david.pinha
New Member
Saudações caros colegas do pedal!
Após cerca de um ano e meio de acompanhamento do fórum btt decidi postar aqui a minha burra. A menina em questão foi toda montada por mim ao meu gosto, conforme o t€mpo disponível. Já levou várias modificações pois inicialmente apenas a queria por a andar com peças de uma outra máquina que tenho, e ao longo dos tempos fui fazendo uma montagem conforme os meus gostos e possibilidades. De referir que muitos dos componentes que estão instalados foram fruto de bons negócios que surgiram (quase sempre pela net), sempre novos (fizzbikes e ebay fazem milagres lol)!
Comecemos então por fazer uma análise.
1- Quadro
Trata-se de um quadro que comprei via net em aluminio 7005-T6 Double Butted 16'' (meço 1,77m). Veio importado dos states, e é fabricado por uma empresa de taiwan (como cerca de 85% dos quadros em alumínio que vemos :shock: , para não dizer mais...). Quando vi as fotos apaixonei-me logo pela cor, "Chilli Pepper Red"! Ao vivo ainda é mais bonita, as fotos não traduzem a beleza da cor (na minha opinião é claro!). Tem garantia vitalícia e uma boa relação preço/qualidade. Apenas tenho a apontar o peso que é algo elevado (pouco menos de 1800g).
2- Suspensão
Manitou R7 Elite de 2006 100mm de curso. Também comprada via net, vinda dos states. Muita fiabilidade, vai a caminho dos dois anos de serviço e apenas lhe fiz a revisão uma vez (diga-se de passagem que já estava quase vazia de óleo nas jarras, penso que terá sido de vir de pernas para o ar durante a viagem desde os states). É uma suspensão leve (1480g) e funciona bem, embora não seja a rainnha da sensibilidade. Sendo o modelo mais baixo da gama da altura apenas permite ajuste da pré-carga e rebound. Muito boa para XC e também se safa bem no All Mountain.
3- Transmissão
- Desviadores Shimano Deore XT 2008
- Cassete Shimano Deore 9V
- Corrente Shimano Deore XT
- Pedaleira Shimano Deore Lx 2006
- Manípulos Shimano Deore Lx M580
Após ter andado algum tempo com um desviador traseiro Lx e um dianteiro Acera X (de 1997...), consegui trocar por uns XT. Só tenho a dizer bem deles. A melhor coisa que posso dizer é que me esqueço deles. Estão lá, fazem a sua função mesmo quando estão cheinhos de lama e a corrente está castanha de tanta nhanha. Pouco desafinam e a única manutenção que lhes faço é a lubrificação normal (que muito contribui para a não desafinação). 5 estrelas!
Quando precisar pretendo montar uma cassete XT e Pedaleira XT também, mas só quando precisar.
4- Rodas
Mavic Crossride Disc Center Lock Black 2007. Lindas! Dão outro aspecto à bike, ficam muito bem! Muito robustas, já aconteceu entalarem um pau a alguma velocidade, a roda bloqueou e não partiu nada, apenas entortou um raio. Endireitei-o e ficou 5*. Podem ser algo pesadas, mas para a minha utilização chega-me perfeitamente. Aconselho a sua compra a quem esteja indeciso.
Os pneus, tenho na frente um Hutchinson Cameleon 1.95 e é bom em tracção mas em termos de durabilidade não me parece ser muito bom, sendo recente já se começa a rasgar de lado. Na traseira um Ritchey Z-Max Millenium 1.9, um grande pneu All Round, para mim o melhor. Nunca me deixou ficar mal, é claro que não é tão bom quanto um pneu especifico, mas para XC posso apanhar vários tipos de terrenos e tem de me dar para todo o ano, por isso...No futuro quando precisar de mudar estou a pensar neste pneu para as duas rodas, mas na versão WCS que é bem mais leve.
5- Travões
Shimano Deore Lx M580 Hidráulicos com discos XTR 2007 de 160mm. Estão lá quando preciso. Que mais posso dizer? Boa potência de travagem e boa doseabilidade. Para mim chegam, também sou um gajo leve (63,5 Kg). Como contra, apenas tenho a apontar o peso, mas tal como toda a bike, tenho tentado procurar uma boa relação peso/preço/necessidade.
7- Componentes
- Guiador Ritchey WCS Carbon Flat
- Avanço Pro (cerca de 125 g talvez um pouco mais).
- Caixa de direcção FSA ZS 3
- Pedais Shimano M520
- Espigão de selim BBB Skyscraper 400mm
- Selim Specialized Rival
- Rib Cage Specialized
O guiador surgiu num bom negócio na minha LBS (local bike shop). Notei melhoria no conforto por ser de carbono. Por outro lado, o avanço penso que é um pouco flexivel.
Os pedais são baratos e muito robustos. Estão fartos de levar porrada e até agora ainda não se queixaram. Manutenção 0. Muito bons, mesmo sendo pesados.
O espigão de selim pretendo trocar no futuro por um de carbono ou KCNC mais leve que o actual. Este é robusto, apenas lhe aponto o peso.
O selim é muito confortável. Pesa cerca de 300g mas não o pretendo trocar pois há certas partes do corpo que têm de ser preservadas.... :mrgreen: é bom para BTT mas em estrada adormece um pouco a "fruta" :roll:
A rib cage comprei-a mas não deveria ter comprado esta cor que é vermelho vivo ao contrário do quadro chilli pepper red...É robusta.
Conclusão
É uma bike montada à la carte, conforme as minhas necessidades. Muito vocacionada para XC, onde custumo rolar durar durante cerca de 3 horas por volta. É bastante ágil em single tracks.
É a minha bike, única, sem igual em todo o mundo uma vez que é totalmente personalizada. Conta já com 4800 Km em menos de dois anos. Apena gostava de ter mais tempo para gingar.
O peso final penso que ronda os 11,6 Kg gostava que opinassem. Podem também dar sugestões de como a tornar mais leve sem gastar muito €. O meu objectivo é torná-la o mais leve possível gastando o mínimo de guita.
Sei que o pessoal gosta de fotos por isso depois posto mais umas.
Opinem!!!
Boas Pedaladas!
Após cerca de um ano e meio de acompanhamento do fórum btt decidi postar aqui a minha burra. A menina em questão foi toda montada por mim ao meu gosto, conforme o t€mpo disponível. Já levou várias modificações pois inicialmente apenas a queria por a andar com peças de uma outra máquina que tenho, e ao longo dos tempos fui fazendo uma montagem conforme os meus gostos e possibilidades. De referir que muitos dos componentes que estão instalados foram fruto de bons negócios que surgiram (quase sempre pela net), sempre novos (fizzbikes e ebay fazem milagres lol)!
Comecemos então por fazer uma análise.
1- Quadro
Trata-se de um quadro que comprei via net em aluminio 7005-T6 Double Butted 16'' (meço 1,77m). Veio importado dos states, e é fabricado por uma empresa de taiwan (como cerca de 85% dos quadros em alumínio que vemos :shock: , para não dizer mais...). Quando vi as fotos apaixonei-me logo pela cor, "Chilli Pepper Red"! Ao vivo ainda é mais bonita, as fotos não traduzem a beleza da cor (na minha opinião é claro!). Tem garantia vitalícia e uma boa relação preço/qualidade. Apenas tenho a apontar o peso que é algo elevado (pouco menos de 1800g).
2- Suspensão
Manitou R7 Elite de 2006 100mm de curso. Também comprada via net, vinda dos states. Muita fiabilidade, vai a caminho dos dois anos de serviço e apenas lhe fiz a revisão uma vez (diga-se de passagem que já estava quase vazia de óleo nas jarras, penso que terá sido de vir de pernas para o ar durante a viagem desde os states). É uma suspensão leve (1480g) e funciona bem, embora não seja a rainnha da sensibilidade. Sendo o modelo mais baixo da gama da altura apenas permite ajuste da pré-carga e rebound. Muito boa para XC e também se safa bem no All Mountain.
3- Transmissão
- Desviadores Shimano Deore XT 2008
- Cassete Shimano Deore 9V
- Corrente Shimano Deore XT
- Pedaleira Shimano Deore Lx 2006
- Manípulos Shimano Deore Lx M580
Após ter andado algum tempo com um desviador traseiro Lx e um dianteiro Acera X (de 1997...), consegui trocar por uns XT. Só tenho a dizer bem deles. A melhor coisa que posso dizer é que me esqueço deles. Estão lá, fazem a sua função mesmo quando estão cheinhos de lama e a corrente está castanha de tanta nhanha. Pouco desafinam e a única manutenção que lhes faço é a lubrificação normal (que muito contribui para a não desafinação). 5 estrelas!
Quando precisar pretendo montar uma cassete XT e Pedaleira XT também, mas só quando precisar.
4- Rodas
Mavic Crossride Disc Center Lock Black 2007. Lindas! Dão outro aspecto à bike, ficam muito bem! Muito robustas, já aconteceu entalarem um pau a alguma velocidade, a roda bloqueou e não partiu nada, apenas entortou um raio. Endireitei-o e ficou 5*. Podem ser algo pesadas, mas para a minha utilização chega-me perfeitamente. Aconselho a sua compra a quem esteja indeciso.
Os pneus, tenho na frente um Hutchinson Cameleon 1.95 e é bom em tracção mas em termos de durabilidade não me parece ser muito bom, sendo recente já se começa a rasgar de lado. Na traseira um Ritchey Z-Max Millenium 1.9, um grande pneu All Round, para mim o melhor. Nunca me deixou ficar mal, é claro que não é tão bom quanto um pneu especifico, mas para XC posso apanhar vários tipos de terrenos e tem de me dar para todo o ano, por isso...No futuro quando precisar de mudar estou a pensar neste pneu para as duas rodas, mas na versão WCS que é bem mais leve.
5- Travões
Shimano Deore Lx M580 Hidráulicos com discos XTR 2007 de 160mm. Estão lá quando preciso. Que mais posso dizer? Boa potência de travagem e boa doseabilidade. Para mim chegam, também sou um gajo leve (63,5 Kg). Como contra, apenas tenho a apontar o peso, mas tal como toda a bike, tenho tentado procurar uma boa relação peso/preço/necessidade.
7- Componentes
- Guiador Ritchey WCS Carbon Flat
- Avanço Pro (cerca de 125 g talvez um pouco mais).
- Caixa de direcção FSA ZS 3
- Pedais Shimano M520
- Espigão de selim BBB Skyscraper 400mm
- Selim Specialized Rival
- Rib Cage Specialized
O guiador surgiu num bom negócio na minha LBS (local bike shop). Notei melhoria no conforto por ser de carbono. Por outro lado, o avanço penso que é um pouco flexivel.
Os pedais são baratos e muito robustos. Estão fartos de levar porrada e até agora ainda não se queixaram. Manutenção 0. Muito bons, mesmo sendo pesados.
O espigão de selim pretendo trocar no futuro por um de carbono ou KCNC mais leve que o actual. Este é robusto, apenas lhe aponto o peso.
O selim é muito confortável. Pesa cerca de 300g mas não o pretendo trocar pois há certas partes do corpo que têm de ser preservadas.... :mrgreen: é bom para BTT mas em estrada adormece um pouco a "fruta" :roll:
A rib cage comprei-a mas não deveria ter comprado esta cor que é vermelho vivo ao contrário do quadro chilli pepper red...É robusta.
Conclusão
É uma bike montada à la carte, conforme as minhas necessidades. Muito vocacionada para XC, onde custumo rolar durar durante cerca de 3 horas por volta. É bastante ágil em single tracks.
É a minha bike, única, sem igual em todo o mundo uma vez que é totalmente personalizada. Conta já com 4800 Km em menos de dois anos. Apena gostava de ter mais tempo para gingar.
O peso final penso que ronda os 11,6 Kg gostava que opinassem. Podem também dar sugestões de como a tornar mais leve sem gastar muito €. O meu objectivo é torná-la o mais leve possível gastando o mínimo de guita.
Sei que o pessoal gosta de fotos por isso depois posto mais umas.
Opinem!!!
Boas Pedaladas!