III Raid BTT-Sobrado BTT Clube

vaitu63

Member
Crónica da nossa primeira “aventura”

Local: Sobrado, Concelho de Valongo
Organização: SBC Sobrado BTT Clube

Sobrado, 05 de Novembro de 2006-11-05

Chegamos todos ao local pontualmente, os quatro mosqueteiros que por acaso até eram cinco, o João, o Nuno, o David, e o Mário que trouxe um amigo o Ricardo.
Lá rumamos à nossa primeira aventura a sério, desta vez íamos iniciar-nos numa prova a sério de BTT, desta vez não era treino, era a doer e a representar a Casa do Pessoal da RTP, já sabíamos que não íamos lá para ganhar nada, nem a ninguém, íamos com o espírito sim de ganhar experiência, divertirmo-nos e passar um domingo diferente.
Chegados ao local fomos muito bem recebidos pela organização, que nos encaminhou para a zona das piscinas, onde seria o banho no fim da prova. Todos equipados a rigor, uns mais que outros, mas o que conta nestas coisas é a vontade de participar e essa era enorme, fomos fazer a inscrição e receber os dorsais e os brindes da organização.
Bem lá esperamos ansiosamente pela hora da partida, enquanto iam chegando mais concorrentes, estávamos admirados pela afluência de concorrentes mais novos e muitas senhoras.
Lá foi dada a partida, sabíamos o que tínhamos logo pela frente, uma valente subida com um desnível muito acentuado (para nós) que era a primeira vez que “competíamos”
Uns mais à frente outros mais para trás, com um grande engarrafamento devido a haver muitos participantes logo de inicio a quererem chegar primeiro, mas todos lá chegamos ao ponto mais alto, onde nos aguardavam elementos da organização com garrafas de água, para matarem a sede a toda a gente e ao mesmo tempo, um ponto de reagrupamento do pelotão onde se esperou pelos mais atrasados e se recuperou o fôlego e as forças, a ideia era mesmo essa, participar mas chegar com toda a gente ao fim.
Recomeçamos com uma ligeira descida e nova subida íngreme em que invariavelmente, quase toda a gente desmontava e seguia a pé até à próxima descida ou ponto menos inclinado.
Até que a organização mais ou menos a meio do percurso nos presenteia com um magnífico lanche retemperador das forças, composto de sandes de fiambre, bolos, sumos, pedaços de laranja e novamente se reagrupou o pelotão para continuar até ao nosso destino.
Agora descia-se mais vezes do que se subia, mesmo assim as subidas que apareciam acabavam por ser vencidas a pé, os kilómetros iam pesando nas pernas, mas ninguém parou por isso.
Chegamos ao Bike Park do SBC, que se revelou a zona mais perigosa do percurso, talvez devido à chuva que caiu no dia anterior (já que durante a prova nem pinga de chuva) estavam as pontes improvisadas com troncos muito escorregadias, houve mesmo casos de quedas, numa delas, um jovem foi ao banho no riacho, ao passar na ponte a bike escorregou e caiu no riacho, felizmente não se aleijou e continuou.
Foi um percurso no bike park muito engraçado, muito sinuoso, cheio de pontes e com aquelas passagens entre árvores muito estreitas, em que é preciso ir com algum cuidado, para não estragar a “paisagem”.
Depois foi o regresso à vila com mais uma passagem pelo meio de uma quinta, uma paisagem muito bonita a passar pelas vinhas, em caminhos estreitos mas muito rápidos e em muito bom estado, em que era sempre a andar. Aqui os caminhos começaram a estar mais mal sinalizados pelo que chegamos a pontos em que havia concorrentes a andar em sentidos contrários e ninguém sabia por onde havia de seguir, (talvez a única falha a apontar à organização) mas como se avistava a Igreja Matriz ao longe não foi difícil de seguir até ao ponto de partida e meta de chegada.
Lá chegados (não fomos os últimos, nem os primeiros claro) esperava-nos a refeição prometida pela organização, com o churrasco de febras, frango e chouriço, com cerveja e sumos até fartar e o caldo verde quentinho que soube muito bem a toda a gente e uma espectacular mesa cheia de sobremesas. O nosso grupo comparava as nódoas negras, fazia-se o balanço de uma participação muito positiva, todos chegaram ao fim apesar de algumas quedas pelo caminho, pelo menos não houve problemas mecânicos desta vez e toda a gente chegou a pedalar ao fim.
Lá fomos tomar o nosso banho, não sem antes se conseguir fazer uma lavagem do material, o David conseguiu convencer um dos residentes ali perto da piscina, a emprestar-nos uma mangueira e pelo menos sempre se tirou a maior parte da lama.
Agora retemperados pelo banho de água quente, voltamos ao ponto de partida a fim de comermos alguma coisa, cansados mas contentes por ter feito uma boa representação.
 

jnio

New Member
Re: 3º Raid Sobrado Btt

Tive muita pena de nao ter podido ir pois a minha bicicleta ficou em muito mau estado da maratona do festvalbike mas tinha boas referencias deste raid e tive mesmo muita pena de nao ter ido.
Ainda bem que correu bem, para a proxima nao falto, o mesmo ja nao digo da maratona!
 

mariocunha

New Member
Re: 3º Raid Sobrado Btt

Tal como o vaitu63 referiu foi a minha primeira prova e apesar de uma queda em que empenei uma mão e uma perna (nada de grave só doí) gostei bastante.

Achei uma boa organização (a única falha o vaitu63 já referiu) e de realçar o passeio pedestre que foi organizado para aqueles que não iam pedalar também participarem no evento.

Tenho a dizer que fiquei cliente.

Cumprimentos.

Mário Cunha.
 

reisnuno

New Member
Re: 3º Raid Sobrado Btt

Deixe-me dizer-vos...foi um raid 5*
já participei em vários e este está bem lá em cima quer em termos de organização quer em termos de percurso.
Simplesmente excelente.
 

Bubuzinho

New Member
Re: 3º Raid Sobrado Btt

Eu simplesmente adorei,foi a primeira vez num evento do genero e pretendo ir ao mesmo no proximo ano ;)
Graças a deus que nao tive nenhuma queda e o material aguentou-se bem, apesar da sinuosidade de algumas partes do trajecto em que parecia que ia voar da bicicleta :D :D :D :D :D :D
 

PSAL

New Member
Re: 3º Raid Sobrado Btt

:) Do melhor que alguma vez participei !!! Já participei em dezenas de eventos (raid´s , passeios , maratonas , duatlo , triatlo e inclusve o famoso : "rota do requeijão" - em Espanha na localidade de As Neves) mas nada mas mesmo nada comparado com este ! Aliás é ver que a fomosa Festibike , onde uns colegas meus tambem participaram , tiveram só 1600 participantes na maratona apesar de toda a publicidade que fizeram e o pessoal saiu de lá bastante insatisfeito (isto segundo estes meus colegas) enquanto que no 3 Raid SBC tiveram 900 sem grande publicidade e o pessoal ficou de boca aberta !!! Os meus parabens´ao SBC - Sobrado Btt Clube pela organização deste evento (que não foi só mais um) e pelo magnifico trilho construido (um tal "Trilho da meia encosta") espectacular e ainda o vosso já famoso Bike Park onde se podia disfrutar de todas aquelas pontes e da natureza envolvente !!! Só mais uma nota para a tal :evil:"Descida da boneca" :twisted: onde aproveitei para dar um mergulho Involuntário :oops: mas espectacular :mrgreen: !!! Fico á espera do proximo ano e para finalizar MUITOS PARABENS
 

SEPOL

New Member
Re: 3º Raid Sobrado Btt

Estive lá no ano passado e não desgostei, apesar de não ter percebido se era um passeio, uma competição...
A confusão era muito grande em determinadas zonas do percurso, caso do bike park onde o pessoal se amontoou a arrefecer durante imenso tempo.
Depois de algumas coisas que vi lá admira-me que ninguém se tenha magoado, caso daquela descida quase a pique.
Gostei sobretudo das subidas, bem ingremes e até rochosas.
Prefiro os percursos rápidos, razão pela qual decidi não voltar este ano.
Um abraço e boas iniciativas.
 

oguh

Member
Re: 3º Raid Sobrado Btt

No meu caso, não podia faltar, um passeio a porta de casa.
Foi o raid que mais gostei de participar, sem querer repetir o que foi dito tudo estava tudo 5*
espero agora pelo CD, deve estar muito porreiro.
Parabens SBC
 
J

jonicas

Guest
Re: 3º Raid Sobrado Btt

Caros amigos

Eu fui e adorei! :podio: Nº 1!

Para o ano não falto.
 
A

aivlis05

Guest
Olá! Eu participei no III Raid do SBC e digo-vos,foi Super Hiper Mega Rifixe de espectacular.Tenho a dar os meus parabens a toda a organização que trabalhou para tamanho evento. Desde á recepção das meninas das inscrições e do chocolate quente ao almoço ao qual naõ faltou comes e bebes á fartasana.AH! E aquela deliciosa mesa de sobrmesas,suberba. :D A festa á tarde nem se fala, aquele grupos"Instintos Radicais" magnifico.,o Tino de Rans ,muito divertido. Para o ano podem contar novamente com o nosso grupo. E já agora quando quisermos organizar um evento do género já sabemos com quem falar.Abraço :lol:
 
P

paumon

Guest
Parabéns à organização pela simpatia, disponibilidade e coragem .... contamos convosco para 2007.... paumon
 

bento3180

New Member
grande raid, gostei de tudo apesar de algumas quedas involuntárias apenas por estar no lugar erradoa hora errada mas nada que nao sejam ossos do oficio.
parabens a organização por mais este grande raid!!!!!!!!!!!!! :wink:
 

bento3180

New Member
Se na minha outra citação dei os parabens a organização do raid de sobrado, desta vez vou ter de dar uma pequena chamada de atenção.
Este fim de semana voltei a passar em alguns locais onde passou o raid e deparei-me com algum lixo ( garrafas de agua) deixado ao abandono depois da conclusão do raid.
Espero que quem de direito e dever tome as devidas providencias e que rapidamente tudo volte a normalidade!!

espero em breve voltar a este local pra elogiar a organizaçao do 3 raid de sobrado!!
 
J

jonicas

Guest
Passei lá este Domingo e já tinham sido recolhidas.

Tudo leva o seu tempo. Afinal sempre foram 35 (Nivel 2) + 20 (nível 1) Km de percurso.

Já deparei com cenários identicos noutras provas e sinceramente não percebo porque é que um adepto de BTT pode atirar para o chão as garrafas de água (em alguns casos a Kms dos pontos de entrega) e outro lixo.
Não é próprio de um verdadeiro amante da modalidade. é concerteza uma atitude para a qual se tem de sensibilizar, afinal, para além dos desporto e desafio, é a comunhão com a natureza que torna o BTT tão atraente.

Um abraço a todos.
 

masterblaster

New Member
Fui ao do ano passado e digo-vos foi altamente, este ano infelizmente não fui devido a há meio ano ter partido a cluavicula eskerda e já tou preparado mas não estava em forma fisica devido a tanto tempo parado.
Mas para o ano que vem lá estara o masterblaster........




Recomendo este raid a qualquer pessoal.... :mrgreen:
 

SBCL

New Member
Caros Colegas,

Esperamos ter estado à altura das expectativas, tendo promovido um
evento que se pretendia ser do agrado da maioria.
Quanto ao envio do DVD, como oportunamente esclarecido no dia do
evento, está neste momento a ser produzido, como foi em tudo o resto pelo
clube. Salvo qualquer atraso, contamos envia-lo tal como nos comprometemos
em Fevereiro/Março de 2007.
Pelo que vos pedimos um pouco mais de paciência.

Esperando ter sido esclarecedores, desejamo-vos Bom Natal e Próspero Ano Novo.
Cumprimentos Betetísticos,

Rogério Vaqueiro
www.sobradobtt.com

#
<>
<oOo>
<ooOoo>
<oOoOoOo>
WWW
W
 
Top