Hope Race Evo X2.

Rui Marçal

New Member
Os meus travões anteriores eram os Avid Elixr 9. Fizeram-me 2100km e nenhum problema. As pastilhas ainda são as de origem e ainda tem muito por onde gastar.


Porque troca-los? Simples. De início, sempre os considerei uns bons travões. Travavam bem sem acusar cansaço ou aquecimento, mas...faltava algo.


Quando travava mais um pouco atrás, facilmente perdia a tato ao travão, fazendo travagens desnecessárias e perdendo algum controlo na bike, havia algo que poderia ser melhor e não era.


Uma vez na Árrabida fui ao chão e dou algumas culpas ao travão de trás. O terreno era acidentado com saibro muito duro e seco. Depois de várias derivas de traseira com a roda a bloquear várias vezes, chão...


http://www.youtube.com/watch?v=qqsUa3S-zUw&feature=player_detailpage


Era isto que me irritava um pouco, era difícil controlar a traseira. De uma outra vez, com os rotores Hope molhados, outro estalo e grande, mas aí também houve excesso de confiança meu, lol...


O que é certo, é que a confiança a andar de bike ia aumentado e os travões já não estavam a acompanhar a evolução...


Decidi trocar, mas até que não vinham, pedi ao Júlio Triguinho para me dar uma afinação nos Avid, que nunca tinham sido afinados senão pela fábrica. Pedi-lhe mais curso na manete e ele assim fez. Acontece que os travões melhoraram e muito. Comecei a ter mais progressividade a travar e um controle muito maior. A traseira começou a bloquear menos e pensei. Agora que já encomendei os Hope é que estes ficam bons, burro...


Mas o investimento estava feito e vai de monta-los.


161.JPG



Ficou assim...


160.JPG



Pormenor do conjunto.


158.JPG



Pormenor da parte de baixo.


156.JPG



Pormenor do afinador. Neste caso tem de ser com chave, nos Avid era com os dedos, sempre era melhor, mas como também não é para andar sempre a mexer...


157.JPG



Pormenor da manete. Devido aos buracos tem um tato espetacular. O dedinho indicador envia-se neles e ganha um atrito que os Avid não tinham. Com os dedos suados, muitas vezes havia um escorregar dos dedos, aqui isso não acontece.


163.JPG



Travão da frente, parte interior.


165.JPG



Travão da frente, parte exterior.


169.JPG



Travão de trás, parte interior.


167.JPG



Travão de trás, parte exterior.


168.JPG



Travão de trás, parte de cima.


Mal experimentei estes Hope na rodagem, vi logo que eram tão bons como os Avid.


Com os km foram-se revelando francamente melhores.


O poder de travagem é o mesmo, ou parecido mas a forma como travam é muito melhor.


Enquanto que os Avid depois da afinação ficaram muito melhores, ou seja, se antes com 2cm de curso na manete travava tudo, depois passaram a travar tudo com 3cm, muito melhor pois dava para dosear melhor.


Os Hope não são assim. Embora o curso de travagem da manete seja semelhante, os mesmo 3cm, a forma como entregam a potência é diferente, são mais progressivos e não são bruscos. Conseguimos dosear muito melhor a travagem. A descer uma descida de nome Patelo no PNSAC que tem muito cascalho e é muito irregular o piso, foram fantásticos e aí percebi que são francamente melhores que os Avid.


Não é fácil explicar, mas conseguimos travar até ao extremo da derrapagem sem derrapar, parece um ABS, e mesmo com os disco já em brasa, o comportamento parece que melhorou. São realmente muito bons, mas como já disse, não dá muito bem para explicar, só para sentir, lol...


Depois o tato da manete como já disse é muito bom, tem uma boa pega, já não é uma manete lisa, é algo rugoso, agressivo, que se sente.


Para já, estou muito satisfeito com os Hope, com o tempo atualizo estas informações, pois ainda são muito novos.
 

tinric

Super Moderador
Parece problema tipico dos AVID novos :)

Depois de uma sangradela e de uma afinação ficam a parecer outros... os meus X0 vinham bons... em duas ou três semanas ficaram uma m#$%& depois foi acrescentado um bocadinho de oleo e afinadas as posições das manetes e pastilhas..

Ficaram impec...

Mas se gostas mais dos Hope... também o "mal" já estava feito :)

Abraço e boas travagens.
 
Antes tambem tinha Avid Juice seven e sentia exatamente o mesmo que tu.. faltava algo...! Mas eu nunca mandei afinar os meus =/

Recentemente comprei uns novos e andei a ver estes Hope tambem, mas a escolha foi para o lado dos Magura Mt8 e são simplesmente exelentes.
Sem duvida que fizeste uma boa troca.

Bons quilometros
 

Rui Marçal

New Member
Olá Tinric,

Os Hope em principio teriam de ser melhores que os Avid Elix 9, pois é uma ou duas gamas acima.

Os meus Avid nem sangrados foram, foi só afinar o curso das manetes e ficaram muito melhor do que estavam. Mesmo assim estes Hope são melhores.

Boas sir_moreira,

Há mais malta com queixa sobre os Avid, no caso que falo são os Elixir 7. Parece que eles devem precisar de uns ajustes de tempo a tempo.

Também aindei a ver os Magura MT8, são muito bonitos mas optei por estes.

Boas pedaladas pessoal.
 

Rui Marçal

New Member
Para já os Hope continuam de boa saúde, mas deixo aqui um aviso a quem os pensar comprar.

Acontece que estes extraordinários travões funcionam muito bem se os discos também forem bons, senão, esqueçam.

Ou seja, para quem investir neste travões, é melhor ver se tem discos à altura deles, senão não são tão bons como é suposto serem.

Os meus discos Hope tiveram um problema e durante uns meses andei a abrandar com uns discos normais, conclusão, falta de progessividade muito grande e a confiança a baixar.

Depois de virem novamente os discos Hope tudo mudou de figura e voltei a ter o mesmo poder de trevagem a que estava habituado e melhor ainda uma progressividade enorme.
 

MacSeven

New Member
Boas Rui Marçal

Mais alguma coisa a apontar aos Hope ou já trocou de travões novamente.

Sempre acabei por comprar esse modelo com discos flutuantes. Comprei 183mm para a frente e 160mm para trás. Ainda estou a ponderar se troque o de 183mm por um de 160mm, ainda não decidi.

Abraço :)
 

Amagortis

New Member
Boas,
Também estou interessado nesses travões mas no novo modelo.
Podes deixar um feedback sobre como se tem portado os mesmos.
Cumps
 

Rui Marçal

New Member
Boas MacSeven,

Até à data estão impecáveis. Já rodei com eles 1900km e não tive qualquer problema, nem afinações, purgas ou outras coisas. As pastilhas também são as de origem.

Continuam com a mesma potência, nunca acusaram sinais de fadiga, nada...

Em relação aos discos continuo com os Hope flutuantes de 160/140 e não sinto falta de ter um diâmetro maior. Peso 76kgs.

Amagortis,

O que escrevi neste tópico, felizmente mantêm-se, os travões continuam como vieram sem problemas nenhuns.
 

MacSeven

New Member
Obrigado Rui... :)

Já me sugeriram essa relação de discos. Eu sou um cadito mais pesadote...cerca de 82/83 kg... :D

Ainda vou pensar melhor sobre os discos...logo vejo. Na minha actual tenho 160mm 160mm...logo vejo. :)

Espero ter a mesma sorte que tu com eles... :)
 
Top