Ida a Santiago (1º vez)

L

Lightning

Guest
Olá a todos,

Inscrevi-me neste fórum porque, ao decidir rumar a Santiago de Compostela pelo Caminho Português, deparei-me com imensas questões. Aqui encontrei muitas respostas.
No entanto, gostava que alguém me desse uma ajuda com alguns assuntos que ainda me preocupam.
Eu não estou m uito habituada a andar de bicicleta mas estou numa razoavel forma física. Penso fazer no máximo 2 etapas por dia.
Queria saber se é fácil arranjar albergues e se o caminho é muito perigoso ou isolado. É possivel 2 pessoas sem experiência realizarem esta aventura sem grandes perigos?
Tenciono ir por volta da 3º semana de Agosto. Há alguém ou algum grupoi a sair doPorto nessa altura?
Quero muito ir mas, ainda tenho alguns receios porque nunca vivi uma aventura destas.
Obrigada a todos os que lerem e quiserem dar umas dicas.
 

cister monge tony s

Active Member
não, o Caminho não é perigoso e se ambos se sentirem em boa forma, farão bem o respectivo Caminho. quanto ás etapas, o que é que consideram 2 etapas por dia? vão em quantos dias?

podes ver a nossa ida a santiago em www.cister-btt.blogspot.com neste blog, do lado direito encontrarás um link da mesma reportagem mas daqui do forum.

Bon Camino
 
hello..

por acaso é uma coisa que gostaria de fazer.... e eide fazer antes de morrer! :oops: (...ou entao não!) :roll: talvez pro ano, que será ano de Xacobeo!

ontem por acaso peguei na Bike e fui por ai.. sai de Ermesinde.. direcção Maia... e quando dei por mim estava a seguir o Caminho de Santiago, fiz básicamente uns 30 kms do percurso... fiz até cerca 1 Kms è frente da Ponte D. Zameiro ( Rio Ave )... e regressei.. via Árvore Vila do Conde depois N13... Modivas , Guardeiras, Padrão Moreia, Maia, Nogueira e novamente ermesinde.. deu-me cerca de 60 kms.. penso que fiz 3h e pouco...

descontraido e numa de ver a paisagem, cheguei a ver 1 Peregrina a Pé... antes de Vilar... e aí eu pensi.. se de Bike São basicamente 3 Dias com Etapas de 100kms/dia.... uma Pessoa a Pé... andar sei lá.. 30kms/dia.... Nunca mais lá Chega... !! :shock: :shock:

muitos dirão.. oh... é como ir a Fátima etc.. e afins... mas Não se esqueçam ir a Fátima nao é a Mesma Coisa que ir a Compostel!!! :grrr: Porto - Fátima devem ser cerca de 150/200 kms!? +/- pra Santiago São +/- 250! e a logistica é completamente diferente!!! pra Fátima nada se leva às Costas.. talvez uma Água.. e pouco mais! pra Santiago leva-se a Tenda, Roupa etc e afins... enfim...

só pra dizer: um dia tentarei fazer algum sacrificio... e lá irei tb eu..!!

Bom Camiño! :wink:
 

jol8485

New Member
Habitua-te a pedalar para ganhares o "calo" para "longas" distância (neste caso as etapas não são nada de extraordinário), a dificuldade está em serem logo três (normalmente) etapas seguidas.
Acho que Porto-Santiago se faz bem em 3 dias seguidos.
Convém irem o mais leve possível porque não vale a pena levar muita coisa e o peso extra faz-se sentir.
Quanto à logística, há bastantes albergues por onde escolher :wink:
 

patriota

New Member
Fiz esse percurso em 1 etapa:
Saí de casa depois de jantar, passei pela Sé do Porto e jantei no dia seguinte em Santiago.
Fomos um grupo de 9 elementos e chegámos todos lá.
Recordo os momentos mais complicados como fazer a Labruja em plena noite gelada e o sono depois de almoçar em Ponte Vedra.
Confesso que é demasiado.

A opção mais sensata será 2 dias para quem estiver em forma e habituado a grandes maratonas e 3 dias para os mais domingueiros.
No fundo, cada um deve analisar a sua forma fisica e mental decidir a melhor opção.
 

canhao

New Member
Fiz o caminho o ano passado em Junho com mais 3 Amigos, o comandante foi o Cagareu :mrgreen:
Fizemos em 2 dias e meio.
Ia com um pouco de receio, era a primeira vez que fazia algo do género, mas com o passar dos kms lá foi passando.
Antes de chegar a Ponte de Lima o suporte do alforge cedeu tive de compar uma mochila num hiper para seguir viagem.
Tirando este contra tempo foi a melhor coisa que fiz na vida, é algo fascinante.
Aconselho-vos a levar gps, apanhamos algumas zonas onde as setas não estavam, ou se estavam não as vimos :roll:
Albergues foi do melhor, muito bom mesmo :mrgreen:
Preparem-se para algumas dificuldades fisicas, nada demais mas os kms e o tempo na bike faz moça. Treinem e em alguns treinos incluam o que irão levar para se habituarem ao extra ;)

Bom caminho :mrgreen:
 
Cara Confreira

Eu vou para Santiago lá pro dia 19 de Agosto só que vou partir de Lisboa mas em principio não vou pelo Caminho Medieval mas sim pelo Caminho da Costa.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

Mox

New Member
Miguel K2 Sampaio said:
Cara Confreira

Eu vou para Santiago lá pro dia 19 de Agosto só que vou partir de Lisboa mas em principio não vou pelo Caminho Medieval mas sim pelo Caminho da Costa.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio


Boas , eu tambem vou nessa altura =)
 

TheShadow

New Member
Fiz o ano passado em 3 dias.

1ª etapa: Porto - Ponte de lima (almoço em barcelos e dormida em ponte de lima)
2ª etapa: Ponte de Lima - Ponte Vedra (almoço em valença e dormida em Ponte Vedra)
3ª etapa: Ponte Vedra - Santiago de Compostela (almoço perto de Santiago e dormida em casa. Voltámos de carro pois dia seguinte era de trabalho logo às 06.00h da matina)


São quase 300 km e foram 2 dias e meio, pois a chegada foi pouco depois do almoço.
O mais difícil (para mim) foi o 2º dia.
Pouco depois de arrancar de Ponte de Lima foram logo umas subidas tanto em terra como alcatrão, e com o calor que estava foi de gritos.
É um dia com muito para subir e é preciso ter algum treino para não passar mal, pois tanto o 1º como o 2º dias são mais de 90 km a pedalar e o traseiro tb se ressente :D.

Caminho muito porreiro com paisagens muito boas.
Montes de pessoal de bicicleta e a pé.
 

vald

Member
Espero um dia ainda fazer esta aventura. Gostava de fazer se possivel e tendo em conta as experiências relatadas em três dias, pois a minha forma para tiradas muito grandes, não anda lá muito famosa.

meandmyself, fiquei com muita curiosidade de descobrir esse caminho que descreves na tua volta por Ermesinde/Maia, é que eu estou por Ermesinde a passar uns dias e não conheço nada desta zona.

Abraço
 
Caro Confrade Vald

Aconselho vivamente a fazer em 4 dias porque assim fazes o caminho sem sofrimento. Estamos a falar do caminho medieval, Porto, Ponte do Lima e Valença para depois entrar no Caminho Português em Tuy.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

shelltox

Super Moderador
Aconselho vivamente a fazer em 4 dias porque assim fazes o caminho sem sofrimento. Estamos a falar do caminho medieval, Porto, Ponte do Lima e Valença para depois entrar no Caminho Português em Tuy.

Sou da mesma opinião, eu de casa, caminho volta casa, fiz em 5 dias e foi a curtir, a encher credencial e a gozar, sem stress.

Não tenhas receios, o caminho tem uma média kms de entre-vilas relativamente baixa, por isso nunca sentirás em isolamento, aposto que as partes que irás gostar será precisamente as fora das vilas/cidades, a parte que deverás ter mais estudada será a parte em Portugal, pois basicamente tens 2 albergues(pessoalmente acho muito distantes) depois de entrares em Espanha +10km - 10km tens albergue... o resto dos conselhos dependem do espírito com que se vai fazer. Pessoalmente em autonomia, acho 2 pessoas o ideal, não estamos sós e também não são muitos para haver partidos, alem de outras vantagens, 2 pessoas é facil fácil arranjar vaga em albergue, o regresso de comboio também facilita a limitação de 2 bikes por carruagem(santiago-vigo)

Ahhh importante, não esquecer que em Espanha aos domingos fecha quase todo comercio! super-mercados incluídos.
 

nfsr

New Member
Boas.
Fiz o percurso em três dias, no inicio de Maio em três dias:
1º dia: Feira-Ponte de Lima: 140km (reforço de arroz de sarrabulho com verde gelado)
2º dia: Ponte de Lima-Pontevedra: 90km;
3: dia: Pontevedra-Santiago: 70km (chegada por volta das 13h30) - Retorno de carro com nova paragem em Ponte de Lima para reforço do mesmo

Caso se saia da sé do Porto são menos 40km que bem falta fazem no fim.
Penso que três dias será o ideal, com uma média de 100km nos dois primeiros dias e o restante no ultimo dia de forma a dar tempo para o retorno. 4 dias dará tempo para melhor conhecer toda a zona onde se dorme e para fazer mais algum turismo (se tornar a repetir a tarefa, no mínimo serão 4 dias, de forma a conhecer melhor Pontevedra, Tui, etc.)
O percurso em si não é difícil, tirando a serra de Labruge e muito menos perigoso dado que os caminhos têm sempre peregrinos, quer a pé, quer de bicicleta e têm sempre localidades próximas quando não as atravessam mesmo. A dificuldade do percurso está no cansaço que se acumula ao longo dos dias.
Em termos de bagagem, o menos possível. Primeiro porque o peso em si atrapalha nas subidas, e nas descidas com o medo de partir o suporte, não se pode aproveitar os caminhos da melhor forma. Em termos de pneus, usa pneus para terra (cometi o erro de levar pneus mistos e logo no inicio do segundo dia caí e andei com dores até ao final).
Quanto à altura ideal para fazer o passeio, Primavera ou Outono. No Verão será muito mais difícil devido ao calor e desidratação.
O alojamento não é complicado. Como se atravessam muitas vilas e cidades, se não houver lugar nos albergues, existem sempre alternativas que nem são muito caras.

Muita força e não desanimes com o cansaço. No final tudo isso será esquecido, ficando apenas as boas recordações.
 

vald

Member
Com todas as voças partilhas e conselhos, a ideia de fazer o caminho torna-se cada vez mais tentadora. No entanto acho melhor preparar-me melhor fisicamente e como não tenho companhia e sozinho não me arrisco em algo que nunca experimentei. Quando arranjar um ou dois "compinchas", ai acho que tenho que fazer...
 
Eu também espero ir um dia. Mas eu vivo em Valença, mas mesmo assim estou receoso. Tenho 19 anos e a minha irmã ainda só tem 16 por isso ainda é muito cedo. Mas não sei por exemplo se vou ter de levar muita coisa. mas ainda tenho de investigar. Já agora o que é preciso para se dormir nos albergues??, eles servem comida??

Obrigado, Pedro Ferreira
 

biclas7

New Member
Boas Pedro,

Eu tenho 46 anos e fiz o Caminho de Bike na 1º semana de Setembro de 2009 na companhia do meu filho que tem 15 anos, portanto deixa lá isso de pensar que a tua irmã ainda é muito nova para fazer o Caminho. Partimos do Porto, fizemos cerca de 60Km por dia, e ao fim de 4 dias lá chegámos a Santiago, cansados mas felizes. Só tens que te mentalizar que vais chegar ao fim, vais ver que consegues. Quanto ao que é necessário para dormir nos albergues, só mesmo a credencial de peregrino, vai a http://www.jacobeus.web.pt/ e obterás todas as informações que necessitas. Quanto à comida, os albergues são espaços de partilha por quem os utiliza, não há lá ninguém para nos servir, ou seja tem uma cozinha à tua disposição caso estejas disposto a cozinhar, caso contrário tens que te desenrascar como puderes. Fiquei sempre em albergues, São Pedro de Rates, Rubiães e Pontevedra, e recomendo fortemente pois o convívio entre peregrinos é magnífico. Se precisares de mais alguma informação diz, nomeadamente sobre o que carregar na bike. Fica bem,
BICLAS7
 
Caro Confrade

Podes comprar a tua credencial de peregrino na Sé do Porto por 50 centimos julgo eu.

Aconselho-te a sair cedo de Porto a fim de fazeres Porto, Ponte do Lima mas faz nas calmas. Passa em Pedra Furada (antes de Barcelos)e vai ao restaurante do mesmo nome assinar o livro do peregrino. Faz este trajecto calmamente porque no dia seguinte tens um biscate de primeira que é subir e descer a serra da Labruja. Chegas a Valença e repousas. No dia seguinte vai dormir ao albergue de Pontevedra pois nesse dia também não é pera doce pois tens depois da ponte de Sampayo uma subida tramada e logo depois uma calçada medieval chata. Depois é pacifico até chegares a Padron onde tens um albergue. De Padron a Santiago são cerca de 26 kms apenas tens a subida do hospital que parece que nunca mais acaba mas são cerca de 700 metros mas inclinados.

Em Caldas dos Reys lava os pés na unica fonte de agua quente que existe e que é tradição os pregrinos lavarem os pés.

Principalmente disfruta do caminho pois é muito bonito. Não o faças com sofreguidão.

No caminho tens ser tu a desenrascar as situações. pois deixa la as playstation porque nada te valem. :D :D :D

Só uma pergunta estas mesmo preparado para o fazer tanto fisica como mentalmente?

1 abraço e um queijoda serra
Miguel K2 Sampaio
 
biclas7 said:
Boas Pedro,

Eu tenho 46 anos e fiz o Caminho de Bike na 1º semana de Setembro de 2009 na companhia do meu filho que tem 15 anos, portanto deixa lá isso de pensar que a tua irmã ainda é muito nova para fazer o Caminho. Partimos do Porto, fizemos cerca de 60Km por dia, e ao fim de 4 dias lá chegámos a Santiago, cansados mas felizes. Só tens que te mentalizar que vais chegar ao fim, vais ver que consegues. Quanto ao que é necessário para dormir nos albergues, só mesmo a credencial de peregrino, vai a http://www.jacobeus.web.pt/ e obterás todas as informações que necessitas. Quanto à comida, os albergues são espaços de partilha por quem os utiliza, não há lá ninguém para nos servir, ou seja tem uma cozinha à tua disposição caso estejas disposto a cozinhar, caso contrário tens que te desenrascar como puderes. Fiquei sempre em albergues, São Pedro de Rates, Rubiães e Pontevedra, e recomendo fortemente pois o convívio entre peregrinos é magnífico. Se precisares de mais alguma informação diz, nomeadamente sobre o que carregar na bike. Fica bem,
BICLAS7

Ok, obrigado mas mesmo assim acho que vamos esperar mais 2/3 anos para ficarmos mais maduros. já agora o caminho é exigente ou basta uma bicicleta normal?? Aproveito e já lhe pergunto quais as paragens que fez, o tempo que levou e quais as coisas que levou na bicicleta, já agora gastou muito dinheiro???

Cumprimentos, Pedro Ferreira
 

biclas7

New Member
Olá novamente Pedro,
Vou tentar responder às tuas perguntas.
Quanto ao Caminho tem algumas partes exigentes onde é preferível ir pela estrada Nacional, pois de bike só mesmo com ela às costas, embora a maior parte do Caminho deves fazê-lo pelos trilhos (é mais cansativo mas muito mais bonito). Na net consegues encontrar em detalhe as várias etapas e dificuldades que irás encontrar, vai ao site http://dobrarfronteiras.wordpress.com/2009/04/21/mapas-e-guias-do-caminho-portugues-de-santiago/. No que se refere à bike, vi em Santiago todo o tipo de bikes, desde simples bikes de supermercado até topos de gama de BTT com suspensão total, passando por bikes de estrada, tandems (bikes para 2 pessoas), enfim há de tudo. Contudo aconselho a utilizar uma BTT, não precisa de ser de suspensão total, quanto mais leve melhor e quanto melhores forem os componentes maior a garantia de não haver problemas durante o trajecto. Deverás utilizar um porta bagagens (sobre a roda traseira) e alforges (de preferência impermeáveis).
Fiz o trajecto em 4 dias e as etapas foram as seguintes;
Porto - São Pedro de Rates (44 Km)
São Pedro de Rates - Rubiães (66 km)
Rubiães - Pontevedra (71 Km)
Pontevedra - Santiago (62 Km)

Quanto aos gastos podes contar com uma média de 25 euros por dia por pessoa, isto se tiveres a sorte de conseguir pernoitar nos albergues (onde deves deixar um donativo entre 3 a 5 euros). O albergue em Santiago é um pouco mais caro (12 euros). Deves ainda pensar nas opções de regresso a Portugal, cujo custo varia consoante a opção que utilizares relativamente à forma de trazer a bike de regresso a casa.

Finalmente o que levar?.......... regra fundamental a não esquecer: levar o menos possível e quanto mais leve melhor. Aqui vai uma lista daquilo que considero essencial:

Alforges, Saco Cama ultraleve (na Decathlon há uns muito bons que ocupam pouco espaço e só pesam 650 gramas), capacete, luvas, óculos (mesmo sem sol são fundamentais para proteger dos insectos), 1 câmara de ar, desmonta pneus, bomba de ar de CO2, um bom cadeado (é fundamental para prender a bike em segurança), jogo de chaves allen, credencial do peregrino, cartão europeu de saúde, multibanco, BI, telemóvel, máquina fotográfica, canivete suíço (ou similar), pequena lanterna (para usares nos albergues pois às 23horas apagam as luzes), alguns medicamentos básicos (Benuron, pensos, Ultralevur), protector solar, pasta e escova de dentes, desodorizante, lâmina de barbear, sapatos de caminhada, impermeável, meias sem costuras (nunca andar sem meias), calções almofadados (o traseiro agradeçe), chinelos (usa para tomares banho no albergue e ao final do dia), 2 T-shirts (à noite lavas uma e pões a secar, se escolheres T-shirts em fibra secam rapidamente e estão sempre passadas), gel de banho (também serve para as lavagens da roupa), casaco quente e leve (tipo polar), toalha pequena e leve (mais uma vez vê na Decathlon na secção de artigos para Piscina), calções de banho, calças de ganga ou de caminhada para usares à noite quando te vires livre da bike (conforme te achares mais confortável), 1 rolo de papel higiénico (vale mais prevenir pois nem sempre há nos albergues).
Atenção, não abuses na roupa que é um dos principais factores a influir no peso (se não quiseres rogar muitas pragas nas subidas).

Por último quanto aos albergues algumas informações úteis: os peregrinos a pé têm prioridade sobre quem viaja em bike, se estiver cheio terás que andar mais alguns km até ao albergue seguinte. As camaratas são mistas e constituídas por beliches. Normalmente todos os albergues têm espaço próprio para guardar as bikes, cozinha, balneários com água quente, sala de convívio, zona própria para lavagem de roupa. Em Pontevedra o albergue até tem máquina de lavar e secar roupa. Não está estabelecido nenhum valor obrigatório por pessoa (no limite podes pernoitar e não pagar nada), mas é de bom tom deixar entre 3 a 5 euros por pessoa.
E asim que me lembre isto é o essencial. Espero ter ajudado, se precisares de mais alguma informação diz.
Um abraço do biclas7
 
Top