agora onde viste isso?
 

MSoares

Member
Isso algo que não nenhum bicho de 7 cabeças. De certeza que alguns que fazem competição usam um sistema desses. Inclusive conheço quem o faça...
 

LuisR

New Member
Também já vi um atleta do BTT Loulé/Bpi com um sistema desse género, o frasco/reservatório estava preso no tubo horizontal do quadro e depois tinha uma mangueira fina que ia para a zona da pedaleira.
 
Last edited:

Rippy

New Member
Há 2 anos; vi uma situação dessas; na maratona de Sintra. Era um membro aqui do forum; o castroma.

Ele levava a seringa encaixada num tubinho que percorria o quadro; em direcção ao desviador dianteiro.

Até achei bastante util para as pessoas que fazem competição e não querem/não podem perder tempo com paragens para colocar umas gotinhas de oleo. Nesse dia; o tempo estáva de muita chuva e era uma distância de 75 km, com 2000+ Condições em que facilmente se perde a boa lubrificação da transmissão. Eu como não levava oleo; tive que me aguentar até ao ponto de apoio mecânico. Ele à Lord; ia fazendo manutenção com a bendita seringa. lol
 

ignite

Member
Será mesmo necessário?
Se usarem um bom lubrificante de teflon, penso q conseguem fazer alguns 300km sem lubrificar.
Em condições com muita lama e areia, será que querem empapar mais a corrente e ainda fazer pior?

Penso que um frasquinho de emergência é suficiente. Pelo menos a mim nunca foi necessário mais que isso, mesmo em grandes travessias com lama em q tinhamos de parar para tirar bifes de lama da bicla.

Já chega a complexidade das transmissões e dos travões e das suspensões, para quê complicar mais? :p
 

commendatore

New Member
É a minha opinão. Não vejo grande necessidade nem aumento de performance. Aliás, como dizes IGNITE, só vejo mais fonte de acumulação de porcaria na transmissão.
 

demorider

Active Member
A scottoiler tem uns kits para lubrificar a corrente em andamento, usa um reservatório que ao ser "comprimido" liberta uma pequena quantidade de oleo a base de água (isto para mim é uma coisa estranha" que segundo o que li não deixa agarra o lixo...

Estive no site deles a ver mas os kits custam uma fortuna, o mais barato custa 70 e tal libras e parece-me que são específicos para motos mas há por aqui um tópico já muito antigo a falar de uma versão para bikes que custava a volta do 50/60€ em loja nacional..

link do tópico: http://www.forumbtt.net/showthread.php?1645-Scottoiler-(Sistema-de-lubrifica%E7%E3o-automatica-e-muito-descreto)

E já agora uma imagens do dito kit montado numa bike
 
Top