Ola amigos.
Resolvi criar este tópico para trocar impressões sobre a estética e o peso real dos novos Hope Mono Mini PRO, em relação á versão Mini "normal".
Os novos Pro têm sido anunciados como os travões de disco mais leves do mercado, sendo teoricamente os unicos que baixam da barreira dos 300g, com todas as peças incluidas.
Esteticamente, das aparentes diferenças para a versão normal destes travões, salta á vista a tonalidade cinza-azul da manete e bomba, a tampa com a gravação bandeira de Inglaterra, e a fabulosa manete de carbono, com um logotipo da marca em verde, de aspecto discutivel.
Mas...
Quais são as verdadeiras diferenças para a versão normal? Onde se tira peso? Será que a diferença de preço é justificavel?
1 - Manete de travão
A manete de travão tem um aspecto bastante semelhante em ambos os modelos. A zona do reservatório parece ter sido apenas anodizada. A tampa do reservatório tem o mesmo formato, apenas muda a decoração.
A manete de carbono é lindissima, tem um formato muito correcto, e dá um toque que parece prometer muita potência de travagem. O logotipo e a linha longitudinal em tom verde dão um toque decorativo e exclusivo ao conjunto...
No entanto, a poupança por manete é de cerca de 11gramas. Ainda estamos longe de justificar a diferença...
2 - Bomba do travão
A bomba do travão surpreende-nos com mais do mesmo.
Minimalista, completamente maquinada, simples e bonita. Igual á do modelo normal, apenas com a caracteristica tonalidade cinza/azul.
A primeira vista, aqui também não tiraram peso...
3 - Disco
Os rotores destes travões parecem iguais. E digo parecem porque na verdade não são.
O rotor flutuante disponivel para o Mono Mini 2007 tem um design espectacular, um interior preto e pesa muito pouco, 92 gramas em 160mm.
O rotor flutuante dos Mono Mini Pro têm a tal tonalidade caracteristica, mas menos 0,2mm de espessura que os normais. Isto significa menos 14g num diametro de 160mm.
Aqui já temos alguma diferença de peso. No entanto continua a faltar algo...
4 - Adaptador e parafusos
Aqui, nada a dizer. O adaptador é igual em ambos, pesa 20g, os parafusos são todos em titanio. O titanio pesa cerca de metade do aço, por isso neste conjunto é possivel reduzir bastante peso. Mas quanto?
Bem, comecei por pesar um conjunto completo Hope Mono Mini da frente, com todos os parafusos e adaptador, comprimento de tubo original. Ok, pesei também o saco, mas esses 4g não são significativos... pelo menos hoje...
Depois, e em género de dejá-vu, tentei tirar algum peso nos parafusos...
... os de origem...
...e os "tuning"...
O resultado melhorou... mas bolas... já tive outros bem mais leves...
Por ultimo, os PRO.
Saídos da caixa directamente para a balança, qual será o seu peso real com todos os periféricos?
Bem, o peso real corresponde ao anunciado. É algo desconcertante ver um travão de disco completo pesar quase tão pouco como uns VB ou uns Cantilevers de antigamente. È uma grande evolução, e feita por uma marca que tem provas dadas de qualidade.
Em resumo, os periféricos e o rotor têm uma pequena diferença de peso, bem como a manete de carbono, mas há algo que não vemos na bomba e reservatório que também deve estar um pouco mais leve.
O PVP dos Mono Mini normais situa-se nos 200€ cada. Os Mono Mini PRO custam cerca de 300€ cada.
Vale a pena?
Cada um decidirá se a sua carteira pode ou não suportar esta diferença, mas na minha opinião pessoal... VALE.
Custam o mesmo que qualquer outro travão de disco topo de gama, são de longe os mais leves do momento, são muito raros e exclusivos. O modelo normal com um upgrade de parafusos de titanio (+ ou - 60€ cada travão) e umas manetes de carbono (78€ o par) ficaria em cerca de 338€, não conseguindo mesmo assim ser tão leve, devido á falta do rotor mais fino (exclusivo do PRO) e das peças maquinadas no interior... por 300€ temos um dos melhores travões de disco que o dinheiro pode comprar.
Fica ao critério de cada um considerar mais esta opção existente no mercado dos travões de alta gama.
Espero ter ajudado a dissipar algumas duvidas que existissem em relação a estes travões, visto existir tão pouca informação disponivel.
Cumprimentos a todos.
Vitor Rodrigues
Resolvi criar este tópico para trocar impressões sobre a estética e o peso real dos novos Hope Mono Mini PRO, em relação á versão Mini "normal".
Os novos Pro têm sido anunciados como os travões de disco mais leves do mercado, sendo teoricamente os unicos que baixam da barreira dos 300g, com todas as peças incluidas.
Esteticamente, das aparentes diferenças para a versão normal destes travões, salta á vista a tonalidade cinza-azul da manete e bomba, a tampa com a gravação bandeira de Inglaterra, e a fabulosa manete de carbono, com um logotipo da marca em verde, de aspecto discutivel.
Mas...
Quais são as verdadeiras diferenças para a versão normal? Onde se tira peso? Será que a diferença de preço é justificavel?
1 - Manete de travão
A manete de travão tem um aspecto bastante semelhante em ambos os modelos. A zona do reservatório parece ter sido apenas anodizada. A tampa do reservatório tem o mesmo formato, apenas muda a decoração.
A manete de carbono é lindissima, tem um formato muito correcto, e dá um toque que parece prometer muita potência de travagem. O logotipo e a linha longitudinal em tom verde dão um toque decorativo e exclusivo ao conjunto...
No entanto, a poupança por manete é de cerca de 11gramas. Ainda estamos longe de justificar a diferença...
2 - Bomba do travão
A bomba do travão surpreende-nos com mais do mesmo.
Minimalista, completamente maquinada, simples e bonita. Igual á do modelo normal, apenas com a caracteristica tonalidade cinza/azul.
A primeira vista, aqui também não tiraram peso...
3 - Disco
Os rotores destes travões parecem iguais. E digo parecem porque na verdade não são.
O rotor flutuante disponivel para o Mono Mini 2007 tem um design espectacular, um interior preto e pesa muito pouco, 92 gramas em 160mm.
O rotor flutuante dos Mono Mini Pro têm a tal tonalidade caracteristica, mas menos 0,2mm de espessura que os normais. Isto significa menos 14g num diametro de 160mm.
Aqui já temos alguma diferença de peso. No entanto continua a faltar algo...
4 - Adaptador e parafusos
Aqui, nada a dizer. O adaptador é igual em ambos, pesa 20g, os parafusos são todos em titanio. O titanio pesa cerca de metade do aço, por isso neste conjunto é possivel reduzir bastante peso. Mas quanto?
Bem, comecei por pesar um conjunto completo Hope Mono Mini da frente, com todos os parafusos e adaptador, comprimento de tubo original. Ok, pesei também o saco, mas esses 4g não são significativos... pelo menos hoje...
Depois, e em género de dejá-vu, tentei tirar algum peso nos parafusos...
... os de origem...
...e os "tuning"...
O resultado melhorou... mas bolas... já tive outros bem mais leves...
Por ultimo, os PRO.
Saídos da caixa directamente para a balança, qual será o seu peso real com todos os periféricos?
Bem, o peso real corresponde ao anunciado. É algo desconcertante ver um travão de disco completo pesar quase tão pouco como uns VB ou uns Cantilevers de antigamente. È uma grande evolução, e feita por uma marca que tem provas dadas de qualidade.
Em resumo, os periféricos e o rotor têm uma pequena diferença de peso, bem como a manete de carbono, mas há algo que não vemos na bomba e reservatório que também deve estar um pouco mais leve.
O PVP dos Mono Mini normais situa-se nos 200€ cada. Os Mono Mini PRO custam cerca de 300€ cada.
Vale a pena?
Cada um decidirá se a sua carteira pode ou não suportar esta diferença, mas na minha opinião pessoal... VALE.
Custam o mesmo que qualquer outro travão de disco topo de gama, são de longe os mais leves do momento, são muito raros e exclusivos. O modelo normal com um upgrade de parafusos de titanio (+ ou - 60€ cada travão) e umas manetes de carbono (78€ o par) ficaria em cerca de 338€, não conseguindo mesmo assim ser tão leve, devido á falta do rotor mais fino (exclusivo do PRO) e das peças maquinadas no interior... por 300€ temos um dos melhores travões de disco que o dinheiro pode comprar.
Fica ao critério de cada um considerar mais esta opção existente no mercado dos travões de alta gama.
Espero ter ajudado a dissipar algumas duvidas que existissem em relação a estes travões, visto existir tão pouca informação disponivel.
Cumprimentos a todos.
Vitor Rodrigues