Iluminação - problema com baterias 18650 (ou outras)

Boas pessoal,

Já procurei em vários posts alguma informação sobre as baterias 18650, mas a informação está dispersa e quebrada por outros assuntos, por isso decidi colocar este post só para PROBLEMAS COM AS BATERIAS 18650.

Comprei num site de luzes de HKG umas New Solar StormX2 com baterias 18650 (4) incluídas.

As luzes em si são fantásticas, mas em pouco tempo deparei-me com uma perda de autonomia importante, tendo já requisitado um conjunto de baterias para apoio. Ainda ontem usei numa volta, sempre no mínimo, e não chegou a 1 hora de autonomia.

Alguém mais anda com perdas importantes de autonomia destas luzes compradas (a um preço porreiro, pá) a oriente?

Alguém encontrou alguma solução interessante, e económica, que possa partilhar?

Já tentaram comprar as pilhas 18650 e aplicar nas luzes, aproveitando a ligação (que suponho ser exclusiva, ou quase!)?

Alguém testou outras soluções noutro tipo de baterias que aqui se aplique?

Alguém já abriu o conjunto de baterias da SolarStorm para ver como é que aquilo está ligado? (Eu não posso arriscar, que não percebo o suficiente de electrónica nem tenho soldador adequado.)

Conselhos e ajuda precisam-se!

Obrigado Pessoal
 

deumecri

New Member
Boa tarde colega,
Já me deparei com o mesmo problema, apesar de ser em outro desporto (Airsoft :D). Comprei lanternas para utilizar que, incluíam pilhas recarregáveis. Utilizei baterias CR123 e as 18650 que refere.
A solução foi ter de comprar mais uns pack's para ter em stock e também comprar pilhas não reutilizáveis (no caso das CR123).
Ora posto isto, os tipos de bateria que usam as
Solar Storm como refere são 4 pilhas 18650. Pela experiência do Airsoft em que as réplicas são eléctricas e as suas baterias são formadas por um conjunto de pilhas semelhantes (penso eu) às usadas na Solar Storm, poque não substituir por baterias Li-po, mais leves e de carregamento mais rápido. Efectuei essa substituição na réplica de airsoft e, penso que as Solar Storm poderão ser adaptadas para tal, desde que se cumpram os voltes e os amperes em questão.
Eu não percebo muito do que acabei de referir, mas possivelmente poderá existir aqui alguém que consiga esclarecer essas dúvidas.

Cumprimentos
Deumecri
 
Obrigado pela sugestão Deumecri

Sucede que a alimentação da luz é feita a partir de um conjunto selado de 4 baterias 18650.

Este conjunto selado liga-se com o cabo da luz através de uma junção macho/fémea de uma dimensão que não tenho em qualquer outro acessório aqui por minha casa.
Estou com algum receio em abrir o conjunto para saber se posso apenas comprar novas pilhas e substituir.

Parece-me a solução mais fácil, mas não sei se é exequível.

Para usar essas baterias Li-po já devo ter que improvisar para além dos meus conhecimentos.

Obrigado
Rui
 
No meu caso já la vai 2/3 anos que me aconteceu o mesmo, e por falta de atenção na hora de efetuar uma encomenda, já tinha em casa pilhas de li-po, e mesmo sem perceber nadinha=(0) de eletrônica mas com muita vontade de ficar com o caso resolvido, enfiei as mãos na massa. E com tanto conhecimento junto só podia dar (me%#a), passo a explicar, peguei num ferro de soldar estanho, desfiz as ligações da bateria morta e depois montei e soldei tudo direitinho como estavam as outras, liguei o carregador a corrente e depois muito a medo liguei a bateria ao carregador, e pronto não aconteceu nadinha, o carregador ligou o led vermelho(sinal que está em carga) e nunca mais a luz verde aparecia(sinal de carga pronta), mesmo assim levei a bateria até ao foco, mas nada. Depois fiz umas investigações e lá li num sitio que agora não posso afirmar qual, que as pilas em li-po não devem ser expostas a temperaturas altas( e eu com o estanhador em brasa), pelos vistos a solução seria usar uma rezina epóxica em conjunto com um componente de boa condutibilidade????
 
a solução seria usar uma rezina epóxica

Orange... se isso é conhecimento = 0 o meu deve ser... -10??
:fpalm:

Vou investigar esse thread, obrigado!

Malta, se alguém aplicou alguma solução económica para a melhurar a autonomia das solarstorm, partilhe s.f.f.!
THX!

Boa pedaladas
 

deumecri

New Member
Bom dia colegas,
Em relação às baterias li-po, já as usei a temperaturas baixas (talvez abaixo dos 10ºC) e nunca tive qualquer problema. Em relação ao carregador, temos que ter atenção que apenas se pode carregar baterias com carregador li-po, que contém um "balanceador" para igualar os voltes em cada célula antes de fornecer carga!
Em relação às ligações, o que nós usamos (mais uma vez falo de Airsoft) são as ficha tamya (se não encontrarem à venda, desmanchar um frigorífico antigo :fpalm:):

É fácil substituir os terminais da Solar Storm e da bateria li-po sem ser necessário soldar.
Posto isto, será necessário saber qual a voltagem total da bateria original da Solar Storm, bem como a amperagem.
Após saber estes valores correctos é só comprar a bateria os terminais e...feito.
Um exemplo de bateria li-po:


Os terminais vermelhos poderão ser substituídos por as tais fichas tamya, o outro terminal serve para efectuar o carregamento da bateria e, colocar o "alarme beep" quando em uso.
ATENÇÃO: o carregador normal de baterias Ni-ca (as pilhas comuns) não podem carregar as baterias Li-po!!!
Em relação a estas baterias, é necessário ter um pouco mais de cuidado, como colocar o tal "alarme Beep" para detectar o nível baixo de energia acumulada (cerca de 3V por célula - o recomendado em alguns sites) que indicará a necessidade de uma nova carga.

Link's que poderão ajudar:
http://amcollucci.com.br/2013/08/10/o-minimo-que-se-deve-saber-sobre-baterias-lipo/
http://www.maceiorc.com/index.php?option=com_content&view=article&id=91&Itemid=73

Algumas notas:

Denominação comum das baterias li-po: 1000 mah 2S

O S é o número de células e define a voltagem da bateria
- Se uma bateria é de 1000Mah 2S significa que ela tem 2 células ligadas em série de 3,7V = 3,7x2 = 7,4V = a voltagem da bateria!
- Se uma bateria é de 1000Mah 3S significa que ela tem 3 células ligadas em série de 3,7V = 3,7x3 = 11,1V = a voltagem da bateria!

Os mAh (milliampères/hora) são a capacidade de energia que uma bateria consegue fornecer por Hora
-Quanto mais mAh a bateria possuir, mais durabilidade terá. Porém não confundam mAh com voltagem, pois uma bateria com 5000mAh 2S vai dar a mesma potencia que uma bateria 1000mAh 2S.


Cumprimentos
Deumecri
 

abelha2

Active Member
Não sabendo bem do que falo (não conheços as luzes nem baterias), para aumentarem a autonomia podem ir a uma loja de material electrico e comprarem baterias com mais autonomia.

Os conectores não são problema.. A tensão tem de ser a mesma, sem tirar nem por, a corrente tem de ser maior ou igual, e os Ah (amperes\hora) quanto mais melhor, mais autonomia tem.
 
Abelha2

O pack de alimentação está selado e eu não sei em que é que me vou meter se abrir aquilo.

Acho que vou explorar o thread proposto pelo FMCurto como alernativa.
Tenho algum receio de encomendar baterias com ligações incompatíveis com a Solar Storm e o que o FMCurto falou não me tranquiliza.

Deumecri.
A solução parece interessante, mas o que é que queres dizer com:
É fácil substituir os terminais da Solar Storm e da bateria li-po sem ser necessário soldar.

Podes ser um pouco mais específico?
Obrigado
Rui
 

FMCurto

Active Member
Não era para assustar :) era só para mostrar as alternativas.Honestamente substituir só as pilhas não parece grande ideia porque o PCB (circuito) que vem lá dentro por norma é para pilhas (células) de determinadas características.
O que descreves é normal nas baterias que vêm normalmente com as Solastorm que usam pilhas da Trustfire e Ultrafire chinesas e é já com sorte se não é mesmo de uma outra marca ainda mais ranhosa.
Se queres uma bateria com mais qualidade tens de procurar uma feita com pilhas Panasonic, Samsung ou Sanyo.
 
FMCUrto

Não me importava de investir um pouco numas pilhas melhores, mas continuo com o problema da conexão com a SolarStorm, como aliás tu próprio já falaste.

Se calhar vou procurar alguma dessas lojas de metro (havia uma em Picoas) de eletrónica e ver o que se arranja.
Gosto muita da luz (forte e leve) e tenho medo de dar cabo daquilo.

Ainda assim, se algum SolarStormiano quiser deitar algum bitaite... feel free!!
:D

Boas pedaladas!
 
Boas tardes amigos do pedal informo que na Av. Almirante Reis em frente ao Banco de Portugal proximo 66 ou 68 existe uma loja de pilhas e baterias onde teem pilhas para essas luzes e onde teem soluções, é uma questao de se deslocarem la e falarem com o funcionário, nao sou dono nem conheço la alguem mas ja la foi uma pessoa amiga com uma luz dessas e veio de la satisfeito com a soluçao.
 
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FMCurto

Active Member
Não conheço mas se for a tua zona vê essa loja que o user Desastrado fala, compara preços com a A-OK battery (eles fazem com o conector da solarstorm se pedires) e ve o que te convém. :)
 
Obrigado Desastrado,

Vou ver se consigo lá passar e ver que preços praticam para soluções que existam.

Ainda ontem fui dar uma volta à noite e passou de 3 indicadores de luz (max) para apenas 2 num espaço de tempo muito curto.
 
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