Indepent Fabrication Ti Deluxe - 9,80KG

miguelchedas

New Member
Boas Pessoal,


A IF vai deixar de poder ter presença neste cantinho, que engordou durante este mê de Dezembro 1 KG, resultado de uma montagem mais hardcore...

dscf1047e.jpg


@Qketz: Temos então agora uma IF Winter Sessions Trail... :D Agora só com pedaleira e rodas/pneus mais leves vai baixar dos 10KG porque agora fivou com 10,60 KG.

Apesar do aumento de peso, fiquei contente que a bike está bastante equilibrada e o que perdi a subir (mais pelo aumento de peso, e rodas mais manhosas, do que pela alteração de geometria) é claramente compensado pela maneira como desce...

Tive só de adoptar a forma de pedalar que a suspensão bombeia, o que também tenho de fazer na minha FS com o mesmo curso à frente, mas a descer em zonas de calhau e raizes consegue-se passar com outra velocidade.
O quadro da IF, pela absorção da traseira, acaba por funcionar bastante bem com mais curso à frente! :cool:

Este tópico vai ficar em standby até termos uma sub-10 de novo, sendo que vamos ter aqui no Weight Weenies a Ibis em grande...


P.S: Para os weight weenies que gostam de mais curso uma boa opção, a Manitou MRD de 130mm com tubo de 265mm pesou 1575g..


Abraços,

Miguel
 
Não quero ser mal interpretado, mas tenho que comentar!
Acho estas alterações Péssimas! Esses ângulos são super feios! Na minha opinião isto não é rejuvenescer uma old school, é assassiná-la...
 

miguelchedas

New Member
Boas Bruno,

Estás à vontade para comentar, aliás para isso mesmo serve este forum...;)

Nunca considerei esta máquina como uma old-school, até porque é um quadro fabricado em final de 2003, caso contário tinha apostado em equipamento mais antigo como tenho na minha Sunn de 1995 (isso sim uma old-school)

Como disse esta máquina deixa de ter o seu espaço aqui no Weight Weenies, dada a nova montagem e que a minha máquina de XC puro vai deixar de ser esta...

Os ângulos em andamento estão bons que tenho uns 20% de SAG à frente... :rolleyes:


Abraços,

Miguel
 

Qketz

New Member
Se calhar com 120 os ângulos tinham ficado menos hardcore :s
Podias-me dizer onde Compras-te as rodas ? :D

Boas pedaladas ;)
 

fitty77

New Member
Não quero ser chato... Mas essa configuração não dá para um gajo se aleijar nem nada? É que uma suspensão desse curso, nessa bike, parece mesmo que pode dar mau resultado, principalmente se a utilização requerer mesmo todo esse curso... Não leves a mal, mas é apenas preocupação com o teu bem estar.
 

Nozes

Active Member
Até parece que o homem pôs uma suspensão de downhill na bicicleta...porquê é que não pode?
Claro que fica mais difícil de subir e a estabilidade em curva também não será a melhor por o centro pedaleiro estar agora algo alto,mas como o Miguel referiu,com o sag a 20% a suspensão baixa consideravelmente...e deverá dar mais conforto e controlo.
E "assassinar" uma bicicleta é metê-la numa garagem e nunca a levar aos trilhos,isso sim é um crime!

O que vocês malta precisam é ir fazer uns singletracks na Lousã,e verem o que teem andado a perder nesses estradões largos por onde andam... ;)
 

Jepas

Super Moderador
Já que a bike está aqui à nossa consideração só digo o seguinte:

Já era do tamanho errado, agora também toda a geometria seguiu o mesmo caminho.

O projecto está a afastar-se do objectivo WW, por isso será movido para a secção de análises e testes.
 

miguelchedas

New Member
Boas Jepas,


Concordo e agradeço a transferência, que como já tinha dito deixou de fazer sentido estar aqui nesta secção dos WW.

@Nozes: É mesmo isso que se pretende, uma máquina de singletrack com maior à vontade em zonas de calhau e raizes. ;)

Aliás a bike jé foi testada aqui em Sintra, e gostei da capacidade de absorção acrescida, só perdeu alguma da rapidez de direcção que tinha mas que numa máquina tão ágil não faz diferença.

Eu entendo perfeitamente as criticas num cantinho tão especifico, e focado no XC, como os WW. No fundo deve haver muita gente que considera que estou mesmo a assassinar um quadro tão bom como um IF...

Para mim perigoso é descer rápido com uma SID das antigas com 80mm de curso, e nem preciso ir para os trilhos da Malveira para sentir as limitações... :D

Agradeço todas as vossas opiniões.


Abraços,

Miguel
 
Peço desculpa se a minha opinião foi mal aceite.
Apenas acho que esta não é uma bicicleta desenhada para o efeito que o Miguel pretende actualmente.
Ter mais curso é perfeitamente viável, nunca disse o contrário, mas numa bicicleta desenhada para tal.
E sim, para mim esta bicicleta merecia era uma SID das antigas com 80mm, também com v-brakes na frente. Na minha opinião esta é uma bicicleta para fazer km's com o conforto do titânio, não para descer loucamente.

ah..., estradões largos faço-os só para ir buscar o pão... singletracks, desço-os de forqueta rígida! ;)

Espero que continues a fazer uma análise deste magnifico quadro, mas na secção correcta, onde contarás comigo para ler atentamente os teus relatos. ;)
 

Qketz

New Member
Tenho medo os 80 mm ! :)
Opá , temos de ver assim , gostas ? Sentes-te bem ? Então é dar quilómetros , uma pessoa paga a bike , é para gozar o máximo dela ! :D

Boas pedaladas ;)
( ps: onde compras-te essas rodas ? )
 

miguelchedas

New Member
Boas Pessoal,


@Bruno: A tua opinião não foi mal aceite, só nao temos a mesma opinião relativamente à versatilidade de utilização deste quadro. A bicicleta já teve com SID de 80mm e v-brakes, e para mim não dá, a mistura de agressividade a descer e a falta de kit de unhas não o permite, acho que me espetava em cada saída. (tb já andei com forqueta rigida e fazia de tudo, até pistas de DH da altura, mas os pulsos já não o permitem)

Na minha opinião o titânio faz excelentes Hardtails mais agressivas, e a geometria estática está mais que normal com o eixo pedaleiro a 330mm do chão, e a distãncia entre eixos de 1085mm.
E a Ibis, como bicicleta de XC para distâncias curtas, bate esta aos pontos... ;)

Estas rodas vinham com a bike assim como pneus 2.3 e pneus de neve com spikes... Estes americanos são doidos, até metem suspas de 130mm em quadros de XC... :D
Aliás este equipamento sofreu um downgrade dos grandes, mas é o problema de ter 4 bikes que não há material do bom para todas...


Abraços e boas pedaladas,

Miguel
 
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fitty77

New Member
Não pretendo ser chato, mas não consigo perceber. Por inumeras razões acho esta bike completamente sem propósito.

O que é que pode levar uma pessoa a meter mais curso? A necessidade do mesmo. Mas essa necessidade só consegue ser atingida, se toda a bike acompanhar essa filosofia. Ou seja, se com uma bike pensada para xc, queres fazer coisas mais agressivas, repara que não é apenas a roda da frente que passa pelas dificuldades, também a traseira.

Daí ter dito que se tens essa configuração para a usares em toda a plenitude, então isso é meio caminho para te aleijares, porque a bike não vai aguentar. Mas pelo que percebi a intenção é outra, é dar-te mais segurança e não tiras partido do curso.... Se não vais fazer uso desse curso, arranja mas é uma suspensão de 100 (estás a embirrar com os 80 e aceito) e eleva a direcção com um avanço com um angulo mais acentuado por exemplo, ou um guiador diferente. Mas dessa forma, mantêns a geometria dentro daquilo para o qual essa bike foi concebida.

Pessoalmente acho um erro a tua ideia de que com uma suspensão mais alta terás mais segurança ou que te ajude a passar dificuldades no terreno, bem pelo contrário (tendo em conta a tua bike, claro).

E repara que não tem a ver com a secção WW ou o que quer que seja. É apenas uma questão de coerencia. E a minha insistencia não a leves a mal, apenas pretendo dar o conselho.

@Nozes: Eu não porque ainda tenho muito que aprender para chegar aos calcanhares de muito boa gente em termos de técnica, mas há por aqui nesta secção WW muitos que fazem trilhos dos que referes (quem sabe talvez, mais complicados) sem sequer necessitarem de suspensão.... Portanto, não é por se ter suspensões com muito curso, que se tem unhas desenvolvidas...
 

miguelchedas

New Member
Boas,


Já tenho a bike quase na configuração final, também com uma Manitou Minute, e de momento só falta mesmo o António da Binaclinica dar-me um toque na máquina e montar um aro de jeito à frente:

dscf1052s.jpg



@fitty77: O que pode levar uma pessoa a meter mais curso como é óbvio é aproveitar o curso todo...
Quem quiser segurança é melhor não fazer BTT, ou então andar bem devagar, porque as quedas fazem parte (pelo menos como eu ando)...
Achas mesmo que quem leva vinte anos a andar de BTT, com mais de 10 bicicletas neste período, não sabe distinguir se uma bicicleta está equilibrada ou não?
O quadro deve aguentar ,até porque já não é a primeira Ti Deluxe que vejo com suspas de mais de 100mm... :)

As medidas de geometria que já referi são normalissimas e até ao momento só me queixo da falta de rigidez da roda da frente, que vai ser resolvido, e do WTB Weirwolf, relativamente aos Rocket Rons 2.25 e 2.4 que tenho nas outras bikes, pela falta de progressividade naquele ponto intermédio onde tem pouco cardado.
No Inverno em situações de raizes molhadas em curvas acaba por se utilizar muito essa zona...

De resto tudo 5*! ;)


Abraços,

Miguel
 

BigFoot

New Member
As IF são quadros espetaculares que tem como grande trunfo a qualidade de construção aliado ao facto de ser fabricado por medida, medidas essas que tem como dado adquirido que certos equipamentos vão ter especificações para encaixarem com o que é pretendido para o atleta usofruir a 100% do que foi projectado.. Não me parece que este quadro esteja a ser aproveitado como deve de ser.. é a minha opinião, mas o acima disso e mais importante é gostares dela assim como esta!
 
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