Leiria 3º Desafio BTT AdN - A-dos-Negros, Óbidos - 7 Setembro 2014

miguelcarromeu

Active Member
Quê? Ainda ninguém abriu tópico de rescaldo? :D

Ora bora lá:

- primeira vez em A-dos-Negros e, como nota de abertura, adianto já: é para voltar!
- organização: impecável, sem nada a assinalar, desde o levantamento de dorsais, aos banhos, ao almoço -->TOP

Pontos Muito Bons:

- qualidade dos singles (do melhor que tenho visto);
- organização geral (já tinha referido, mas reforço);

Pontos Bons:

- distribuição dos reforços, qualidade e quantidade (de sobra) dos mesmos;
- almoço;
- banhos;

Pontos Menos Bons / Maus:

- o péssimo estado dos trilhos das zonas baixas, com água enlameada, daquela mesmo terrível para as partes móveis da bicicleta; no entanto, OBVIAMENTE, não há QUALQUER rectificação a fazer relativamente à organização. Estava tudo muito bem pensado e coordenado, mas, infelizmente, a enxurrada da madrugada foi imparável e os efeitos muito maus :( O sentimento é ainda de maior frustração dado o magnífico dia de sol e calor que se fez sentir, ou seja, não fosse a maldita chuvada apocalíptica da madrugada e as coisas teriam sido perfeitas.

OBS.

Eu realmente vi uns atletas de trail no arranque, no entanto, nunca imaginei que houvesse tantos trails runners a correr...........de bicicleta! Isto para dizer que nunca tinha visto tanta gente a pé nos trilhos.

Já disse ao Kapinha que a culpa foi dele, porque meteu passadeira nos trilhos e o pessoal devia pensar que era para desmontar e limpar os pés.

Meus amigos, cada qual desce como pode / sabe / quer e a mais não é obrigado, NEM EU TENHO qualquer crítica a fazer a isso. O que eu acho MUITO MAU é que não facilitem quem quer passar montado. Acho que é uma questão de cortesia desportiva ou, se preferirem, de educação BÁSICA. Cheguei a ouvir "a ordem em que chegamos é esta, por isso vamos todos descer pela mesma ordem" - Oi?! Filinha pirilau? Ou era preciso tirar senha?

Se há quem tenha a uma excelente postura e assim que sente alguém atrás, inicia manobras para facilitar, outros há que parecem ter prazer em dificultar.

Outra nota aos "atletas": em pleno século XXI, acho IMPRESSIONANTE a BARRASQUICE a que alguns se prestam --> desde pacotes de gel, a barras, a, inclusive, os plásticos dos próprios chocolates que deram nos brindes, de TUDO se vê nos trilhos. Compreendo que quem quer ir a competir (e que tem esse direito), pegue na garrafa de água e a largue algumas dezenas de metros à frente - certamente que a organização está à espera disso e fará a recolha. O que não compreendo é como é que aparecem dezenas e dezenas de garrafas (fora os restantes papéis e plásticos que já referi) a kms e kms de distância dos abastecimentos. Isso, caros, é gozar com a cara de quem organiza e, muito pior, um péssimo exemplo de postura dada a modalidade que praticam.

Resumindo:

- quero voltar muito antes do ano que vem e, como te disse Kapinha, não deixes isso fechar que assim que o tempo deixar quero ir lamber esses singles :)

Abraço a todos
 

kapinha

New Member
Viva
Antes de mais obrigado a todos!
Apesar das adversidades é notório que o Desafio foi superado e que o pessoal, na sua maioria, ficou satisfeito.
Tentámos ao máximo contornar as dificuldades criadas pela chuvada, e q chuvada!!
Quase toda a gente percebeu que a meteorologia nos condicionou em alguns locais e, apesar do empeno, saíram muito satisfeitos.
Um grande bem haja a todos os intervenientes!!
Durante a semana vamos tentar postar fotos e as classificações assim q possível.
E já agora umas necessárias e merecidas férias...
Miguel, agradeço a abertura de tópico e as opiniões sempre incisivas e contundentes.
Vou responder, por assim dizer, no terreno, na "after party" ;)
Agora não dá para mais, vou ficar à espera dos vossos bitaites, q o cansaço não dá para mais!
Quem puder/quiser, dê uma espreitada no FB do GDRAN e tente perceber mais do que foi este enorme Desafio...
Obrigadão a todos e até breve, num Desafio perto de si... ;)
 

RTC

Super Moderador
Podia ter chovido...mas não era preciso tanto!!!

Mas por incrível que pareça os trilhos não estavam assim tão maus como se podia supor. Claro está nas zonas mais fundas formaram-se algumas valas de água mas quanto a isso nada a fazer. No entanto nas zonas mais barrentas ficou naquele limite, onde dava para passar sem colar às rodas. Outras zonas beneficiaram do denso arvoredo que protegeu os trilhos, impedindo-os de enlamear.
Isto tudo para dizer que este evento que já vai na sua 3ª edição tem mantido toda a qualidade desde a 1ª edição e acaba por ser, de alguma forma, um raid diferente dos restantes. Pelo menos na zona Oeste tem-se afirmado pela a sua qualidade e "irreverência". A pouca quilometragem aliado à dificuldade física e técnica têm sido os ingredientes que têm tornado este raid um sucesso ano após ano. Melhor ainda é a satisfação que os participantes revelam após a sua participação.
O almoço foi excelente!
Da minha parte segue um enorme elogio e agradecimento ao GDRAN pelo trabalho efectuado ao longo destes meses mesmo com logística apertada em termos de pessoal.

Até para ano. ;)

Quanto às fotos, agradeço que possam vir aqui colocar links das fotos que encontrarem.
Obrigado
 

jmelloni

New Member
Parabéns a toda a organização pelo excelente trabalho feito, o percurso é brutal, nota-se que houve ali muito tempo de roçadora para abrir aqueles trilhos, excelente.
Ontem infelizmente não consegui completar o percurso porque tive um furo logo no inicio mas já o fiz várias vezes em dias anteriores e vou continuar a fazer enquanto o mato não voltar a impedir a minha passagem, é um óptimo centro de treinos, técnico, duro e uma paisagem incrível....
Obrigado também aos dois rapazes simpáticos que me foram buscar de jipe ao percurso, sem eles ainda tinha de fazer uns 5km trail de bike às costas, foi mais agradável assim.
Mais uma vez parabéns e até para o ano.
 

jmelloni

New Member
"Quanto às fotos, agradeço que possam vir aqui colocar links das fotos que encontrarem.
Obrigado"

RTC suponho que terás algumas fotos na página de facebook do Sr. Dionisio, dá lá uma espreitadela ;)



 

tinric

Super Moderador
Ora cá fica o meu rescaldo.

Vale o que vale mas é o seguinte:

A chuva!!!
Sinceramente só foi pena não vir com 5 ou 6 horas de atraso e menos quantidade, para que em vez de ter chovido a noite toda... tivesse chovido um pouco em cima de nós, não teria feito mal nenhum... pois calor houve muito.

Claro que depois de um época de Verão e tempo seco, as primeiras "lamas" sabem sempre mal! Mas isso em nada muda a qualidade do que pode estar a par com os melhores eventos organizados de BTT que temos conhecimento.


A chuva e os trilhos...

Posso dizer que dos poucos trilhos que este desafio tinha :D (coisa pouca, para aí uns 35)
60% deles ficaram melhores com a chuva, 30% iguais e 10% piores... pelo que o saldo foi bem positivo, do meu ponto de vista.

Não passei em lado algum que, numa volta pessoal normal, lá chegasse e voltasse para trás... contornei o trilho do Bicho Mau, pois ouvi dizer que estava muito mau... mas não estando bom, ninguém se por lá afogou... hoje teria ido por lá do mesmo modo.

Então o que se pode dizer quando trilhos dos mais famosos da zona, com 3 ou 4 anos (ou mais de existência) e muitas, mas mesmo muitas passagens de "Staveiros" deram Koms no dia do desafio!?

Posso dizer que depois da passagem na semana passada por muitos deles... Malaquias, Fakir, Desaparecido em Combate, do Santo, do Higino, Inferno, do Gomos, etc... praticamente tudo quanto era descida ficou muito melhor...

Então só tenho a agradecer ao Kapinha em particular e a toda a malta do ADN por se dignarem a ter um trabalho tremendo quase individualmente a "solo" como alguns sabem, em que conseguem com tão pouca ajuda fazer tanto.

Para quem não sabe, alguns trilhos são praticamente "re"abertos de origem ano após ano pois quando fecham, fecham mesmo!!!

Como já referi anteriormente... para mim, está a par com os melhores eventos de BTT em todos os aspectos mas posso enumerar:

Trilhos (que afinal é o que conta)
Marcações (que mesmo com o São Pedro a apagar algumas não senti falta de mais)
Organização/Levantamento de Dorsais
Banhos
Almoço
Preço
Simpatia do pessoal
e... com isto tudo... se conseguiu um espetacular encontro e convívio da malta num excelente e digno do nome Desafio de BTT.

Abraço e até para o ano.
 

Rafael Correia

New Member
Brutal manhã de BTT que este desafio me ofereceu.
Tudo excelente.
Apesar da chuvada que caiu apenas apanhei 2 trilhos com água a +.
Deu para ver que há muito trabalho feito e bem mantido.
Mts. Parabéns pessoal pela excelente organização.
Bons abastecimentos e assistência (com pasteis de nata e tudo) , vários pontos de água.
Só tenho uma critica: em vez de terem passado o Highway to Hell antes da partida, deviam de ter umas colunas escondidas a toca-lo no trilho com esse nome.
Continuação do bom trabalho e que o 4º Desafio BTT ADN chegue rápido.
 
Quero enaltecer o excelente trabalho do "Arquiteto" Kapinha e seus Operários :yeah: :clap::venia:na realização deste Desafio!!!
Excelente percurso, bastante físico e técnico como já nos habituaram :rolleyes:;)... só ficou a faltar uma cunhazinha ao S. Pedro!:D ...de resto, tudo impec!

Parabéns pela Excelente organização!!!!


... Boas e merecidas férias Kapinha! Porque isto não mata mas moi!! ;)
 
Last edited:

Nozes

Active Member
E agora eu!

OBRIGADO a toda a organização por mais um excelente Desafio.
PARABÉNS Paulo Capinha e todos os outros (que não são muitos) os obreiros deste evento que é,na minha opinião,a referência na região quando se procura um "concentrado de btt a sério". Provas com kilometragem contida,recheadas de desafios técnicos e físicos e muita diversão.


Foi o meu 2º ano,e foi naturalmente muito mais difícil que o ano passado,devido ao estado do piso. Ainda assim e como já foi dito,podia ser muito pior,e à parte o trilho alagado e aquela zona inicial no pomar,não houve dificuldades excessivas...a não ser talvez a fumarada que a concentração de motorizadas fazia à saída de Óbidos :D

De resto,o secretariado foi rápido e simpático,a partida atrasou uns minutos mas ninguém se chateou com isso,os banhos estavam excelentes e o almoço também.
Mas eu,e acredito que quase todos os outros,fomos lá pelos TRILHOS e pelo DESAFIO,e só por isso mereceu a pena.

Um dia destes tento organizar um Desafio também com os trilhos aqui da minha zona...e a inspiração vem de provas como a vossa.

Grande abraço e até breve ;)
 

markneves

New Member
Já tive imensa pena de não ter ido, e ao ler agora os excelentes comentários, ainda fiquei com mais pena.

Este ano tive outras prioridades, para o ano concerteza marcarei presença.

Parabéns à organização
Abraço
Marco Neves
 

kapinha

New Member
Ora viva!
Ando a banhos (não como os q o percurso proporcionou no Domingo...), mas atento aos vossos elogiosos comentários!
Mais uma vez agradeço, ainda que com aquela sensação que, não fora a bátega da madrugada, a coisa tinha sido muito melhor e unanimemente elogiada. Estava tudo pensado, preparado e arquitectado para proporcionar a melhor "overdose" de puro BTT que a região Oeste e arredores alguma vez viu...
Não foi plenamente conseguido, pela meteo e por termos recursos limitados, que não nos permitiram emendar todas situações inesperadas, mas temos a consciência tranquila, pois fizemos tudo q foi possível.
Podia ser melhor? Podia, mas foi muito bom, ainda assim!! ;)
As fotos começam a sair no FB do GDRAN.
Qq coisinha, é só ir "postando" por aqui ou no FB ;)
Mais uma vez muito obrigado!!
PS: Mark, tens toda a razão para estares arrependido, assim como ficará o pessoal q não for ao Raid Lama Solta, onde te contarei melhor o q perdeste... ;)
 

kapinha

New Member
Viva
Gostávamos de estar a dizer que já limpámos todo o percurso, mas o S. Pedro não tem estado de modas... E o descanso tb faz parte...
Assim sendo, ainda há por aí umas fitas e placas por tirar.
Como tinha sido falado, vamos fazer a voltinha de rescaldo, este ano com direito a "brinde"
8.30 no Coreto.
Parece q o terreno vai estar tal como no Desafio... do melhor!!
Acusem-se!!!!
 

kapinha

New Member
Viva
Gostávamos de estar a dizer que já limpámos todo o percurso, mas o S. Pedro não tem estado de modas... E o descanso tb faz parte...
Assim sendo, ainda há por aí umas fitas e placas por tirar.
Como tinha sido falado, vamos fazer a voltinha de rescaldo, este ano com direito a "brinde" ;)
8.30 no Coreto.
Parece q o terreno vai estar tal como no Desafio... do melhor!! ;)
Acusem-se!!!!
 

kapinha

New Member
Desta vez não teremos partida com música a preceito (e briefing imenso...), malta no terreno, reforços fartos e diversos (melão, banana, pastel de nata, sandes, bolos,chocolates, sumo...), lavagem de bikes, banhos em balneários xpto e almoço de comer e chorar por mais (ai, o arroz doce...), com café e ginjinha no final...
Os brindes não serão nem porta chaves, nem vouchers, mas sim umas placas e fitas para recolher
Mas temos o melhor de tudo: o percurso do Desafio, o prato forte, apimentado com um pouco de barro, travessias e trilhos nas melhores condições para curtir umas descidas bem maneiras! ;)
Quem quiser repetir apareça e quem esteve a ajudar no terreno no dia, esses são obrigados a vir curtir!! ;)
 
Top