Hope Mono Mini PRO - mais leves que os normais, porquê?

Vitorzip

Member
Ola amigos.

Resolvi criar este tópico para trocar impressões sobre a estética e o peso real dos novos Hope Mono Mini PRO, em relação á versão Mini "normal".

Os novos Pro têm sido anunciados como os travões de disco mais leves do mercado, sendo teoricamente os unicos que baixam da barreira dos 300g, com todas as peças incluidas.

Esteticamente, das aparentes diferenças para a versão normal destes travões, salta á vista a tonalidade cinza-azul da manete e bomba, a tampa com a gravação bandeira de Inglaterra, e a fabulosa manete de carbono, com um logotipo da marca em verde, de aspecto discutivel.

Mas...

Quais são as verdadeiras diferenças para a versão normal? Onde se tira peso? Será que a diferença de preço é justificavel?


1 - Manete de travão

A manete de travão tem um aspecto bastante semelhante em ambos os modelos. A zona do reservatório parece ter sido apenas anodizada. A tampa do reservatório tem o mesmo formato, apenas muda a decoração.

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A manete de carbono é lindissima, tem um formato muito correcto, e dá um toque que parece prometer muita potência de travagem. O logotipo e a linha longitudinal em tom verde dão um toque decorativo e exclusivo ao conjunto...
No entanto, a poupança por manete é de cerca de 11gramas. Ainda estamos longe de justificar a diferença...


2 - Bomba do travão


A bomba do travão surpreende-nos com mais do mesmo.
Minimalista, completamente maquinada, simples e bonita. Igual á do modelo normal, apenas com a caracteristica tonalidade cinza/azul.

A primeira vista, aqui também não tiraram peso...

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3 - Disco


Os rotores destes travões parecem iguais. E digo parecem porque na verdade não são.

O rotor flutuante disponivel para o Mono Mini 2007 tem um design espectacular, um interior preto e pesa muito pouco, 92 gramas em 160mm.

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O rotor flutuante dos Mono Mini Pro têm a tal tonalidade caracteristica, mas menos 0,2mm de espessura que os normais. Isto significa menos 14g num diametro de 160mm.

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Aqui já temos alguma diferença de peso. No entanto continua a faltar algo...


4 - Adaptador e parafusos

Aqui, nada a dizer. O adaptador é igual em ambos, pesa 20g, os parafusos são todos em titanio. O titanio pesa cerca de metade do aço, por isso neste conjunto é possivel reduzir bastante peso. Mas quanto?


Bem, comecei por pesar um conjunto completo Hope Mono Mini da frente, com todos os parafusos e adaptador, comprimento de tubo original. Ok, pesei também o saco, mas esses 4g não são significativos... pelo menos hoje...

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Depois, e em género de dejá-vu, tentei tirar algum peso nos parafusos...

... os de origem...

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...e os "tuning"...


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O resultado melhorou... mas bolas... já tive outros bem mais leves...


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Por ultimo, os PRO.

Saídos da caixa directamente para a balança, qual será o seu peso real com todos os periféricos?

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Bem, o peso real corresponde ao anunciado. É algo desconcertante ver um travão de disco completo pesar quase tão pouco como uns VB ou uns Cantilevers de antigamente. È uma grande evolução, e feita por uma marca que tem provas dadas de qualidade.

Em resumo, os periféricos e o rotor têm uma pequena diferença de peso, bem como a manete de carbono, mas há algo que não vemos na bomba e reservatório que também deve estar um pouco mais leve.

O PVP dos Mono Mini normais situa-se nos 200€ cada. Os Mono Mini PRO custam cerca de 300€ cada.

Vale a pena?

Cada um decidirá se a sua carteira pode ou não suportar esta diferença, mas na minha opinião pessoal... VALE.

Custam o mesmo que qualquer outro travão de disco topo de gama, são de longe os mais leves do momento, são muito raros e exclusivos. O modelo normal com um upgrade de parafusos de titanio (+ ou - 60€ cada travão) e umas manetes de carbono (78€ o par) ficaria em cerca de 338€, não conseguindo mesmo assim ser tão leve, devido á falta do rotor mais fino (exclusivo do PRO) e das peças maquinadas no interior... por 300€ temos um dos melhores travões de disco que o dinheiro pode comprar.

Fica ao critério de cada um considerar mais esta opção existente no mercado dos travões de alta gama.

Espero ter ajudado a dissipar algumas duvidas que existissem em relação a estes travões, visto existir tão pouca informação disponivel.

Cumprimentos a todos.

Vitor Rodrigues
 

sabino

New Member
Pois, quase iguais e esteticamente bastante diferentes e quanto a mim os 100€ de diferença são mais para pagar isso do que outra coisa... exclusividade. Alem disto qualquer grama a menos em material deste é paga a "peso de ouro" ... ou nao fosse hope :evil:
 

HR

New Member
Excelente a análise e excelentes os travões...

E mais uma vez Obrigado Vitorzip pela partilha de conhecimentos.

Muitas e boas pedaladas.
 

Alf

Active Member
Grande tópico :D

:bompost: :bompost: :bompost: :bompost:

Espectacular, se agora comprasse uns travões eram estes, nem que fossem mais caros que a concorrência, que não são! :D
 

JorgeSantos

New Member
Tirando a parte que me toca em que não sou fã dos Hope (Má experiencia) . Tenho de dar os parabens mais uma vez ao Vitor pelo magnifico post!

A isto chama-se verdadeira dedicação e prazer de informação.
:bompost:

Ps: Apesar de não ser como disse fã da marca, tenho que dar o braço a torcer e afirmar que o modelo está lindooooooooooo!

Abraço
 

Polegar

Active Member
Grande post Vitor. Como sempre :mrgreen:
Acabei de comprar os Magura Marta SL pois não gosto muito da estetica dos Hope, mas dou o braço a torcer pois estes pro ate ~são bem bonitos :mrgreen:
Abraço e obrigado por essa partilha do teu conhecimento :roll:
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

são realmente uns travões muito bonitos, o azul não me convenceu à primeira, mas o peso sim. Apoveitei para pesar os meus novos travões Mini Pro (já vou no 3º par da geração mini). Quis a balança e força gravítica que o veredicto fosse:

350g Travão traseiro PM com adaptador IS e disco de 160 mm
334g Travão dianteiro PM com adaptador IS e disco de 160 mm

Ambos os travões foram pesados "out of the box" e antes de cortar as bichas.

Jepas

PS. O corte de um tubo resultou no corte acidental da palma da mão e o trabalho ficou agora encarregue a especialistas que ainda podem usar as duas mãos.
 

Vitorzip

Member
Re: Hope Mono Mini PRO - mais leves que os normais, porquê?

Curiosamente, o meu travão traseiro pesa também 351g.

Espero que recuperes rapidamente desse corte.

Abraço
 

pedro25martins

New Member
Vitorzip said:
O PVP dos Mono Mini normais situa-se nos 200€ cada. Os Mono Mini PRO custam cerca de 300€ cada.

221€ o Mono Mini Pro e 157€ o Mono Mini na CRC... :p

Não sei pq, mas os Mono Mini não me agradam muito. Já não digo o mesmo dos Pro, mas continuo a gostar muito dos meus velhinhos Mono Mini!

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Jepas

Super Moderador
Os rotores dos Mini Pro são ligeiramente mais finos que os rotores flutuantes dos Mono Mini 2007. Os discos Mono Mini flutuante custam cerca de 60 euros cada. Parafusos em Ti podes comprar de qualquer marca, mas são coisa para custar no mínimo 2 euros cada.

Jepas
 

Vitorzip

Member
Ivo Pais said:
Jepas se souberem onde posso encontrar parafusos em titanium a 2€ diz me onde! Isso custa normalmente os de aluminium :wink:


Jepas eu dou-te uma ajuda...

Ó Ivo, é só procurar... a net é uma maravilha...

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Pelas minhas contas, 2,59 dolares são perto de 2 euros... e bem comprado, os portes nem se notam...
 

Jepas

Super Moderador
ora aí está. Eu preferi comprar logo os travões com os parafusos.

Vitorzip, a mão está quase boa, ainda não sei se dá para andar nos dias próximos. Quanto aos teus travões, como é que temos uma diferença tão grande entre os travões dianteiros (295g contra 334g)?

Jepas
 

Vitorzip

Member
Jepas said:
ora aí está. Eu preferi comprar logo os travões com os parafusos.

Vitorzip, a mão está quase boa, ainda não sei se dá para andar nos dias próximos. Quanto aos teus travões, como é que temos uma diferença tão grande entre os travões dianteiros (295g contra 334g)?

Jepas


Os parafusos de titanio vêm de origem nos Pro, nem há hipotese de os comprar sem eles...

Quanto á nossa diferença, é de facto muito estranho.
Se não fosse eu a pesar, diria que tinham feito "batota" com a balança.
De qualquer modo, quando passar na Btterra (importador) vou pesar mais 3 ou 4 conjuntos, para ver o que se passa. É uma percentagem de diferença algo elevada...

Confirma que os teus parafusos são todos de titanio (manete, aperto de guiador, etc...)

Abraço
 

Nuno Prazeres

New Member
Grande Vitor! Mais um serviço público de excelência!

Quando os rotores dos meus Marta SL se forem, já sei onde vou "buscar" quase 40 gramitas. :wink: E na minha opinião os Hope até são bem mais bonitos e não há a perda de efectividade e durabilidade dos Stan's.

Claro que, se são mais estreitos, deve ser mais fácil empená-los, digo eu. Quem tem o hábito pouco saudável de durante uma qualquer voltinha tentar subitamente partir o capacete contra o chão (como eu :oops:) tem que pensar nesse factor.

Entretanto registo aqui um off-topic referente aos Marta SL cujos manípulos parecem apresentar uma fragilidade preocupante. Já consegui partir um quando (lá está) me atirei para o chão mas desta vez com mais alguma violência. :s

Por falar nisso (violência) o que me doeu mais foi quando tive que comprar um novo. Só vendem aos pares e aquilo custa um valor obsceno (próximo de 200€) que tive mesmo que pagar porque precisava da bicicleta operacional quase de imediato.
:evil:
Não sei como funcionam as coisas nesse domínio com os Hope Mini Pro mas quem esteja indeciso entre os dois considere também esta informação antes de escolher.

Eu continuo a gostar dos meus (que já levaram um upgrade de parafusos de Ti) não só pelas características dinâmicas mas principalmente porque não quero ver DOT perto da minha "menina". Por isso a escolha era Magura ou Shimano. :roll:
 
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