Fazendo agora 8 meses de vida, a Explosif foi sujeita ao seu maior teste de sempre com a participação no SRP160.
Ao longo das 8 horas e 20 minutos de prova comportou-se muito bem. O piso de terra batida, ligeiramente húmida, revelou-se muito bom para a combinação da forqueta rígida de titânio, pneus com baixa pressão (3 bar) e guiador de aço. Embora fosse algo que me preocupava antes da prova, acabei sem qualquer tipo de desconforto nas mãos ou braços. Durante uma das simulações de treino da prova coloquei por distracção pressões altas (5 bar) e sofri imenso. O uso de pneus largos e com pressões baixas é essencial para o uso de uma forqueta rígida sem problemas.
O quadro de aço continua a surpreender pelo seu agradável e suave tacto do terreno. De facto, a diferença para um quadro de alumínio é perfeitamente tangível e compensa bem o peso extra do quadro de aço.
A corrente Sram PC-58 foi a que mais sofreu durante a prova. Esticou consideravelmente durante a prova, chegando ao ponto de saltar uma vez. Também ficou sem lubrificação por volta do km 110, começando a trabalhar ruidosamente. Felizmente que havia óleo nos reabastecimentos, caso contrário o desgaste ia ser muito agressivo nos km finais. Face ao esticamento excessivo, da próxima vez que necessitar de trocar vou talvez considerar uma corrente KMC ou uma SRAM de gama mais alta.
De resto não houve mais qualquer tipo de problema a assinalar. Estou extremamente satisfeito com a fiabilidade da bicicleta ao longo destes ultimos meses. Esta fiabilidade sem compromissos é exactamente o que se pretendo numa SS.
Para terminar e dar um colorido à coisa, ficam umas fotos da bicleta e do dono em Serpa, tiradas pelo jpsantos.