IV Maratona BTT Cidade do Cartaxo

Boas!
Parece que o pessoal não está muito interessado em falar deste evento?!
Quanto ao "duatlo" propriamente dito, acho que podia estar ainda muito pior!
Não entendi muito bem a necessidade de separar os diversos grupos etários, excepto, claro está, os federados dos não federados.
Acho que já vi qualquer coisa em termos organizativos, numas riscas em Loures? Estarei errado?
Telegraficamente segue a minha análise:
Percurso: Face á precipitação do dia anterior, era o possível. Contudo, se calhar poderiam ter feito mais, especialmente eliminar uns trilhos lamacentos que até de pé era difícil andar. Coitados dos que fizeram 70 km!
Organização: o local de partida e chegada parecia mesmo uma coisa a sério, é pena que depois existissem cruzamentos com estradas sem alma alguma a controlar o trânsito. Os abastecimentos eram o mínimo possível*, sem existir sequer umas garrafitas de água no final. Lavagens da bikes qb.
As marcações do percurso estavam irrepreensíveis! Bastava olhar para o chão! As fitas estavam lá, mas eram tão finas que por vezes eram difíceis de ver.
Banhos/almoço: não usei, logo não faço comentários.
Concluindo: as condições meteo condicionaram o percurso, mas a organização também teve um pouco de displicência. Será que não existem mais estradões na área? Abastecimentos a rever*! Preço/benefício aceitável.
Para o ano voltarei!

*Edito este comentário novamente para retratar uma situação injusta: afinal existia um abastecimento final, que não consegui vislumbrar após a passagem da tomada de tempos. Não a vi a placa, bem como o elemento da organização que apontava a tomada dos tempos desconhecia por completo esse mesmo abastecimento.
Face á foto que foi mostrada neste tópico, tenho de assumir que os abastecimentos eram de 5*****.
Resumindo e concluindo; pelo menos a polémica causada pela minha falta de respeito pela organização, em muito contribuiu para o aumento de “users” deste fórum.
Termino afirmando que não estou nada desagradado com o evento, fazendo votos dos maiores sucessos para a Organização, seus responsáveis e todo o staff.
 
Last edited:

josé silva

New Member
Relativamente à prova de hoje, apenas gostaria de referir um assunto.
Concordo com a divisão dos diversos escalões, contudo não posso aceitar que atletas do escalão de Veteranos B, ou C, picarem o controlo O e depois passar as fitas para o lado de fora, de forma a se juntarem aos Sub 23. Na maioria dos casos não influencia em nada, é feio para quem o faz, e um desprestígio para a organização.
cumprimentos
 

Gil Azoia

New Member
Control 0

Boas, quanto ao percurso todos nós já sabiamos o que nos esperava depois desta semana de chuva.
Quanto ao controlo zero não acho bem que os veteranos B promoção, inscritos para os 80km tenhão partido depois do pessoal dos 40km, e dai alguns mais nervosos e com algumas ambições tenhão passado as fitas e juntarem-se com o pessoal da frente.
Eu pessoalmente não o fiz mas tive vontade, quem se sente com condições para lutar por um bom lugar no seu escalão e quando passa a meta já alguns nossos directos adeversarios tem talvez mais de 1km feito não é animador.
E depois quando chegamos aos trilhos temos que andar por vezes a parar porque se entala tudo e com todo o respeito por quem escolhe os 40km, sabemos que o fazem porque não estão preparados como quem opta pelos 80.
Pensem nisso e provavelmente para a proxima provavelmente tambem eu escolho os 40km porque só nos meses de inverno é que tenho tempo para fazer uns treinos de semana.
 

bikesound

New Member
Boa noite

tendo o cartaxo trilhos lindos para a pratica do btt não posso de deixar de comentar a escolha de alguns trilhos que mesmo
estando bom tempo seriam bons para atletismo.
Quanto há altimetria vergonhoso quando se diz que são 700 de acumulado por volta e aparece cerca de 850 m . gostaria de
dizer que o mehor de tudo ainda foi o almoço e os banhos , e, que sendo uma prova do regional como é possivel haver tão pouco
profissionalismo na questão do control por escalões já que picavam e a seguir passavam as fitas separadoras e ninguém via nada .

Tenham em conta que será um abuso estando o tempo que estava e não terem uma alternativa para os ultimos 15 km que estavam
bons para fazer sku .

Trentem melhorar e já agora para quando a classificação por equipas

um abraço
 

4u2d

New Member
Boas, aqui ficam umas fotos para aguçar a curiosidade.
Podem ver as restantes no link em baixo.




















0605.jpg

0604.jpg

0603.jpg


Clicar aqui para verem as restantes :http://4u2d.pt/section447336.html
 
Last edited:
Bom dia,

Quanto à escolha do percurso velho recordar que no briefing inicial informamos que o mesmo tinha sido alterado devido à forte chuva que durante 24 horas caiu de forma contínua na Cartaxo na sexta-feira anterior.
No dia anterior à prova a oganização quase que teve de "inventar" um percurso novo para que os participantes pudessem ter um percurso digno, e como todos vós devem calcular não é em 12 horas que se escolhe um percurso novo, que se pede aos proprietários autorização para passar nesses percursos, e se marca esse percurso!
Se acham que o percurso alternativo era mau... deviam ver como ficou o original!!! É lógico que altimetria deixou de ser a que inicialmente informamos, e informo que a altimetria medida por GPS difere da altimetria apresentada dos velocímetros comuns das bicicletas.
Quanto ao controlo zero, de facto é algo a rever para tantos participantes, mas a empresa Trilho Perdido apenas é a entidade organizadora do evento, e se o controlo zero estava no regulamento elaborado para todas as provas que compõem o Regional de XCM de Santarém desta forma (separação dos atletas em mangas por categorias de idade) nós apenas nos limitamos a cumprir esse regulamento.
Nós como entidade organizadora de eventos tentamos sempre melhorar e ficamos gratos pelas chamadas de atenção que nos fazem, ficando a promessa que dia 26 de Junho na próxima prova do Regional de XCM de Santarém todos os pontos negativos que apontaram vão certamente ser melhorados.

Carlos Coelho
Trilho Perdido
 

k324

New Member
Bom dia
como já aqui foi dito e bem,não tem logica nenhuma os veteranos que vaõ fazer a maratona ,partirem depois dos que vaõ fazer a meia.
para uma prova do regional deixa muito a desejar,a todos os niveis
revejam alguns pontos para as proximas
e esse controlo 0 que vergonha
passem bem
 
O regulamento diz:
3.6.2 - Boxes de partida por categorias de atletas:
BOX 1 – Sub23/Elites federados e Veteranos A e B federados
BOX 2 – Veteranos C e Femininas federadas
BOX 3 – Elites/Sub23 promoção e veteranos A promoção
BOX 4 – Veteranos B promoção, veteranos C promoção e femininas promoção


As mangas de partida eram ordenadas por categorias etárias (independentemente se os participantes fossem para a meia-maratona ou para a maratona), e não em função de distancia a percorrer
 

Pedro_xpto

New Member
Não percebo porque tanto stress com a partida, quando tudo estava escrito no regulamento! Todos os atletas que la estavam sabiam que o sistema era assim, se não sabiam foi porque não leram o regulamento. Se tudo fui bem explicado não percebo qual o stress agora....
 

claudio

New Member
Caros amigos,

face ao que se passou nesta prova, só tenho uma pergunta a fazer à organização: se eliminaram alguns trilhos que segundo informação estavam impraticaveis, porque é que não eliminaram todos? Ou anda aí um lobbyzito de fazer o pessoal passar por trilhos e arriscar-se a avarias como vi muitas na prova?

Para o ano já sei...se chover na semana que antecede a prova do Cartaxo, esta prova é a EVITAR!!
 

flaviosantos

New Member
Eu sem nada a ver com isto , ando de bike , gosto e aprecio... apenas tenho de dizer que devem de ler os regulamentos primeiro , serem honestos para com a vida e com a sociedade , saberem o que querem e pretendem com este desporto e deixarem de ser lamechas...

Por favor...

Cmps

Flávio Santos-Rotor/Bikesportsteam.com

Nota : espero nao picar alguem com o meu comentario ;)
 

Espigão

New Member
Por essa ordem de ideias, qualquer prova em que chova no dia anterior é de evitar...

Cada um dá o que tem e os trilhos do Cartaxo são aqueles. Bem bonitos por sinal apesar do mau estado dos mesmos.

Também apanhei alguns sustos, lixei material à farta mas o BTT é isto mesmo.

Acredito que a Organização tenha feito de tudo para salvaguardar a integridade física dos participantes e presentear todos com um percurso de BTT e não de estrada. Também achei algo exagerados os pedestres mas a lama não facilitou...

Pensei antes na dificuldade que tiveram durante o dia de Sábado com dilúvio que caiu ao longo do dia, em marcar trilhos, arranjar alternativas, etc...

Atenção que nada tenho a ver com a Organização e foi a primeira vez que experimentei este Regional mas para já, dou os meus parabéns pelo formato da prova e mesmo pelos trilhos que apesar de estragados pela lama e pela passagem de centenas de participantes, não deixaram de ser bonitos e mesmo divertidos.

No entanto, houve aspectos que não correram bem para os quais irei chamar a atenção num rescaldo que irei fazer brevemente sobre o evento.

Entretanto, podem ver AQUI os dados e algumas provas da dureza de ontem.

Cumprimentos

Hugo
 

webibinho

New Member
Não concordo em nada com as criticas à organização.

1º - Tentaram mudar o percurso de maneira a minimizar os estragos da chuva

2º - Nós é que devemos optar por participar ou não nas condições em que o terreno se encontrava.

Eu por exemplo, arranquei a fundo para treinar e fazer um bom lugar, e aos 7/8 kms depois de ver aquela realidade, fui em ritmo de passeio, poupando-me a quedas e ao material.
Cheguei a meta na 1ª volta e fiquei-me por lá

A única critica que faço é a mim mesmo porque estive mesmo para não participar (alias nem me deslocar até ao Cartaxo) e fi-lo, sabendo que as condições meteorológicas não eram nada amigas.

Da parte da Organização, o secretariado foi rápido, as boxes, excelente, os banhos de à gua quente, as mangueiras para lavar as bikes aceitáveis, por isso acho que estiveram bem.

Cumprimentos
 

orbeaalma

New Member
o pessoal que critica as organizações devia, primeiro de pensar que contra as condiçoes atmosfericas não se pode fazer nada, e muito fez a organização do evento em andar a mudar parte do percurso toda a tarde e noite de sabado, para que nós podessemos usufruir de um dia de btt(isso mesmo btt tem de tudo lama , barro chuva , terreno impraticavel ai se ve a resistencia e até onde levamos os nossos limites) , e vejam que foi uma prova onde apareceram grandes nomes do btt e todos eles andaram até onde puderam e nem sequer vem para aqui reclamar............nós participantes é que devemos de ver as condições e pensar se participamos ou não.....

Quanto ao pessoal nas boxes cada um fica com a sua maneira de pensar e agir perante os regulamentos............eu coloquei me onde me disseram e por ai fiquei...........se poderia melhorar classificação se arranca-se doutro lugar poderia ou não............mas para isso só há um remédio continuar a treinar para melhorar.....
Desde já dixo os meus parabéns à organização que tudo vez para que fosse um excelente evento de btt......
 

hmoreno

New Member
Olá a todos

Sejamos conscientes: nos 8 dias que antecederam a prova choveu... choveu... choveu....
Há que supor que após tanta pluviosidade, de norte a sul do país, em toda a parte a água fez das suas... no norte tornou a pedra escorregadia, nas beiras a erva parecia manteiga, no oeste a areia empapou.... nas lezírias o barro transformou-se em lama!
Porquê queixarmo-nos do material estragado? Foi alguém que nos estragou o material? Ou foi cada um de nós que, de livre e espontânea vontade, apercebendo-se do estado do terreno e das condições disponíveis foi optando por continuar?
Nesta prova estreei algum material de transmissão e calçado.... material muito caro.... não me queixei! Fui eu que optei por submetê-lo ao percurso que a organização nos indicou.
Acho que ninguém de perfeita consciência iria imaginar que se passasse duma prova de BTT (bicicletas todo o terreno) para BTE (bicicletas tudo em estradão) ! (aliás... se bem me recordo a Organização foi muito criticada em 2010 por criar provas maioritariamente de estradão que quase permitiam utilização de bikes de estrada...)
Não podemos pretender que as Organizações transformem as provas à imagem da vontade de cada um...

Quanto à minha humilde opinião a Organização (naquilo que dela dependeu) está de parabéns!

Prefiro agradecer o apoio a todos quantos mandaram parar viaturas e agradecer a todos os condutores que pararam para me deixar passar, ao invés de me queixar que num ou outro locais não havia ninguém !!!???!!?... Eu li o regulamento! Eu conheço o Código da Estrada! Eu sei que devo parar nos STOPs e dar prioridades em cruzamentos! Eu sabia que seria obrigado a utilizar a ciclovia onde exista (não precisava do aviso do speaker)!!


Prefiro agradecer a disponibilização de águas, frutas e recuperadores líquidos que estavam disponíveis a todos os participantes na zona de meta e no único (mas suficiente) abastecimento intermédio, ao invés de me queixar do facto de ter optado por beber apenas 0,5 lts de líquidos em 4h por ter gasto o resto a tentar lavar a transmissão.... Foi opção minha...

Prefiro agradecer à organização terem proporcionado um paddock estrondoso (mangas insufláveis, separadores, banhos e wcs próximos, estacionamento "à porta") ao invés de queixar-me que os balneários tinham o chão sujo com lama (o que esperavam?) ou que alguns cidadãos são tão respeitadores e cívicos que fazem o controlo zero na box que lhe é destinada via regulamento e depois "atalham" para posições indevidas... será que a organização é responsável por policiar cada um de nós? ou será que somos nós responsáveis pelos nossos actos?

Prefiro agradecer à organização o facto de terem alterado o percurso à última da hora e ainda assim encontrá-lo marcado com um carradão de setas e fitas ao invés de me queixar que ainda assim tinha lama e que as fitas eram muito fininhas... (acho que nunca me guiei por fitas! os trilhos dos muitos que seguiam à minha frente eram suficientes para nunca me enganar!)

Sejamos honestos connosco próprios. Sejamos conscientes e coerentes!
Ontem fizemos uma prova de BTT!


PS: nada tenho a haver com a Organização, mas este meu desabafo público com o qual não pretendo melindrar nem ofender ninguém, surge por estar farto de, desde ontem ainda em prova, ouvir "atletas" a queixarem-se da Organização por tudo o que não lhes agradava...

Tento respeitar as opiniões de todos pois a elas têm direito tal como peço que respeitem a minha. Apresento-a. Não faço intenções de entrar em qualquer tipo de discussão nem preciso ou pretendo que tomem as minhas palavras como nada mais do que apenas um ponto de vista.

Abraço a todos os que, como eu, amam este desporto

Hugo Moreno
 

GDCSA

New Member
A Direcção do GDSA dá os parabens à organização e agradece o apoio prestado aos atletas do GDSA que estiveram presentes na prova.
 
Last edited:

josé silva

New Member
Sr. hmoreno, concordo com quase a totalidade do que diz, contudo relativamente à questão da organização "policiar" cada um dos atletas, penso que tanto a organização como os comissários da Associação de Ciclismo de Santarem, tudo devem fazer de forma a evitar que a verdade desportiva seja adulterada.
Havendo em jogo classificações para um campeonato e premios associados, não se tolera que haja condições para que atletas tenham a possibilidade de após a entrada na box respectiva, passem para a frente daqueles que com ele disputam um escalão.
Eu participei como Vet B na meia maratona, e observei um senhor tambem ele veterano, que fez o controlo 0, passou a fita para o lado de fora e ainda antes da partida já se deslocava para o parque de estacionamento.
Não sei em que lugar esse senhor ficou, mas não é justo que aqueles que cumprem. Se por ventura esse atleta entrou no trilho junto da frente da corrida, dificilmente qualquer outro atleta do seu escalão que tenha iniciado a prova no local que lhe correspondia o consegue alcançar.
Se estivessemos a falar de uma maratona popular, não licenciada pela Federação, este problema não se colocaria. Agora sendo uma prova a contar para o Campeonato, deve a Federação em primeiro lugar e as organizações em particular, procurar que incidentes destes sejam evitados.
Cumprimentos
 

zyberiano

New Member
Como ja foi dito aqui os trilhos estavam improprios para BTT, mas este desporto é mesmo assim depende da "boa disposição" de S.Pedro, as organizações tentam sempre fazer o melhor para toda a gente possa sair satisfeita, pode correr bem ou não, neste caso a organização teve desempenho positivo.
Depois de partir a corrente logo aos 12 km, mesmo depois de colcoar um elo rapido optei por desitir, por cahar que não valia a pena continuar naquelas condiçoes, fica sempre ao criterio de cada um continuar ou não perante as condições.
FÔJO-ZYBEX BTT TEAM
http://fojometal.blogspot.com
 
Top