Invernal btt 2011 - 27/11/2011 - guarda

chamusco

New Member
Boas a todos, em primeiro lugar os meus parabéns, pra esta excelente organização que nos proporcionou um excelente dia de btt, excelentes trilhos, pessoal simpático, posso dizer-vos dizer que este ano participei em grandes eventos e este foi um dos melhores, parabéns ganharam um cliente e recomendarei a muitos mais.
apenas 2 aspectos menos positivos e alheios à organização.
1.º Quando muitos de nós quase a totalidade,estávamos na caixa de partida devidamente sinalizada por fitas, na qual tínhamos de entrar após fazer o controle 0, ao frio, à espera que chegasse as 09H, alguns participantes ainda continuavam a pedalar rua acima rua abaixo aproveitando para aquecerem antes de entrar para a dita zona, o que até ai em nada tenho a comentar, pois cada um é livre de entrar quando quiser, tenho si a lamentar foi uma atitude que eu e muitos mais participantes presenciamos, foi a de um participante que andou a aquecer até lhe apetecer e depois quando faltava cerca de 5 minutos para a partida o senhor pegou na bike saltou a fita de meta e foi-se colocar na linha da frente. (Amigo não faças dos outros idiotas, pensa nessa tua atitude, isso não te fica nada bem), ainda por cima num evento que tinha prémios a atribuir, se queres arrancar na frente faz como eu e muitos mais espera na frente, ao frio.
2.º momento menos positivo, já no decorrer do percurso, qual não foi o meu espanto, que numa determinada altura, vi eu e outros participantes, que dois senhores empurravam uma senhora principalmente nas subidas alternadamente, isso não se faz, isso não é correcto ainda por cima com mais senhoras a participar e havendo prémios em questão ( esse prémio não é só seu, pertence aos dois senhores também).
Só um pode ganhar e esse deve ser o melhor e não o mais favorecido.
Pró ano se puder estarei presente.
Um abraço
Chamusco
 

pms

New Member
Boas Pessoal do Pedal,

Esta foi a minha 1ª participação na Invernal. Gostei, primeiro pelo motivo que me levou a participar - O convívio; em segundo porque estava uma manhã fantástica para o BTT e os trilhos eram muito bons, com singl's subidas daquelas, e decidas capazes de provocar estragos - que o diga o amigo Macedo, que vem vi a sua cara de dor - rápidas melhoras.

De resto, entendo que de facto existem aspectos que podem ser melhorados. Sobre os abastecimentos nada tenho a dizer já que não parei em nenhum, mas senti bem a falta dos líquidos, até ao meu reabastecimento (perto do km 56 - até me nasceu uma alma nova), para mim podiam ter uma fruta na meta para amolecer o estomago, que vinha tão carenciado.

Gostei de saber a classificação quando cheguei à meta, e pela forma como controlaram a corrida - diria que melhor do que é feito numa prova do nacional.
Este trajecto podiam bem ser uma prova do XCM, já que ingredientes não lhe faltam.

Gostei e vou voltar para o ano!

Boas pedaladas para todos!!! e vemo-nos no "Ataque ao Caramulo" dia 1/12.

Pedro GT
CDC/ERA CANTANHEDE/PNEUBOX
 

tinta

New Member
Bem pessoal, eu gostei mesmo, além do percurso e tudo, acho que a organização esteve 5 estrelas! ;)

Ao almoço não fui, dos banhos não posso falar porque não utilizei.

Só de ressaltar um ponto negativo. Falta de água entre abastecimento e mete (ainda para mais quando os ultimos 10/15km são sempre a subir) e a falta de água na chegada à meta (juntamente com uma fruta penso que não será tão dispendioso quanto isso e que o pessoal agradece).

Para o ano se tudo correr de feição cá estarei! Aguardo as classificações :p
 
D

danitri

Guest
“Hehe companhia, haja alegria”.

Boas maltinha do BTT.

Ando nisto do BTT, depoisde ter parado cerca de 8 ou mais anos, há cerca de 2 Meses, comprei uma bike,acessórios, e lá ando eu. Por isso foi a primeira vez que fui ao Invernal deBTT, inscrevi-me na meia-maratona com insistência de amigos meus, e digo-voscom toda a sinceridade, foi BRUTAL, demais mesmo, 6 estrelas. Trilhos brutais,aquilo que eu gosto mais de fazer, descer, e este percurso foi muito bom paraisso, com descidas em trilhos onde só cabras devem lá passar, descidas a piquecom pedras que se não formos muito concentrados naquilo que vamos fazer podenos ocorrer um azar, muita adrenalina mesmo. Depois subidas também muito boas,aquela que eu tinha mais medo, a seguir ao reforço, fiz na boa, e tenho poucotreino, depois as ultimas já para a cidade da Guarda é que foi pior, mas foibrutal o passeio.
Tudo muito bemorganizado, fitas para não nos perdermos, linhas no chão, setas a indicar ocaminho, o reforço no local correto, ambulâncias, bombeiros, GNR a cortar asestradas, um Médico numa descida difícil mas brutal, foi um passeio demaismesmo, tudo na perfeição, digo eu, porque também nunca fui a mais nenhum eventodeste nível, sem ser os passeios organizados, mas este nem é bem um passeio, émais uma competição, porque havia prémios para os primeiros e tudo, e notava-sebem isso durante o percurso porque, principalmente a direito ou a descernotava-se a pressa de alguns (mas depois a subir lá se apanhavam outra vez,hehe), mas foi um percurso demais mesmo, com uma organização 6 estrelas.
Inscrevi-me a pensar quenão estava preparado, que não ia aguentar, mas afinal aguentei, cheguei ao fimquase 5 horas do arranque, depois claro de parar várias vezes (porque isto paramim era um passeio, claro que competição eu não ia, falta preparação), pareimuita vez, conviver com a maltinha (hehe companhia, haja alegria), de ver apaisagem, esperar pelos amigos, de estar para ai 20mn no reforço, de ter tidoum furo, de ter tido caibras, lá cheguei eu ao fim, hehe. Mas a coisa de sercompetição e haver prémios, e classificação é que é chato, porque houve muitosque quase nos passavam por cima, só para nos passarem á frente, em vez deesperarem para ter uma oportunidade, mas claro, digo eu isto.
Quanto ao reforço de águaentre o reforço e a meta, eu fiz a meia maratona, e depois daquela subida apóso reforço houve uma aldeia, e se eu tivesse sede procuraria uma fonte, e se nãohouvesse uma fonte procuraria alguém que me desse água, não morria á sede, masum cantil até ao reforço, e outro cantil depois do reforço para mim chegou,minha opinião também.
Quanto ao menino de 9anos também partilho da mesma ideia, não é lugar para uma criança estar ali,porque não é por ele até, mas sim por outros que na pressa de chegar á frentepassavam-nos quase por cima, mas tenho que dizer também, havia muita gente que tambémera bem educado, avisavam antes de ultrapassarem.

Para terminar queroagradecer sinceramente á organização, passeio demais mesmo, bom trilho, boa logística,tudo muito bom, e para o Ano lá estarei se Deus quiser.
 
Last edited by a moderator:

ICC

New Member
Em resposta ao parceiro RSCosta, este ano na DBR não faltou água a quem não faltou, pelo menos no 1º dia... Para quem não tem conhecimento, na 1ª etapa da DBR o reforço era aos 24,2km MAS, a esta quilometragem já haviam sido acumulados 1.200mt de desnível vertical, onde a subida que antecedia o reforço tinha 9,2km com 720mt de desnível, isto numa etapa que teve o seu início às 11h do dia 16 de Setembro, num dia abrasador! Imaginemos estas condições na passado domingo e depois queria ver os comentários!
Quanto ao facto de não haver nada (águas, frutas, bolos secos, ... o que fosse) na meta, eu não mencionei nada no meu post anterior! A única coisa que me mete confusão é criticar a organização por falta de água entre o abastecimento e a chegada, quando na maioria dos casos não se pára no abastecimento para reabastecer o bidon! Tal como já disse outro colega, um bidon desde o (último) reforço e a meta, era, pelo menos no meu caso foi, mais do que suficiente! Eu fiz a maratona com 2 bidons, não quer dizer que todos bebam a mesma quantidade, mas dadas as condições registadas...
Boas pedaladas a todos!
 

rcfeitor

New Member
Quando vou para qualquer evento tenho sempre esta máxima! Quem vai para a guerra avia-se em terra (acho que é assim...). Eu, por estupidez minha, esqueci-me dos 2 bidons em casa. Quando cheguei à Guarda arranjei agua e depois em todos os reforços (eu páro sempre, nem que seja para esticar as pernas e as costas) bebi chá, agua, e levava sempre bebida energética, nunca senti sede! Não são 300 ou 400gr nas costas que tiram medalhas mas poupam os rins!
À chegada, vi bastante agua, bebidas energéticas, fruta, bolos...Até agarrei um garafão quase no fim e bebi o resto.

Mais uma vez peço desculpa se tive um tom ofensivo no meu primeiro comentário em relação ao rapaz (a coragem ninguem lha tira).

Cumprimentos
Rodolfo Feitor
 

marco@btt

New Member
Viva Pessoal,

Antes de mais obrigado a todos pela força extra, pois como sabem a minha "experiência" este ano não foi a mais positiva, queda com direito a fractura do perónio...
Venho aqui agradecer a todos e digo mesmo todos os colegas que vinham comigo na frente da corrida que não arredaram pé até a chegada da ambulância e também aos restantes participantes que foram chegando e lá ficaram a ajudar, um bem aja a todos!!
Para a organização e cruz vermelha os meus parabéns e obrigado, pois foram rápidos e eficazes na resposta e até me foram buscar ao hospital...

Agora são 5 a 6 semanas de gesso e depois é voltar aos trilhos...

Obrigado e boas pedaladas
Marco Macedo
 

quic0

New Member
As melhoras companheiro, deve ser doloroso!
Foram de facto rápidos, quando passei por ti já tinhas a tala e tudo... (não que eu fosse muito rápido, mas...) lol
 

fantonero

New Member
ICC, eu tive a infelicidade de na meia maratona falhar o abastecimento, devia ir muito distraído ou concentrado (nunca tal me tinha acontecido). Quando me apercebi disso já não podia voltar atrás e se abastecimento sólido eu levei de casa, automaticamente percebi que a gestão de liquidos estava comprometida.
Se a organização tem depois do abastecimento mais um posto de controlo e um ponto de assistência mecânica, só lhes ficava bem terem uma palete de garrafas de água. (uma garrafa de 33cl deve custar uns 10 cêntimos no Lidl...)
Na meta cheguei cerca das 12:00 e também não tinham nada. Não deixo de voltar à Guarda por causa da água mas é ponto onde a organização pode ainda melhorar.
 

bluffer

New Member
Ainda está para vir a Maratona que é tudo a descer :p

5 Estrelas a meia-maratona. Foi o terceiro ano seguido e cada vez gosto mais. Este ano foi soft porque o clima ajudou muito. Aquelas subidas no fim é que foram penosas para mim, nem a avozinha me safava ;)

Marcação muito boa, abastecimentos muito bons e quando cheguei no fim havia uma carrinha com o meu amigo de infancia Paulo a distribuir bebidas e comidas e fruta. Pro ano lá estarei.
 

pms

New Member
Boas pessoal,

E já agora um muito obrigado ao(s) fotografos pelo excelente trabalho.
Já participei em muitos eventos onde paguei bem mais, e ainda tive de pagar as fotonites!!!

Bem hajam e obrigado
Pedro GT - 411
CDC/ERA CANTANHEDE/PNEUBOX
 

biketuga

New Member
Boas noites.

Foi a primeira vez que participei na Invernal e estava a contar com muito frio, gelo ou neve, mas o tempo esteve espectacular...fica para o ano.

Fiz a maratona e adorei o percurso, no que diz respeito à paisagem, exigência técnica, grau de dificuldade e variedade (deu para rolar, subir e descer). Todos tinham a informação da quilometragem e da altimetria. Em TT é só carregar no acelerador com a pontinha do pé ou rodando o pulso, mas no BTT são as pernas, pulmão e coração que mandam e esses têm de estar bem treinados. Nas descidas mais perigosas havia assistência médica e avisos suficientes nas zonas de perigo, tudo 5 estrelas.

O secretariado foi rápido, os banhos foram bons e o almoço não sei porque não almocei.

Aspectos menos positivos são a questão da falta de água como já foi referido, as marcações não estavam más, mas tive de voltar para trás em duas situações, não sei se porque ia a seguir-me por dois companheiros que iam à minha frente ou porque estavam mal colocadas. Postos de abastecimentos só vi um. Faltou entregarem o comprovativo de pagamento (recibo) no saco juntamente com o pólo que cheirava muito a mofo. É caso para dizer "o mofo deu-vos" :D

Gostava de comentar a situação aqui referida da criança de 9 anos que participou com o pai. Eu passei por eles e iam a um ritmo bastante calmo com o pai atrás do filho. Não sei/não vi se a criança ia em sofrimento ou com grandes dificuldades ou a ultrapassar os seus limites, e sabendo que a distância não é a mais adequada para uma criança, mas com alguns cuidados mais específicos acho um bom incentivo de um pai, fazer uma maratona com o filho. Se me tivessem feito uma coisa destas quando tinha 9 anos tinha ficado muito feliz, teria sido uma aventura que me teria orgulhado.

Resumindo...pró ano quero mais...
 

GDRFolgosa

New Member
Boas!!

Mais uma vez não tenho nada apontar.
Tudo estava mais que aceitável.
As fotos estão muito boas.
Refira-se que cheguei à meta ao mesmo tempo do 1º classificado da maratona e água não faltava. Em vez da tradicional garrafa de 0,33l, eram garrafões de 1,5l para encher os bidons.
Em 2012 lá estaremos!
 

cagaréu

New Member
Olá pessoal!

tudo esteve ao mais alto nível, percurso excelete,paisagens do melhor, boas marcações...

Parabens à organização e obrigado pelas fotos.

:eek:fftopic: Apareçam no assalto ao caramulo,os Cagaréus em parceria com a loja Pernalonga Bikes e Companhia vão ter junto às escadas de acesso ao Caramulinho um posto de apoio mecânico e um porco no espeto que terá de ser devorado pelas tropas a partir das 11:30h
 
J

JAMES MATINS

Guest
Foi a minha 4ª participação, e quanto a mim a melhor organização de todas, só lamento que no final, depois de subir a calçada romana e entrar no alcatrão, no cruzamento, "um artista com uma moto-quatro amarela", que não sei se pertencia à organização ou não indicava que o percurso era para virar à direita e lá fui eu mais 3 ou 4 companheiros, quando chegamos ao local onde tinha sido dada a partida é que nos informaram que a meta era junto à Sé, não é que estivesse lá para ganhar nada, mas depois de 67 kms ser enganado e perder tempo a andar para trás e para a frente não é nada agradável.
Desejo as rápidas melhoras do Marco.
A toda a organização obrigado por mais um belo dia de btt que nos proporcionaram.
Até para o ano e boas pedaladas.
 

ruigodas

New Member
Pelo que estou a ver na classificação houve muita gente que desistiu de ir á maratona e foi para a meia. Havia mais de 160 inscritos na Maratona e só ficaram 79 classificados... metade???
 
Top