Kona Satori 2012

Andre.Pepe

New Member
Boas!

Recentemente, e após um acidente com a minha fininha, decidi voltar ao mato! Com o dinheiro do seguro (limitado a £1800 para a esposa não ter um ataque tao forte) decidi comprar a minha primeira 29er! Como tal, e após varias pesquisas, a minha decisão foi para a Kona Satori!

A escolha desta bike deve-se principalmente a querer uma suspensão total (sofá), com um curso médio e 29er!

Entre as várias à escolha, Canyon Nerve AL 8.9 2014, Scott Genius 940 2013, Cube Sting 140 2014 e Whyte T129 2014. A minha principal escolha era a Canyon, mas como só estava disponível para entrega em meados de Novembro e eu necessitar da bicicleta com mais urgencia, não podia esperar tanto tempo.

Sinceramente não me arrependi da escolha, segundo os fabricantes, a Kona pesa 13.8kg e a Canyon 13.2kg... o que não é assim tanta diferença!

Ficam as caracteristicas:

  • [*=left]Frame Material: Kona Race Light 7005 Aluminum Butted 130mm travel
    [*=left]Rear Shock: Fox Float RP2 XV BSD
    [*=left]Fork: Rock Shox Revelation RLT 130mm w/20mm TA
    [*=left]Crankarms: SRAM X7
    [*=left]Chainrings: 39/26
    [*=left]B/B: SRAM X7
    [*=left]Pedals: Shimano M520 Clipless
    [*=left]Chain: SRAM PC-1031
    [*=left]Freewheel: SRAM PG 1030 11-36 10 spd
    [*=left]F/D: SRAM X7
    [*=left]R/D: SRAM X9
    [*=left]Shifters: SRAM X7
    [*=left]Brake Calipers: Avid Elixir 5
    [*=left]Front Brake Rotor: Avid HS1 180mm
    [*=left]Rear Brake Rotor: Avid HS1 160mm
    [*=left]Brake Levers: Avid Elixir 5
    [*=left]Headset: FSA No.57B
    [*=left]Handlebar: Kona XC/BC Primo Riser
    [*=left]Stem: Kona XC/Road
    [*=left]Seatpost: Kona Double Clamp w/offset
    [*=left]Seat Clamp: Kona SeatClamp
    [*=left]Grips: Kona Race Light LOG
    [*=left]Saddle: WTB Valcon Comp
    [*=left]Front Hub: Easton Vice 29er Wheelset
    [*=left]Rear Hub: Easton Vice 29er Wheelset (SRAM Maxle)
    [*=left]Spokes: Easton Vice 29er Wheelset
    [*=left]Rims: Easton Vice 29er Wheelset
    [*=left]Front Tire: Maxxis Ardent 29x2.4 Kevlar
    [*=left]Rear Tire: Maxxis Ardent 29x2.25 Kevlar
Primeiras alterações em mente são:

Dropper seatpost, pois esta bicicleta, para uma trial, vem com o aperto do assento com chave sextavada! O que não dá muito jeito quando acabas de subir e esperas anciosamente pela diversão!
Converter para Tubeless
Mudar os travões para algo melhor, estava a pensar nos Hope Mono M6, consigo um bom negocio e sempre gostei do poder de travagem deles!

Fica a foto da Kona na sua primeira volta!

 

Andre.Pepe

New Member
NunoMCCII,

Eu já tive o Garmin no avanço, mas como tenho o suporte para o iPhone no avanço achei que já eram demasiadas coisas para o guiador!

Eu sei que é piroso andar com o tlm na bike, mas quando se anda a conhecer trilhos sozinho torna-se uma ferramenta importante, já que o Edge 500 não tem o melhor sistema de navegação do mundo!

Quanto aos pedais, eu tenho uns SPD, no entando, não me sinto confortavel a andar por onde não conheço com os pés presos! Mas possivelmente vai levar uns Superstar novos... mas tenho de me conter com os gastos... este ano já se foram 2 bicicletas, esta é a terceira, ou seja, ja gastei mais de 3000£ em bicicletas este ano!

Obrigado pelo comentário Nuno
 

NunoMCCII

New Member
Acho que os SPD é uma questão de hábito, para mim traduzem-se numa muito maior segurança mas também nunca experimentei uns desses, parecem ter uma boa plataforma. ;)

Para seguir os trilhos o Edge 500 de facto não é o melhor porque não tem mapas, também tinha um que acabei por trocar por um 810.
 

Andre.Pepe

New Member
Eles de facto tem uma excelente plataforma! E para mim dão bastante jeito porque a minha bike é utilizada como principal meio de transporte e assim evito chegar ao escritorio e e ter de andar carregado com outros sapatos, ja que os SPD não sao a coisa mais prática para andar!
 
Andre.Pepe, tens aí uma bela máquina! Acho que foi uma escolha acertada, sou suspeito porque adoro Konas (tenho uma). Pelo menos em comparação com a Canyon, tenho a certeza que fizeste a escolha certa, uma vez que não há comparação possível entre os quadros das duas. Resiste à tentação de trocar o avanço, guiador e espigão. Apesar de não serem muito bonitos, têm uma qualidade insuspeita e são feitos para durar uma vida. Diverte-te com a máquina!
 

Andre.Pepe

New Member
Obrigado jpdelgadoalves,

O factor marca tambem pesou nesta decisão. Kona tem um historial bastante positivo, e garantia vitalicia para os quadros de aluminio dá-me outra confiança!

Que Kona tens?
 
Tenho uma Cinder Cone de 2006! Até agora e depois de milhares de pequenos saltos, 0 problemas! Sem dúvida, quadros à prova de "doidos":choneh: :D
 

Andre.Pepe

New Member
Epah, os pedais nem foram bem escolha para esta bicicleta... foram mais do género, era o que havia ca em casa, que ela vinha com uns M520... so que como disse anteriormente, nao queria estar com SPD's porque uso muito para ir trabalhar e assim evito andar com 2 pares de tenis!

Quanto aos guarda-lamas, vai ser o proximo upgrade, aliás, ja estão comprados, estou só a espera que entreguem... sim, comprei um Mucky Nutz porque não gostei do meu resultado de trabalhos manuais! e depois comprei um Zefal Deflector 29er para trás que sempre dá mais resultado!

Quando às chuvas... eu como vivo em Inglaterra tenho disso todo o Ano! Não dá mesmo para evitar!

Lama à aqui com fartura! É mais dificil apanhar terrenos secos... mas pronto... o nosso Sôr PM mandou emigrar e eu como menino bem mandado.. aqui estou!
 
Top