Limpar o país num SÓ DIA

LARGUINHO

New Member
recebi um mail que me chamou muito a atençao onde tinha um link de um video

http://www.youtube.com/watch?v=T7GzfMD6LHs

Qdo vi este video achei absolutamente fantastico a ideia e pensei porque nao em portugal?
andei a investigar e descobri que existe um movimento igual no nosso pais

http://limparportugal.ning.com/

penso que o pessoal do BTT só teria a ganhar em se juntar a esta iniçiativa, porque cada vez mais vamos tendo os caminhos cortados e uma das razoes é o lixo que fica nos trilhos e nao é só por causa de alguns que se consideram betetistas, porque um betetista nao manda o lixo para o chao, mete no bolso e ao chegar a casa é que se livra da embalagem da barra energetica ou outra coisa qualquer.
se imaginarmos o numero de pessoas que andam nos trilhos e caminhos em diversas modalidades, desde caminhadas, TT entre outras, é façil de veremos que existe sempre alguem a mandar o seu lixo para o chao, e podiamos mostrar as camaras muniçipais e donos dos terrenos que podem contar conosco, assim sempre teriamos uma porta aberta para organizar passeios, maratonas ou simplesmente as nossas voltinhas ao domingo
 

ER_89

New Member
Boas

O video ja tinha visto, mas tanto do site como do dia previsto para limpar Portugal desconhecia.. Concordo conigo, acho que é do interesse de todos, tanto BTTistas como de todos as outras pessoas de apoiarem e ajudarem nesta iniciativa... Cada um de nós, com ou sem intenção acaba por poluir o pais de inumeras maneiras, acho que seria uma forma de nos "desculparmos", afinal de contas trata-se do nosso país, e se nao formos nos a fazelo, quem o fará?! Bora la pessoal começem ja a pedir para dia 20 de Março de 2010 folga, avisem a familia, falem com os vossos amigos, divulgem!! :D :D

cartazlimparportugalpequenoWinCE.jpg
 

cabomusico

New Member
Por acaso já tinha visto num noticiário dum canal televisivo, esta notícia sobre limpar um país num único dia. E passou esse vídeo do youtube também. Realmente parece ser uma coisa quase impossível, mas se um país como a Estónia conseguiu limpar o lixo das suas florestas num só dia, acho que Portugal também deve conseguir. Mas como sabemos, deve haver muito portuga que se está marimbando pra uma acção como esta, eu por mim acho muito bem e alinho em participar sem problemas.

A ver se isto não fica no esquecimento. Se todos nós pelo menos reenviarmos emails sobre este assunto e com os links acima indicados pelo larguinho, isto tenha mais exposição e efeito junto da população portuguesa.

Toca a divulgar :mrgreen:
 

KoTaM

Member
... Eu serei 1 dos, que talvez não vá alinhar pois, a minha filosofia de vida faz com que durante os 365 dias do ano não deite 1 papel para o chão, nem beatas pela janela fora, nem entulhos clandestinos pela calada da noite e faço a reciclagem como manda a lei, etc..etc.. e entristece-me muito, ver alguns ( muitos ) jovens a fazer ainda pior que os pais, infelizmente o comodismo e o pato-bravismo ainda mandam neste País , mas não me interpretem mal, concordo com a inicíativa e quase de certeza que na véspera do evento irei decidir participar, mesmo sabendo que ao meu lado estará gente que no dia seguinte voltará a fazer o costume....... Quem me dera estar enganado !!
1 abraço para todos, em especial aqueles que possuem verdadeira consciência cívica.
KoTaM
 

LARGUINHO

New Member
concordo com o KoTaM, o ano tem 365 dias e nao podemos pensar só nesse dia, mas ja é melhor que nada.
estive a pensar e tenho reparado que ha cada vez mais maquinas fotograficas e de filmar nos passeios e maratonas. o que podiamos fazer e para limpar o nome de todos os verdadeiros BTTistas é divulgar as fotos das pessoas a mandar o lixo para o chao, isso ja se passou no BTT-TV e fiquei revoltado ao ver um partecipante de um passeio a mandar uma garrafa de agua para o meio do campo a poucos km de um reabasteçimento.
se continuarmos assim cada vez vamos ter menos caminhos e trilhos para andarmos, porque tambem nao gostamos que outros venham deitar lixo para a porta da nossa casa
 

spoky

New Member
excelente iniciativa.
mesmo sabendo que dias depois ja havera lixo pelo chao, muitos vao aprender a nao o fazer e vao estar atentos a quem o faz.

gostei da iniciatiiva realizada na estonia e fico feliz por tentarmos fazer o mesmo.

sou da regiao de coimbra e paralelamente á iniciativa de dia 20 de março acho que nós bttistas deviamos comecar a reunir grupos de "ataque" pois conhecemos as matas das nossas zonas como ninguem.
posso ja falar em nome do meu grupo de btt, os montanelas de montemor-o-velho estao disponiveis para a iniciativa.

boas pedaladas
 

sam_pnunes

New Member
Eu ja conhecia e alistado nos grupos .
tomei conhecimento atraves dos foruns da land rover onde estou registado...
uma acção que todos deveriamos ter
 

sam_pnunes

New Member
para quem não sabe , alguns tempos de degradação de pequenos materiais do nosso dia a dia

•Fralda descartável - 600 anos
•Plástico - 450 anos
•Lata de alumínio - 200 anos
•Lata de conserva - 100 anos
•Náilon - 30 anos
•Tampa de garrafa - 15 anos
•Madeira pintada - 13 anos
•Filtro de cigarro - 2 anos
•Pano - 1 ano
•Papel - 3 meses
•Vidros - Tempo indeterminado
•Pneus - Tempo indeterminado



e uma frase que deviamos ter em conta

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dosdesonestos, nem dos sem ética.O que mais preocupa é o silêncio dos bons."




Martin Luther King
 

Jasus

New Member
Juntem-se ao grupo da vossa concelhia e venham Limpar Portugal! Eu estou na coordenação do concelho de Évora e conto com a participação dos BTTistas da zona. Chamem a familia, amigos, o cão, o gato... vamos mostrar que os Portugueses também são pessoas activas e interessadas em preservar o património ambiental. Mostrar, também, que afinal não somos somente um país de pessoas comodistas e sem responsabilidade cívica. Vamos fazê-lo pelo futuro de todos. E tu ficas em casa?

http://limparportugal.ning.com/

EDIT: Podem se juntar também no Facebook (Limpar Portugal) mas o link disponibilizado é o oficial.
 

Mr_KTM

New Member
Muito muito PORREIRO :D :D :D

Fiquei mesmo muito agradado com esta iniciativa.
Espalhem pelos vossos contactos de e-mail, redes sociais em que estão inseridos....
Enfim, divulguem, divulguem e divulguem. Esta acção não é só para bttistas... é para todos

Impecável. Vou de seguida para o site http://www.limparportugal.org/ , até já


Obrigado, por me darem este movimento a conhecer

Abraço
 

Diablo

Member
Boas pessoal, eu vou participar, isto porque, mentalizei-me que tenho de dar o meu contributo, para não prejudicar ainda mais o ambiente.
Como utilizo a bike todos os dias para ir trabalhar, vejo lixo nos mais variados sítios, que as pessoas despejam em qualquer lado (principalmente no monte).
EU vou ajudar a limpar Valongo.
Abraço :mrgreen:
 

TheTraveler

Active Member
"Operação" limpar Portugal

O REI VAI NÚ
ZÉ D'ALBUFEIRA d.r.
Decididamente, não concordo com a chamada operação limpar Portugal. Não é a voluntários que compete limpar o esterco que outros produzem. Nem a porcaria acumulada pela incúria dos serviços públicos. Quem tem o dever de proceder a essa limpeza - e para isso todos pagamos, até na água que consumimos! - são os serviços dependentes do poder central e das autarquias, criados com esse objectivo e mantidos com elevados custos.

E se acham que as pessoas sujam muito - eu acho! - eduquem-nas. E multem-nas. Agora, não façam de nós parvos. Nem queiram obter protagonismo - alguns querem e até colocam as suas próprias fotos em sites! - à custa do (pseudo) voluntarismo de uns tantos que temem ser considerados parolos se não alinharem. Tal é a pressão exercida em nome de (falsos) sentimentos de civismo e defesa do ambiente.

Em poucos segundos de reflexão, fácil é concluir que, também nesta operação limpar Portugal, o rei vai nú.
http://albufeirasempre.blogs.sapo.pt/
 
Em Coimbra já somos um numeroso grupo de 237 membros e a tendência é para aumentar.

Bora lá todos. Vamos tornar Portugal um país mais limpo e aprazível.

Boas pedaladas e boas limpezas.
 
Top