Jogos Olimpicos 2012 - Lusitânia Road to London.

Narciso Magalhães

Active Member
No caso de nos termos qualificado para os Jogos Olimpicos o atleta que mais nos merecia representar sem dúvida alguma que era o David Rosa porque foi quem mais lutou e quem melhores resultados alcançou durante esta qualificação. Embora me pareça que haveria outros atletas que possivelmente conseguiriam um melhor resultado dadas as caracteristicas da pista olimpica. Mas apesar disso parece-me que deveria ser o David Rosa a nos representar.

Eu também percebi o que o Fischbike quis dizer mas que eu me lembre nunca foi dito ao longo da qualificação olimpica que o atleta que nos representaria seria obrigatoriamente o David Rosa... Nem sei se chegou a haver algum critério especifico para essa escolha... Até poderia vir a ser outro dada as caracteristicas da pista... E depois é como diz o Moniz, podem acontecer uma série de imprevistos que abririam as portas olimpicas a outro atleta... De qualquer maneira se os outros atletas que estavam a pontuar não foram a mais provas no estrangeiro foi porque não os levaram... Se tivessem sido convocados para ir, por exemplo, à Turquia garantidamente que irião e que dariam o seu melhor ! Quanto a isso não tenho a menor dúvida ! E além do mais no caso de termos qualificado um atleta não seria somente esse atleta a ser beneficiado... Seria todo o BTT nacional !

Agora onde tenho de discordar totalmente é quando o Moniz diz que o Tiago Ferreira e o Rúben Almeida poderiam ter aproveitado melhor algumas provas em Portugal... Ao longo da qualificação o Tiago só não participou na de Porto de Mós de 2011 (mais as que não pode participar este ano devido à lesão no Andalucia Bike Race)... O Rúben Almeida só não participou na de Loulé de 2011... E o David Rosa também não participou na de Loulé de 2011... Quanto às prestações que obtiveram em prova tenho a certeza absoluta que sempre deram o seu melhor... Por isso, e até que me expliquem com dados concretos, não estou a ver onde o Tiago e o Rúben poderiam ir buscar mais pontos em território nacional...
 

FishBike

New Member
É isso mesmo Narciso.
Concordo quando dizes que seria o David o nosso representante derivado a tudo o que fez nesta qualificação. o meu ponto de vista no post anterior referia-se era à igualdade de oportunidades para os 3, uma vez que só eles nos poderiam dar pontos para o ranking e o que se acabou por ver é que o David foi o que mais provas disputou, o Tiago teve aquela lesão do andalucia, onde penso que também iria amealhar mais uns pontos (corrijam-me se estiver a dizer algum disparate) e o Rúben começou a ter mais resultados agora nesta tirada final.

É aqui que vamos ao encontro do que disse anteriormente. O Rúben percebeu que a vaga dos JO não seria para ele, fez algumas provas no estrangeiro, mas o seu pico de forma vem agora, perto do campeonato nacional e lidera a taça de portugal de xcm. O Tiago, a correr por uma equipa estrangeira, à partida teria mais hipóteses de participar em provas lá fora, mas aquela lesão não veio na altura indicada (se é que à alturas indicadas...) restou-nos o David que nesta tirada final e já com um grande acumulado de provas e de treinos, conseguiu amealhar todos aqueles pontos, acabando por ser um esforço inglório porque os outros 2 participantes nesta aventura não conseguiram mais participações.

Em resumo, para 2016, e para conseguirmos estar presentes, os atletas que nos vão dar os pontos devem partir todos em pé de igualdade com as mesmas possibilidades de nos representarem no estrangeiro e poderem, entre os 3, discutir quem irá aos JO.

FISHBIKE
 

Moniz82

New Member
Boas,

FishBike, o Ruben afirmou publicamente que estava na corrida a Londres aquando do programa Portugal BTT objectivo 2012. Quem assim o deseja, sabe quais são as condições, sabe que tem de apontar os picos de forma para determinadas provas, sabe também que maratonas não dão pontos UCI para a qualificação Olimpica. O Ruben recusou pelo menos duas idas pela selecção, a saber: dia 1 de Janeiro na Turquia e Istambul. Coincidência ou não, no fim de semana seguinte estava a ganhar uma maratona (portanto recusou ir para estar em grande forma para uma prova que não dava qualquer ponto, terá sido isso??? talvez.). Foram dadas igualdade de oportunidades, quando o David foi convocado os outros também o foram. Quanto ao Tiago, falhou na prova de Porto de Mós e deveria ter estado presente no dia 1 de Janeiro na Turquia. O David fez mais provas no estrangeiro porque pagou do bolso dele, da Avó, dos Primos, dos Tios, dos amigos e de algumas empresas da zona de Fátima, foi maioritariamente este esforço do David que nos levou ao 25º lugar, se os outros tivessem 100% focados no objectivo Olimpico hoje a conversa seria outra...Portanto, houve igualdade de oportunidades, só não houve igualdade de objectivos que são coisa diferentes e aqui, parte da culpa também pertence à selecção que não soube gerir este problema.

Tiago, David ou Ruben qualquer um dele poderia teoricamente ir aos jogos, o maior numero de pontos conquistado, não é condição por si só bastante para garantir a selecção, até porque o David poderia ter um problema que um impedisse de ir. E isto acontece....


Uma outra coisa que não foi explicada e deveria ter sido explicada: Garantir um apuramento Olimpico é algo muito valioso, quer para a modalidade, quer para o atleta que se qualificou. Isto abre portas para internacionalizações, para mediatização e consequentemente mais apoios, não só para o atleta qualificado como para os que ajudaram na qualificação. Não se esqueçam, o José Azevedo ficará sempre ligado à historia da volta à França, não porque alguma vez tenha ganho, mas porque ajudou o Lance a ganhar umas quantas vezes. Este grupo não trabalhou como uma equipa porque se calhar não lhes foi explicado que só assim se conseguiria alguma coisa, não se pensou em equipa, mas apenas individualmente.


Por causa deste individualismo, oferece-vos a seguinte frase de Theodore Roosevelt: "É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota"

Cá está, eles preferiram formar fila com os pobres de espírito e por mais 4 anos foi adiado a verdadeira hipótese de enaltecer o BTT como bem merece.


Saudações
 

FishBike

New Member
Moniz82, faço das sua palavras as minhas também!!

Não houve de facto "organização individual" para o bem comum, mas sim para mérito próprio. Isto é o que me parece visto "de fora"!

Força nos cranks,

FISHBIKE
 

Moniz82

New Member
Boas,


Basicamente foram convocados e não quiseram ir...Portanto houve igualdade de oportunidades. Como é que eu soube que foram convocados, bom posso dizer que fiz o meu trabalho de casa...


Saudações
 

Polegar

Active Member
eu também gostava de ver os convocados da selecção, mas sou eu que não devo perceber nada de pesquisas...
 

Moniz82

New Member
Boas,


Podes contactar a federação, pode ser que digam alguma coisa, o que duvido, ou podes contactar os próprios... Pesquisa é pesquisa....


Saudações
 

ricabike

Member
Boas

ja coloquei alguns comentarios, nao tantos como queria, no entanto continuo achar que houve um completo mau planeamento da federaçao em levar quem quer que fosse ao JO no entanto o sr. Moniz faz aqui uma referencia que so serve para alguns pois quando faz este comentario e passo a citar

"Uma outra coisa que não foi explicada e deveria ter sido explicada: Garantir um apuramento Olimpico é algo muito valioso, quer para a modalidade, quer para o atleta que se qualificou. Isto abre portas para internacionalizações, para mediatização e consequentemente mais apoios, não só para o atleta qualificado como para os que ajudaram na qualificação. Não se esqueçam, o José Azevedo ficará sempre ligado à historia da volta à França, não porque alguma vez tenha ganho, mas porque ajudou o Lance a ganhar umas quantas vezes. Este grupo não trabalhou como uma equipa porque se calhar não lhes foi explicado que só assim se conseguiria alguma coisa, não se pensou em equipa, mas apenas individualmente. "

Nao concordo em nada, porque se alguem no passado recente trouxe algo para o btt a nivel de provas internacionais foi o Ricardo Marinheiro e la por isso nao lhe deram fama ou tudo o que fala ai, ou mesmo o Luis Pinto, pois sao atletas que a federaçao nada fez por eles, mesmo referindo estes dois nomes tenho a enaltecer o trabalho que o David, o Ruben, o Tiago e mesmo o Gonçalo estao a fazer no nosso BTT ... mas continuo achar que existe dois pesos e duas medidas. que a federaçao assuma que errou, pois quando na federaçao de futebol os resultados nao aparecem tem que rodar cabeças é mesmo assim tanto na comissao tecnica como acima.

RM (Ricardo Mateus)
e é minha humilde opiniao com poucos conhecimentos de causa, reconheço que os tenho mas nao pinto como alguns :)
 
Last edited:

Patitos

Active Member
Vamos por partes:
1º Vamos esperar pela decisão final
2º Pelos vistos o nosso colega sabe de fonte fidedigna o que se passa na federação.......se sabe que os outros foram convocados, só pode ter sabido através de uma pessoa . Pode ser que para a próxima esse atleta aprenda e não divulgue a outros ( que pensa serem amigos ), virem para aqui para o fórum "trair" a confiança e revelar que não são merecedores de saber nada .
3º A ser verdade que desde o inicio só apoiavam o David ........Não Concordo
4º Que realmente foi o único atleta que se dedicou de corpo e alma, prescindindo de tudo e todos , quanto a isso não há duvidas , por isso é merecedor de estar entre a elite.
5º Relativamente a uns trabalharem para outros................... estávamos aqui uma semana a falar.........ficamos todos a aguardar por 2016, se todos ajudam portugal nos próximos jogos olímpicos se o atleta em melhor forma for porventura o Ricardo Marinheiro
 

Moniz82

New Member
Boas,

Ricardo, não percebes-te, os Jogos Olímpicos são o evento mais mediático do mundo, medalhas são importantes mas nada se compara a uma participação nuns jogos Olímpicos e a uma medalha nos jogos então não tem preço. Podes pesquisar onde quiseres, o mundo estará de olhos postos em Londres. Um atleta que consiga o apuramento tem grandes hipóteses de assinar por uma boa equipa estrangeira. Recordo também que nunca se falou tanto de BTT em Portugal como agora e o motivo foi a hipótese de ter um Português nos jogos. Mete no google e verás noticias no Record, na Bola, no expresso, na Visão, na RTP, no diário de Noticias etc etc, experimenta fazer as mesmas pesquisas para as pessoas que falas-te e verás que os resultado não são os mesmos, óbvio que o que atingiram foi extremamente importante disso não restam duvidas, mas reforço a minha ideia, nada se compara aos jogos Olímpicos. Repara bem que nós não conseguimos o apuramento e vê bem a atenção que foi prestada.
Uma participação nos jogos Olímpicos é o melhor ROI (return on investment) que esta modalidade pode ter. Tens Dúvidas?

Patitos

1º Tens toda a razão, dia 15 saberemos, existe uma ínfima hipótese, mas isso não invalida todas as criticas porque deveríamos ter garantido o apuramento ficando nos 24 primeiros, ao invés de dependermos deste ou daquele país, não é assim que se trabalha, voltamos à velha história do aluno 10...
2º Trair? A única traição que existiu foi um mau planeamento e um pensamento individualista, perante todos os adeptos do BTT que gostariam de ver finalmente o BTT onde merece.
3º Concordo, o David não foi o único a ser apoiado os outros também o foram.
4º Concordo
5º Para 2016 tudo terá que ser repensado, depois daquilo que se passou, penso que vai ser difícil ter um grupo de atletas interessado a fazer o que quer que seja para garantir uma presença nos jogos 2016. Vamos esperar que se encontre o equilíbrio necessário para que isso seja possível.

Saudações
 

Trufox

New Member
Hoje é dia 15 de Junho... Não consigo encontrar informação relativamente às vagas (se todos as vão utilizar)... Alguém sabe de algo? É que a única hipotese reside nessa lista :p
 

lpsferreira

New Member
Parece que sempre vamos aos Jogos Olimpicos. A ser verdade, parabéns Portugal e aqueles mais criticos que deixem de lado as pequenas considerações e que pensem apenas em apoiar Portugal!
 

ricabike

Member
Nao retiro as minhas palavras, mas mais uma vez como bons Portugueses para atingirmos alguma coisa temos que andar sempre a fazer contas ja parece a seleçao de futebol eh eh eh ... no entanto parabens

RM
 

ny12xx

Super Moderador
...O ciclista convocado para a corrida de XCO de Londres será divulgado amanhã, na conferência de imprensa em que também serão revelados os três corredores escolhidos para representarem Portugal nas provas de estrada dos Jogos Olímpicos. A conferência de imprensa vai realizar-se na sede da Federação Portuguesa de Ciclismo, às 11h00...

... acho que ainda vamos ter alguma surpresa ...

Um abraço

ny12xx
 

huppy

Member
LOL

Não me vão dizer que foi tudo fruto de muito trabalho e planeamento pois não ?
No site da federação ninguém explica porque passamos a ir.....

Neste caso vamos lá por SORTE!!


(Mas seja lá porque razão for, ainda bem que vamos ter um representante!!!!)
 
Last edited:

FishBike

New Member
Sem querer "deitar mais lenha para a fogueira" quero simplesmente dizer que é um prémio mais do que justo para os esforços que se fizeram durante esta época para tornar isto real, atletas, organizadores, treinadores, enfim, todos os que tiveram implicações diretas ou indiretas neste apuramento, estão todos de parabéns!!
Só não havia necessidade desta "espera à portuga", pois podíamos e devíamos ter preparado melhor as coisas de forma a garantirmos o "nosso" lugar!
"Poder, podíamos, mas não era a mesma coisa."

FISHBIKE
 

lpsferreira

New Member
Vamos lá porque ficamos em 25º, se foi sorte, foi, sorte e trabalho dos atletas/federação/organizações que conseguiram os pontos suficientes para irmos...
Mais nada, temos o exemplo que já dei de um país cheio de $$$ e ficou atrás de nós.
Não sejam apenas deita abaixo, saibam reconhecer que se fez algo, que houve um esforço, que se pode aprender algo....
 
Top