Instalação de pastilhas novas

bfcnunes

New Member
Boas pessoal

Dado que nas últimas voltas as pastilhas do meu travão traseiro, apesar de travarem bem, chiam e vibram que se fartam e estão a chegar ao fim se vida, comprei umas novas para instalar.
O travão é um Hayes-9 e as pastilhas são umas BBS-45 e ao tentar instala-las por mais voltas que dê não consigo que sobre espaço para o disco rodar livremente porque apesar de empurrar os bombitos para trás, eles veem sempre um pouco para dentro não dando espaço para as pastilhas novas, o que posso fazer para tentar solucionar o problema?

1 - Tentar tirar o ar do sistema, através do parafuso de sangramento na manete? (risco de se correr mal ter de sangrar o sistema)
2 - Será que o parafuso de ajustamento da distancia da manete ao punho tem influência? (não sei se tem algo a ver)
3 - Levar ao mecânico e deixar-me de invenções? :D (queria evitar porque gosto de trabalhos manuais)

a solução entretanto foi voltar a andar com as antigas para não ficar parado! ;).

Peço a vossa ajuda e agradeço desde já.
 
Boas apesar de não usar os mesmo travões que tu também uso uns da mesma marca...o que eu costumo fazer quando compro umas pastilhas novas é lixa-las um pouco para não estarem a roçar no disco, mas há pessoal faz uma volta com elas a roçar até estarem desgastados o suficiente e ai já rodam bem!!!!
Espero ter ajudado e boas pedaladas....
 

zribeiro

New Member
às vezes pode ser preciso sangrar de novo, já me aconteceu uma vez. Carreguei sem querer na manete do travão e a roda não estava lá, no fim foi preciso sagrar outra vez para os pistons voltarem ao sítio normal.
 

Jepas

Super Moderador
Dado o parco conhecimento que tens na matéria, sugeria que levasses isso a um mecânico.

Normalmente a troca de pastilhas é simples e não necessita de sangramento. É preciso é forçar os êmbolos para a sua posição mais retraída (o que se pode fazer com uma chave de fendas grande e as pastilhas velhas instaladas para não danificar as novas).
 

bfcnunes

New Member
Boas,


Agradeço desde já os comentários, entretanto falei com um mecânico que me explicou que, o facto de os bombitos não retrairem totalmente não deixando espaço para as pastilhas novas, poderá ser por existir ar no sistema que força os bombitos para fora.


Apesar de ele me ter explicado o procedimento necessário a, em principio, solucionar o problema, vou aproveitar uma ida à revisão para pedir que procedam à sua instalação.


gongax-azuribike rider, confirmo que se lixar um pouco cada uma já daria para resolver o problema mas preferia não o fazer, quanto a desgastá-las em andamento parece-me que as minhas pernas se desgastavam primeiro!;)


zribeiro, não creio que seja necessário sangrar neste caso, esse problema da manete já me aconteceu durante uma volta e foi só empurrar as pastilhas para trás, com jeitinho, e ficou tudo a funcionar 5*


Jepas, neste caso desmontei o travão do suporte e retirei as pastilhas velhas porque ainda davam para rodar mais uns kms caso não conseguisse montar as novas, empurrando em seguida os embolos para trás com uma chave de bocas de 10º. Apesar de os embolos recolherem na totalidade sem problemas, quando solto voltam um pouco para dentro, o suficiente para quando montadas as pastilhas novas e posta a roda no sitio ficarem a roçar no disco. Tive de voltar a montar as pastilhas velhas que entretanto já fizeram uns valentes kms na serra de Sintra, poupou-se nas pastilhas novas! :D


Apesar de a veia de "mecânico amador" me estar a massacrar concordo que se deve saber quando parar e levar a quem sabe, entretanto aproveito para aprender.:sabichao:


cumprimentos
 

gibasbike

New Member
Boas!!! Ainda bem que o problema está resolvido, mas como diz o Jepas, terá de ser mais facil......embora tenhas razão em que os embolos voltas um pouco á frente, isso não é normal se tudo estiver bem, por vezes temos que manter essa posição de embolos abertos no maximo..por uns momentos para que o oleo recue o max e fique estavel....
Abraço...e nunca lixes as pastilhas são caras demais para deitar ferodo fora.....
 
Top