Jogos Olimpicos XCO Londres 2012

karne

New Member
Boas,

Realmente parece um percurso demasiado rolante. Aparentemente falta-lhe uma ou duas paredes.
A hora das provas já sabemos. Alguém sabe se será transmitido por TV, tipo Eurosport? Julgo que ouvi que sim, muito embora ainda não tenha conseguido confirmar. Alguém pode confirmar??

Boas pedaladas
 

Narciso Magalhães

Active Member
Vídeos com as várias partes técnicas do circuito olimpico:

[video=youtube;DQWzy522yCM]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DQWzy522yCM[/video]
 

Narciso Magalhães

Active Member
Depois de ter acompanhado toda a época de XCO e a menos de duas semanas da prova dos Jogos Olimpicos não vejo que haja um atleta que seja claramente favorito...

Para mim quem me parece ter mais condições para ganhar são o Hermida, Kulhavy, Nino e o Absalon e como "outsiders" o Mantecón e o Pérraud. Penso que as medalhas vão ser entregues a três destes atletas.
 

ricabike

Member
Nao vos parece um circuito muito simples em relaçao a todos os circuitos da taça do mundo a excepçao do americano mas mesmo esse é mais complicado do que este. pelo menos é o que parece nos videos, eles vao voar pois aqui o que é importante é resistencia e força pois tecnica nao é precisa ( essas pedrinhas eles nem vao tocar nelas). o Hermida so vai utilizar um prato a frente ( é certo que este ano houve varios atletas a faze-lo mas em que provas?).
Nao acredito que seja um circuito do agrado do David, é que nem paredes tem para subir... que treta de circuito, pois ja vi uns videos dos circuitos de Pequim e Atenas e eram bem mais engraçados, devem acabar com uma media superior a 28kmh. Ja agora alguem sabe a distancia do circuito e altimetria e as subidas com maior grau de inclinaçao?
 

Polegar

Active Member
em vez do Kulhavy colocaria o stander, Como outsiders o Montana e Fumic também tem uma palavra a dizer. Mas para mim Absalon.
 

P Lopes

New Member
Embora também considere que se trate de uma prova aberta, avanço para o Nino Schurter como o favorito. 1) Está em forma 2) é dotado tecnicamente, embora a técnica não pareçe ser decisiva neste percurso 3) tem um bom sprint.

O ponto 3) é para mim o mais importante. Se se confirmar uma prova rolante, com um "pequeno pelotão", quem é que quer arriscar um final com Nino? Questiono-me se não iremos ver algumas das manhas da estrada. Ataques à esquerda, frente e direita, com toda a gente à espera que o suiço responda. Pode abrir portas a uma outsider.

De resto,o meu desejo era ver Absalon a ganhar. Mas temos de ser realistas e ver que este percurso não é o que mais se adapta ao corredor Françês. Sobretudo neste momento da sua carreira. Claro que vou continuar a acreditar.
 

jcaiado

New Member
Dadas as caracteristicas da pista, penso que como aqui já foi dito, irá se formar um mini pelotão, pois grande parte da pista é muitoooooooooo rolante e mão estou a ver ninguem que tenha capacidade de se isolar muito antes do final, pois isso obrigaria a um desgate enorme. Estou a ver esta corrida como uma prova de estrada, e a chegada ao sprint final. Favoritos serão quem tenha um bom sprint e faça boa gestão do esforço durante a prova. Aqui o Absalon está em desvantagem, primeiro porque não existen paredes, e se for de roda 26 ainda pior, pois a media vai ser altissima, a não ser que ande na mama e no fim em sprint chegue lá...

JC
 

mario alpiarca

New Member
Caros Amigos,

Quando se trata de competições e imagino mais ainda neste caso dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a volatilidade dos acontecimentos é tremenda, por nada de perde e se ganha. É só lembrarmo-nos que o campeão olímpico o será por quatro lindos anos, durante toda uma olímpiada. É mais um factor piscológico a ter em conta.

Quem ganhar terá cometido o menor número de erros que se traduzem em segundos perdidos e cansaço acumulado. A tática relativamente ao circuito, a escolha do material velocipédico e o controlo dos adversários serão uma parte fundamental que fará toda a diferença. Todos os atletas que estarão presentes sabem perfeitamente o que têm de fazer e como fazer. É lógico que cada circuito tem carateristicas que os atletas se adaptam melhor ou pior, no entanto todos, e mais uma vez afirmo, todos os atletas montam a sua tática de corrida.

Não estou virado para apontar nomes para os campeões olímpicos (masculino e feminino), pelo simples facto de pensar que é mais giro ser presenciado e não supreendido. Logicamente não é mais que uma opinião e respeito todas as apostas e as suas razões.

No entanto e tendo como referência o nosso atleta luso - David Rosa - parece-me menos bom, indicar aqui os possiveis lugares que poderá vir a ocupar no final da prova. É verdade que pode ser uma especíe de lotaria betetística que alguém poderá vir a ganhar, mas não trás mais valia nenhuma ao nosso atleta. Penso que deveriamos nos concentrar em afirmar, acreditar, demonstrar, divulgar e publicitar o quanto excelente é ter um atleta da nossa modalidade nos Jogos Olímpicos e mais ainda, que atleta, apenas a maior referência da modalidade XCO a nível nacional.

Conheço o David já há alguns anos, é um lutador e vencedor nato, nunca se dá por vencido, prepara tudo à consciência, para mim, o resultado que fôr produzido nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 por este ciclista, será sempre de referência. E sei muito bem que poderá haver furos, quedas, avarias, no entanto o resultado final será sempre uma referência.

Para o David Rosa desejo-lhe o maior dos sucessos e Bem Haja.

Mário Alpiarça
 

zanetti

New Member
A pista tem pouca altimetria ,em termos tecnicos tem algumas dificuldades artificiais mas nao e um circuito tecnico por excelencia ,sera de muita pedalada ,favorito tem de ser sempre o ultimo campeao olimpico ,Absalon mas admitamos que o circuito nao o favorece ,Schurter e Khulhavy que transparece ter se preparado todo o ano para esta prova e atletas outsiders como Fumic e Stander poderao ser uma segunda linha credivel .
 

sparki

New Member
Alguém consegue confirmar se vai ser possível ver na tv?
Estive a ver a programaçao da RTP2 e Eurosport e não me parece que vá dar....
 

capelves

New Member
Eu acho que a RTP até se vai esquecer da transmissão do BTT, temos que procurar se possivel por outro lado, mas ainda estou desconfiado que não vamos ver a transmissão em direto em qualquer canal.
 
Top