Jogos Olimpicos 2012 - Lusitânia Road to London.

lucelima

New Member
Bem dito... os atletas bem dão o seu melhor mas na secretaria não é bem assim, resta-nos aguardar e continuar a ter esperança até ao final.
 

cula_ru

Member
Muito bem!... Será que dá? Quais são as provas em que os nossos atletas vão participar até lá?

O David foi à Turquia fazer o 4º lugar numa prova de XC por etapas com altas peripécias como já parece normal pra ele....

E houve tb competição em Seia certo? Onde se pode consultar o rescaldo da corrida?
 

manzanita

New Member
Pelo que vi no site da UCi :

Atualizado Portugal está a 32 pontitos:) será que estou a fazer bem os calculos??
É o 24º lugar que interessa não??
 

Trufox

New Member
Boas, espero não me ter engano no copy/paste, mas ainda faltam 178 pontos, para empatar... Caso o Chipre não pontue claro!!! Não está nada fácil... Penso que se começou muito tarde a pensar nisto... Em 2010/2011 deveria ter havido mais empenho, e agora estaríamos mais confortáveis...

scaled.php
 

Moniz82

New Member
Boas,


Trufox, é exactamente isso, fiz exactamente as mesmas contas, estamos a 178 pontos do 24º. Uma tarefa ardua porque o primeiro ano de qualificação nao foi tido em conta, não houve um planeamento sério(por parte da federação) e os outros dois atletas que estão na corrida aos pontos o ano passado abdicaram de certas provas pontuaveis para estarem de férias ou se prepararem para maratonas.... Isto não cabe na cabeça de ninguém, quando todos sabem que nenhum outro evento se compara aos Jogos Olimpicos. A presença de um atletas nos jogos trará mais notariedade que qualquer outro feito, toda a nação Bttistica ganharia com isso...

Contudo e segundo a minha interpretação mesmo ficando em 25 penso que poderá existir uma oportunidade. POrque estão reservados(via regulamento) 2 lugares para o continente Africano, Americano e Asiatiaco,contudo o Brasil ja esta apurado a Argentina tambem e a Africa do Sul tambem. Logo estes lugares extra já foram preenchidos porque os paises desses continentes conseguiram o apuramento pela via normal. Não sei agora qual o critério de escolha para o 25º....


Vamos aguardar.


Saudações
 

FiCaçador

Elos Rápidos
e os outros dois atletas que estão na corrida aos pontos o ano passado abdicaram de certas provas pontuaveis para estarem de férias ou se prepararem para maratonas.... Isto não cabe na cabeça de ninguém, quando todos sabem que nenhum outro evento se compara aos Jogos Olimpicos.

Aqui já não concordo. Estamos a falar de atletas mas acima de tudo de pessoas, não de cavalos de corrida. Eles não têm nenhuma obrigação de se sacrificarem em nome do desporto ou da nação ou seja lá do que for, muito menos quando nem sequer vivem disso.

E os jogos olímpicos são assim tão importantes porquê? Porque são de 4 em 4 anos? Porque têm mais atenção mediática? Para quem não segue a modalidade até pode dar mais atenção a uma vitória olímpica, mas os restantes devem saber que o que conta são os resultados regulares ao longo do ano, não é dar tudo e ter sorte uma vez a cada 4 anos.
Tenho pena que só haja uma modalidade do BTT nos Olímpicos, se também houvesse prova de XCM queria ver se o XCO teria tanta atenção como tem hoje.

Gostava de ver uma participação portuguesa na corrida de XCO dos Jogos Olímpicos, e todo o destaque mediático a nível nacional que isso iria trazer, mas sinceramente não sei se isso seria muito bom para as restantes modalidades do BTT que não o XCO em Portugal a nível da competição federada, que ficam cada vez mais esquecidas enquanto o XCO se vai espalhando.
 

Moniz82

New Member
Oi Ficaçador,


Não precisas de ser um cavalo de Corrida para fazeres opções, não precisas de te esgostares para fazeres umas provas em detrimento de outras, é uma questão de planeamento. Quando se assume que se está na corrida aos jogos então temos de nos comportar como tal, ou achas que não? Os 3 atletas com mais pontos assumiram publicamente que estão a lutar pela qualificação(ver videos Portugal objectivo 2012), eu vejo um verdadeiramente a lutar.

Quanto aos jogos olimpicos nem que fossem de 100 em 100 anos são o evento mais mediatico que existe no mundo o mais importante o mais tudo em tudo, muitos atletas e modalidades ganham relevo pelas conquistas nos jogos,consequentemente mais oportunidade de patrocinio e notoriedade. E aqui todos têm a ganhar, maratonas cross, down... E não te esqueças que ano após ano se discute a entrada de novos deportos para os jogos...

Se houvessem maratonas nos jogos Olimpicos então a estrategia seria diferente, mas o planeamento deve ser feito com o que temos não com o que não temos.

Quanto ao facto da regularidade tens toda a razão e foi isso mesmo que faltou no primeiro ano, regularidade, o primeiro ano foi planeado em cima do joelho, estava tudo meio adormecido começando pela federação que julgo ser a maior responsavel e acabando também em alguns erros de planeamento de alguns atletas que assumiram estar na corrida aos pontos. É uma opinião, vale o que vale.

Klaser, então se não der por ai, vai ser muito dificil. Morreremos na praia como se costuma dizer.


Saudações
 

Trufox

New Member
(3) If an NOC obtains a qualifying place under criterion no. 2, but has already qualified under criterion no. 1, the next best ranked NOC in the respective continental championships ranking will qualify.
By default, the next NOC of the continent considered in the UCI Olympic qualification ranking will qualify.
By default, the next NOC in the UCI Olympic qualification ranking will qualify.

Pela minha interpretação, quando um atleta está qualificado pelo ranking UCI e caso tenha ficado num dos 2 primeiros lugares no campeonato continental, apenas podem ficar com essas mesmas vagas atletas do mesmo continente, qualificados no ranking UCI... Ora, se não há esse critério para a Europa, só resta pontuar pelo 24º lugar... Ou percebi mal?
 

klaser

Well-Known Member
Nesta lista Portugal aparece em 23º mas na lista oficial da UCI o lugar é o 25º....Acho que a da UCI é q está certa...
 

Trufox

New Member
Essa noticia tem 2 erros!!!

1º Usaram o UCI Ranking e não o UCI Olympic Qualification Ranking
2º Apenas usaram o ano de 2012, sendo que deviam somar todos os pontos de Maio de 2010 a até agora, como fiz no post um pouco mais acima...

Era bom, mas para já ainda não é... E cada vez penso que será mesmo muito difícil... Só um grande resultado dos 3 atletas mais bem cotados nas duas provas da Taça do Mundo este mês, na República Checa e em França e obviamente esperar que as nações à frente não pontuem... E este fim de semana, caso estejam presentes em alguma prova na Europa, pois há várias C1 e C2... Vamos esperar para ver...

Já agora, não era para haver a 6 de Maio a 3ª prova (C2) do XCO Internacional/ Troféu OBJ 2012 em Melres?
 
Last edited:

Trufox

New Member
Portugal na Turquia para consolidar candidatura olímpica
BTT
A Selecção Nacional/Liberty Seguros de Cross Country Olímpico (XCO) parte nesta sexta-feira para a Turquia, onde vai disputar, no domingo, uma prova pontuável para a Taça Salcano, tendo em vista o apuramento para Londres 2012.

O seleccionador nacional, Pedro Vigário, convocou David Rosa e Tiago Ferreira para esta incursão que pretende “consolidar a candidatura de Portugal a uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. As mais recentes participações internacionais têm-nos permitido conquistar pontos e subir no ranking e é o que pretendemos fazer, também desta feita, a duas semanas do encerramento das contas do apuramento”.

A corrida turca, que vai disputar-se em Arnavutkov, nos arredores de Istambul, é uma prova de classe 1 internacional, substituindo, na agenda dos betetistas lusos, o troféu internacional – de classe 3 – que estava agendado para Melres, Gondomar, e que foi cancelado.

Portugal ascendeu, no final de Abril, ao 25.º lugar do ranking de apuramento olímpico. Qualificam-se as 24 nações mais pontuadas. No entanto, também garantem lugar em Londres os dois melhores países em cada um dos campeonatos continentais de fora da Europa. Por este critério já carimbaram passaporte para os Jogos Olímpicos quatro selecções que estão no top 24 – África do Sul, Austrália, Estados Unidos da América e Japão -, o que significa que conseguirão vaga os quatro melhores classificados após o 24.º.

Afinal sempre se vão deslocar este fim de semana a uma prova C1... Agora, parece que interpretei mal o regulamento... Ou não? Fica a dúvida...
 

Caruma biker

New Member
uiiii o sistema de classificação olimpico... grande nó no cerebro.

No meio disto tudo portugal ainda tem hipoteses de se classificar, mas mais uma vez é na base de fazer contas e estar a espera dos resultados dos outro.

Ora vamos lá ver isto. Ha 2 criterios de classicificação: o Primeiro que se apoia no ranking das 24 melhoras nações e o segundo que tem por base as duas melhores nações (1º e 2º) dos campeonatos contientais excepto europa.

Agora as contas no ranking das 24 nações ainda há esperença pesa o facto de os nossos tugas sacarem grandes resultados e esperar que a ucrania não faça nada por ai alem. Este metodo de classificação para os JO. é o preferencial. pois não podemos classificar pelo segundo criterio, primeiro porque somos europeus, e depois, não temos hipoteses de ficar nas duas melhores nações no Campenonato europeu, embora os nosso atletas sejam bons. Mas ha uma chance de nos classificarmos pelo segundo criterio. Como?
Mas aqui a coisa é bem mais complicada, passo a explicar. Pelo segundo criterio estão apurados os dois primeiros lugares de cada campeonato continental, um por cada Comité olimpico Nacinonal(CON) (ex.: no campenato da Oceania, o primeiro e o segundo são da Australia, mas o CON Australiano so pode levar um, assim sendo o segundo melhor atletas não Autraliano é um NeoZelandês que esta em 5º. Neste caso estão classificado para os JO o 1º e o 5º classificado). Agora a Australia já esta esta classificada pelo Primeiro Criterio, logo não pode usar o segundo assim sendo neste momento apena a Nova Zelandia se apura pelo 2º Criterio... Agora a parte mais intressante nenhum destes CON pode apenas um atleta, quer dizer que no Campeonato continental da Oceania, so há 3 nações classificada: a Australia, a Nova Zelandia e Guam... Agora a pregunta é como Guam é NOC que sobra e tem apuramento directo pelo 2º Criterio, vai fazer uso dele?
Caso Guam Não excerça o seu direito de presença nos JO, a nação que se appresenta para classificação imediata é a melhor nação que se segue as melhores 24 do ranking geral... e que é essa nação? somo nos em 25º. Por isso ainda há uma luz ao fundo do tunel. Mas para isso NOC Portugues tinha que manifestar o intresse de estar presente atravez desta repescagem. Será que o fez em tempo util?

Esta é a minha interpretação dos metodos de classificação que alguem postou mais acima.
 

Narciso Magalhães

Active Member
Mas que grande salsada que para aqui vai...

Neste momento, e quando só faltam 3 fins de semana para terminar a qualificação olimpica, é impossivel que Portugal se qualifique para os Jogos Olimpicos. Apenas uma desistência de um dos paises que está à nossa frente poderia permitir a entrada de um atleta nacional.

O regulamento é bem explicito, o critério de qualificação pelos Campeonatos Continentais apenas está reservado a paises não-europeus por isso os paises europeus não entram nestas contas.

A mim preocupa-me mais é que nem a Federação sabe muito bem como se processa o apuramento para os Jogos Olimpicos. Virem dizer que os paises até ao 28º lugar vão qualificar-se é obra !

Como já disseram anteriormente, e muito bem, Portugal não se irá qualificar devido à falta/inexistência de planeamento principamente no primeiro ano de qualificação. E não foi por falta de conselhos, pois eu próprio deixei aqui montes de post´s de como se poderia conseguir alcançar muitos pontos UCI de uma forma mais ou menos fácil. É só procurar neste tópico ! Só a 3 semanas de terminar a qualificação é que a selecção nacional vai participar a provas na Turquia... Assim é dificil...
 

zanetti

New Member
Se assim for constatado e se nao tivermos atletas nas olimpiadas vai pelo cano um pseudo projeto ,nao sei se vao 28 ou nao mas la que estamos em posiçao dificil no ranking nao o devemos escamutear ,fico com a impressao que ha uma ma vontade ou mau planeamento ou ainda falta de criterio para amealhar pontos para os jo ,o btt nunca ha de chegar a bom porto ,esta palhaçada vem se arrastando ao longo dos anos , ja vi este filme so mudam os atores ,so tenho visto lido que o David Rosa com ou sem apoios tem andado num corropio neste inicio de epoca entre provas ,nao haveria um numero de pontos nestes quatro anos em media por ano a conquistar ?nao deveria ser definido dentro das nossas possibilidades em que provas participar ?falha sempre algo e nao sao pormenores ,sao pormaiores ...
 
Last edited:
Top