Kona Explosif 2008 by 350Plus! :)

350plus

New Member
Até agora têm correspondido. Obviamente que dão mais um bocadinho de trabalho a usar, mas compensam em peso, preço e controlo de força de aperto.

A cabeça de aperto é forte e não são precisas forças excessivas para prender a roda no sítio.

Quanto às cores, há umas alternativas baratas de parafuso com outras cores. Costumam andar pelos sites ingleses.
 

pratoni

Active Member
Sim o objectivo é mesmo o controlo do aperto e o peso.

Sei que há mais leves e mais bling bling mas o preço destes parece ser bem bom.

O eixo é em aço, certo? (o site da bbb está em baixo... :s)
 

Oscarfilipegmbh

New Member
Boas Eduardo

Esse facto da ferrugem é muito importante , foi um bom pormenor .

E como se diz prevenir é o melhor remédio :?: vou já lubrificar a charge toda para evitar problemas futuros.

Um abraço e obrigado pela dica.

Oscarbh.
 

350plus

New Member
Pratoni, sim o eixo, incluindo a cabeça de aperto, é de aço. Os dois barris dos extremos são em alumínio. Tudo junto dá 78 gramas.

Um facto curioso. O aperto de trás têm um séries de anilhas (umas 4 ou 5) entre o eixo e um dos barris. Se retirares essas anilhas, fica ligeiramente mais leves e com espaçamento correcto para cubos de estrada.
 

pratoni

Active Member
Não percebi essa das anilhas... Retiras as anilhas para dar espaço para um cubo mais pequeno (130mm vs 135mm)? :roll:

Esses apertos, para fechar e abrir, é só mesmo uma chave sextavada 5mm normal, certo?

Há uns que, para além da sextavada, precisam de mais uma específica e outros que usam sextavada, mas oca...
 

350plus

New Member
Agora apanhaste-me a dormir. :wink: Nisso das anilhas tens razão, Estão lá para permitir é espaçamento de tandem. Para montar em rodas de estrada nem é preciso mexer.

E a chave é normal sim. Sem cabeça oca.
 

DOCTOR BIKE

New Member
Para que raio fui ao PUF a santo Tirso.
Fiquei com os olhos naquelas meninas, não resisti e quando o 350 deixou a menina por minutos sozinha no reagrupamento da base militar do Monte Pilar fui ver de perto.
E o que mais me encanta é precisamente a simplicidade de tudo.
Desde então não me sai da cabeça montar uma SS.
Ao que eu cheguei, até já ando aqui a cheirar.
Enfim, tinha ficado tão bem em casa sabado passado!!!

www.amigosdopedal-famalicao.com
 

350plus

New Member
Fazendo agora 8 meses de vida, a Explosif foi sujeita ao seu maior teste de sempre com a participação no SRP160.

Ao longo das 8 horas e 20 minutos de prova comportou-se muito bem. O piso de terra batida, ligeiramente húmida, revelou-se muito bom para a combinação da forqueta rígida de titânio, pneus com baixa pressão (3 bar) e guiador de aço. Embora fosse algo que me preocupava antes da prova, acabei sem qualquer tipo de desconforto nas mãos ou braços. Durante uma das simulações de treino da prova coloquei por distracção pressões altas (5 bar) e sofri imenso. O uso de pneus largos e com pressões baixas é essencial para o uso de uma forqueta rígida sem problemas.

O quadro de aço continua a surpreender pelo seu agradável e suave tacto do terreno. De facto, a diferença para um quadro de alumínio é perfeitamente tangível e compensa bem o peso extra do quadro de aço.

A corrente Sram PC-58 foi a que mais sofreu durante a prova. Esticou consideravelmente durante a prova, chegando ao ponto de saltar uma vez. Também ficou sem lubrificação por volta do km 110, começando a trabalhar ruidosamente. Felizmente que havia óleo nos reabastecimentos, caso contrário o desgaste ia ser muito agressivo nos km finais. Face ao esticamento excessivo, da próxima vez que necessitar de trocar vou talvez considerar uma corrente KMC ou uma SRAM de gama mais alta.

De resto não houve mais qualquer tipo de problema a assinalar. Estou extremamente satisfeito com a fiabilidade da bicicleta ao longo destes ultimos meses. Esta fiabilidade sem compromissos é exactamente o que se pretendo numa SS.

Para terminar e dar um colorido à coisa, ficam umas fotos da bicleta e do dono em Serpa, tiradas pelo jpsantos.

2nrhaa1.jpg


sp9gyt.jpg
 
350plus, agora fiquei sem palavras :shock:.
160 kms de SS :venia:
8H e 20 minutos :!: :!: :!: :!:
Quando for mais "fino" quero ser como Tu...
Parabéns :yeah:

Um Abraço
 

ze_zaskar

New Member
Estás sem duvida alguma de Parabéns! Isso é que é fazer uma prova à homem.
Puseste 5 bar no ensaio? Meu deus, nem quero imaginar o que sofreste, eu com a bike que tenho e com 35psi já me doíam os rins.

Ja agora...é melhor teres cuidado com aquelas escadas...pode ser perigoso :mrgreen:
 

jorgegt

New Member
Muitos parabens Eduardo :clap: :clap: :clap:
Foi um grande feito, essa foto nas escadas foi perto do final da prova?? A cara das pessoas de admiração, será pela beleza da bike ou por ser uma SS?? :mrgreen:
Realmente a corrente deve ter sofrido muito, 160km's é qualquer coisa :wink:
 

biculas

New Member
Parabéns.

160 km's em pouco mais de 8 horas e de SS?
Espectacular.

Quando for grande também quero pedalar assim.


Abraço

Biculas
 

350plus

New Member
Obrigado pelo elogios. Mas não posso deixar de ressalvar que o grupo de singlespeeders a acabar o SRP160 já tem uma boa dimensão.

Em 2008, acabaram o Indy, Tico e Jppina.

Em 2009 acabei eu e o Meiabola.

Prova definitiva que as SS safam-se em qualquer distância!  :wink:
 
Top