Bem mais vale tarde que nunca... aqui vai uma resenha do que se tem passado (infelizmente pouco) com a minha Score. O texto é retirado do nosso forum e os espaços são os diferentes posts...
Para ser de mais facil leitura e servindo-me da Mondraker e da Orbea com as quais andei vou pôr isto por pontos. A 1ª volta de experiencia foi feita no Arruda/Montejunto/Arruda dia 20/01/08
Quadro- Muito melhor ao vivo do que nas fotos. O ponto estético que menos gostava (a bielete que liga ao amortecedor) é com estas cores muito mais agradável do que a RC 1.0 com escoras brancas a posição de condução é muito racing mas de facil habituação (não fisica pois fica-me a doer as costas os pulsos e o pescoço. Preciso de mais umas voltas para ver se é defeito ou feitio)
Suspensão- Comecei com as pressões recomendadas para o meu peso tanto na camara positiva como na negativa 130psi mas depois da 1ª experiencia vou ter de baixar a pressão (120 psi para começar) pois ela está muito dura... mesmo sendo nova e ainda que não esteja a 100% No alcatrão após bloqueio fez isso mesmo bloqueou. A recuperação está mais ou menos duas voltas a partir do mais rápido. O comando remoto funciona muito bem é ergonómico e muito suave de funcionamento. O "Gate" (regulação que permite a suspensão desbloquear sob impacto quando bloqueada para proteção da mesma) dei duas voltas a partir do mais rigido para prevenir "mazelas"
Amortecedor- Para ficar com um SAG de 15% tive de baixar a pressão para 140 psi após 1º experiencia está na pressão certa. É um sistema muito rigido muito XC muuuuuiiito diferente do RP3 que era muito mais...maleavel. Era um dos meus receios perder a eficácia da rigida. Mas o Monarch 3.3 é um amortecedor rigido e andei muito bem com o manipulo de compressão no meio. Quando em alcatrão meti na compressão mais "fechada" e ficou um "pau" Mesmo assim vou experimentar baixar mais um pouco a pressão (-5/10 psi). A recuperação meti-a dois clics a partir do mais rápido. O amortecedor Monarch 3.3 ao contrário do MC não tem regulação do "Gate". O mesmo só existe no 4.2
Rodas- Parece que ando sobre as nuvens. Muito leves. Quanto à resistencia ainda é cedo. Os pneus têm um grip excelente... a seco. Com tulicreme são autenticas bailarinas. Os cubos rolam muito bem e são silenciosos.
Transmissão- Tudo muito bom apenas noto que para o XT que tinha na Mondraker os comandos especialmente a "meter" são mais SRAM :shock: são suaves mas ouve-se o TRANCK!!! da mola. A tirar são 5*****. Toda a transmissão é muito suave no rolar pelo menos enquanto é nova.
Travões- São muito potentes e mais não digo... apenas uma vibração no fim da 1ª volta que irei estar de olho em cima. Ah!!! E não chiam molhados como os outros XT que tinha e que sei que era feitio e não defeito... não chiam pelo menos até ver!!!
A unica modificação que fiz foi mudar o selim do Selle Italia SLK para o meu antigo Specialized Rival ainda foi colocado o ciclometro VDO C3 uma proteção de escora uma proteção de caixa de direção e uma proteção para o amortecedor
Com o avolumar de km feitos vou pondo mais info. sobre a bina... agora quer é a rodagem feita :wink:
Bem segunda volta feita e com as novas pressões está melhor... mas ainda não está 100%. Mesmo assim vou deixa-la trabalhar assim um bocado. Tenho a sensação que se baixa-se mais 5 ou 10 psi no amortecedor (está a 130 psi) a coisa ficava melhor mas tenho receio de na posição intermedia de compressão (onde vai andar a maior parte do tempo) comece a bombear muito. O SAG está agora em pouco mais de 15%. A suspensão ainda está um pouco dura mas "pinchando" a dita ela escorrega bem. Vou fazer mais uns km a ver se ela fica mais mansa.
Quanto ao travão era feitio... deixou de fazer aquele barulho e está normal
Os Racing Ralph são pouco agressivos e como pneu traseiro quando precisas de apertar mais a manete começa rapidamente a perder tração. Em contrapartida a rolar e em trilho menos acidentado continuam excelentes. Não é pneu para Monsantos e afins :wink:
Estas imagens são as fotos pós segunda volta... com lama de beleza à mistura... ai que sujinha que ela está!!!
Vou levar novas pressões para a volta a Vila Nova no domingo... 120psi no amortecedor (SAG a 20%) com dois clics para o lento na recuperação e 110psi nas duas camaras com a recuperação mais ou menos por meio. Devido a ter lido que já houve pessoal que teve azar com o botão de regulação da recuperação (é grande e em trialeiras pode levar uma porrada) virei a chaveta de aperto da roda ficando o aperto do lado do dito botão... a bomba de ar vai fazer parte da minha mochila durante uns tempos :lol:
Lá continuamos na saga das pressões :roll:. Após a volta de Vila Nova o "J" deu-me a dica de continuar com a pressão indicada na suspensão (130psi) mas continuo a achar que está algo dura. E na volta que fizemos com o João Afonso (29/01) desci a pressão para 120psi. Agora o amortecedor... :? Com um Sag de 20% ando muito bem por estradão acidentado... com o amortecedor totalmente desbloqueado :shock:. O que faz com que em zonas mais tecnicas a traseira fique muito rija. Na sexta vou dar mais uma volta e vou meter o SAG no max. aconselhado (25% - 90psi). Nos pneus tambem podia buscar um bocado de "mola" mas os mesmos estão com 40psi sendo o minimo recomendado 35psi. Como estes pneus não são propriamente resistêntes a furos (bem... ainda não tive nenhum :roll: ) deixo assim a pressão.
Em relação ao resto tudo continua a funcionar 5***** mesmo depois do banho de lama da ultima volta. Apenas um roçar no disco dianteiro que provou ser apenas sujidade. Comecei a ter desgaste na proteção da escora direita por causa da bota :shock: :lol: Quando me ponho em pé o pedal direito fica atrás e o meu calcanhar roça na proteção :roll: . Tambem já mudei a proteção que pus na alavanca da pedaleira esquerda pois já estava roçada da bota... como diz o AJ "tens uma maneira esquisita de pedalar!!!" A bina está mesmo muito porca a ver se no fds lhe dou um banho 8). Já vai com 197km feitos
Bem nesta volta de estreia da "carbonica" do Roly experimentei os 90psi da traseira e desta "mola" estamos conversados... :roll: custou mas foi!!! A Reba tambem a meti a 110psi nas duas camaras e fiquei contente. Menos ar vai fazer com que ela esgote facilmente portanto tambem vai ficar assim. Este fds vai ao banho... está uma badalhoca 8)
Ontem foi ao banho... tive de dar umas doses de pressão na escora junto à pedaleira que a nhanha não saia nem à pedrada :roll: esta bina está cheia de curvas e contracurvas é dificil de limpar se não se quiser usar a pressão em doses industriais. Enfim mas está melhor do que estava.
Hoje após vistoria e lubrificação...:ghaa O PRIMEIRO RISCO!!! :lol:
Aproveitei tambem para dar um pingo de supercola no emblema da KTM na testa do quadro. O do AJ vem com uns micro cortes que ajudam o emblema a fazer a curvatura da testa mas nem o meu nem o do Roly por exemplo trazem isso :? o que faz que as pontas se descolem... nada de grave mas assim resolve-se já a coisa
As minhas costas não estão a gostar da nova posição de condução. Eu não queria partir para um guiador sobreelevado pois vai estragar a posição a subir que eu acho muito boa mas se tiver de ser :roll: Entretanto vou aguentando a ver se isto passa com pomadinhas e afins :? As pressões continuam na mesma: 90psi atrás e 110 nas duas camaras da susp. e embora bombeie um bocado está a nivelar o prato da balança do conforto. De resto continua a trabalhar 5 ***** em todos os componentes
Bem já está... Já lhe meti um Ritchey Pro Rize de 670mm... Espero que seja daqui. Já a pegar na bina noto a diferença nem que seja na posição. Perco um bocado nas subidas mas não vale a pena ter uma boa bina para subir e ficar de "molho" a semana depois a ganir de dores nas costas. Tenho de experimentar como deve ser mas preciso de ficar melhor... ainda me doi um bocado. Então ficou assim:
Fui hoje (25 de Fev.) experimentar a bina com o guiador novo... bem... que diferença :shock: Agora parece que estou num sofá :lol: (quem já experimentou a El Paso... do El Paso é mais ou menos a posição mas com o selim mais alto... parece um camião :lol:. A descer oferece uma segurança excepcional sendo o problema as subidas. Ainda não estou com pedalada para começar a testar as subidas (desculpas 8) ) e ainda não estou à vontade nas zonas mais "paradas... tecnicas" mas pronto pelo conforto e segurança a descer vale bem uns pontos a menos nas subidas. Será um ponto a rever no futuro para mudar para um guiador de por ex. 600mm com um raise mais baixo por ex. 20 ou 15 sendo esta uma peça de 670mm a 35 mas para a razão que foi comprado cumpriu a 100% e vai continuar a cumprir :wink: Um guiador excelente para ir a Fátima :lol:
Vamos neste momento com 470km e até agora nada de anormal a assinalar... o cig... Alex já me deve rogar pela pele pois já devia ter metido lá a bina para a 1ª revisão :roll:
Bem... aproveitando o empeno costal meti a bina no cig... Alex :twisted: A unica queixa que levei foi que na ultima volta a cassete chiava o que provávelmente seria falta de lubrificação... e era!!! :roll: De resto vai com 532 km e está maravilha. Desloquei o velocimetro do guiador para o avanço onde acho que fica melhor mas tive de comprar a "mesa" lá fora :?
Para ser de mais facil leitura e servindo-me da Mondraker e da Orbea com as quais andei vou pôr isto por pontos. A 1ª volta de experiencia foi feita no Arruda/Montejunto/Arruda dia 20/01/08
Quadro- Muito melhor ao vivo do que nas fotos. O ponto estético que menos gostava (a bielete que liga ao amortecedor) é com estas cores muito mais agradável do que a RC 1.0 com escoras brancas a posição de condução é muito racing mas de facil habituação (não fisica pois fica-me a doer as costas os pulsos e o pescoço. Preciso de mais umas voltas para ver se é defeito ou feitio)
Suspensão- Comecei com as pressões recomendadas para o meu peso tanto na camara positiva como na negativa 130psi mas depois da 1ª experiencia vou ter de baixar a pressão (120 psi para começar) pois ela está muito dura... mesmo sendo nova e ainda que não esteja a 100% No alcatrão após bloqueio fez isso mesmo bloqueou. A recuperação está mais ou menos duas voltas a partir do mais rápido. O comando remoto funciona muito bem é ergonómico e muito suave de funcionamento. O "Gate" (regulação que permite a suspensão desbloquear sob impacto quando bloqueada para proteção da mesma) dei duas voltas a partir do mais rigido para prevenir "mazelas"
Amortecedor- Para ficar com um SAG de 15% tive de baixar a pressão para 140 psi após 1º experiencia está na pressão certa. É um sistema muito rigido muito XC muuuuuiiito diferente do RP3 que era muito mais...maleavel. Era um dos meus receios perder a eficácia da rigida. Mas o Monarch 3.3 é um amortecedor rigido e andei muito bem com o manipulo de compressão no meio. Quando em alcatrão meti na compressão mais "fechada" e ficou um "pau" Mesmo assim vou experimentar baixar mais um pouco a pressão (-5/10 psi). A recuperação meti-a dois clics a partir do mais rápido. O amortecedor Monarch 3.3 ao contrário do MC não tem regulação do "Gate". O mesmo só existe no 4.2
Rodas- Parece que ando sobre as nuvens. Muito leves. Quanto à resistencia ainda é cedo. Os pneus têm um grip excelente... a seco. Com tulicreme são autenticas bailarinas. Os cubos rolam muito bem e são silenciosos.
Transmissão- Tudo muito bom apenas noto que para o XT que tinha na Mondraker os comandos especialmente a "meter" são mais SRAM :shock: são suaves mas ouve-se o TRANCK!!! da mola. A tirar são 5*****. Toda a transmissão é muito suave no rolar pelo menos enquanto é nova.
Travões- São muito potentes e mais não digo... apenas uma vibração no fim da 1ª volta que irei estar de olho em cima. Ah!!! E não chiam molhados como os outros XT que tinha e que sei que era feitio e não defeito... não chiam pelo menos até ver!!!
A unica modificação que fiz foi mudar o selim do Selle Italia SLK para o meu antigo Specialized Rival ainda foi colocado o ciclometro VDO C3 uma proteção de escora uma proteção de caixa de direção e uma proteção para o amortecedor
Com o avolumar de km feitos vou pondo mais info. sobre a bina... agora quer é a rodagem feita :wink:
Bem segunda volta feita e com as novas pressões está melhor... mas ainda não está 100%. Mesmo assim vou deixa-la trabalhar assim um bocado. Tenho a sensação que se baixa-se mais 5 ou 10 psi no amortecedor (está a 130 psi) a coisa ficava melhor mas tenho receio de na posição intermedia de compressão (onde vai andar a maior parte do tempo) comece a bombear muito. O SAG está agora em pouco mais de 15%. A suspensão ainda está um pouco dura mas "pinchando" a dita ela escorrega bem. Vou fazer mais uns km a ver se ela fica mais mansa.
Quanto ao travão era feitio... deixou de fazer aquele barulho e está normal
Os Racing Ralph são pouco agressivos e como pneu traseiro quando precisas de apertar mais a manete começa rapidamente a perder tração. Em contrapartida a rolar e em trilho menos acidentado continuam excelentes. Não é pneu para Monsantos e afins :wink:
Estas imagens são as fotos pós segunda volta... com lama de beleza à mistura... ai que sujinha que ela está!!!
Vou levar novas pressões para a volta a Vila Nova no domingo... 120psi no amortecedor (SAG a 20%) com dois clics para o lento na recuperação e 110psi nas duas camaras com a recuperação mais ou menos por meio. Devido a ter lido que já houve pessoal que teve azar com o botão de regulação da recuperação (é grande e em trialeiras pode levar uma porrada) virei a chaveta de aperto da roda ficando o aperto do lado do dito botão... a bomba de ar vai fazer parte da minha mochila durante uns tempos :lol:
Lá continuamos na saga das pressões :roll:. Após a volta de Vila Nova o "J" deu-me a dica de continuar com a pressão indicada na suspensão (130psi) mas continuo a achar que está algo dura. E na volta que fizemos com o João Afonso (29/01) desci a pressão para 120psi. Agora o amortecedor... :? Com um Sag de 20% ando muito bem por estradão acidentado... com o amortecedor totalmente desbloqueado :shock:. O que faz com que em zonas mais tecnicas a traseira fique muito rija. Na sexta vou dar mais uma volta e vou meter o SAG no max. aconselhado (25% - 90psi). Nos pneus tambem podia buscar um bocado de "mola" mas os mesmos estão com 40psi sendo o minimo recomendado 35psi. Como estes pneus não são propriamente resistêntes a furos (bem... ainda não tive nenhum :roll: ) deixo assim a pressão.
Em relação ao resto tudo continua a funcionar 5***** mesmo depois do banho de lama da ultima volta. Apenas um roçar no disco dianteiro que provou ser apenas sujidade. Comecei a ter desgaste na proteção da escora direita por causa da bota :shock: :lol: Quando me ponho em pé o pedal direito fica atrás e o meu calcanhar roça na proteção :roll: . Tambem já mudei a proteção que pus na alavanca da pedaleira esquerda pois já estava roçada da bota... como diz o AJ "tens uma maneira esquisita de pedalar!!!" A bina está mesmo muito porca a ver se no fds lhe dou um banho 8). Já vai com 197km feitos
Bem nesta volta de estreia da "carbonica" do Roly experimentei os 90psi da traseira e desta "mola" estamos conversados... :roll: custou mas foi!!! A Reba tambem a meti a 110psi nas duas camaras e fiquei contente. Menos ar vai fazer com que ela esgote facilmente portanto tambem vai ficar assim. Este fds vai ao banho... está uma badalhoca 8)
Ontem foi ao banho... tive de dar umas doses de pressão na escora junto à pedaleira que a nhanha não saia nem à pedrada :roll: esta bina está cheia de curvas e contracurvas é dificil de limpar se não se quiser usar a pressão em doses industriais. Enfim mas está melhor do que estava.
Hoje após vistoria e lubrificação...:ghaa O PRIMEIRO RISCO!!! :lol:
Aproveitei tambem para dar um pingo de supercola no emblema da KTM na testa do quadro. O do AJ vem com uns micro cortes que ajudam o emblema a fazer a curvatura da testa mas nem o meu nem o do Roly por exemplo trazem isso :? o que faz que as pontas se descolem... nada de grave mas assim resolve-se já a coisa
As minhas costas não estão a gostar da nova posição de condução. Eu não queria partir para um guiador sobreelevado pois vai estragar a posição a subir que eu acho muito boa mas se tiver de ser :roll: Entretanto vou aguentando a ver se isto passa com pomadinhas e afins :? As pressões continuam na mesma: 90psi atrás e 110 nas duas camaras da susp. e embora bombeie um bocado está a nivelar o prato da balança do conforto. De resto continua a trabalhar 5 ***** em todos os componentes
Bem já está... Já lhe meti um Ritchey Pro Rize de 670mm... Espero que seja daqui. Já a pegar na bina noto a diferença nem que seja na posição. Perco um bocado nas subidas mas não vale a pena ter uma boa bina para subir e ficar de "molho" a semana depois a ganir de dores nas costas. Tenho de experimentar como deve ser mas preciso de ficar melhor... ainda me doi um bocado. Então ficou assim:
Fui hoje (25 de Fev.) experimentar a bina com o guiador novo... bem... que diferença :shock: Agora parece que estou num sofá :lol: (quem já experimentou a El Paso... do El Paso é mais ou menos a posição mas com o selim mais alto... parece um camião :lol:. A descer oferece uma segurança excepcional sendo o problema as subidas. Ainda não estou com pedalada para começar a testar as subidas (desculpas 8) ) e ainda não estou à vontade nas zonas mais "paradas... tecnicas" mas pronto pelo conforto e segurança a descer vale bem uns pontos a menos nas subidas. Será um ponto a rever no futuro para mudar para um guiador de por ex. 600mm com um raise mais baixo por ex. 20 ou 15 sendo esta uma peça de 670mm a 35 mas para a razão que foi comprado cumpriu a 100% e vai continuar a cumprir :wink: Um guiador excelente para ir a Fátima :lol:
Vamos neste momento com 470km e até agora nada de anormal a assinalar... o cig... Alex já me deve rogar pela pele pois já devia ter metido lá a bina para a 1ª revisão :roll:
Bem... aproveitando o empeno costal meti a bina no cig... Alex :twisted: A unica queixa que levei foi que na ultima volta a cassete chiava o que provávelmente seria falta de lubrificação... e era!!! :roll: De resto vai com 532 km e está maravilha. Desloquei o velocimetro do guiador para o avanço onde acho que fica melhor mas tive de comprar a "mesa" lá fora :?