Indeciso, compra de quadro FS ou de bike nova...

njsfer84

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Boas, venho aqui expôr o meu "problema".
Tenho uma Rockrider 8.2 de 2010 da qual gosto bastante. Acontece que nas maratonas sinto falta de uma suspensão total porque tenho uma escoliose e ressinto-me bastante, para além de não melhorar essa condição.
Venho então pedir a vossa ajuda para o seguinte problema:

A bicicleta está a precisar de uma revisão completa à suspensão (Manitou R7) e precisa também do bloqueador para o guiador que partiu há uns meses numa queda.
Para além disso, tenho de trocar parte da transmissão por desgaste (tenho quase 4000km feitos), ou seja, preciso trocar a cassete, corrente, prato do meio da pedaleira e roldanas do desviador.
Azar dos azares no sabado passado tive uma queda feia em alcatrão e a roda e disco da frente ficaram num 8 (o aro partiu inclusivé e metade dos raios ficaram torcidos e alguns partidos), ou seja, também tenho de comprar roda nova e disco da frente.
Pelas minhas contas e somando tudo, terei que gastar perto de 300€.
Como devem ter percebido, ando de olho numa (ou em várias) FS (nomeadamente Canyon, Radon e Haibike), mas para a comprar teria de vender a minha, pois não iria ficar com a RR parada.
O problema é que com o investimento que terei que fazer nela, vendê-la depois, não me compensa, pois como disse acima teria de investir uns 300€ nela e o valor de venda de uma RR 8.2 com ano e meio anda por volta dos 500€.

Tenho pensado em várias soluções, nomeadamente:

1. Trocar os componentes, mas por gamas inferiores para o investimento ser menor e depois tentar vendê-la e posteriormente comprar uma FS nova.
Vantagens: Teria uma bicicleta novinha em folha.
Desvantagens: Teria de vender a RR 8.2 (o que em tempo de crise não deve ser fácil e dá bastante trabalho), e ao meter os componentes de gamas inferiores estaria a baixar o valor da venda. Para além disso teria de ponderar em fazer ou não a revisão à suspensão e custa-me vender a bike porque tem componentes realmente bons. Para finalizar, e para compensar meter os componentes, teria de os comprar numa loja online para ficar mais barato e depois arranjar alguém que os metesse (principalmente a cassete).

2. Comprar um quadro FS+amortecedor e meter os meus componentes lá (e aí já poderia meter a transmissão e rodas melhores)
Vantagens: Aproveitava os excelentes componentes que a RR 8.2 tem e aí já poderia pôr umas rodas melhores também, e também não teria de vender nada, ou seja, poupava bastante trabalho.
Desvantagens: O preço dos quadros novos FS c/ amortecedor são bastante caros e os mais baratos são pesados, o que não me interessava muito. E comprar um quadro usado é sempre um risco, pois conheço dois casos do género de pessoas conhecidas que se deram mal.

3. Comprar por ex: uma Canyon Nerve XC 6.0 e vender alguns componentes (nomeadamente a Reba RL, o pedaleiro e respectivo eixo, os elixir 1, os pneus, os manipulos SLX, desviadores SLX e XT) e ficar com o quadro, amortecedor e rodas (e restantes componentes).
Vantagens: Com a venda dos componentes referidos retirados da Canyon conseguiria algum dinheiro e assim ficava mais barato o investimento. E vender componentes novos é bem mais fácil e rentável que vender usados.
Desvantagens: O processo de venda dos componentes é sempre uma incógnita, pois são bastantes items, e não me importava de vender a bom preço, mas é sempre um risco ficar com eles. Para além disso, teria de pedir (e pagar) a alguém para fazer a troca dos componentes da RR para a Canyon.

Basicamente é "só" isto. É este o meu dilema. Depois de pensar muito não sei o que fazer, por isso venho pedir a vossa opinião.
Digam-me por qual das três optariam, ou se por acaso tiverem ideias melhores, opinem.

Cumprimentos
Nuno Fernandes
 

jaba

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Em relação a quadros de suspensão total usados, claro que se comprares a particulares é um risco. As lojas por vezes têm quadros usados de retoma e dão sempre algum tipo de garantia ou fazem uam pequena revisão. Pelo menos nas lojas aqui da minha zona...
 

EZrider

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Tens o quadro FS da Zoulou na regia, não acho assim tão pesado ( 2,600kg ), pessoalmente não gosto da estética, tem o ângulo direcção muito fechado.
 

njsfer84

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Boas, primeiro de tudo, obrigado pela ajuda.
Segundo, onde encontro os quadros da Cube?
E terceiro, o que é tapered?

Desculpem a ignorancia.

Cumps
Obrigado
 

rmpcunha

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tapered é um quadro com coluna de direcção cónica... ou seja, é feito para suspensões mais larga junto à coroa da suspensão do que no extremo superior do tubo...

Cumps
 

njsfer84

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Pois, estou a ver que o quadro Viper não dá para a minha R7, logo está fora de hipótese.
Os Cube são lindíssimos e o preço não está mau, mas 2800g por um quadro 18" é muito.
Basicamente ao comprar o Cube, iria gastar 350€ + 200 por um Fox Float R o que dá um total de 550€.
A isto tudo juntar umas Crossride (+ 180€) e dá um total de 730€ sem portes.
Não acham mais viável a opção nº 3? Ficava com um quadro (e amortecedor) mais leve, aproveitava as rodas DT Swiss, a corrente e cassete da Canyon e um ou outro componente, e vendia a Reba, os desviadores e manípulos e os travões. Acho que compensava mais.

Que acham?
 

njsfer84

Member
Desculpe lá, mas afinal quem tem a caixa cheia é você. Eu recebi a sua PM e tentei responder, mas disse-me que a sua caixa tava cheia.

Voltando ao tópico, também há uma 4ª hipotese que será meter a transmissão equivalente ou melhor è que está, fazer a revisão á suspensão, comprar umas rodas porreiras (aceito sujestões) e assim andava com ela mais uns tempos.
Que acham das Notubes ZTR Olympic que se vendem na Kompressor? São bastante leves, mas quanto aos cubos, será que são bons? É que para mim é tão importante ou mais o rolar que o peso.

Cumps
 

Jorge S

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Boas,

Eu iria pela 3ª opção. As trocas de componentes que queres fazer são bastante simples e também não é difícil despachar componentes novos por um preço ligeiramente abaixo da média. Falo por experiencia própria, tenho vendido vários componentes sem dificuldade. Coloca em vários sites (OLX, Coisas,Custo Justo, Grande Mercado etc) com BOAS FOTOS (muito importante) e com uma descrição o mais pormenorizada possível. Há muito pessoal que todos os dias vasculha os sites á procura de bons negócios. O último item que vendi, ao segundo dia já tinha 3 compradores...
 

njsfer84

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Pessoal, queria fazer de novo umas perguntas:

1. Um disco Shimano XT de 6 furos dá com os meus travões (Elixir 5), certo? É que é bem mais barato que os de origem da Avid.

2. Se comprar uma roda para a frente com sistema centerlock e respectivos discos centerlock, dá para usar com os meus travões, ou terei de comprar o adaptador para 6 furos e meter um disco de 6 furos?

Cumprimentos
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Respondendo as tuas perguntas: qualquer disco dá com qualquer travão, o que pode nao ser o mais indicado sao as pastilhas, os discos shimano requerem pastilhas de resina.
Em relaçao a rodas e discos, se as tuas rodas sao sistema centerlock dá para usar qualquer tipo de discos, sem adaptador os centerlock, com adaptador os discos de 6 furos. Se as tuas rodas sao de 6 furos aí ''só'' poderás usar discos de 6 furos, pois penso que adaptadores de 6 furos para centerlock não exista.
Resumindo e simplificando, os teus travoes sao compativeis com qualquer disco, as tuas rodas é que ditam a diferença de discos.
Na minha opinião e vale o que vale, opta sempre por rodas de 6 furos pois tens sempre maior escolha de discos.
 

Sergio10

New Member
boas

desculpa rodinhas mas o que dizes de qualquer disco dar com qualquer travão não é verdade e digo isto por experiencia propria... antes dos atuais travoes XT eu tive uns hayes sole e por necessidade de troca de cubo (nas rodas antigas) tive tambem que trocar um disco e tentei por um XT de 2010 e não deu porque a estrela batia no bombito (pinças), acabei por pôr um XT mais antigo usado. antes de comprar discos shimano tenta testar, mas em principio devem de dar... nos meus sole não davam porque o bombito era antigo e grande!

cumprimentos
 
Boas

Só um aparte:

A tua suspensão pode ser montada no quadro Viper Nitro, tem que levar uma caixa de direcção própria para estas situações. O que não pode ser é uma suspensão Cónico 1.5"-1"1/8 ( ou tapered ) numa testa 1"1/8
 

njsfer84

Member
Pessoal, obrigado pela ajuda. Quanto ao quadro Nitro já o pus fora de hipotese. Mas obrigado pela ajuda Adilson.
Queria pedir uma opinião ao pessoal:
Vou comprar umas rodas e acabei de ver estas http://www.***.pt/shimano-par-de-rodas-wh-mt65-standard-6-furos/65142.html (substituir *** por probikeshop) que serão as SLX.
Também ponderei as Crossride, mas até gosto mais destas a nível de design e são de 6 furos e são mais leves que as Crossride. Que acham? Valem a pena em relação às Crossride?

Cumps
 
Comparando ás Crossride, são mais leves e já são tubeless. Não ficas mal servido.
Mas a nível de qualidade dos cubos acho as Mavic mais fiáveis.

Digo isto porque tenho as duas.
 

njsfer84

Member
Como assim, podes especificar melhor? Eu sou relativamente leve (65kg), por isso poupo mais as rodas que o pessoal mais pesado e sou mais trepador que "downhiller" por isso para mim, e a par da leveza, o rolar é igualmente importante. Quais das duas achas que rolam melhor? E porque é que achas que os cubos das Crossride são mais fiáveis?
Ah e o facto de serem tubeless, são uma mais valia.

Cumps
 
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