Joelhos

OMINIS

New Member
Alguem sabe dizer-me se é normal dor-me os joelhos depois de fazer 50km manha + 50km tarde?

Andar muito de bike faz mal aos joelhos?

Obrigado
 

cokenim

Member
Amanhã com mais tempo vou enviar-te um link com as explicações, pois hoje não o acho.No entanto aqui no forum existe um tópico sobre o tema mecanica e afinações.
 

Ric4rdo

New Member
essa dor que falas aparece logo depois de andares ou mais la para a noite? Agora ja nao, mas dantes as vezes tambem ficava me a doer um joelho a noite, penso que isso seja do cansaço.
 

OMINIS

New Member
essa dor que falas aparece logo depois de andares ou mais la para a noite? Agora ja nao, mas dantes as vezes tambem ficava me a doer um joelho a noite, penso que isso seja do cansaço.

A dor aparece-me depois do banho durante algumas horas, depois passa, é uma dor suportável, mas incomodativa e nos dois joelhos.

Só não queria era dar cabo dos joelhos
 

joks

New Member
Tens algumas razões para que tal aconteça.
Por regra geral isso é cansaço, pois se só andas ao fim de semana, e decides fazer logo 100km, obriga a um grande esforço sem grande tempo de recuperação, no entanto a somar ao possíve cansaço verifica as seguintes situações:

Selim: poderá estar muito alto e provoca esforço nos joelhos. Deves experimentar baixar cerca de 1 a 2 cm e verificas as alterações. Também deves verificar a inclinação do selim.
Cleats: se utilizas sapatos de encaixe os cleats podem estar mal colocados, muito à frente (p.e) e isso enquanto não houver habituação povoca dores.
Aquecimento: quando começas a andar fazes algum exercicio?Não deves circular os primeiros Kms sem aquecimento, nem deves andar em mudanças muito pesadas.

Existe mais algumas situações que poderia referir, mas as mais comuns são estas.
Deverás ter em consideração as dores, pis são um sinal claro de que algo não está 100% OK. Uma lesão nos joelhos é muito complicada e dolorosa de tratar.

Cpts.
 

Kamoes

Active Member
Dores nos joelhos:

1 - Selim muito alto!
2 - Selim muito para a frente, talvez!
3 - Os cleats para a frente acho que afectam só os pés, e não os joelhos!

4 - Cansaço normal do esforço!

Verifica os primeiros 3, e se não for, então começa a treinar mais para não ser culpa do 4º :mrgreen:

Um abraço ;)
 

ricsaraiva

New Member
Boas.
Penso que as dores nos joelhos podem ter como causas alguma afinação menos conseguida mas também poderá indiciar a existência de algum problema. Eu comecei com uma ligeira dor quando mantinha um ritmo mais elevado durante algum tempo e passado uns tempos e após uma ida a Santiago de Compostela algo penosa foi-me diagnosticado um ligeiro desgaste no menisco...
Nada como fazer esses ajustes, experimentar outra posição e se não resultar consultar um especialista, embora as dores que só aparecem em esforço ou após este sejam por vezes difíceis de se determinar as causas...
Além disso, o que pode resultar para uns não resulta para outros: eu tenho menos dores com o selim mais alto, até porque isso implica uma menor rotação do joelho...
Abraço.
 

JPontes

New Member
Doí-te em que zona dos joelhos?, Usas sapatos de encaixe à pouco tempo?, provavelmente pode ser do selim estar alto ou baixo demais.
 

ricsaraiva

New Member
No meu caso, sinto-me melhor com o selim mais alto do que um pouco mais baixo. Sinto-me melhor com ele mais elevado em que ao pedalar a perna está mais esticada quando o pedal está em baixo do que tê-la mais encolhida nesta situação. Além disso imagina duas situações extremas em duas bikes: um selim muito alto e um muito baixo (tipo dirt). Ao pedalares, o joelho está mais dobrado e sujeito a maior esforço com o selim mais baixo do que com ele mais alto. Está situação foi-me confirmada por uma fisioterapeuta.
Além disso, por vezes temos ligeiros problemas com as cartilagens a que não ligamos ou até desconhecemos e que com um simples medicamento ficam resolvidos.
Abraço e boas pedaladas.
 

Kamoes

Active Member
Uma coisa é estar mais alto do que devia, outra coisa é estar correctamente ajustado.

Se estas medidas podem ser calculadas, por alguma coisa é.

Andar com um selim mais alto em comparação com um selim á BMX (caso extremo) é claramente melhor... mas mesmo assim, incorrecto!

Altura do cavalo*0.88 = distância entre o centro do eixo pedaleiro e o topo do selim.

Esta medida, não me perguntem porque, mas é a que foi aceite...

Eu sou um exemplo em que uma simples afinação tendo em conta estes cálculos, me resolveu o problema de dores que tinha, e provavelmente uma posterior lesão!
É verdade que parece que ficamos mais cansados, mas não é o joelho que fica cansado, são os músculos que o rodeiam que não estão habituados a ser usados!
Depois é normal que doa...

Não estou com isto a criticar, longe de mim tal ideia... mas ás vezes nem sempre o que achamos correcto, é!
Eu que o diga :mrgreen:


Cada um pedala como quer, porque quer ;)

Um abraço ;)
Marco Camoes.
 

OMINIS

New Member
Obrigado a todos pelas sugestões.

Realmente uso pedais de encaixe á pouco tempo, acho que altura do selim é a correcta, com a bike parada e o centro do pé a pisar o pedal no fundo a perna fica ligeiramente flectida. provavelmente deve-se a só andar ao fim-de-semana e quando este chega, só quero saltar-lhe para cima (bike) e começo logo a dar-lhe com força, tenho que começar a fazer os primeiros km devagar e controlar a ansiadade.
Que tipo de aquecimento é que deve fazer-se antes de começar a andar?

Alguem sabe dizer-me se existe alguma distancia correcta entre o selim e o guiador?
 

Kamoes

Active Member
Existir existe..

Passa por este site:
www.wrenchscience.com

Aqui podes tirar todas as conclusões sobre a tua posição na bike!
Pedem-te para te medires e depois dão-te as distâncias correctas!
Mas em relação a essa distância Selim-Guiador não percebi o valor que deu na minha, porque na minha bike está com +7cm do que aparece no site, e estou confortável!

Para essa medida o melhor mesmo é sentado em cima da bike, tentares olhar para o cubo da roda da frente, se o vires á frente do centro do guiador, é porque tens um avanço comprido.
Se o vires atrás do guiador, é porque o avanço é curto e vais esticado de mais...

Se não o vires, é porque a medida está "correcta".

Boas afinações ;)
 
Top