Inicio maus nas maratonas ou passeios

lbaixinho

New Member
Boa tarde.
Queria esclarecer convosco o porquê de eu no inicio de provas ou passeios "parecer" começar sempre cansado e depois ao fim de cerca de 7 km é que me começar a sentir "com força" e sem cansaço?

Obrigado
 

Mgomes74

Member
Lbaixinho ...
Por acaso comigo acontece exactamente o mesmo, com a diferença que a ti é passado cerca de 7 kms, eu só ao fim de uma boa meia-hora a pedal por vezes até mais é que "entro" no ritmo, antes mesmo de arrancar parece que nem metade vou conseguir fazer, e as primeiras pedaladas são feitas com muito esforço e a inerente sensação de cansaço .....

O que eu acho que possa ser ... talvez não fazer um aquecimento em condições (por vezes nenhum mesmo) é chegar à meta estar na letra com o pessoal e quando dou por ela arrancamos ou seja, o aquecimento é feito em plena prova por vezes ....
 
D

danielkezia

Guest
Meus caros, eu padeço do mesmo problema.

Se hoje fizer um treino forte, amanhã ao arrancar vai custar um pouco porque é preciso que o corpo elimine o acido lacteo que ficou acumulado durante o descanso.

Diz-se pela net que no seguinte a um treino pesado deve-se andar a pé uns 10minutos para que o corpo elimine tudo o que esta a fazer peso.

Eu não tenho uma solução milagrosa para isto, a unica coisa que faço quando começo a andar é ir devagar para respeitar o corpo e depois apanho o ritmo!
 

JoaoPeixe

New Member
Isso é muito simples, no dia que antecede a maratona deverás comer muitos hidratos de carbono (massas, arroz, etc) para que os músculos fiquem "carregados". Normalmente, à noite o "nervoso" miudinho está lá e não se consegue descansar muito bem (isso acontece-me muitas vezes, ir para a cama e não consigo dormir ou se consigo dormir, parece que é a correr...) o que é perfeitamente normal o corpo não descansa bem. Depois de certeza que antes do inicio da prova não fazes um aquecimento, ou seja partes a "frio" o que é um grande choque para o corpo daí sentires esse "mau estar"/cansaço excessivo e ao fim desses 7 km's o corpo já aqueceu e já te sentes bem...
Convém sempre fazer um aquecimento, ou seja, antes da partida depois de teres tudo arranjado, vai dar uma volta de bike, subir a rua, dar umas voltas ao recinto da partido, ao parque estacionamento, pedalar um bocadinho para o corpo se ir habituando e não haver aquele "choque" inicial...

danielkezia: Não podes fazer um treino forte e no dia seguinte ires a uma maratona, pois o corpo leva cerca de 2-3 dias a recuperar de um treino intenso, podes e deves fazer um treino com alguns sprints curtos (15-30 segundos) para activares os músculos, mas não mais que 4, pois começas acumular fadiga. Podes fazer um treino intenso a meio da semana (exemplo: quarta treino intenso, quinta treino moderado, sexta treino recuperação (1h nivel 1, cadência fácil) e sábado treino 1h com os tais 4 sprints 15-30 seg com pausas completas, 2-3 min a nivel I...e domingo Prova/Maratona)


Espero ter ajudado ;)
 
Last edited:

tessifol

New Member
Acontece-me exactamente o mesmo, diria durante os primeiros 5-10km. O que faço é ir a um ritmo calmo e sem pressas e aos poucos vou puxando mais e mais.
Desta última vez fui dar uma volta com um colega que se quer iniciar nisto, e fizemos 25 km em passo de 10-15km hora pq a bike dele e ele não dão para muito mais.
Depois disso chegámos ao nosso destino, ele todo Roto e eu fresquinho e cheio de pica para ir andar mais, e fui, mais 30km a abrir e sentia-me óptimo.
 

marco rr

New Member
Olá malta do pedal, encontrei esta série de exercícios e pode ser que dê alguma ajuda para esse problema:


Boas pedaladas
 
D

danielkezia

Guest
Acho que este tópico vai acabar por trazer inumeros clientes aqui porque deve ser uma situação que acontece muita gente!

João Peixe: Eu não disse que quando faço um treino forte, no dia seguinte faço outro. No dia seguinte ando mais moderado mas isso são outras contas, de qualquer maneira obrigado pelas tuas palavras e conselhos.
 

Jo@o

New Member
Ultimamente apenas tenho corrido, e essa mesma sensação de fadiga sente-se muito mais a correr do que a andar de bicicleta, mas nada como conhecerem o vosso corpo para saberem como reage.

A correr os primeiros 20min. muitas vezes são um sacrifício, parece que a qualquer altura vou cair para o lado, mas passado esse tempo, só paro quando as pernas já não aguentam mais, e nos primeiros 20min o cansaço é que me faz querer parar, nunca as dores.
Pelo que tenho lido, temos que sair da nossa zona de "conforto", esforçar o limite porque a seguir é sempre a dar, só não o é se houver outros factores, falta de treino, fadiga extrema, etc...
De bike se não fizer nenhum tipo de aquecimento, sei que a partir dos 15/20km sinto-me mais que bem para o que der e vier, menos que isso já sei que vou andar mais fraco.
 

meloy

New Member
Eu padeço do mesmo problema!!
começo sempre mal relativamente ao grupo!

depois no final já é o contrário!!

não sei se o facto de pesar 93 kg para 1,80 mts tem alguma coisa haver!
também pode ser do facto de andar com 2 lts de água no inicio e depois no final com 0 lts e menos umas poucas de gramas de peso corporal !!!
 

lpv

New Member
Realmente é daqueles tópicos que muita gente sem saber queria que por aqui aparecesse. Sou mais um a que acontece o mesmo, e não só vou fazer aquele aquecimento na imagem como seguir as dicas do JoãoPeixe e tentar não arrancar a frio.
Vêm ai a minha primeira prova e não podia ter lido isto em melhor altura :)

Boas pedaladas
 

T@ZZ

New Member
eu queixo-me do mesmo os primeiros 7 ou 8 klms vou mesmo em sofrimento .... dpx tudo passa e fico cheia de força :)
 

Renatogas

Member
O problema....é que nós não queremos aquecer, ou porque chegamos em cima da hora da partida ou distraimo-nos com o paleio ;)
A solução é fazer um bom aquecimento (30-40 minut no rolo) com alguns sprints...ou então usarem uma pomada de aquecimento, mas aviso que no verão pensei 2 vezes em
utiliza-la.
Mas no final de um treino ou de uma maratona....não deem entrevistas na meta, vao alongar ai uns 15 alongamentos, pq os alongamentos é meio caminho para uma boa recuparação,
podem utilizar umas meias de recuperação que ajuda a circulação do sangue venoso, ou uma pomada de Crioterapia (Biofrize), a seguir a um banho de agua fria ou morna, de verão é do melhor.
 
Eu começo sempre em sofrimento nos primeiros 10/15kms mas é porque o meu colega dos raids arranca a "fundo" lol mas depois de estar quente é tranquilo :)
E para recuperar meia duzia de alongamentos e um fast recovery é um luxo.
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

.....Cada vez mais se vê a malta (mesmo em passeios) antes de arrancar, fazer uns bons minutos a pedalar nos rolos. Sim isso mesmo. Tal como se vê fazer os "pros" antes das corridas. :D

obs: O problema é que muitas das vezes nós chegamos em cima da hora, é levantar os dorsais e oupa que se faz tarde.... :D Mas está mal sim, sem dúvida. Sem um bom aquecimentos, o que seria uma diversão, passa a ser um "sacrifício"... ;)
 
Last edited:

plx

New Member
ir de bicicleta para la é uma boa solução, eu ja fiz isso duas vezes pq ficava perto, 25 km+-
 

quete

New Member
sou mais um com o mesmo problema... é um sacrifício e rapidamente atinjo as 170 batimentos cardíacos por minuto(para mim o máximo é 180), por exemplo em Portalegre os 12 km de alcatrão com a maioria a sair a abrir é deixa-los ir... e se aperto mais, mais tarde pago esse exagero... o aquecimento penso que será a solução...
 
Top