Lavagem de bike

ruigodas

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Boas. Eu, antes de sair de bike, marco o SPA para a bike que inclui a limpeza massagens e hidratação... hehehe, tou a brincar claro, mas há aqui pessoal que tem todo o tempo do mundo... desfaz a bike toda cada vez que vai fazer uma volta e volta a montar. Há quem defenda que a cada 100km se faça não sei o quê??? então e se a volta tiver mais de 100km?? Acho que sim senhor que quem tiver tempo deve fazer uma manutenção regular, mas tudo depende do tratamento que a bike leva na volta. Lavar, lubrificar, tudo ok mas também não é preciso exagerar. Um dos locais que tenho tido mais problemas por me esquecer de limpar e lubrificar é a caixa de direcção e respectivos rolamentos, mas agora a cada 3 meses tiro a suspensão e numa das bikes tiro mesmo os rolamentos e meto massa, na outra os rolamentos são embutidos e o que faço é colocar a massa nas zonas de contacto. Tudo depende um pouco também na qualidade do que se tem montado. Eu conheço pessoal que a bike raramente é limpa, só metem spray na corrente e nunca tiveram problemas e outros que fazem tudo para que a bike esteja impecável e acaba por avariar...
 

bttsempre

Member
A minha bicla só gosta de água da chuva!

Desde que só limpo a transmissão com uma escova no fim da cada volta e a as baínhas da suspensão com um pano que o material dura mais.
Depois desta limpeza lubrifico tudo com óleo de Decathlon em spray no dia da volta. Quando a transmissão já está muito suja aplico-lhe desengordurante e escovo.
A bicla só vê água raramente e quando já está imunda e nunca com pressão que penetra nos rolamentos e os gripa.

Boas pedaladas! :D
 

essence_s

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Ui...esta bike deve trabalhar muito bem..com esta limpeza a seco..
Agora a sério, sempre que a transmissão estiver suja, deve ser desengordurada,lavada com agua e lubrificada depois de seca.A lama se estiver muito tempo no quadro tambem acaba por manchá-lo, portanto nada como lava-lo tambem(se o escovar, risca a pintura).
 

Pinflas

Member
bttsempre, deves lubrificar logo a seguir á limpeza da transmissão depois de seca caso a molhes e devias. No próprio dia da volta não dá tempo para o lubrificante secar e só vai sujar mais a transmissão, é uma opinião tal como a do essence está muito correcta.
 

NEGATIVEFRAME

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Boas. Alguem me pode dizer se aquelas maquinetas vaporeto, prejudicam os componentes da Bike? Tou a pensar lavar transmissão, travões, quadro ( Excepto as zonas dos eixos ) com uma maquina dessas, mas vou pôr água destilada. Obg.
 

brn85

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Limpeza da bike: quando e como?

Boas,

Adquiri recentemente uma bike (vou postar fotos brevemente na secção para o efeito) mas tenho várias dúvidas no que diz respeito à limpeza da bike no final de cada percurso.
Neste caso concreto já fiz três ou quatro voltas (+-90 Km) (com tempo seco, sem praticamente lama nenhuma) e ainda não fiz limpeza nenhuma.
Contudo noto algum pó nas zonas mais expostas ao andamento, as baínhas da suspensão com pó agarrado à massa que tinha de origem, o eixo pedaleiro com pó e areia agarrado à massa, e os desviadores, especialmente o da frente, também com areia agarrada.

Sei que já existem alguns posts sobre este assunto mas não consegui ficar esclarecido, pelo que peço que não fechem já o tópico.

Dito isto, a minha questão é saber quando é que deve ser feita a limpeza da bike (depois de cada volta? assim que apresentar sinais evidentes de sujidade?) e como é que deve ser feita a limpeza (com que produtos, e em que partes).

Basicamente, para manter a bike sem que o equipamento se desgaste devido à falta de limpeza o que é que se deve fazer a nível de:
- Suspensão;
- Discos/Pastilhas/Travões;
- Cassete/Pedaleira/Corrente;
- Desviadores;
- Quadro.

Após a limpeza é suposto colocar óleo ou massa na suspensão, pedaleira, desviadores?

Obrigado e boas pedaladas!
 
Last edited:

mataburacos

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tenho as mesmas duvidas
na loja disseram-me para lavar com agua corrente para tirar a poeira/lama e depois passar um produto que n me recordo mas que tou para comprar

hoje depois de uma mini volta passei na bomba e dei uma mangueirada na pedaleira, corrente, cassete e suspensão para limpar e segui para casa.
devia ter secado com pano ou pode ficar ao ar?
 
Agua a pouca pressão para tirar o excesso de terra e lama...
Depois um pano com um shampoo auto, serve perfeitamente, preferencialmente sem ceras, só mesmo shampoo, para não correr o risco dos discos ficarem "escorregadios".

Por fim uma boa lubrificação na corrente e desviadores e está feito.
 

CFaria

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Eu faço sempre assim:
Saco a corrente (tem ele de ligação para ser fácil saca-la), e lavo-a com petróleo, limpo com uma escova pequena para lhe tirar o lixo todo.
Na bike primeiro passo agua para tirar a lama, depois no pedaleiro, desviador da frente e trás limpo com petróleo, com ajuda de uma trincha, depois de com o petróleo tirar todo o lixo lavo a bike toda com uma esponja e um bom shampoo, depois é só deixar secar e assim que estiver bem seca é só olear.
 

mataburacos

New Member
foi teflon que me disseram para por, mas como sou um cabeça no ar n me lembro de metade...

por ordem:

1º - agua corrente para tirar lama e poeirada do sistema de transmissão e suspensão/amortecedor
2º - ?
3º - ?
4º - ?
 

bttsempre

Member
Excesso de lavagens desgasta o material!

Para quem tem dúvidas que o excesso de lavagem faz mal ao material.
As minhas transmissões só duravam 3 mil km. Esta transmissão que só escovo e lubrifico, e raramente desengorduro, já tem quase 7 mil e os passeios são pelos mesmos percursos. No verão o pó encarrega-se de desengordurar e no inverno a lama faz o mesmo serviço, assim em casa é só escovar bem e lubrificar!

Boas pedaladas!
 
R

_ricardo_

Guest
Boas companheiros.
Sou novo aqui no forum, e pelo que estive a ler acho que estou a fazer uma má limpeza da minha bicicleta.
Gostaria de saber quais os produtos que vosses utilizam para lubrificar a corrente e para desengordorar as bainhas pois normalmente utilizo na corrente um produto da marca wurth, que é um tipo de lubrificante agora não sei se é o mais correcto!
Se alguém me podesse ajudar agradecia. E já agora quais os sitius onde posso adquirir esses produtos!

Boas pedaladas
ricardo_monteiro_carvalho@iol.pt
 

engenheiro_

New Member
para as bainhas utiliza spray do tablier to carro, pois não te afecta os retentores visto ser um produto conservador de borracha/plastico, e deve ter isso ai por casa.
 

oliana

Active Member
Para as bainhas, isso já foi desaconselhado por um membro do forum entendido em manutenção de suspensões. O que não faz mal nenhum é utilizar o próprio oleo que se utiliza no interior, na lubrificação externa. Depois de tudo bem limpo, coloca-se o oleo nas bainhas e obriga-se a fazer o seu movimento normal de amortecimento. Retira-se o excesso com um pano e pronto!
Muito simples.
 

essence_s

New Member
Para as bainhas n sou apologista de colocar qualquer lubrificante, fica a dica:
Colocar a bike de pernas para o ar durante 2 ou 3 dias!Este processo permite que as bainhas se auto-lubrifiquem uma vez que o oleo escorre para os retentores, lubrificando-os.
 

oliana

Active Member
Normalmente basta isso. Mas se estiver tudo limpinho (sem resíduos) não é prejudicial colocar oleo nas bainhas. Aquele que se acumula nas esponjas dos retentores pode ser sufuciente numas suspensões, entre revisões. Noutras, possívelmente não!
 
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