Lapierre 929 ProRace

Skyforger

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Já há algum tempo que a ideia de passar para as "big wheels" deixou de ser uma simples ideia para passar a ser uma quase obsessão :D Ao contrário de muitos, desde cedo fiquei rendido à estética das 29er e ao seu próprio conceito, isto porque sempre me senti encolhido nas várias 26 que fui tendo. Talvez porque sou de estatura elevada e a roda 26 não me transmitia a segurança e o encaixe perfeito com a bicicleta e desta com o piso, talvez porque, como faço mais estrada, estou habituado a rodas maiores e andamentos mais pesados e menos em cadência, talvez porque o "meu BTT" percorre caminhos menos sinuosos, com mais estradão do que técnica, com mais longas distâncias ao meu ritmo do que corridas desenfreadas, o que é certo é que fui alimentando um fascínio pelas 29er. Há coisa de um ano experimentei pela primeira vez uma 29er e aquilo que era um fascínio, passou a ser uma certeza e um objectivo: tinha de ter uma 29er. A sensação de não ver a roda lá ao fundo e o piso tão perto de nós, a postura em cima da bicicleta, a segurança que me transmitiu, não deixaram dúvidas quanto ao rumo a seguir, assim a carteira o permitisse.

Pesquisei sobre o assunto, procurei com muita calma e, numa altura na qual já ponderava entre o manter a 26 ou avançar para uma 29er de gama baixa (um enorme erro), a oportunidade acabou por surgir. E essa oportunidade foi uma espectacular Lapierre 929 ProRace já meio transformada, fruto de uma troca de um quadro de 2012 por um de 2013. A base de tudo, o quadro, pareceu-me imaculadamente estimado, praticamente sem qualquer marca de uso. Estamos a falar de um dos quadros em carbono de topo da Lapierre, pelo que o preço que me pediram pelo conjunto praticamente já seria justo se optasse apenas pelo quadro. E o conjunto completa-se com rodas e periféricos que normalmente equipam as bicicletas Shockblaze, com desviadores e manetes Shimano SLX (mais do que suficientes), com uma pedaleira Shimano M 505 (mais do que suficiente) e com uma soberba Rock Shox Reba SB. Ora, isto ia muito além daquilo que havia idealizado para uma primeira 29er, tendo em conta a utilização de que será alvo e o meu grau de exigência, mas a oportunidade era realmente de agarrar, e assim o fiz. Tenho plena consciência de que este quadro merece, ou mesmo exige, melhores componentes, principalmente ao nível da pedaleira, transmissão e dos periféricos, mas a seu tempo e com o natural desgaste dos componentes estas serão feitas, com calma, muita calma!


Desde a sua compra, deverei ter rolado cerca de 500 kms com a bike, manifestamente pouco para gerar uma opinião que afaste por completo o efeito placebo próprio da novidade. Mas, e isso posso afirmar, não poderia estar mais satisfeito com a opção pelas 29er e, neste momento, aquilo que me parece estranho aos olhos é a fragilidade das 26. Incorporei a 29er como algo tão natural que parece que foi sempre assim, sendo hoje muito estranho sentar-me aos comandos de uma 26. A segurança, o conforto, a velocidade, a robustez....enfim, aquelas características que estamos cansados de ver associadas às 29er estão todas lá e em doses bastante generosas. Pontos fracos? Posso ser sincero? Não senti, nem mesmo a subir ou em passagens mais técnicas, das quais já não era grande frequentador mesmo com a 26. Satisfeito? Plenamente! Convertido? Sem dúvida! Não que seja melhor ou pior que as 26, é simplesmente diferente e, pelo menos para mim (e sublinhar esta parte), é a bicicleta ideal! Para ti pode não ser e é precisamente por isso que o mercado nos oferece várias opções.

Fica aqui iniciado este tópico no qual vou dando conta dos desenvolvimentos da bike e das sensações do ciclista. Agora chega de conversa, ficam as fotos:

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joao.f

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boas
Essa 29 é linda.
A ideia vai ser melhora-la ao longo do tempo?
Eu nesta altura sem gastar muito mudava 3 coisitas:autocolantes da reba para azul, esi grip, e pedaleira de 2 pratos e depois é pola com muitos km
boa sorte ;) .
 

Skyforger

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joao.f, sim, a ideia é obviamente melhorá-la ao longo dos tempos, mas, tal como referi, com muita calma que isto não está para loucuras. As alterações/upgrades serão feitos num balanço entre a oportunidade e o desgaste do material. Queria começar pelos periféricos, nomeadamente avanço, espigão e guiador, embora não desgoste dos que tenho neste momento. Simplesmente como não é uma marca específica de periféricos, mas sim periféricos que são feitos, julgo que em exclusivo, para a Shockblaze, não tenho qualquer referência quanto a pesos e qualidade dos mesmos e destoam um pouco num quadro que merece melhor. Logo se verá as oportunidades que surgem para os trocar. As rodas são igualmente da Shockblaze, mas foram uma agradável surpresa. Leves, robustas e discretas, sendo que não estou a ponderar trocá-las. A pedaleira, essa sim, está ali a borrar um pouco a pintura. Este quadro merece algo melhor e mais exclusivo, mas irei aguardar pelo natural desgaste desta e depois pensarei na troca. Para já, chega para as encomendas.
Quanto aos autocolantes da Reba, sinceramente não desgosto de os ver a vermelho, isto porque, se reparares, a bicicleta tem diversos apontamentos a vermelho (nos periféricos e nas rodas), pelo que até gosto de ver a forma como o vermelho entra no conjunto preto/branco/azul.
Em relação aos punhos, esses serão a primeira coisa a mudar. Os que estão neste momento não me agradam por serem pesados, por serem de borracha e por serem brancos. A trocar para uns Esi Grip qual a cor que ali encaixaria melhor?
 

desbravar mato

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Boa aquisição Skyforger.

Alerto apenas que tive um colega das voltas que tinha uma igual e começou a ter alguns problemas com a escora pois desapertava-se o parafuso que aperta o dropout e que liga os tubos da escora. Se começar a ter esses sintomas aconselho a dirigir-se à loja onde adquiriu e pedir para fazerem a reclamação ao importador, pois eles têm estado a assumir as garantias... e assim pode ficar com o quadro mais recente que é igualmente fantástico como esse.

Cumprimentos,
B Lopes
 

joao.f

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boas.
depende dos gostos, mas quando falei nos autocolantes da reba, para azul era para aos poucos tirar o vermelho. nao tinha bem reparado no vermelho das rodas, mas o vermelho que me chamou a atenção foi mesmo o da reba e periféricos, como os periféricos só alterando nao falei neles ;) .
punhos esi grips brancos ou azuis.
já pensando no futuro ( sei que não é para já) se fosse eu era: guiador: MT zoom (guiador muito leve, sem ser "MUITO" caro ( +-90 euros )e muito bonito)
avanço: msc ultralight ( se eu trocar de avanço vai ser por este, para mim melhor relação, preço, qualidade, peso)
espigão: kcnc ( tenho um e nao me deu problemas)

por enquanto é só a minha ideia sem ser nada exótico.

abraço e boas pedaladas na nova bicla ;) .
 

Skyforger

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joao.f, obrigado pelas dicas em relação aos periféricos. São, de facto, opções que me agradam e a considerar.
Quanto ao jogo de cores, tudo depende do caminho a seguir com os periféricos. Se o vermelho desparecer nestes, certamente irei também trocar os autocolantes da Reba, pois aí já não jogará com nada.
Quanto aos punhos, o branco é a cor que melhor fica no conjunto...mas fiquei tão escaldado com fitas brancas na minha bicicleta de estrada que mudei para preto e nunca mais quis outra coisa. Imagino o branco numa bicicleta de BTT...Se optar por preto nesta bicicleta, acho que vai ficar demasiado morto. O azul temo que fique demasiado berrante...Enfim, vou ponderar.

desbravar mato, agora fiquei preocupado. Enviei mensagem.
 

joao.f

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boas.
Não recebi nenhuma mensagem.
Já tive punhos brancos (esi grip) e ajax e um pano microfibras, 10 min a esfregar ( para os dois) e ficavam novamente bons, outra opção que era raro fazer porque destroi um bocado os punhos é a maquina de pressão.
Nos periféricos não sei se o selim estava incluído mas se sim voto num selle italia slr carbonio branco.
O que interessa é que o principal já está ( quadro ) agora aos poucos vai ficando uma autentica maquina ;).
 
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