"I TransArrábida", Travessia da Arrábida 11/11/2012

PowerMAx

New Member
_Pinto - Penso que tanto no Arruda - Altantico como no Arruda - Montejunto tem sido possivel tomar banho nos WC's do campo da bola. E digo penso pelo que li algures pela net, nunca utilizei pois estou em casa ;).

Quanto ao track que já está disponivel, está lá a súbida a S. Luis mas não é aconselhada a "transgressão" certo? quando virmos o portão é seguir em frente.
 

yetke

New Member
_Pinto - Penso que tanto no Arruda - Altantico como no Arruda - Montejunto tem sido possivel tomar banho nos WC's do campo da bola. E digo penso pelo que li algures pela net, nunca utilizei pois estou em casa .

PowerMAX, tenta os bombeiros voluntários! Tenho malta amiga que quando fazem travessias, contactam os bombeiros para o banho...

Rua João de Deus 1 2900-412 Setúbal
265 538 090
 

malveiro11

New Member
E como estamos de encotros com os nossos amigos de 4 patas (cães), é que fui dar uma volta ai para os lados da Comenda, e tivemos um encontro um pouco complicado.
 

jomendes

New Member
parabéns pela iniciativa, está ai um track porreiro e durinho... :mrgreen:

no percurso traçado quando passarem no alto das necessidades podem seguir em frente e fazer o "sobe e desce" que faz ligação mais á frente ao single track antes do cai de costas.
escusavam de descer e fazer o alcatrone até ao cruzamento no final da r.25 de abril, e que dá ligação ao mato novamente.
aqui fica a sugestão:

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=ecyaqdjizxpnndes


BOAS PEDALADAS
 

_Pinto

New Member
Boas Jomendes, sim tínhamos essa alternativa, mas queríamos mostrar a subida da coca cola ao pessoal. E assim sempre passamos por mais uma zona de cafés etc.
 

jomendes

New Member
Boas _Pinto,
como vai estar fresco, essa subida também é boa para ir mantendo o motor quente!

também devo ir fazer pelo menos parte do percurso :cool:

BOA VOLTA
 

Pmiguel

New Member
chuva e mais chuva aqui pela arrabida vai ser complicado..., quanto á subida á vigia é uma subida dura sem duvida com uma vista brutal, mas com muita malta é capaz de ser complicado já que vai haver uns a subir e outros a descer e aquela descida parece facil até apetece largar travões mas é traiçoeira tenham cuidado, quanto aos banhos á uns anos, 7 pra ser mais preciso, houve uma maratona em azeitao organizada pela veloprof onde os banhos foram nos balnearios da escola preparatoria, talvez seja essa a solução.
 

Azofree

New Member
Boas pessoal,
tendo em conta alguma adesão a este evento e dando desde já aos organizadores os parabéns pela iniciativa, vou aqui deixar a minha opinião.

Relativamente ao percurso, parece-me um percurso razoável, mas não um bom percurso, por um lado penso que o percurso em sentido contrário faz mais sentido, embora compreenda que partindo de Azeitão há que deixar a parte mais rolante para o final, situação que no meu caso não acontece visto eu ser da zona de Sesimbra.

Mas mesmo tendo em conta que a saída será de Azeitão a meu ver o percurso em sentido contrário trás algumas vantagens, e passo a citar algumas;
Por exemplo, na pedreira perto de Sesimbra, com o percurso como está marcado a subida será feita já com muitos km o que trará bastantes dificuldades de progressão, e acreditem que eu sei do que estou a falar, situação que com o percurso em sentido inverso não acontece visto a subida não ser tão íngreme e ser feita por trilhos (trilhos esses que não fazem parte deste percurso).

Também a subida da baixa de Palmela para as antenas vai fazer mossa com o decorrer dos km, visto a distância ser de cerca de 100 km, em sentido contrário faria sentido já que se poderia incluir a subida ao Castelo de Palmela pela calçada romana, isto só para citar dois exemplos.

Mas a organização decidiu este sentido e a verdade é que a volta poderá ser feita de variadíssimas maneiras e será sempre impossível incluir todos os trilhos da Arrábida visto a oferta ser vasta.
Por outro lado penso que tendo o percurso esta direcção, faria mais sentido incluir alguns trilhos da parte norte e nascente da serra de S. Luis (alguns incluídos no percurso da maratona da Tasca Du Xico que decorreu à bem pouco tempo), em detrimento da ida a Palmela, visto ter que se atravessar a Vila para percorrer um percurso à volta do Castelo onde praticamente ninguém passa, onde já foram colocadas vedações e que a meu ver não acrescenta valor ao percurso, isto na minha simples opinião.
 

Azofree

New Member
Relativamente à parte do percurso do lado poente da Serra da Arrábida e zona de Sesimbra, parece-me que a não inclusão de alguns trilhos se deve pura e simplesmente à falta de conhecimento dos mesmos, e digo isto visto o percurso passar mesmo ao lado de alguns, mas por caminhos largos, e posso citar apenas duas ou três situações:

Na zona do Risco há um caminho que vai passar mesmo junto à falésia com espectaculares vistas para o mar e embora com alguma pedra e praticamente todo ciclável.
Na descida ao lado da pedreira existe um trilho ao lado onde passa o percurso.
Em alternativa à repetição do percurso na estrada nacional em Santana existe um trilho que evita essa repetição e vai ligar com a estrada nacional que desce para Sesimbra.
O percurso pode passar pelo Castelo de Sesimbra visto o portão do lado nascente se encontrar aberto todo dia e dar a cesso a um trilho mesmo junto ao mesmo, há também um café, museu, e informação histórica sobre o mesmo em cada torre.
Por fim na súbida para o zambujal a mesma poderá ser feita quase a direito visto o caminho ser todo clicável.

Não quero que este post seja entendido como critica, apenas verificando que o evento reúne alguma adesão penso que será uma pena alguns trilhos não serem percorridos.

Deixo por fim alguns percursos por mim percorridos em que estão incluídos os trilhos de que falo. Abraço

http://connect.garmin.com/activity/233530170
http://connect.garmin.com/activity/191649369
http://connect.garmin.com/activity/215819750
http://connect.garmin.com/activity/240340691
 

_Pinto

New Member
Obrigado Brieira, criticas constructivas são sempre bem vindas.
Agora não tenho tempo mas mais tarde vou analisar os teus tracks. De certeza que existem zonas que desconhecemos, e outras que decidimos não incluir.
Na construção do track podem existir varias razões para passar ao lado de um bom local:
1) queremos mostrar noutra edição :)
2) desconhecemos
3) devido á extensão do percurso (100km), e com os dias cada vez mais curtos temos por vezes de colocar estradão etc etc para tornar o percurso mais rápido.
4) impossível de transitar devido a lama/barro
5) agora não me lembro de mais nenhuma :p

Mais uma vez obrigado pelos teus tracks,
até domingo e um Abraço.
 

yetke

New Member
Vai alguém sair mais cedo? Ou vão todos ao briefing? Se calhar vou começar a minha jornada um pouco mais cedo e vou arrancar da comenda...
 

Netfranck

New Member
Quero louvar a iniciativa e, sem querer melindrar ninguém, gostaria de acrescentar que a crítica do brieira, que seria construtiva se colocada nos principios da discussão deste evento, deve cair muito mal a quem organiza colocada já quase no dia do evento. Trilhos na Arrábida há-os aos centos como muito bem tem sido demonstrado pela Organização da Tasca du Xico, por isso há que escolher. E essa escolha já foi feita. Para a próxima escolher-se-ão outros concerteza. Esta (des)organização escolheu mostrar estes por razões que a eles lhes assiste. O Brieira pode-nos mostrar quando quiser outros numa (des)organização como esta, que nós também agradecemos, como agradecemos a estas a disponibilidade e boa vontade que demonstraram ao (des) organizar esta.
 

JorgePedroso

New Member
Muito sinceramente também não percebi a oportunidade das palavras do colega brieira. São de uma falta de elegância para a (des ) organização que não lembra ninguém. Mesmo sendo uma opinião e por isso válida, deveria ter sido transmitida de forma privada.
 

Azofree

New Member
Boas netfranck,

a questão foi agora colocada porque só na segunda feira foi disponibilizado o track final, como eu já disse o percurso poderá ser feito de variadíssimas formas e sentidos, mas a minha intenção é que as pessoas que participarem no evento percorram os melhores trilhos e nada mais, não tenho mais nenhum interesse, até porque eu faço estes percursos de trás para frente e vice versa todas as semanas, eu já conheço e os outros conhecem ?

Mas também eu não conheço tudo, e por isso à que reconhecer que muitas pessoas com os seus conhecimentos fazem um melhor percurso como é óbvio.
Por outro lado quando me desloco para longe para participar num evento e conhecer uma certa região, nos tempos mais próximos não volto lá, quero com isto dizer que posso muito bem organizar para o mês que vem um percurso idealizado por mim que a maioria das pessoas não irão participar, pelo menos as mesmas.

Agora é verdade que a questão é colocada muito em cima, mas se nem os organizadores conseguiram ter tempo de fazer o reconhecimento ao percurso e o mesmo ainda agora foi disponibilizado na versão final.

E também não estou a dizer para alterarem o percurso, apenas dei algumas informações para que se a organização entender efectuar alguma alteração no sentido de melhorar o percurso poder fazer, não vejo nenhum mal nisso, alguém vê? Os track carregam-se num minuto.
 
Top