História do BTT....

Bull

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Não sei se é aqui que devo por este tópico, e se há ja algum com este tema/curiosidade. Procurei e não encontrei nada.

Aqui vai.

Como nasceu o BTT....

"Mountain Bike é um desporto específico de montanha e trilhos, nos mais variados tipos de terrenos, subidas e descidas.

O Mountain Bike surgiu na década de 70, na Califórnia (Estados Unidos), a partir da actividade de um grupo de amigos: Joe Breese, Gary Fisher, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan.

A diversão destes veteranos do ciclismo olímpico era subir o Monte Talmapais - em Marin Country, ao norte da Baía de San Francisco - , e despencar de lá em bicicletas que eles chamavam "Clunkers" ou "Transhmobiles" (tranqueira ou lixomóvel).

Com o passar do tempo, eles notaram que estas bicicletas, que sofriam nas suas mãos, precisavam de algumas mudanças e uma série de inovações técnicas.

O objetivo era adequá-las às suas necessidades radicais. Em 1977, surgiram os quadros especialmente manufaturados, desenvolvidos por Breese.

Em 1980, Mark Sinyard fundou a Specialized e lançou o modelo Stumpjumper (pula toco), a primeira bicicleta Mountain Bike a ser produzida em série no mundo.

"

E aqui duas fotos que exemplificam as ditas cujas :)

gary_.jpg

ritchey_.jpg


Informação retirada de "Sampa Bikers"


Já agora fica aqui mais alguma coisinha se se derem ao trabalho de ler.

(Notem que alguns termos estão em "brasileiro")


" Mountain Bike

Histórico
Há algun tempo atrás quando inventaram as marchas para bicicletas e diversos acessórios para facilitar a vida do ciclista, houve um interesse maior por parte de alguns em explorar terrenos diferentes. A vontade de percorrer estradas difícies, caminhos tortuosos e cheios de obstáculos, acabou por criar o ciclocross, modalidade bastante antiga do ciclismo, porém que ainda usa basicamente a mesma bicicleta de ciclismo. Daí foi inventado uma modalidade de ciclismo totalmente divertida e que conquistou a todos, principalmente nos EUA e na Europa.
Em 1972, o Mountain Bike passou a ser praticado com regularidade em um tipo de competição com características bastante particulares. Na cidade de Marin County, o esporte começa a tomar forma. A garotada pegava as bicicletas, que estavam abandonadas nas garagens e que estavam em desuso e desciam as estradas de chão e trilhas da localidade. Não havia preocupação com o desempenho, mas sim com a pura emoção de descer a alta velocidade. E foi em Meados dos anos 70, na era do rock n' roll e necessidade de jovens viverem a liberdade de expressão, adotaram a bicicleta para buscar altos desafios junto da natureza .
Ciclistas como Tom Ritchey desenvolveram equipamentos e acessórios para um tipo de ciclismo que viraria febre nos EUA dos anos 80. Essa modalidade era praticada em trilhas e estradas de terra e com bicicletas de alta velocidade, sendo aprimoradas mais tarde com câmbios para pedalar com mais força, pneus maiores e freios que respondiam com maior rapidez.
No Brasil: A Mountain Bike chega no Brasil no final da década de 80, com as bikes do tipo BMX. Essas bicicletas eram utilizadas para manobras radicais em campeonatos de Bicicross. As primeiras mountain bikes com aro 20, proporcionaram maior familiaridade com o esporte e agilidade nas manobras. Assim, o esporte sobre duas rodas se popularizou com empresas como a Caloi e a Monark, que investiram na fabricação das mountain bikes e incentivavam os passeios.
Com o tempo diversas empresas estrangeiras entraram no Brasil trazendo novidades e máquinas com maior desempenho. E atualmente, o mercado de Mountain Bikes é extremamente difundido no Brasil, sendo praticado por ciclistas de fins de semana, escolhendo este tipo de modalidade para passeios pela natureza, buscando aventura, paz e saúde, saindo do estresse das grandes cidades.

Estilos
Cross Country: É o mais tradicional e mais praticado estilo. Tem como característica provas de longas distância(de 30 -100 km) com descidas, subidas e retas em solos variados. Ganha quem fizer o menor tempo.
Uphill - O próprio nome já sugere, são aquelas competições executadas apenas em subidas. As bicicletas devem ser leves para facilitar o manuseio, como as de bicicross. É o estilo menos praticado.
Downhill : Estilo praticado apenas em descidas e é o mais recente estilo inventado. Nas competições o trajeto é feito em uma montanha específica e quem fizer a mesma no menor
tempo ganha. Uma variação é o DownHill Eliminator onde ao mesmo tempo dois competidores descem juntos uma montanha inclinada, de pouca inclinação. O que chegar primeiro ganha. Pode ser disputado em pistas naturais ou artificiais. Elas, geralmente são curtas (em média 4 km) e feitas de pedras, raízes e diversos obstáculos. A velocidade alcançada pelos ciclistas não deve passar de 80 km/h.
Dual Slalom - É um estilo em que em competições, dois participantes correm em pistas separadas e bem parecidas e paralelas delineadas por bandeiras . Os competidores esbanjam manobras e curvas bem fechadas e nas curtas descidas.
Trial - Apesar de não ser um estilo, propriamente dito do Mountain Bike, é uma forma radical de estilizar o esporte . O competidor deve transpor obstáculos como mesas de camping, latas de lixo, escadas, carros, corrimãos, e tudo que possa aguçar o espírito competitivo e aventureiro dos competidores, mas com uma condição...não encostar o pé no chão. Portanto, aquele que conseguir ficar o maior tempo executando tais manobras nesta condição é o vencedor. A característica da bicicleta é bem participar para amortecer os impactos excessivos das manobras e proporcionar o efeito que eles chamam de "quicar". Precisam ter aros pequenos, freios hidráulicos, quadros pequenos para facilitar a mobilidade e calibragem bem baixa de pneus.


Termos mais utilizados no Moutain Bike

Air - manobra de "vôo" com a bicicleta
Alloy - Liga de algum metal
Bar end - prolongamento do guidão da bicicleta, que facilita manobras nas subidas bom para descançar as mãos
Bunny Hop - Manobra em que você salta para vencer pequenos obstáculos . Ex: calçadas, bancos, etc...
Caramanhola -garrafinha de água
Camelo ou Magrela - Gíria dada a própria Bicicleta
Caminhão - Gíria para expressar uma bicicleta ruim
Canote - peça tubular que sustenta o selim, o banco da bicicleta
DH - Down hill abreviado
Drop - Descida muito inclinada
DS - Abreviação da palavra Dual Slalom
Endo - queda por cima do guidon
Magiver - chave com diversos formatos para múltiplas funções
Manetes - Alavanca que se puxada aciona os freios
MTB - Abreviação para Mountain Bike
Pedal clip - Pedal onde se encaixa a sapatilha
Pedaleira - Correas para prender o pé nos pedais em caso de não ter a sapatilha, tem a função de evitar acidentes e que seu pé escape dos pedais.
Pedivela - peça que prende o pedal à coroa
Rapid fire - passador de marchas que funciona com os dedos
Sapatilha - Sapato especial para ciclismo que garante a estabilidade do pé no pedal
SnakeBite - furo que ocorre durante impactos fortes da roda causado pelo contato do aro na câmara de ar. Normalmente acontece quando o pneu está vazio.
Single track - uma pequena trilha onde apenas cabe uma biccleta de cada vez e não pode cair
Tabletop - Salto estilo motocross onde a bike fica meio de lado, perpendicular a rampa
UP - Up hill abreviado
XC - Cross Country abreviado

"
 

biculas

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Sim Sr., bom post Bull, fiquei a saber mais alguma coisa sobre o nascimento do BTT, só é pena estar em brasileiro (português assassinado). Mas está porreiro.

Aqui fica mis alguma coisa que eu pesquisei na net, e em portuga, como deve ser, lol:

Breve história do BTT


O BTT surgiu nas montanhas da Califónia, na década de 70. Visto que as bicicletas de estrada não eram adequadas para superar obstáculos da natureza, este tipo de bicicleta (Bicicleta de Todo o Terreno), surgiu pela necessidade de criar máquinas mais robustas que permitissem superar estes mesmos obstáculos.

As primeiras adaptações feitas em bicicletas, foram elaboradas de forma artesanal, em garagens criadas pelos seus praticantes.

Hoje em dia, estas adaptações, vivem à custa da alta tecnologia, essencial para a criação de uma bicicleta robusta, de boa performance e segura.


A primeira BTT
Em 1979, nascia, nos EUA a primeira bicicleta de todo o terreno, com o nome Stuntjumper.

O BTT possui duas vertentes: o DownHill e o CrossCountry.

No DownHill, ao atleta compete descer uma encosta o mais rapidamente possível. Quanto maiores as dificuldades no caminho, tanto melhor.

No CrossCountry, é necessária uma maior resistência física, já que os tombos são mais frequentes e consta, normalmente, de provas de alguma durabilidade.

A prática do BTT, obedece a regras muito específicas e os betetistas possuem um código de valores, que deve ser seguido por todos os praticantes da modalidade. O atleta de BTT, essencialmente nas provas de resistência (crosscountry), é responsável pelas reparações na sua bicicleta. Não pode receber apoio exterior, a não ser o fornecimento de alimentação e de assistência médica. Furos ou qualquer outra avaria com que o atleta se depare em prova, tem de ser ele próprio a consertar.


Transcrito de: http://www.tudosobrerodas.pt/i.aspx?imc=2489&ic=5785&o=2911&f=5785





..
 

pedronortada

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História do BTT na Bike mag

Na Bike magazine de Outubro de 2005 encontram um artigo com mais informação sobre a origem do BTT actual.
Boas pedaladas!
PN
 

lenda

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Na minha opinião, a bicicleta de todo o terreno surgiu no momento em que o pneumático (vulgar pneu com camara de ar) foi introduzido como parte integrante da bicicleta.
O pedalar por caminhos com piso irregular tornou-se assim não só possível, como minimamente confortável.
Desde o século 19 que se pedala fora de estrada, nem que seja pelo simples facto de que a rede de estradas pavimentadas não era o que é hoje.
Não sei qual a idade média dos utilizadores do fórum ( e não vou pesquisar), mas desde míudo que me lembro de fazer de bicicleta o que faço hoje, isto é, pedalar pela natureza, por caminhos não pavimentados, mais ou menos agressivos. Por outro lado, o pedalar em estrada também não era o suícidio que acontece nos dias de hoje...
Não tinha bicicleta com quadro de carbono, suspensões também não havia, mas o prazer retirado era o mesmo.
Concordo que os americanos contribuiram muito para o desenvolvimento do meio. Ao criarem um mercado, desenvolveram-no e puseram a tecnologia ao seu serviço. Daí a dizer-se que inventaram o btt... vai a distância de uma opinião.
E as opiniões são como as...
...há quem a tenha, e se quiser dá-la ...

Feliz Ano Novo


Carlos
 

Bull

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lenda said:
Na minha opinião, a bicicleta de todo o terreno surgiu no momento em que o pneumático (vulgar pneu com camara de ar) foi introduzido como parte integrante da bicicleta.
O pedalar por caminhos com piso irregular tornou-se assim não só possível, como minimamente confortável.
Desde o século 19 que se pedala fora de estrada, nem que seja pelo simples facto de que a rede de estradas pavimentadas não era o que é hoje.
.....
Concordo que os americanos contribuiram muito para o desenvolvimento do meio. Ao criarem um mercado, desenvolveram-no e puseram a tecnologia ao seu serviço. Daí a dizer-se que inventaram o btt...

......

Carlos

Carlos, também não sou apologista de que os "americanos" Inventam tudo... Se formos bem a ver não inventaram nada. Apenas pegaram no que ja tinha sido inventado e deram-lhe outro uso, mais radical talvez, e que atraves disso evoluiu para o que é hoje.
Como tu disses-te e bem, com certeza já muitas outras pessoas o faziam, mas também ninguém "pegou" no que fazia e o "transformou" no que conhecemos hoje.

O mesmo acontece para todos os outros desportos, o caso do futebol, em todas as suas diferentes classes, com os carros desde a formula 1 até ao todo o terreno.

Poder-se-á dizer então que terão sido eles a impulsionar e a revelar todo o "potêncial" da bicicleta fora da estrada.

Melhor assim ? ;)

AbraçUs... ;)
 

fg

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Já agora, só mais umas achegas:

O BTT não foi evidentemente inventado por ninguém.

Os americanos foram os primeiros a fabricar e vender bicicletas " de montanha". Isso surgiu depois do sucesso das várias corridas chamadas "REPACK" - descida do Monte Tamalpais em 1976. Repack, porque era preciso repor o óleo no tambor dos travões, devido ao aquecimento provocado pelas travagens....Gary Fisher ( o que aparece na 1ª foto do Bull - o segundo é o Tom Ritchey) tinha-se lembrado de pôr umas rodas de moto numa bicicleta de praia (beach cruiser).
Depois a Specialized foi a primeira marca de fabrico "industrial"de bicicletas de montanha, com o lançamento da Stumpjumper - que significa (penso eu) gafanhoto ( só para descodificar a brasileirada...) esta bicicleta - o nome ainda se mantém hoje, como sabem - foi desenhada por um sr. chamado Tim Neeman, para o dono da marca ( ainda se mantém , também) Mike Syniard.
Em 1983 é que se formou a NORBA (National Off Road Bicycle Association) que constitui uma espécie de Federação Americana, que passou então a codificar e regulamentar o novo desporto.
As modalidades indicadas acima, estão desactualizadas. Hoje já não há só o XC e o DH, como todos sabemos. As coisas foram evoluindo, e continuarão certamente a evoluir.

Voltando ao início, os Franceses também reclamam a invenção do BTT...
parece que já em 1964 havia uns "artistas" que na Alta Sabóia reforçavam umas biclas de cicloturismo com melhores travões, pneus e sistema de mudanças para rolarem pela floresta....tendo até usado rodas 26''.

Quem tem razão? Não saberemos, mas também isso não interessa muito.
Eu estou como o Lenda: btt já eu fazia quando era puto. Tirávamos os guarda-lamas, as campainhas e descansos e pronto , íamos pedalar para o campo. Nos anos 60.
(porra, estou velho...)


*off-topic*
Aquela dos brasileiros dizerem que num single track não se pode cair, está gira........ :lol: :lol: :lol: :lol:
 

Bull

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É impressionante o que em meia-duzia de mensagens se aprende. :D

FG, e os Franceses que não reclamassem algo... lolo


AbraçUs... ;)
 

fg

New Member
É... os franciús são tramados...
Isto, no início de seja o que fôr, há sempre rivalidades e nacionalismos.

Por exemplo, e ainda a propósito da História do BTT, o primeiro Campeonato do Mundo não foi um, foram dois.... :shock:
Em 1987 houve um Campeonato do Mundo de BTT nos USA (Mammoth) e outro Campeonato do Mundo - adivinha onde.... - em França (Villard des Lans). E foram atribuidos títulos em duplicado.....

Só em 1989 é que a UCI (União Ciclista Internacional) conseguiu unificar os "divergentes" e pôr ordem na casa !

Depois, em 1996 (Atlanta) a modalidade aparece como experimental nos Jogos Olímpicos e fixa-se definitivamente em 2000 nos Jogos de Sydney.

Em Portugal, o BTT aparece em 1987 com alguns ciclistas profissionais de estrada a utilizarem bicicletas de montanha na sua preparação de inverno. Os pilotos de motos , de Enduro, também começaram a utilizar BTT's nessa altura. Graças ao grande Alves Barbosa ( uma das maiores figuras do desporto nacional ) o BTT foi muito divulgado nessa altura. A primeira prova oficial realizou-se em Monsanto e foi ganha ..... adivinha.... por Orlando Rodrigues!! Em 1990 disputou-se o 1º Campeonato Nacional e em 1993 tivemos pela primeira vez uma selecção no Campeonato da Europa.

Já agora, e como provavelmente a malta mais nova não sabe, em Portugal já tivémos duas provas da Taça do Mundo - em 1996 no Estádio Nacional e em 1998 em Silves. Em 1999 também tivémos o Campeonato da Europa em Porto de Mós. Tudo isto em Cross-Country.
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Re: História do BTT....

Bull said:
Não sei se é aqui que devo por este tópico, e se há ja algum com este tema/curiosidade. Procurei e não encontrei nada.

Acho que já existe um tópico muito interessante também, a falar do mesmo assunto não sei se criado pelo Ludos ou pelo fg que até "nos levava" até um site muito interessante e completo sobre a história do BTT... mas também não encontro... :(

De qualquer maneira nunca são demais tópicos destes! Afinal trata-se de cultura betetista! :wink:

Já quase tudo aqui foi dito acerca dos nossos "antepassados" :lol: ...

Curiosamente, fiquei a saber que houve uma prova da taça do Mundo em Silves... :shock: Foi num período que andei um pouco afastado do BTT por motivos profissionais mas sinceramente não sabia... :(

Estive presente no Jamor em 96 (como espectador :lol: ) onde até fiz umas filmagens engraçadas mas não sabia mesmo da de Silves...

Obrigado pela informação! :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

fg

New Member
Sobre história do BTT, não me recordo de mais tópicos
Lembro-me deste do Américo, onde se falou um pouco sobre a história da bicicleta em geral e se aponta um link interessante sobre o assunto.
 

fg

New Member
... só mais um bocadinho de off-topic: :oops:

em 1996 no Jamor tive oportunidade de ver treinar e correr aqueles que eu considero as maiores figuras do BTT : Juliana Furtado e John Tomac.
Como moro muito perto do estádio, na semana anterior à prova agarrava na minha velha Marin ao fim da tarde e ia todos os dias até lá, ver os craques.... ainda falei uma vez com um betetista que também é um exemplo para todos nós - Tinker Juarez - o homem que agora anda para aí a "papar" provas de 24h. Também houve um dia em que vi o Tomac a descer a kamikase com uma bicicleta de estrada ... :shock: e a fazer aquelas subidonas na talega.... :shock:
Em Silves, vimos a Paola Pezzo em grande forma (nessa e na outra... :wink: ) e aquele rapazito pequenino que ainda este ano fez um figurão no Tour, o Cadel Evans. A serra de Silves estava lindíssima, cheia de florinhas. Apareceram fotos espectaculares em todas as revistas internacionais. Só foi pena foi os tipos da (para mim) melhor revista mundial - Mountain Bike Action - terem escrito, na altura, que a prova foi em Silves, Spain.... fdp dos americanos, são uns calhaus!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

desculpem lá a nostalgia.....
 

Bull

New Member
Abençoada hora que me lembrei de meter este tópico o que este Homem sabe !!! :shock: (fg)

Pois ... Silves - Spain... palavras para que ?!? quando nem a amior parte deles sabem onde fica o próprio pais....

AbraçUs... ;)
 

Honda

Member
A Brief History of the Mountain Bike

The first successful high quality fat-tire bicycle was built in Marin County, California by Joe Breeze, who with others rode down the rocky trails of nearby My Tamalpais. They used balloon-tire one-speed clunkers from the 1930s, 1940s and 1950s to descend these trails with coaster brakes. In that pursuit, one of these trails got the name "Repack" because one descent was enough to vaporize the bike's grease, requiring the hub to be re-packed.

Joe Breeze, Otis Guy, and Gary Fisher, all still in the bike business today, were top category USCF riders. Many of the Tamalpais riders were members of road club Velo Club Tamalpais, wearing a blue and gold jersey with the mountain logo. In October of 1977, Joe built a fat-tire bike of lightweight tubing that was previously found only on better road bikes. It had all new, high-quality parts and 26" x 2 1/8" Uniroyal "Knobby" tires on Schwinn S2 rims and Phil Wood hubs. Joe built ten of these first Breezers by June 1978. Breezer #1 has been on display at various places, including the Oakland Museum, where it has been on permanent display since 1985.

However the first Breezer was predated by a frame built for Charlie Kelly by Craig Mitchell earlier in 1977. As the Breezer frames that followed, it was made of 4130 chrome-moly airframe tubing. Kelly equipped it with the parts from his Schwinn Excelsior. These parts included SunTour derailleurs and thumbshifters, TA aluminum cranks, Union drum brake hubs, motorcycle brake levers, Brooks B-72 saddle, Schwinn S-2 rims and UniRoyal Knobby tires (essentially, the best parts found on clunkers of that day). In spite of this, Charlie chose switch back to his Schwinn frame, which he rode until June of 1978, when he got himself a Breezer, and for one reason or another the Mitchell frame was not further developed.

In January 1979, Joe and Otis, who were planning another transcontinental record attempt, visited Tom Ritchey, who was building their tandem frame, and brought along Joe's Breezer mountain bike. Peter Johnson, another noted frame builder who happened to be present, was immediately impressed with its features, as was Tom who also sensed the significance of the concept, being a veteran road bike trail rider in the Santa Cruz mountains. Gary Fisher got wind of Tom's interest in fat tire bikes and asked Tom to build him one. Tom built one for himself, one for Gary, and one for Gary to sell.

After building nine more frames later in 1979, Tom couldn't find buyers for them nearby in Palo Alto, so he asked Fisher if he could sell them in Marin. Fisher and Charlie Kelly pooled a few hundred dollars and started "MountainBikes" which became today's Gary Fisher Bicycles. It was the first exclusively mountain bike business. It was Tom's bikes, and Fisher and Kelly's business that made the introduction of the mountain bike take hold. There was an obvious gap in the market, most builders focusing on road bikes left this an open field for innovation.

If anyone's name stands out as the builder of the earliest viable mountain bike, it is Joe Breeze, who today still produces Breezers. The marketing push first came from Tom Ritchey, Gary Fisher, and Charlie Kelly and the ball was rolling. At first the USCF felt it below their dignity, as did the UCI, to include these bicycles, but after NORBA racers began to outnumber USCF racers, they relented and absorbed these upstarts, as they certainly would recumbents if they had similar public appeal.
 

José Carlos

New Member
Acho que encontrei o tópico que tratava deste assunto:
http://www.forumbtt.net/viewtopic.php?t=2677

Mas como já foi dito, tópicos destes nunca são demais e recomendam-se.

Realmente.... São tópicos destes que fazem do Fórum Btt aquilo que ele é... o maior!! :lol:

Reparem bem a quantidade e a qualidade de informação disponível em apenas uma página
(em contradição com alguns tópicos de 7 e 8 páginas de "palha"), mas "prontos"... tudo faz falta...
É em Brasileiro, em Português e em Inglês... Fantástico!
Apressemo-nos a colcar uma versão em Francês, se não já sabem...lá vêm eles reclamar
(é com a invenção do btt, com o tour...reclamam de tudo) :wink:

Fernando, tu ainda vais dar que falar com essa cultura toda. :p :lol:
...mas estás mesmo velho...LOL!!! ...ah! e baldas também...LOL!!!

Isto é que é começar bem o ano! :wink:

Bom 2006!!!
 

Tombas

New Member
Re: História do BTT....

Boas,

Em  1896 o tenente do exército dos USA James A. Moss levou um grupo de 20 tropas ciclistas (soldados do 25º de intantaria - regimento de cor) durante 40 dias numa viagem de 1900 milhas desde Fort Missoula (no Montana) até St. Louis (no Missouri), acho que isto qualifica-se como o inicio do Mountain Biking, não? (com muito respeito por Joe Breese, Gary Fisher, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tropas_ciclistas

Cumps.
 

angel9fire

New Member
A stumpjumper foi a 1ª bicicleta btt a ser produzida em série (larga escala), mas não foi a 1ª btt, A primeira Btt produzida para venda foi por Gary Fisher, a 1ª Suspenção foi na Gary Fisher RS1, a 1ª 29 foi Gary Fisher.
 
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