Já partiste algum componente em carbono? Sim? Diz-nos qual foi.

Fazes bem em desabafar, este tópico é com esse propósito :wink:

Andam ai pessoas envergonhadas ou sei la o que será, mas sei de pelo menos dois users aqui do fórum que já partiram carbono e não manifestaram, não se acanhem! :)



Mas em parte estou contente, há poucas baixas aqui reportadas, o que é bom sinal :D
 

SPinto

Member
Boas,

já estalei 2 quadros de carbono Bianchi Oetzi (modelos de 2006), um junto à testa no tubo diagonal, e outro no tubo vertical onde entra o espigão de selim. Ambas as estaladelas eram pequenas e, segundo a marca seria apenas o verniz. Em ambos os casos a marca forneceu um quadro novo.

Com medo do 3º quadro fui estragar dinheiro num Specialized HT de carbono (pensando que os seus 1900€ serviam e alguma coisa) que viria a estalar também junto à testa no tubo diagonal :s. Aparentemente também parecia ser só o verniz.

De resto o único componente que tenho em carbono na bike é o guiador, diga-se já com 2 anos e até ver impecável. É um Race Face Next SL.

Aproveito também a deixa para vos pedir a opinião acerca deste componente (guiador), se aconselham o alumínio ao invés do carbono.

Portem-se...

Sérgio Pinto
 

Jepas

Super Moderador
Estalar o verniz é o principio do fim! O verniz é o que ajuda a fixar as fibras.

Completamente errado. O que segura as fibras entre si é um material de enchimento normalmente resina epoxy. O que normalmente é aplicado sobre o compósito de fibra de carbono é um verniz. O verniz apenas tem uma função estética e ligeiramente protectora. O que junta as fibras de carbono é a resina.

Jepas
 
exacto Jepas, queria ter dito resina. :wink: Sory Inclusive ja vi o processo de fabrico @ live nem sei como fui trocar o cu com as calças :mrgreen:

Mas para o verniz estalar a resina tb não deve ter ficado muito aquém ...
 
ze_zaskar said:
Boas
Dois guiadores e um espigao de selim.
Steel is real.
:wink:

:-K uso agressivo ou normal, ou depois de algum espalho é que cederam?

Se não te importares de partilhar connosco, que marca/modelo eram os artigos que cederam?

Cumprimentos
 

ze_zaskar

New Member
Claro :)
Uso num estilo entre o xc e o enduro
Guiador ONOFF Marga Fullana Edition- num espalho em xc
Guiador Maxm MX-1- ao aterrar de um salto pequeno
Espigao de selim Ritchey Pro Carbon- decidi nao levantar o traseiro ao passar num buraco com uma HT
:wink:
 
Eu ja parti um X.O mas em parte a culpa foi de ter feito uma redução á lá "Louis XY" do carreto 11 para o 34 , graças ao grip shift.... a desgraçada da corrente embaraçou-se nos carretos e o braço do X.O não aguentou a tensão :desconfiado:

Com trigger's já não ha esse perigo, cuidado é com a rapidez dos grip shift :mrgreen:
 

badscorpion

New Member
Ainda nunca parti nada em carbono pois o meu carraço e de aço
e os componentes são de alumínio e plástico!!
Mas se tivesse uma bike boa nunca comprava nada para BTT em carbono!!
carbono para mim só em bikes de ciclismo!!

boas pedaladas
 

Override

Member
Eu tambem nunca parti nada... Quer dizer, ja parti um quadro junto a testa mas era em aluminio, e um guiador de estrada tambem em aluminio :mrgreen:
Em BTT é tudo em metal. A bike de estrada é que ja é 90% em carvão e ate agora tudo bem.
Ja agora, falaram aí em guiadores.... os guiadores devem ser trocados todos os anos, no maximo de 2 em 2 anos, conforme o uso, mesmo que não tenham nada aparentemente porque é uma peça que sofre imenso stress.
 

ze_zaskar

New Member
Eu nao tenha nada contra o carbono...em bikes de estrada. E o meu guiador é em aço, e foi mais caro do que muitos em carbono.
:wink:
 

crx16v

New Member
Três problemas com carbono: descolou-se o revestimento em alumínio da zona onde passa o eixo-pedaleiro e, num outro, parti uma escora. Primeiro caso, e como aconteceu muito, m***a de serviço ao fabricar o quadro; segundo caso, e como aconteceu muito também "chupar correntes", m***a de desenho de quadro.
A terceira, e mais gravosa, foi o rebentamento de uma aranha de pedaleira numa bike de estrada, que resultou num valente tombo.
Em BTT, de momento, em carbono uso apenas um Syntace DuraFlite Carbon, um Speedneedle e a RS SID WC (coroa e tubo de direcção); em estrada mais vale dizer o que NÃO uso em carbono, que me fica bem mais rápido ;)
 

Hernâni_pt

New Member
Ghozt said:
Em carbono ainda não parti nada, mas já parti uma clavícula... em osso. :lol:

HAHAHA, essa foi muito boa.

Eu andava a pensar comprar uma KTM em carbono, mas depois de ler estes "depoimentos".....não sei não.
 

Pax

New Member
Override said:
Ja agora, falaram aí em guiadores.... os guiadores devem ser trocados todos os anos, no maximo de 2 em 2 anos, conforme o uso, mesmo que não tenham nada aparentemente porque é uma peça que sofre imenso stress.

Será mesmo assim? Ou esse é só mais um mito para que as marcas vendam mais? :roll:
 

mad max rr

New Member
É um bocado relativo, principalmente por causa do guiador que provavelmente é o componente que sofre mais esforços e tambem o mais atingido em caso de quedas.
Por mim troco o guiador de 2 em 2 anos, não vão ser por 70 € que eu vou andar a arriscar a minha pele.

Quanto á diferença entre modelos em carbono e em aluminio, os componentes em carbono tem uma resistencia á fadiga e flexibilidade muito superior á do aluminio, por isso partir por esforços ou torções, parte-vos muito mais depressa um componente em aluminio do que o mesmo em carbono.


Neste momento em carbono tenho:
Guiador
Extensores
Espigão
Avanço

E nunca parti nada.
 
Hernâni_pt said:
Eu andava a pensar comprar uma KTM em carbono, mas depois de ler estes "depoimentos".....não sei não.

Não queiras comprar :mrgreen: è do modo que quem as tem anda mais exclusivo :mrgreen: ehehhe joking

Porque não!? O depoimento do rapaz que partiu o KTM dele é bastante positivo! Deram-lhe um quadro novinho! Mau era não darem um novo alegando culpa do proprietário.
Também ando farto de dar porrada no meu e está aqui inteiro ( ate ao dia que venha um calhauzorro e acabe com a festa :mrgreen: ), mas isto também não é pra andar á calhoada.
 
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